Jogos digitais e educação: o mundo aberto de minecraft na aprendizagem situada ludoletrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Andre Luiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25383
Resumo: Assumindo como objeto um jogo digital, essa pesquisa qualitativa-interpretativista, possui como objetivo analisar como as mecânicas de mundo aberto de Minecraft podem auxiliar docentes a desenvolverem um cenário de aprendizagem situada multiletrada para os conteúdos que, de um modo geral, vem sendo transmitidos, com uso de tecnologia nãodigital. Com vistas a atingir tal objetivo serão empregados como referência teóricometodológica fundamental conceitos dos Multiletramentos, do Grupo de Nova Londres (GNL) (2000) e COPE e KALANTZIS (2009), COPE, KALANTZIS e PINHEIRO (2020), da multimodalidade e design em Gunther Kress (2000, 2003, 2006) e (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001), assim como aqueles relativos ao ludoletramento em ZAGAL (2009, 2010) e dos jogos digitais para o desenvolvimento de cenários de aprendizagem situada, em GEE (2004, 2007, 2009). A partir deste referencial teórico serão analisadas como as mecânicas de jogo encontradas na versão educativa de Minecraft, denominada Minecraftedu, podem auxiliar docentes a criar designs de ensino-aprendizagem inseridos em uma experiência interativa de mundo aberto. A análise irá se situar a partir de uma matriz que busca delimitar aspectos relacionados aos multiletramentos, ao ludoletramento, aos aspectos estruturais do design relativos ao ensino da leitura multimodal, à interatividade entre design e aluno e também à aprendizagem situada. As reflexões teóricas e as análises tecidas neste estudo propiciaram constatar que o educador, ao empregar as mecânicas de jogo de Minecraftedu visando elaborar um design de aprendizagem multiletrado, se torna um designer de recursos educativos digitais, devendo adquirir um conjunto de letramentos específicos relacionados à plataforma interativa, compreendendo desse modo as suas mecânicas de jogo, para desenvolver dinâmicas de grupo e diversos tipos de atividades/designs no espaço virtual, nos quais os alunos-jogadores poderão realizar um redesign de acordo com as suas experiências de jogo e com a intencionalidade pedagógica do professor.
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Com vistas a atingir tal objetivo serão empregados como referência teóricometodológica fundamental conceitos dos Multiletramentos, do Grupo de Nova Londres (GNL) (2000) e COPE e KALANTZIS (2009), COPE, KALANTZIS e PINHEIRO (2020), da multimodalidade e design em Gunther Kress (2000, 2003, 2006) e (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001), assim como aqueles relativos ao ludoletramento em ZAGAL (2009, 2010) e dos jogos digitais para o desenvolvimento de cenários de aprendizagem situada, em GEE (2004, 2007, 2009). A partir deste referencial teórico serão analisadas como as mecânicas de jogo encontradas na versão educativa de Minecraft, denominada Minecraftedu, podem auxiliar docentes a criar designs de ensino-aprendizagem inseridos em uma experiência interativa de mundo aberto. A análise irá se situar a partir de uma matriz que busca delimitar aspectos relacionados aos multiletramentos, ao ludoletramento, aos aspectos estruturais do design relativos ao ensino da leitura multimodal, à interatividade entre design e aluno e também à aprendizagem situada. As reflexões teóricas e as análises tecidas neste estudo propiciaram constatar que o educador, ao empregar as mecânicas de jogo de Minecraftedu visando elaborar um design de aprendizagem multiletrado, se torna um designer de recursos educativos digitais, devendo adquirir um conjunto de letramentos específicos relacionados à plataforma interativa, compreendendo desse modo as suas mecânicas de jogo, para desenvolver dinâmicas de grupo e diversos tipos de atividades/designs no espaço virtual, nos quais os alunos-jogadores poderão realizar um redesign de acordo com as suas experiências de jogo e com a intencionalidade pedagógica do professor.Assuming a digital game as an object, this qualitative-interpretative research aims to analyze how the multiplayer mechanics of Minecraftedu’s open world can help teachers to develop a multiliteracy situated learning scenario for content that, in general, has been transmitted, using non-digital technology. In order to achieve this objective, to point out the urgency of such reflections, concepts such as Multiteracies, from the New London Group (NLG) (2000) and COPE and KALANTZIS (2009), COPE, KALANTZIS e PINHEIRO (2020), multimodality in Gunther Kress (2000, 2003, 2006) and (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001), as well as those related to ludoliteracy in ZAGAL (2009, 2010) and the use of digital games for the development of situated learning scenarios, in GEE (2004, 2007, 2009). From this theoretical framework will be analyzed how the game mechanics found in the educational version of Minecraft, called Minecraftedu, can help teachers to create teaching and learning designs inserted in an open world interactive experience. The analysis will be based on a matrix that seeks to delimit aspects related to multiliteracy and ludoliteracy, to structural aspects of design related to the teaching of multimodal reading, to the interactivity between the design and the student and also to situated learning. The theoretical reflections and the analysis made in this study led to the observation that the educator, when employing the Minecraftedu game mechanics aiming to elaborate a multiliterated learning design, becomes a designer of digital educational resources, and must acquire a set of specific literacies related to the interactive platform, understanding its game mechanics, to develop group dynamics and different types of activities and designs in the virtual space, in which the student-players will be able to redesign according to their gaming experiences and the pedagogical intentionality of the teacher.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Estudos de LinguagensUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMLetrasJogos educativosAprendizagemSemióticaMídia digitalLetramento digitalEducação - Inovações tecnológicasEducational gamesLearningSemioticsDigital mediaComputer literacyEducation - Technological innovationsJogos digitais e educação: o mundo aberto de minecraft na aprendizagem situada ludoletradaDigital games and education: minecraft's open world in situated learning literacyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaSilveira, Ana Paula Pinheiro dahttps://orcid.org/0000-0001-6951-6425http://lattes.cnpq.br/4943005730602856Silva, Alexandre Vilas Boas dahttp://lattes.cnpq.br/5137633104355707Silveira, Ana Paula Pinheiro dahttps://orcid.org/0000-0001-6951-6425http://lattes.cnpq.br/4943005730602856Remenche, Maria de Lourdes Rossihttps://orcid.org/0000-0003-3283-9890http://lattes.cnpq.br/6197033117159924https://orcid.org/0000-0002-4058-7059http://lattes.cnpq.br/6032651248518386Pinto, Andre Luizreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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