Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfino, Vera Lúcia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24216
Resumo: A união entre consumo e emoção, é uma ferramenta extraordinária para quem busca inovações na área de Marketing, e que cada vez mais se apresenta como uma excelente ferramenta para geração de recursos e oportunidades de negócios. O mercado esportivo é uma porção muito considerável dentro da economia mundial, que envolve muitas pessoas e quantias significativas. Estima-se que no Brasil, a indústria esportiva movimente cerca de R$ 67 Bilhões de reais ao ano, gerando um grande entusiasmo em empreendedores da área esportiva e empresas especializadas voltadas para o público consumidor de esportes (empresas e torcedores). É importante conhecer essa área a fim de garantir um desenvolvimento ordenado e com resultados que reflitam dentro e fora de campo. O objetivo principal deste trabalho foi conhecer o perfil do Sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense com a finalidade de fornecer ao Clube e à comunidade acadêmica informações que o auxiliassem a desenvolver estratégias que viessem de encontro aos anseios de seus maiores clientes: o Sócio-torcedor. O presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa de natureza quantitativa de concepção transversal única, pois tratouse de uma coleta de dados extraída de apenas uma amostra, advindas da população-alvo. Os dados foram levantados através da aplicação de um questionário, formulado especialmente para esta finalidade, e foi elaborado pelo Departamento de Sócios, do Clube Athletico Paranaense. Os resultados apontaram que 86,02% dos sócios são homens e têm idades que variam entre 25 e 44 anos, são residentes na sua maioria em Curitiba e arredores, possuem renda média de 5 a 10 salários mínimos e têm ensino superior completo. É uma torcida com características mais familiar, pois prefere ir aos jogos com a família ao invés de ir com os amigos. É um torcedor com um comportamento diferenciado, com uma parcela de 23,3% dos sócios que vai pouco ao estádio, não deixando, porém, de acompanhar o time nas redes sociais e em transmissões através da internet/streaming, identificando-se como torcedor da era digital.
id UTFPR-12_0f1f997a03c10f2eb250a747de215378
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24216
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-02-12T22:28:50Z2021-02-12T22:28:50Z2019-07-04DELFINO, Vera Lúcia. Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24216A união entre consumo e emoção, é uma ferramenta extraordinária para quem busca inovações na área de Marketing, e que cada vez mais se apresenta como uma excelente ferramenta para geração de recursos e oportunidades de negócios. O mercado esportivo é uma porção muito considerável dentro da economia mundial, que envolve muitas pessoas e quantias significativas. Estima-se que no Brasil, a indústria esportiva movimente cerca de R$ 67 Bilhões de reais ao ano, gerando um grande entusiasmo em empreendedores da área esportiva e empresas especializadas voltadas para o público consumidor de esportes (empresas e torcedores). É importante conhecer essa área a fim de garantir um desenvolvimento ordenado e com resultados que reflitam dentro e fora de campo. O objetivo principal deste trabalho foi conhecer o perfil do Sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense com a finalidade de fornecer ao Clube e à comunidade acadêmica informações que o auxiliassem a desenvolver estratégias que viessem de encontro aos anseios de seus maiores clientes: o Sócio-torcedor. O presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa de natureza quantitativa de concepção transversal única, pois tratouse de uma coleta de dados extraída de apenas uma amostra, advindas da população-alvo. Os dados foram levantados através da aplicação de um questionário, formulado especialmente para esta finalidade, e foi elaborado pelo Departamento de Sócios, do Clube Athletico Paranaense. Os resultados apontaram que 86,02% dos sócios são homens e têm idades que variam entre 25 e 44 anos, são residentes na sua maioria em Curitiba e arredores, possuem renda média de 5 a 10 salários mínimos e têm ensino superior completo. É uma torcida com características mais familiar, pois prefere ir aos jogos com a família ao invés de ir com os amigos. É um torcedor com um comportamento diferenciado, com uma parcela de 23,3% dos sócios que vai pouco ao estádio, não deixando, porém, de acompanhar o time nas redes sociais e em transmissões através da internet/streaming, identificando-se como torcedor da era digital.The union between consumption and emotion, is an extraordinary tool for those who are looking for innovations in the Marketing area, and that increasingly presents itself as an excellent tool for generating resources and business opportunities. The sports market is a very considerable portion of the world economy, which involves many people and significant amounts. It is estimated that in Brazil, the sports industry moves around R $ 67 billion a year, generating great enthusiasm in sports entrepreneurs and specialized companies focused on sports consumers (companies and fans). It is important to know this area in order to ensure an orderly development and with results that reflect on and off the field. The main objective of this work was to know the profile of the Athletico Paranaense Club’s supporter with the purpose of providing the Club and the academic community with information to help them develop strategies that meet the expectations of their biggest clients: . The present study was characterized as a research of a quantitative nature of a single transversal conception, since it was a data collection extracted from only one sample, coming from the target population. The data were collected through the application of a questionnaire, formulated specially for this purpose, and was elaborated by the Membership Department of the Athletico Paranaense Club. The results indicated that 86.02% of the members are men and have ages ranging from 25 to 44 years, are mostly residents in Curitiba and surrounding areas, have an average income of 5 to 10 minimum wages and have a complete higher education. She is a fan with more familiar characteristics, preferring to go to the games with the family instead of going with friends. He is a supporter with a distinct behavior, with a share of 23.3% of the members that goes little to the stadium, while still monitoring the team on social networks and on streaming, identifying himself as a supporter of the era digital age.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaBacharelado em Educação FísicaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAMarketingClube Athletico ParanaenseFutebol - TorcedoresConsumidoresEsportes - AdministraçãoSoccer fansConsumersSports administrationPerfil do sócio-torcedor do Clube Athletico ParanaenseProfile of the Athletico Paranaense Club fan-partnerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaStinghen, Fábio MúcioStinghen, Fábio MúcioMaoski, Ana Paula Cabral BoninAfonso, Gilmar FranciscoDelfino, Vera Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COEFI_2019_1_35.pdfCT_COEFI_2019_1_35.pdfapplication/pdf1716083http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/1/CT_COEFI_2019_1_35.pdf66eb94aacea91cdf9e696d2bcb903a9fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COEFI_2019_1_35.pdf.txtCT_COEFI_2019_1_35.pdf.txtExtracted texttext/plain71660http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/3/CT_COEFI_2019_1_35.pdf.txt79e2f215d884f316ea80693b4cd17c5eMD53THUMBNAILCT_COEFI_2019_1_35.pdf.jpgCT_COEFI_2019_1_35.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/4/CT_COEFI_2019_1_35.pdf.jpg0d132495000b310ec61ed4b5705bf722MD541/242162021-02-13 04:10:15.506oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-02-13T06:10:15Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Profile of the Athletico Paranaense Club fan-partner
title Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense
spellingShingle Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense
Delfino, Vera Lúcia
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Marketing
Clube Athletico Paranaense
Futebol - Torcedores
Consumidores
Esportes - Administração
Soccer fans
Consumers
Sports administration
title_short Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense
title_full Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense
title_fullStr Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense
title_full_unstemmed Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense
title_sort Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense
author Delfino, Vera Lúcia
author_facet Delfino, Vera Lúcia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stinghen, Fábio Múcio
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Stinghen, Fábio Múcio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maoski, Ana Paula Cabral Bonin
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Afonso, Gilmar Francisco
dc.contributor.author.fl_str_mv Delfino, Vera Lúcia
contributor_str_mv Stinghen, Fábio Múcio
Stinghen, Fábio Múcio
Maoski, Ana Paula Cabral Bonin
Afonso, Gilmar Francisco
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Marketing
Clube Athletico Paranaense
Futebol - Torcedores
Consumidores
Esportes - Administração
Soccer fans
Consumers
Sports administration
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Clube Athletico Paranaense
Futebol - Torcedores
Consumidores
Esportes - Administração
Soccer fans
Consumers
Sports administration
description A união entre consumo e emoção, é uma ferramenta extraordinária para quem busca inovações na área de Marketing, e que cada vez mais se apresenta como uma excelente ferramenta para geração de recursos e oportunidades de negócios. O mercado esportivo é uma porção muito considerável dentro da economia mundial, que envolve muitas pessoas e quantias significativas. Estima-se que no Brasil, a indústria esportiva movimente cerca de R$ 67 Bilhões de reais ao ano, gerando um grande entusiasmo em empreendedores da área esportiva e empresas especializadas voltadas para o público consumidor de esportes (empresas e torcedores). É importante conhecer essa área a fim de garantir um desenvolvimento ordenado e com resultados que reflitam dentro e fora de campo. O objetivo principal deste trabalho foi conhecer o perfil do Sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense com a finalidade de fornecer ao Clube e à comunidade acadêmica informações que o auxiliassem a desenvolver estratégias que viessem de encontro aos anseios de seus maiores clientes: o Sócio-torcedor. O presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa de natureza quantitativa de concepção transversal única, pois tratouse de uma coleta de dados extraída de apenas uma amostra, advindas da população-alvo. Os dados foram levantados através da aplicação de um questionário, formulado especialmente para esta finalidade, e foi elaborado pelo Departamento de Sócios, do Clube Athletico Paranaense. Os resultados apontaram que 86,02% dos sócios são homens e têm idades que variam entre 25 e 44 anos, são residentes na sua maioria em Curitiba e arredores, possuem renda média de 5 a 10 salários mínimos e têm ensino superior completo. É uma torcida com características mais familiar, pois prefere ir aos jogos com a família ao invés de ir com os amigos. É um torcedor com um comportamento diferenciado, com uma parcela de 23,3% dos sócios que vai pouco ao estádio, não deixando, porém, de acompanhar o time nas redes sociais e em transmissões através da internet/streaming, identificando-se como torcedor da era digital.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-12T22:28:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-12T22:28:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DELFINO, Vera Lúcia. Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24216
identifier_str_mv DELFINO, Vera Lúcia. Perfil do sócio-torcedor do Clube Athletico Paranaense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Bacharelado em Educação Física
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/1/CT_COEFI_2019_1_35.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/3/CT_COEFI_2019_1_35.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24216/4/CT_COEFI_2019_1_35.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 66eb94aacea91cdf9e696d2bcb903a9f
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
79e2f215d884f316ea80693b4cd17c5e
0d132495000b310ec61ed4b5705bf722
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923103587434496