Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4811 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos uma Sequência Didática (SD)para a utilização de simuladores computacionais no ensino de conceitos básicos de Eletricidade, em nível do Ensino Médio, explorando as concepções espontâneas ou os conhecimentos prévios dos estudantes. A SD tem uma abordagem essencialmente qualitativa, ou seja, com ênfase nos conceitos físicos e não na expressão quantitativa das grandezas, embora estas últimas possam ser incluídas facilmente. Para a elaboração da SD foram utilizadas três ferramentas facilmente acessíveis: um questionário para levantamento de conhecimentos prévios, um simulador gratuito disponível na plataforma PhET e a montagem de circuitos com pilhas e lâmpadas. A SD foi testada em condições reais de sala de aula, junto aos alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Durante a execução das atividades previstas na SD pudemos notar que diversas dúvidas que os alunos apresentavam quando preencheram o questionário de levantamento de conhecimentos prévios foram resolvidas, e que a interação com a tecnologia trouxe uma facilidade maior para o entendimento, pois os alunos observaram na simulação o que acontecia nos circuitos e, ao realizar as simulações puderam verificar as diferenças entres os diferentes tipos de circuitos. A execução de atividades laboratoriais permitiu conectar a teoria com situações práticas realizadas, facilitando a compreensão dos conceitos e suas aplicações no cotidiano. |
id |
UTFPR-12_06dcd59f4a427dfb032d7fb182811b4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4811 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-03-27T19:10:32Z2020-03-27T19:10:32Z2019-12-03WEIZENMANN, Leandro Marcos. Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4811Neste trabalho apresentamos uma Sequência Didática (SD)para a utilização de simuladores computacionais no ensino de conceitos básicos de Eletricidade, em nível do Ensino Médio, explorando as concepções espontâneas ou os conhecimentos prévios dos estudantes. A SD tem uma abordagem essencialmente qualitativa, ou seja, com ênfase nos conceitos físicos e não na expressão quantitativa das grandezas, embora estas últimas possam ser incluídas facilmente. Para a elaboração da SD foram utilizadas três ferramentas facilmente acessíveis: um questionário para levantamento de conhecimentos prévios, um simulador gratuito disponível na plataforma PhET e a montagem de circuitos com pilhas e lâmpadas. A SD foi testada em condições reais de sala de aula, junto aos alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Durante a execução das atividades previstas na SD pudemos notar que diversas dúvidas que os alunos apresentavam quando preencheram o questionário de levantamento de conhecimentos prévios foram resolvidas, e que a interação com a tecnologia trouxe uma facilidade maior para o entendimento, pois os alunos observaram na simulação o que acontecia nos circuitos e, ao realizar as simulações puderam verificar as diferenças entres os diferentes tipos de circuitos. A execução de atividades laboratoriais permitiu conectar a teoria com situações práticas realizadas, facilitando a compreensão dos conceitos e suas aplicações no cotidiano.In this work we present a Didactic Sequence (DS) for the use of computational simulators in the teaching of basic concepts aboutElectricity, at the high school level, exploring the spontaneous conceptions or the previous knowledge of the students. The DS has an essentially qualitative approach, that is, an emphasis on physical concepts rather than quantitative expression of quantities, although the latter couldbe easily included. For the elaboration of the SD, three easily accessible tools were used: a previous knowledge survey questionnaire, a free simulator available on the PhET platform and the assembly of circuits with batteries and lamps. The DS was tested under real classroom conditions with students in a third grade class. During the execution of the activities provided in the DS, we noticed that several doubts that the students express when they completed the previous knowledge survey questionnaire were resolved, and that the interaction with technology brought a greater ease for understanding, as the students observed in the simulation. what happened in the circuits and, when performing the simulations were able to verify the differences between the different types of circuits. The execution of laboratory activities allowed connecting the theory with practical situations, facilitating the understanding of the concepts and their applications in daily lifeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAFísica/Ensino de FísicaEletricidadeFísica - ExperiênciasCorrentes contínuasElectricityPhysics - ExperimentsElectric currents, DirectUma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantesA didatic sequence for electrical circuit analysis based on the spontaneous conceptions of the studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMedianeiraZara, Reginaldo Aparecidohttp://orcid.org/0000-0002-9946-562Xhttp://lattes.cnpq.br/7998616816664364Silva, Fabio Ramos dahttp://lattes.cnpq.br/9318815716334733Longen, Fabio Rogeriohttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199http://lattes.cnpq.br/2776557906978341Zara, Reginaldo Aparecidohttps://orcid.org/0000-0002-9946-562Xhttp://lattes.cnpq.br/7998616816664364http://lattes.cnpq.br/5756366382198290Weizenmann, Leandro Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALsequenciadidaticacircuitoseletricos.pdfapplication/pdf1134504http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/1/sequenciadidaticacircuitoseletricos.pdfcb7848736dddbd770c9e28426ed15428MD51sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdfapplication/pdf754273http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/2/sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdff40abf3e52b2cd04290362d1847ad6a4MD52TEXTsequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.txtsequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.txtExtracted texttext/plain99993http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/3/sequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.txtf06fbc385e14cf00bcd7e535900efd3dMD53sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.txtsequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain28237http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/5/sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.txtb7cae58e96707f3bff434ad93f33c650MD55THUMBNAILsequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.jpgsequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/4/sequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.jpgd679963531cdc49c1f21eb687754de8dMD54sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.jpgsequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/6/sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.jpgf3c33fb2065286e58d9cdd3085e82defMD561/48112020-03-28 03:01:19.374oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4811Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-03-28T06:01:19Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A didatic sequence for electrical circuit analysis based on the spontaneous conceptions of the students |
title |
Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes |
spellingShingle |
Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes Weizenmann, Leandro Marcos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Eletricidade Física - Experiências Correntes contínuas Electricity Physics - Experiments Electric currents, Direct Física/Ensino de Física |
title_short |
Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes |
title_full |
Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes |
title_fullStr |
Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes |
title_sort |
Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes |
author |
Weizenmann, Leandro Marcos |
author_facet |
Weizenmann, Leandro Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zara, Reginaldo Aparecido |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0002-9946-562X |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7998616816664364 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Fabio Ramos da |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9318815716334733 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Longen, Fabio Rogerio |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3968-6199 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2776557906978341 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Zara, Reginaldo Aparecido |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9946-562X |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7998616816664364 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5756366382198290 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weizenmann, Leandro Marcos |
contributor_str_mv |
Zara, Reginaldo Aparecido Silva, Fabio Ramos da Longen, Fabio Rogerio Zara, Reginaldo Aparecido |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Eletricidade Física - Experiências Correntes contínuas Electricity Physics - Experiments Electric currents, Direct Física/Ensino de Física |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eletricidade Física - Experiências Correntes contínuas Electricity Physics - Experiments Electric currents, Direct |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Física/Ensino de Física |
description |
Neste trabalho apresentamos uma Sequência Didática (SD)para a utilização de simuladores computacionais no ensino de conceitos básicos de Eletricidade, em nível do Ensino Médio, explorando as concepções espontâneas ou os conhecimentos prévios dos estudantes. A SD tem uma abordagem essencialmente qualitativa, ou seja, com ênfase nos conceitos físicos e não na expressão quantitativa das grandezas, embora estas últimas possam ser incluídas facilmente. Para a elaboração da SD foram utilizadas três ferramentas facilmente acessíveis: um questionário para levantamento de conhecimentos prévios, um simulador gratuito disponível na plataforma PhET e a montagem de circuitos com pilhas e lâmpadas. A SD foi testada em condições reais de sala de aula, junto aos alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Durante a execução das atividades previstas na SD pudemos notar que diversas dúvidas que os alunos apresentavam quando preencheram o questionário de levantamento de conhecimentos prévios foram resolvidas, e que a interação com a tecnologia trouxe uma facilidade maior para o entendimento, pois os alunos observaram na simulação o que acontecia nos circuitos e, ao realizar as simulações puderam verificar as diferenças entres os diferentes tipos de circuitos. A execução de atividades laboratoriais permitiu conectar a teoria com situações práticas realizadas, facilitando a compreensão dos conceitos e suas aplicações no cotidiano. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-27T19:10:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-27T19:10:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
WEIZENMANN, Leandro Marcos. Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4811 |
identifier_str_mv |
WEIZENMANN, Leandro Marcos. Uma sequência didática para análise de circuitos elétricos a partir das concepções espontâneas dos estudantes. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/1/sequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/2/sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/3/sequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/5/sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/4/sequenciadidaticacircuitoseletricos.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4811/6/sequenciadidaticacircuitoseletricos_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb7848736dddbd770c9e28426ed15428 f40abf3e52b2cd04290362d1847ad6a4 f06fbc385e14cf00bcd7e535900efd3d b7cae58e96707f3bff434ad93f33c650 d679963531cdc49c1f21eb687754de8d f3c33fb2065286e58d9cdd3085e82def |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922963250216960 |