Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24216 |
Resumo: | A união entre consumo e emoção, é uma ferramenta extraordinária para quem busca inovações na área de Marketing, e que cada vez mais se apresenta como uma excelente ferramenta para geração de recursos e oportunidades de negócios. O mercado esportivo é uma porção muito considerável dentro da economia mundial, que envolve muitas pessoas e quantias significativas. Estima-se que no Brasil, a indústria esportiva movimente cerca de R$ 67 Bilhões de reais ao ano, gerando um grande entusiasmo em empreendedores da área esportiva e empresas especializadas voltadas para o público consumidor de esportes (empresas e torcedores). É importante conhecer essa área a fim de garantir um desenvolvimento ordenado e com resultados que reflitam dentro e fora de campo. O objetivo principal deste trabalho foi conhecer o perfil do Sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense com a finalidade de fornecer ao Clube e à comunidade acadêmica informações que o auxiliassem a desenvolver estratégias que viessem de encontro aos anseios de seus maiores clientes: o Sócio-torcedor. O presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa de natureza quantitativa de concepção transversal única, pois tratouse de uma coleta de dados extraída de apenas uma amostra, advindas da população-alvo. Os dados foram levantados através da aplicação de um questionário, formulado especialmente para esta finalidade, e foi elaborado pelo Departamento de Sócios, do Clube Athletico Paranaense. Os resultados apontaram que 86,02% dos sócios são homens e têm idades que variam entre 25 e 44 anos, são residentes na sua maioria em Curitiba e arredores, possuem renda média de 5 a 10 salários mínimos e têm ensino superior completo. É uma torcida com características mais familiar, pois prefere ir aos jogos com a família ao invés de ir com os amigos. É um torcedor com um comportamento diferenciado, com uma parcela de 23,3% dos sócios que vai pouco ao estádio, não deixando, porém, de acompanhar o time nas redes sociais e em transmissões através da internet/streaming, identificando-se como torcedor da era digital. |
id |
UTFPR-12_0f1f997a03c10f2eb250a747de215378 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24216 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-02-12T22:28:50Z2021-02-12T22:28:50Z2019-07-04DELFINO, Vera Lúcia. Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24216A união entre consumo e emoção, é uma ferramenta extraordinária para quem busca inovações na área de Marketing, e que cada vez mais se apresenta como uma excelente ferramenta para geração de recursos e oportunidades de negócios. O mercado esportivo é uma porção muito considerável dentro da economia mundial, que envolve muitas pessoas e quantias significativas. Estima-se que no Brasil, a indústria esportiva movimente cerca de R$ 67 Bilhões de reais ao ano, gerando um grande entusiasmo em empreendedores da área esportiva e empresas especializadas voltadas para o público consumidor de esportes (empresas e torcedores). É importante conhecer essa área a fim de garantir um desenvolvimento ordenado e com resultados que reflitam dentro e fora de campo. O objetivo principal deste trabalho foi conhecer o perfil do Sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense com a finalidade de fornecer ao Clube e à comunidade acadêmica informações que o auxiliassem a desenvolver estratégias que viessem de encontro aos anseios de seus maiores clientes: o Sócio-torcedor. O presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa de natureza quantitativa de concepção transversal única, pois tratouse de uma coleta de dados extraída de apenas uma amostra, advindas da população-alvo. Os dados foram levantados através da aplicação de um questionário, formulado especialmente para esta finalidade, e foi elaborado pelo Departamento de Sócios, do Clube Athletico Paranaense. Os resultados apontaram que 86,02% dos sócios são homens e têm idades que variam entre 25 e 44 anos, são residentes na sua maioria em Curitiba e arredores, possuem renda média de 5 a 10 salários mínimos e têm ensino superior completo. É uma torcida com características mais familiar, pois prefere ir aos jogos com a família ao invés de ir com os amigos. É um torcedor com um comportamento diferenciado, com uma parcela de 23,3% dos sócios que vai pouco ao estádio, não deixando, porém, de acompanhar o time nas redes sociais e em transmissões através da internet/streaming, identificando-se como torcedor da era digital.The union between consumption and emotion, is an extraordinary tool for those who are looking for innovations in the Marketing area, and that increasingly presents itself as an excellent tool for generating resources and business opportunities. The sports market is a very considerable portion of the world economy, which involves many people and significant amounts. It is estimated that in Brazil, the sports industry moves around R $ 67 billion a year, generating great enthusiasm in sports entrepreneurs and specialized companies focused on sports consumers (companies and fans). It is important to know this area in order to ensure an orderly development and with results that reflect on and off the field. The main objective of this work was to know the profile of the Athletico Paranaense Club’s supporter with the purpose of providing the Club and the academic community with information to help them develop strategies that meet the expectations of their biggest clients: . The present study was characterized as a research of a quantitative nature of a single transversal conception, since it was a data collection extracted from only one sample, coming from the target population. The data were collected through the application of a questionnaire, formulated specially for this purpose, and was elaborated by the Membership Department of the Athletico Paranaense Club. The results indicated that 86.02% of the members are men and have ages ranging from 25 to 44 years, are mostly residents in Curitiba and surrounding areas, have an average income of 5 to 10 minimum wages and have a complete higher education. She is a fan with more familiar characteristics, preferring to go to the games with the family instead of going with friends. He is a supporter with a distinct behavior, with a share of 23.3% of the members that goes little to the stadium, while still monitoring the team on social networks and on streaming, identifying himself as a supporter of the era digital age.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaBacharelado em Educação FísicaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAMarketingClube Athletico ParanaenseFutebol - TorcedoresConsumidoresEsportes - AdministraçãoSoccer fansConsumersSports administrationPerfil do sócio-torcedor do Clube Athletico ParanaenseProfile of the Athletico Paranaense Club fan-partnerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaStinghen, Fábio MúcioStinghen, Fábio MúcioMaoski, Ana Paula Cabral BoninAfonso, Gilmar FranciscoDelfino, Vera Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COEFI_2019_1_35.pdfCT_COEFI_2019_1_35.pdfapplication/pdf1716083http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/1/CT_COEFI_2019_1_35.pdf66eb94aacea91cdf9e696d2bcb903a9fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COEFI_2019_1_35.pdf.txtCT_COEFI_2019_1_35.pdf.txtExtracted texttext/plain71660http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/3/CT_COEFI_2019_1_35.pdf.txt79e2f215d884f316ea80693b4cd17c5eMD53THUMBNAILCT_COEFI_2019_1_35.pdf.jpgCT_COEFI_2019_1_35.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/4/CT_COEFI_2019_1_35.pdf.jpg0d132495000b310ec61ed4b5705bf722MD541/242162021-02-13 04:10:15.506oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-02-13T06:10:15Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Profile of the Athletico Paranaense Club fan-partner |
title |
Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense |
spellingShingle |
Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense Delfino, Vera Lúcia CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Marketing Clube Athletico Paranaense Futebol - Torcedores Consumidores Esportes - Administração Soccer fans Consumers Sports administration |
title_short |
Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense |
title_full |
Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense |
title_fullStr |
Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense |
title_full_unstemmed |
Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense |
title_sort |
Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense |
author |
Delfino, Vera Lúcia |
author_facet |
Delfino, Vera Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stinghen, Fábio Múcio |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Stinghen, Fábio Múcio |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maoski, Ana Paula Cabral Bonin |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Afonso, Gilmar Francisco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delfino, Vera Lúcia |
contributor_str_mv |
Stinghen, Fábio Múcio Stinghen, Fábio Múcio Maoski, Ana Paula Cabral Bonin Afonso, Gilmar Francisco |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Marketing Clube Athletico Paranaense Futebol - Torcedores Consumidores Esportes - Administração Soccer fans Consumers Sports administration |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Clube Athletico Paranaense Futebol - Torcedores Consumidores Esportes - Administração Soccer fans Consumers Sports administration |
description |
A união entre consumo e emoção, é uma ferramenta extraordinária para quem busca inovações na área de Marketing, e que cada vez mais se apresenta como uma excelente ferramenta para geração de recursos e oportunidades de negócios. O mercado esportivo é uma porção muito considerável dentro da economia mundial, que envolve muitas pessoas e quantias significativas. Estima-se que no Brasil, a indústria esportiva movimente cerca de R$ 67 Bilhões de reais ao ano, gerando um grande entusiasmo em empreendedores da área esportiva e empresas especializadas voltadas para o público consumidor de esportes (empresas e torcedores). É importante conhecer essa área a fim de garantir um desenvolvimento ordenado e com resultados que reflitam dentro e fora de campo. O objetivo principal deste trabalho foi conhecer o perfil do Sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense com a finalidade de fornecer ao Clube e à comunidade acadêmica informações que o auxiliassem a desenvolver estratégias que viessem de encontro aos anseios de seus maiores clientes: o Sócio-torcedor. O presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa de natureza quantitativa de concepção transversal única, pois tratouse de uma coleta de dados extraída de apenas uma amostra, advindas da população-alvo. Os dados foram levantados através da aplicação de um questionário, formulado especialmente para esta finalidade, e foi elaborado pelo Departamento de Sócios, do Clube Athletico Paranaense. Os resultados apontaram que 86,02% dos sócios são homens e têm idades que variam entre 25 e 44 anos, são residentes na sua maioria em Curitiba e arredores, possuem renda média de 5 a 10 salários mínimos e têm ensino superior completo. É uma torcida com características mais familiar, pois prefere ir aos jogos com a família ao invés de ir com os amigos. É um torcedor com um comportamento diferenciado, com uma parcela de 23,3% dos sócios que vai pouco ao estádio, não deixando, porém, de acompanhar o time nas redes sociais e em transmissões através da internet/streaming, identificando-se como torcedor da era digital. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-12T22:28:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-12T22:28:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DELFINO, Vera Lúcia. Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24216 |
identifier_str_mv |
DELFINO, Vera Lúcia. Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Bacharelado em Educação Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/1/CT_COEFI_2019_1_35.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/3/CT_COEFI_2019_1_35.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/4/CT_COEFI_2019_1_35.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66eb94aacea91cdf9e696d2bcb903a9f b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 79e2f215d884f316ea80693b4cd17c5e 0d132495000b310ec61ed4b5705bf722 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923103587434496 |