Redesign da identidade visual e criação do brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzarolo, Rafaeli Emili
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13861
Resumo: Este trabalho consiste no projeto de conclusão do curso de Tecnologia em Design Gráfico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, elaborado pela aluna Rafaeli Emili Mazzarolo, sob orientação do professor Kando Fukushima. O objetivo do presente trabalho é contribuir nos estudos relacionados à marca e identidade visual no processo de valorização da imagem corporativa e de reconhecimento no mercado. Objetiva-se fomentar a reflexão acerca do papel do designer gráfico no processo estratégico e criativo usando como objeto de pesquisa o redesign da identidade visual e a criação de um brandbook para a marca “O Famoso Brigadeiro” situada na cidade de Curitiba-PR. A empresa tem como principal foco a venda de brigadeiros e pretende abrir um espaço de recepção aos seus clientes, com a pretensão de crescimento percebeu-se que a marca que estavam utilizando não tinha uma identidade concisa, o que viria a atrapalhar o processo. Na pesquisa buscou-se entender o papel da marca, seu histórico e os conceitos relacionados a ela tal como a função do designer nesse processo e a importância de uma identidade visual efetiva para a empresa. Realizou-se uma pesquisa investigativa de caráter exploratório e com abordagem qualitativa, de natureza interpretativa com pesquisa quantitativa complementar, além de análise de SWOT (strenghts, weakness, oppotunities and threats – forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e análise de similares para o produto final. Quanto aos procedimentos metodológicos de projeto compreendem três fases principais: problematização, concepção e aplicações. Como resultado desse trabalho desenvolveu-se além da monografia, que inclui a fundamentação teórica e o estudo de caso, um brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”.
id UTFPR-12_0b3ac9d0df129c0bb5e3fbddec4430a7
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/13861
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-16T19:27:56Z2020-11-16T19:27:56Z2013-08-30MAZZAROLO, Rafaeli Emili. Redesign da identidade visual e criação do brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”. 2013. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13861Este trabalho consiste no projeto de conclusão do curso de Tecnologia em Design Gráfico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, elaborado pela aluna Rafaeli Emili Mazzarolo, sob orientação do professor Kando Fukushima. O objetivo do presente trabalho é contribuir nos estudos relacionados à marca e identidade visual no processo de valorização da imagem corporativa e de reconhecimento no mercado. Objetiva-se fomentar a reflexão acerca do papel do designer gráfico no processo estratégico e criativo usando como objeto de pesquisa o redesign da identidade visual e a criação de um brandbook para a marca “O Famoso Brigadeiro” situada na cidade de Curitiba-PR. A empresa tem como principal foco a venda de brigadeiros e pretende abrir um espaço de recepção aos seus clientes, com a pretensão de crescimento percebeu-se que a marca que estavam utilizando não tinha uma identidade concisa, o que viria a atrapalhar o processo. Na pesquisa buscou-se entender o papel da marca, seu histórico e os conceitos relacionados a ela tal como a função do designer nesse processo e a importância de uma identidade visual efetiva para a empresa. Realizou-se uma pesquisa investigativa de caráter exploratório e com abordagem qualitativa, de natureza interpretativa com pesquisa quantitativa complementar, além de análise de SWOT (strenghts, weakness, oppotunities and threats – forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e análise de similares para o produto final. Quanto aos procedimentos metodológicos de projeto compreendem três fases principais: problematização, concepção e aplicações. Como resultado desse trabalho desenvolveu-se além da monografia, que inclui a fundamentação teórica e o estudo de caso, um brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”.This work consists of the design completion of the course in Graphic DesignTechnology at Federal Technological University of Paraná, prepared by student Rafaeli Emili Mazzarolo, by guidance of teacher Kando Fukushima. The aim of this work is to contribute to studies related to brand and visual identity in the process of valuing corporateimage and market recognition. It aims to foster the reflection on the roleof the graphic designer and creative strategic process using as research object redesign the visual identity and creating a brandbook for the brand “O Famoso Brigadeiro” located in Curitiba-PR. The company's main focus is the sale of brigadeiros (famous chocolate candy) and plans to open a space for receiving guests, with the intention of growing it was realized that the brand they were using did not have a concise identity, which would disturb the process. This research tried to understand the role of the brand, its history and concepts related to it as the function of the designer in this process and the importance of an effective visual identity for the company. We performed an investigative research, with an exploratory feature and qualitative approach, interpretative complement to quantitative research, besides the SWOT (strenghts, weakness, oppotunities and threats) analysis and similar analysis for the final product. As for the original design procedures, they are three main stages: problematization, design and applications. As a result of this work, it was developed beyond the monograph, which includes theoretical and study case, besides one brandbook “O Famoso Brigadeiro”.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Desenho IndustrialTecnologia em Design GráficoDesenho (Projetos)Branding (Marketing)Marca de produtosComunicação visualDesignBrand name productsVisual communicationRedesign da identidade visual e criação do brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaFukushima, KandoMazzarolo, Rafaeli Emilireponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_CODEG_2013_1_13.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13861/1/CT_CODEG_2013_1_13.pdf.jpg234283cb767aed06edaa82c61d967cf0MD51ORIGINALCT_CODEG_2013_1_13.pdfapplication/pdf5606864http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13861/2/CT_CODEG_2013_1_13.pdf86501ec993afe8f93edda77ec29889feMD52LICENSElicense.txttext/plain1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13861/3/license.txt009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483aMD53TEXTCT_CODEG_2013_1_13.pdf.txtExtracted texttext/plain176989http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13861/4/CT_CODEG_2013_1_13.pdf.txt8c1c9c9af9d4d2d142ad26d67cad79ddMD541/138612020-11-16 17:27:57.122oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T19:27:57Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redesign da identidade visual e criação do brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”
title Redesign da identidade visual e criação do brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”
spellingShingle Redesign da identidade visual e criação do brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”
Mazzarolo, Rafaeli Emili
Tecnologia em Design Gráfico
Desenho (Projetos)
Branding (Marketing)
Marca de produtos
Comunicação visual
Design
Brand name products
Visual communication
title_short Redesign da identidade visual e criação do brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”
title_full Redesign da identidade visual e criação do brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”
title_fullStr Redesign da identidade visual e criação do brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”
title_full_unstemmed Redesign da identidade visual e criação do brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”
title_sort Redesign da identidade visual e criação do brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”
author Mazzarolo, Rafaeli Emili
author_facet Mazzarolo, Rafaeli Emili
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fukushima, Kando
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzarolo, Rafaeli Emili
contributor_str_mv Fukushima, Kando
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Tecnologia em Design Gráfico
topic Tecnologia em Design Gráfico
Desenho (Projetos)
Branding (Marketing)
Marca de produtos
Comunicação visual
Design
Brand name products
Visual communication
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho (Projetos)
Branding (Marketing)
Marca de produtos
Comunicação visual
Design
Brand name products
Visual communication
description Este trabalho consiste no projeto de conclusão do curso de Tecnologia em Design Gráfico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, elaborado pela aluna Rafaeli Emili Mazzarolo, sob orientação do professor Kando Fukushima. O objetivo do presente trabalho é contribuir nos estudos relacionados à marca e identidade visual no processo de valorização da imagem corporativa e de reconhecimento no mercado. Objetiva-se fomentar a reflexão acerca do papel do designer gráfico no processo estratégico e criativo usando como objeto de pesquisa o redesign da identidade visual e a criação de um brandbook para a marca “O Famoso Brigadeiro” situada na cidade de Curitiba-PR. A empresa tem como principal foco a venda de brigadeiros e pretende abrir um espaço de recepção aos seus clientes, com a pretensão de crescimento percebeu-se que a marca que estavam utilizando não tinha uma identidade concisa, o que viria a atrapalhar o processo. Na pesquisa buscou-se entender o papel da marca, seu histórico e os conceitos relacionados a ela tal como a função do designer nesse processo e a importância de uma identidade visual efetiva para a empresa. Realizou-se uma pesquisa investigativa de caráter exploratório e com abordagem qualitativa, de natureza interpretativa com pesquisa quantitativa complementar, além de análise de SWOT (strenghts, weakness, oppotunities and threats – forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e análise de similares para o produto final. Quanto aos procedimentos metodológicos de projeto compreendem três fases principais: problematização, concepção e aplicações. Como resultado desse trabalho desenvolveu-se além da monografia, que inclui a fundamentação teórica e o estudo de caso, um brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-16T19:27:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-16T19:27:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAZZAROLO, Rafaeli Emili. Redesign da identidade visual e criação do brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”. 2013. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13861
identifier_str_mv MAZZAROLO, Rafaeli Emili. Redesign da identidade visual e criação do brandbook da marca “O Famoso Brigadeiro”. 2013. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Desenho Industrial
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13861/1/CT_CODEG_2013_1_13.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13861/2/CT_CODEG_2013_1_13.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13861/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13861/4/CT_CODEG_2013_1_13.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 234283cb767aed06edaa82c61d967cf0
86501ec993afe8f93edda77ec29889fe
009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483a
8c1c9c9af9d4d2d142ad26d67cad79dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923192590565376