Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weizenmann, Leandro Marcos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4811
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma Sequência Didática (SD)para a utilização de simuladores computacionais no ensino de conceitos básicos de Eletricidade, em nível do Ensino Médio, explorando as concepções espontâneas ou os conhecimentos prévios dos estudantes. A SD tem uma abordagem essencialmente qualitativa, ou seja, com ênfase nos conceitos físicos e não na expressão quantitativa das grandezas, embora estas últimas possam ser incluídas facilmente. Para a elaboração da SD foram utilizadas três ferramentas facilmente acessíveis: um questionário para levantamento de conhecimentos prévios, um simulador gratuito disponível na plataforma PhET e a montagem de circuitos com pilhas e lâmpadas. A SD foi testada em condições reais de sala de aula, junto aos alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Durante a execução das atividades previstas na SD pudemos notar que diversas dúvidas que os alunos apresentavam quando preencheram o questionário de levantamento de conhecimentos prévios foram resolvidas, e que a interação com a tecnologia trouxe uma facilidade maior para o entendimento, pois os alunos observaram na simulação o que acontecia nos circuitos e, ao realizar as simulações puderam verificar as diferenças entres os diferentes tipos de circuitos. A execução de atividades laboratoriais permitiu conectar a teoria com situações práticas realizadas, facilitando a compreensão dos conceitos e suas aplicações no cotidiano.
id UTFPR-12_06dcd59f4a427dfb032d7fb182811b4c
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4811
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-03-27T19:10:32Z2020-03-27T19:10:32Z2019-12-03WEIZENMANN, Leandro Marcos. Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4811Neste trabalho apresentamos uma Sequência Didática (SD)para a utilização de simuladores computacionais no ensino de conceitos básicos de Eletricidade, em nível do Ensino Médio, explorando as concepções espontâneas ou os conhecimentos prévios dos estudantes. A SD tem uma abordagem essencialmente qualitativa, ou seja, com ênfase nos conceitos físicos e não na expressão quantitativa das grandezas, embora estas últimas possam ser incluídas facilmente. Para a elaboração da SD foram utilizadas três ferramentas facilmente acessíveis: um questionário para levantamento de conhecimentos prévios, um simulador gratuito disponível na plataforma PhET e a montagem de circuitos com pilhas e lâmpadas. A SD foi testada em condições reais de sala de aula, junto aos alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Durante a execução das atividades previstas na SD pudemos notar que diversas dúvidas que os alunos apresentavam quando preencheram o questionário de levantamento de conhecimentos prévios foram resolvidas, e que a interação com a tecnologia trouxe uma facilidade maior para o entendimento, pois os alunos observaram na simulação o que acontecia nos circuitos e, ao realizar as simulações puderam verificar as diferenças entres os diferentes tipos de circuitos. A execução de atividades laboratoriais permitiu conectar a teoria com situações práticas realizadas, facilitando a compreensão dos conceitos e suas aplicações no cotidiano.In this work we present a Didactic Sequence (DS) for the use of computational simulators in the teaching of basic concepts aboutElectricity, at the high school level, exploring the spontaneous conceptions or the previous knowledge of the students. The DS has an essentially qualitative approach, that is, an emphasis on physical concepts rather than quantitative expression of quantities, although the latter couldbe easily included. For the elaboration of the SD, three easily accessible tools were used: a previous knowledge survey questionnaire, a free simulator available on the PhET platform and the assembly of circuits with batteries and lamps. The DS was tested under real classroom conditions with students in a third grade class. During the execution of the activities provided in the DS, we noticed that several doubts that the students express when they completed the previous knowledge survey questionnaire were resolved, and that the interaction with technology brought a greater ease for understanding, as the students observed in the simulation. what happened in the circuits and, when performing the simulations were able to verify the differences between the different types of circuits. The execution of laboratory activities allowed connecting the theory with practical situations, facilitating the understanding of the concepts and their applications in daily lifeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAFísica/Ensino de FísicaEletricidadeFísica - ExperiênciasCorrentes contínuasElectricityPhysics - ExperimentsElectric currents, DirectUma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantesA didatic sequence for electrical circuit analysis based on the spontaneous conceptions of the studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMedianeiraZara, Reginaldo Aparecidohttp://orcid.org/0000-0002-9946-562Xhttp://lattes.cnpq.br/7998616816664364Silva, Fabio Ramos dahttp://lattes.cnpq.br/9318815716334733Longen, Fabio Rogeriohttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199http://lattes.cnpq.br/2776557906978341Zara, Reginaldo Aparecidohttps://orcid.org/0000-0002-9946-562Xhttp://lattes.cnpq.br/7998616816664364http://lattes.cnpq.br/5756366382198290Weizenmann, Leandro Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALsequenciadidaticacircuitoseletricos.pdfapplication/pdf1134504http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/1/sequenciadidaticacircuitoseletricos.pdfcb7848736dddbd770c9e28426ed15428MD51sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdfapplication/pdf754273http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/2/sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdff40abf3e52b2cd04290362d1847ad6a4MD52TEXTsequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.txtsequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.txtExtracted texttext/plain99993http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/3/sequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.txtf06fbc385e14cf00bcd7e535900efd3dMD53sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.txtsequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain28237http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/5/sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.txtb7cae58e96707f3bff434ad93f33c650MD55THUMBNAILsequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.jpgsequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/4/sequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.jpgd679963531cdc49c1f21eb687754de8dMD54sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.jpgsequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/6/sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.jpgf3c33fb2065286e58d9cdd3085e82defMD561/48112020-03-28 03:01:19.374oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4811Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-03-28T06:01:19Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A didatic sequence for electrical circuit analysis based on the spontaneous conceptions of the students
title Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes
spellingShingle Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes
Weizenmann, Leandro Marcos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Eletricidade
Física - Experiências
Correntes contínuas
Electricity
Physics - Experiments
Electric currents, Direct
Física/Ensino de Física
title_short Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes
title_full Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes
title_fullStr Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes
title_full_unstemmed Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes
title_sort Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes
author Weizenmann, Leandro Marcos
author_facet Weizenmann, Leandro Marcos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zara, Reginaldo Aparecido
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-9946-562X
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7998616816664364
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Fabio Ramos da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9318815716334733
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Longen, Fabio Rogerio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3968-6199
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2776557906978341
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Zara, Reginaldo Aparecido
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9946-562X
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7998616816664364
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5756366382198290
dc.contributor.author.fl_str_mv Weizenmann, Leandro Marcos
contributor_str_mv Zara, Reginaldo Aparecido
Silva, Fabio Ramos da
Longen, Fabio Rogerio
Zara, Reginaldo Aparecido
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Eletricidade
Física - Experiências
Correntes contínuas
Electricity
Physics - Experiments
Electric currents, Direct
Física/Ensino de Física
dc.subject.por.fl_str_mv Eletricidade
Física - Experiências
Correntes contínuas
Electricity
Physics - Experiments
Electric currents, Direct
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Física/Ensino de Física
description Neste trabalho apresentamos uma Sequência Didática (SD)para a utilização de simuladores computacionais no ensino de conceitos básicos de Eletricidade, em nível do Ensino Médio, explorando as concepções espontâneas ou os conhecimentos prévios dos estudantes. A SD tem uma abordagem essencialmente qualitativa, ou seja, com ênfase nos conceitos físicos e não na expressão quantitativa das grandezas, embora estas últimas possam ser incluídas facilmente. Para a elaboração da SD foram utilizadas três ferramentas facilmente acessíveis: um questionário para levantamento de conhecimentos prévios, um simulador gratuito disponível na plataforma PhET e a montagem de circuitos com pilhas e lâmpadas. A SD foi testada em condições reais de sala de aula, junto aos alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Durante a execução das atividades previstas na SD pudemos notar que diversas dúvidas que os alunos apresentavam quando preencheram o questionário de levantamento de conhecimentos prévios foram resolvidas, e que a interação com a tecnologia trouxe uma facilidade maior para o entendimento, pois os alunos observaram na simulação o que acontecia nos circuitos e, ao realizar as simulações puderam verificar as diferenças entres os diferentes tipos de circuitos. A execução de atividades laboratoriais permitiu conectar a teoria com situações práticas realizadas, facilitando a compreensão dos conceitos e suas aplicações no cotidiano.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-27T19:10:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-27T19:10:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WEIZENMANN, Leandro Marcos. Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4811
identifier_str_mv WEIZENMANN, Leandro Marcos. Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/1/sequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/2/sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/3/sequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/5/sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/4/sequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/6/sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cb7848736dddbd770c9e28426ed15428
f40abf3e52b2cd04290362d1847ad6a4
f06fbc385e14cf00bcd7e535900efd3d
b7cae58e96707f3bff434ad93f33c650
d679963531cdc49c1f21eb687754de8d
f3c33fb2065286e58d9cdd3085e82def
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043899306344448