Sequência didática para o ensino de circuito elétrico utilizando módulos eletrônicos interativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Ademar de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4798
Resumo: A utilização de módulos eletrônicos interativos para o ensino de circuitos elétricos possui um grande potencial no ensino de física. O objetivo desse trabalho é propor uma sequência didática com uma abordagem experimental investigativa utilizando um conjunto didático de baixo custo e de fácil acesso. Os módulos criados são semelhantes aos comerciais Littlebits, ScopaBits e Snap-Circuits e são construídos a partir do reaproveitamento de componentes eletrônicos, provenientes do lixo eletrônico. Apresentamos a aplicação, por meio de uma sequência didática, estruturada seguindo os pressupostos teóricos de Antoni Zabala (1998). Além das fundamentações dos conteúdos físicos, o trabalho está fundamentado também, na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, segundo Marco Antônio Moreira (1999), a qual valoriza os conhecimentos prévios do aluno e a apresentação de um material potencialmente significativo. Descrevemos as possibilidades de se trabalhar essa proposta de ensino nas salas de aula do ensino básico, de uma forma que os alunos compreendam as aplicações práticas/científicas por meio do uso de experimentos. O conjunto didático pedagógico propiciará uma ampla variedade de experimentos aos estudantes e professores do ensino fundamental e médio, associando conhecimento teórico, presentes nas ementas das disciplinas ciência e física, ao conhecimento prático. Como consequência acredita-se que haverá estímulo dos alunos na busca e soluções de pequenos desafios práticos. Na Sequência Didática, os módulos são classificados como conjunto didático pedagógico denominado Simple Bits. São separados nos seguintes módulos: bateria, botões, resistores, ímãs, eletroímã, LEDs, sirene, motor, diodo e chave magnética. Foram introduzidos conceitos de eletromagnetismo, abordando os seguintes conteúdos básicos: circuito elétrico (energia, diferença de potencial e corrente elétrica), condutores e isolantes elétricos, componentes eletrônicos (resistores, diodos, LEDs, fontes, interruptores), associação de resistores em série e em paralelo, ímãs e bússolas. A Sequência didática foi aplicada em um Colégio Estadual, no Município de Ramilândia-PR, em uma de turma do 9º ano -ensino fundamental II, com 22 estudantes e foram utilizadas 15 aulas de 50 minutos cada. O Produto aplicado teve uma excelente aceitação pelos alunos, despertando a curiosidade e a interatividade. Observamos uma predisposição dos estudantes em aprender, e nesse sentido, foram amenizadas as dificuldades na compreensão dos conteúdos. Percebemos que, a utilização de experimentos investigativos é uma ótima estratégia para o ensino de ciências, como alternativa a maneira tradicional de ensino.
id UTFPR-12_47326b65ad298f0da770fe27617e116b
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4798
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-03-25T18:41:14Z2020-03-25T18:41:14Z2019-12-02JESUS, Ademar de. Sequência didática para o ensino de circuito elétrico utilizando módulos eletrônicos interativos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4798A utilização de módulos eletrônicos interativos para o ensino de circuitos elétricos possui um grande potencial no ensino de física. O objetivo desse trabalho é propor uma sequência didática com uma abordagem experimental investigativa utilizando um conjunto didático de baixo custo e de fácil acesso. Os módulos criados são semelhantes aos comerciais Littlebits, ScopaBits e Snap-Circuits e são construídos a partir do reaproveitamento de componentes eletrônicos, provenientes do lixo eletrônico. Apresentamos a aplicação, por meio de uma sequência didática, estruturada seguindo os pressupostos teóricos de Antoni Zabala (1998). Além das fundamentações dos conteúdos físicos, o trabalho está fundamentado também, na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, segundo Marco Antônio Moreira (1999), a qual valoriza os conhecimentos prévios do aluno e a apresentação de um material potencialmente significativo. Descrevemos as possibilidades de se trabalhar essa proposta de ensino nas salas de aula do ensino básico, de uma forma que os alunos compreendam as aplicações práticas/científicas por meio do uso de experimentos. O conjunto didático pedagógico propiciará uma ampla variedade de experimentos aos estudantes e professores do ensino fundamental e médio, associando conhecimento teórico, presentes nas ementas das disciplinas ciência e física, ao conhecimento prático. Como consequência acredita-se que haverá estímulo dos alunos na busca e soluções de pequenos desafios práticos. Na Sequência Didática, os módulos são classificados como conjunto didático pedagógico denominado Simple Bits. São separados nos seguintes módulos: bateria, botões, resistores, ímãs, eletroímã, LEDs, sirene, motor, diodo e chave magnética. Foram introduzidos conceitos de eletromagnetismo, abordando os seguintes conteúdos básicos: circuito elétrico (energia, diferença de potencial e corrente elétrica), condutores e isolantes elétricos, componentes eletrônicos (resistores, diodos, LEDs, fontes, interruptores), associação de resistores em série e em paralelo, ímãs e bússolas. A Sequência didática foi aplicada em um Colégio Estadual, no Município de Ramilândia-PR, em uma de turma do 9º ano -ensino fundamental II, com 22 estudantes e foram utilizadas 15 aulas de 50 minutos cada. O Produto aplicado teve uma excelente aceitação pelos alunos, despertando a curiosidade e a interatividade. Observamos uma predisposição dos estudantes em aprender, e nesse sentido, foram amenizadas as dificuldades na compreensão dos conteúdos. Percebemos que, a utilização de experimentos investigativos é uma ótima estratégia para o ensino de ciências, como alternativa a maneira tradicional de ensino.The use of interactive electronic modules for teaching electrical circuits has great potential in teaching physics. The aim of this work is to propose a didactic sequence with an investigative experimental approach using a low cost and easily accessible didactic set. The modules created are similar to the commercials Littlebits, ScopaBits and Snap-Circuits and are built from the reuse of electronic components. We present the application through a didactic sequence, structured following the theoretical assumptions of Antoni Zabala (1998). The work is also based on David Ausubel's theory of meaningful learning, according to Marco Antônio Moreira (1999), which values the student's previous knowledge and the presentation of potentially significant material. We describe the possibilities of working this teaching proposal in the elementary school classrooms, in a way that students understand the practical/scientific applications through the use of experiments. The pedagogical set will provide a wide variety of experiments for students and teachers of elementary and high school, associating theoretical knowledge, present in the science and physics content, with practical knowledge. As a consequence, it is believed that students will be encouraged to seek and solve small practical challenges. In the didactic sequence, the modules are classified as a pedagogical set called SimpleBits. They are separated into the following modules: battery, buttons, resistors, magnets, electromagnet, LEDs, siren, motor, diode and magnetic switch. Electromagnetism concepts were introduced, addressing the following basic contents: electrical circuit (energy, potential difference and electrical current), electrical conductors and insulators, electronic components (resistors, diodes, LEDs, sources, switches), association of resistors in series and in parallel, magnets and compasses. The didactic sequence was applied in a State College, in the city of Ramilândia-PR, in one of the 9th grade -elementary school II, with 22 students and 15 classes of 50 minutes each were used. The applied product had excellent acceptance by students, arousing curiosity and interactivity. We observed a predisposition of students to learn, and in this sense, the difficulties in understanding the contents were alleviated. We realize that the use of investigative experiments is a great strategy for science teaching, as an alternative to the traditional way of teaching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAFísica/Ensino de FísicaEletricidade - ExperiênciasFísica - ExperiênciasEletromagnetismoElectricity - ExperimentsPhysics - ExperimentsElectromagnetismSequência didática para o ensino de circuito elétrico utilizando módulos eletrônicos interativosTeaching sequence for teaching electrical circuit using interactive electronic modulesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMedianeiraLukasievicz, Gustavo Vinicius Bassihttps://orcid.org/0000-0002-6754-7057http://lattes.cnpq.br/0887238451552545Paula Filho, Pedro Luiz dehttps://orcid.org/0000-0002-6291-9237http://lattes.cnpq.br/8149364045680042Longen, Fabio Rogeriohttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199http://lattes.cnpq.br/2776557906978341Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassihttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199http://lattes.cnpq.br/0887238451552545Cavalcante, Marisa Almeidahttp://lattes.cnpq.br/7224775081434545http://lattes.cnpq.br/6235439378299574Jesus, Ademar deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALensinocircuitoeletrico.pdfapplication/pdf3798048http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4798/1/ensinocircuitoeletrico.pdf7464359baf4190a2a68369ca72a5cd45MD51ensinocircuitoeletrico_produto.pdfapplication/pdf1768439http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4798/2/ensinocircuitoeletrico_produto.pdf10392f3931bf6a19b7db4d436b846576MD52TEXTensinocircuitoeletrico.pdf.txtensinocircuitoeletrico.pdf.txtExtracted texttext/plain168534http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4798/3/ensinocircuitoeletrico.pdf.txt8232eb9b0e62b731a09dab6959bdfc9dMD53ensinocircuitoeletrico_produto.pdf.txtensinocircuitoeletrico_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain43860http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4798/5/ensinocircuitoeletrico_produto.pdf.txt9c0d01cb525f28558be47c1066250e93MD55THUMBNAILensinocircuitoeletrico.pdf.jpgensinocircuitoeletrico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4798/4/ensinocircuitoeletrico.pdf.jpg76ada8b598d61a4ddbfe0e646e314f09MD54ensinocircuitoeletrico_produto.pdf.jpgensinocircuitoeletrico_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1484http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4798/6/ensinocircuitoeletrico_produto.pdf.jpgdc5c791abdc151f099d2d30c26155e52MD561/47982020-03-26 03:01:05.618oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4798Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-03-26T06:01:05Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sequência didática para o ensino de circuito elétrico utilizando módulos eletrônicos interativos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Teaching sequence for teaching electrical circuit using interactive electronic modules
title Sequência didática para o ensino de circuito elétrico utilizando módulos eletrônicos interativos
spellingShingle Sequência didática para o ensino de circuito elétrico utilizando módulos eletrônicos interativos
Jesus, Ademar de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Eletricidade - Experiências
Física - Experiências
Eletromagnetismo
Electricity - Experiments
Physics - Experiments
Electromagnetism
Física/Ensino de Física
title_short Sequência didática para o ensino de circuito elétrico utilizando módulos eletrônicos interativos
title_full Sequência didática para o ensino de circuito elétrico utilizando módulos eletrônicos interativos
title_fullStr Sequência didática para o ensino de circuito elétrico utilizando módulos eletrônicos interativos
title_full_unstemmed Sequência didática para o ensino de circuito elétrico utilizando módulos eletrônicos interativos
title_sort Sequência didática para o ensino de circuito elétrico utilizando módulos eletrônicos interativos
author Jesus, Ademar de
author_facet Jesus, Ademar de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6754-7057
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0887238451552545
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Paula Filho, Pedro Luiz de
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6291-9237
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8149364045680042
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Longen, Fabio Rogerio
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3968-6199
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2776557906978341
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3968-6199
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0887238451552545
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cavalcante, Marisa Almeida
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7224775081434545
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6235439378299574
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Ademar de
contributor_str_mv Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi
Paula Filho, Pedro Luiz de
Longen, Fabio Rogerio
Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi
Cavalcante, Marisa Almeida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Eletricidade - Experiências
Física - Experiências
Eletromagnetismo
Electricity - Experiments
Physics - Experiments
Electromagnetism
Física/Ensino de Física
dc.subject.por.fl_str_mv Eletricidade - Experiências
Física - Experiências
Eletromagnetismo
Electricity - Experiments
Physics - Experiments
Electromagnetism
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Física/Ensino de Física
description A utilização de módulos eletrônicos interativos para o ensino de circuitos elétricos possui um grande potencial no ensino de física. O objetivo desse trabalho é propor uma sequência didática com uma abordagem experimental investigativa utilizando um conjunto didático de baixo custo e de fácil acesso. Os módulos criados são semelhantes aos comerciais Littlebits, ScopaBits e Snap-Circuits e são construídos a partir do reaproveitamento de componentes eletrônicos, provenientes do lixo eletrônico. Apresentamos a aplicação, por meio de uma sequência didática, estruturada seguindo os pressupostos teóricos de Antoni Zabala (1998). Além das fundamentações dos conteúdos físicos, o trabalho está fundamentado também, na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, segundo Marco Antônio Moreira (1999), a qual valoriza os conhecimentos prévios do aluno e a apresentação de um material potencialmente significativo. Descrevemos as possibilidades de se trabalhar essa proposta de ensino nas salas de aula do ensino básico, de uma forma que os alunos compreendam as aplicações práticas/científicas por meio do uso de experimentos. O conjunto didático pedagógico propiciará uma ampla variedade de experimentos aos estudantes e professores do ensino fundamental e médio, associando conhecimento teórico, presentes nas ementas das disciplinas ciência e física, ao conhecimento prático. Como consequência acredita-se que haverá estímulo dos alunos na busca e soluções de pequenos desafios práticos. Na Sequência Didática, os módulos são classificados como conjunto didático pedagógico denominado Simple Bits. São separados nos seguintes módulos: bateria, botões, resistores, ímãs, eletroímã, LEDs, sirene, motor, diodo e chave magnética. Foram introduzidos conceitos de eletromagnetismo, abordando os seguintes conteúdos básicos: circuito elétrico (energia, diferença de potencial e corrente elétrica), condutores e isolantes elétricos, componentes eletrônicos (resistores, diodos, LEDs, fontes, interruptores), associação de resistores em série e em paralelo, ímãs e bússolas. A Sequência didática foi aplicada em um Colégio Estadual, no Município de Ramilândia-PR, em uma de turma do 9º ano -ensino fundamental II, com 22 estudantes e foram utilizadas 15 aulas de 50 minutos cada. O Produto aplicado teve uma excelente aceitação pelos alunos, despertando a curiosidade e a interatividade. Observamos uma predisposição dos estudantes em aprender, e nesse sentido, foram amenizadas as dificuldades na compreensão dos conteúdos. Percebemos que, a utilização de experimentos investigativos é uma ótima estratégia para o ensino de ciências, como alternativa a maneira tradicional de ensino.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T18:41:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T18:41:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JESUS, Ademar de. Sequência didática para o ensino de circuito elétrico utilizando módulos eletrônicos interativos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4798
identifier_str_mv JESUS, Ademar de. Sequência didática para o ensino de circuito elétrico utilizando módulos eletrônicos interativos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4798/1/ensinocircuitoeletrico.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4798/2/ensinocircuitoeletrico_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4798/3/ensinocircuitoeletrico.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4798/5/ensinocircuitoeletrico_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4798/4/ensinocircuitoeletrico.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4798/6/ensinocircuitoeletrico_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7464359baf4190a2a68369ca72a5cd45
10392f3931bf6a19b7db4d436b846576
8232eb9b0e62b731a09dab6959bdfc9d
9c0d01cb525f28558be47c1066250e93
76ada8b598d61a4ddbfe0e646e314f09
dc5c791abdc151f099d2d30c26155e52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923034695991296