Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Wesllen Gian
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7813
Resumo: Atualmente o esporte é um mercado que movimenta quantias enormes e cada vez maiores, girando em torno de um trilhão de dólares por ano no mundo e trinta e um bilhões de reais no Brasil. Dentro deste mercado, destaca-se o futebol com movimentações de grande parte desses bilhões de reais do esporte no país, porém o Brasil ainda está longe de aproveitar todo o seu potencial. Para manter este crescimento, o marketing esportivo precisa ser efetivo nas suas ações, valorizando o seu consumidor, identificando e conhecendo seu perfil, para maximizar os resultados dos clubes através da expansão do consumo esportivo. Esta pesquisa buscou identificar qual o perfil dos sócio-torcedores do Paraná Clube e seu comportamento de compra em relação aos atuais e novos produtos ou serviços disponibilizados pelo clube de futebol. Foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa, através da aplicação de questionários em uma amostra de 416 sócio-torcedores do Paraná Clube, durante um jogo do clube em seu estádio, além de uma versão eletrônica repassada aos sócios por meio das mídias sociais. As constatações principais foram que o sócio paranista está disposto a consumir mais produtos, receber mais benefícios na associação, possuir mais opções de locais para realizar suas compras de produtos com a marca do seu time, mostrando-se satisfeito com os planos de associação e os preços cobrados por estes, porém insatisfeitos com a estrutura do estádio, os locais de vendas e os produtos disponibilizados pelo clube.
id UTFPR-12_722795ca2225061faf8a930c46bbbd02
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7813
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-11T12:53:52Z2020-11-11T12:53:52Z2013-11-25CARVALHO, Wesllen Gian. Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7813Atualmente o esporte é um mercado que movimenta quantias enormes e cada vez maiores, girando em torno de um trilhão de dólares por ano no mundo e trinta e um bilhões de reais no Brasil. Dentro deste mercado, destaca-se o futebol com movimentações de grande parte desses bilhões de reais do esporte no país, porém o Brasil ainda está longe de aproveitar todo o seu potencial. Para manter este crescimento, o marketing esportivo precisa ser efetivo nas suas ações, valorizando o seu consumidor, identificando e conhecendo seu perfil, para maximizar os resultados dos clubes através da expansão do consumo esportivo. Esta pesquisa buscou identificar qual o perfil dos sócio-torcedores do Paraná Clube e seu comportamento de compra em relação aos atuais e novos produtos ou serviços disponibilizados pelo clube de futebol. Foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa, através da aplicação de questionários em uma amostra de 416 sócio-torcedores do Paraná Clube, durante um jogo do clube em seu estádio, além de uma versão eletrônica repassada aos sócios por meio das mídias sociais. As constatações principais foram que o sócio paranista está disposto a consumir mais produtos, receber mais benefícios na associação, possuir mais opções de locais para realizar suas compras de produtos com a marca do seu time, mostrando-se satisfeito com os planos de associação e os preços cobrados por estes, porém insatisfeitos com a estrutura do estádio, os locais de vendas e os produtos disponibilizados pelo clube.Currently, the sport is a market that moves huge amounts and increasing, with a turnover around a trillion dollars per year worldwide and thirty one billion reais in Brazil. Within this market, emphasis on soccer with many of these sports’ billions of dollars in the country, however Brazil is still far to utilize its full potential. To maintain this growth, the sports marketing needs to be effective in their actions, valuing your consumer, identifying and knowing your profile to maximize the results of clubs through the expansion of sports consumption. This research sought to identify the profile of the Paraná Clube’s supporters and their buying behavior in relation to current and new products or services provided by the soccer club. It was performed a descriptive quantitative research, through questionnaires in a sample of 416 Paraná Clube’s supporters, during a club game in their stadium, besides an electronic version was available to supporters through social media. The main findings were that the paranista supporter is willing to consume more, receive more benefits in the association, have more choices of places to make their purchases of products with the brand of their team, being satisfied with the association plans and prices charged by them, but dissatisfied with the stadium’s structure, the sales place and products offered by the club.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Educação FísicaEducação FísicaMarketing esportivoFutebol - TorcedoresSatisfação do consumidorSports - MarketingSoccer fansConsumer satisfactionPerfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaStinghen, Fabio MucioCarvalho, Wesllen Gianreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_COEFI_2013_2_12.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7813/1/CT_COEFI_2013_2_12.pdf.jpg1dbf3657e044239c3774f3b087a7b032MD51ORIGINALCT_COEFI_2013_2_12.pdfapplication/pdf1694967http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7813/2/CT_COEFI_2013_2_12.pdff6e527efaa7fc5c3d5e0051f0ec10aa7MD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7813/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTCT_COEFI_2013_2_12.pdf.txtExtracted texttext/plain95006http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7813/4/CT_COEFI_2013_2_12.pdf.txt3d60af82646170db66ddc5063bc41831MD541/78132020-11-11 10:53:52.38oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T12:53:52Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos
title Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos
spellingShingle Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos
Carvalho, Wesllen Gian
Educação Física
Marketing esportivo
Futebol - Torcedores
Satisfação do consumidor
Sports - Marketing
Soccer fans
Consumer satisfaction
title_short Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos
title_full Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos
title_fullStr Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos
title_full_unstemmed Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos
title_sort Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos
author Carvalho, Wesllen Gian
author_facet Carvalho, Wesllen Gian
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stinghen, Fabio Mucio
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Wesllen Gian
contributor_str_mv Stinghen, Fabio Mucio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação Física
topic Educação Física
Marketing esportivo
Futebol - Torcedores
Satisfação do consumidor
Sports - Marketing
Soccer fans
Consumer satisfaction
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Futebol - Torcedores
Satisfação do consumidor
Sports - Marketing
Soccer fans
Consumer satisfaction
description Atualmente o esporte é um mercado que movimenta quantias enormes e cada vez maiores, girando em torno de um trilhão de dólares por ano no mundo e trinta e um bilhões de reais no Brasil. Dentro deste mercado, destaca-se o futebol com movimentações de grande parte desses bilhões de reais do esporte no país, porém o Brasil ainda está longe de aproveitar todo o seu potencial. Para manter este crescimento, o marketing esportivo precisa ser efetivo nas suas ações, valorizando o seu consumidor, identificando e conhecendo seu perfil, para maximizar os resultados dos clubes através da expansão do consumo esportivo. Esta pesquisa buscou identificar qual o perfil dos sócio-torcedores do Paraná Clube e seu comportamento de compra em relação aos atuais e novos produtos ou serviços disponibilizados pelo clube de futebol. Foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa, através da aplicação de questionários em uma amostra de 416 sócio-torcedores do Paraná Clube, durante um jogo do clube em seu estádio, além de uma versão eletrônica repassada aos sócios por meio das mídias sociais. As constatações principais foram que o sócio paranista está disposto a consumir mais produtos, receber mais benefícios na associação, possuir mais opções de locais para realizar suas compras de produtos com a marca do seu time, mostrando-se satisfeito com os planos de associação e os preços cobrados por estes, porém insatisfeitos com a estrutura do estádio, os locais de vendas e os produtos disponibilizados pelo clube.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-11T12:53:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-11T12:53:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Wesllen Gian. Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7813
identifier_str_mv CARVALHO, Wesllen Gian. Perfil de consumo do sócio-torcedor do Paraná Clube: análise das preferências de compra dos associados em relação aos atuais e novos produtos. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7813/1/CT_COEFI_2013_2_12.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7813/2/CT_COEFI_2013_2_12.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7813/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7813/4/CT_COEFI_2013_2_12.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1dbf3657e044239c3774f3b087a7b032
f6e527efaa7fc5c3d5e0051f0ec10aa7
dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809
3d60af82646170db66ddc5063bc41831
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043992115806208