Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26116 |
Resumo: | A busca por entender o processo de compreensão dos estudantes e os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular leva ao desafio de utilizar procedimentos didáticos que relacionem o cotidiano e os conceitos matemáticos, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem. O Número de Ouro e o fascínio que o cerca, representado neste trabalho por construções geométricas, pela sequência de Fibonacci, corpo humano, natureza e arte, pode ser um agente facilitador na absorção dos conteúdos por parte dos estudantes. Objetivou-se nesse trabalho, utilizando-se da Razão Áurea e sua constante presença na vida humana, apresentar duas sequências didáticas, que podem ser instrumentos extremamente relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, tornando o saber matemático, que por conta de sua exatidão é mistificado como complexo, mais atrativo e de fácil entendimento e fixação por parte dos educandos durante sua vivência escolar. Após utilização das sequências propostas, o aluno deve ser capaz de relacionar os conceitos matemáticos estudados com o cotidiano. |
id |
UTFPR-12_1482d3affd66a600e18730a137a42850 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26116 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-10-06T15:37:49Z2021-10-06T15:37:49Z2021-08-30CARRARO, Jefferson. Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26116A busca por entender o processo de compreensão dos estudantes e os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular leva ao desafio de utilizar procedimentos didáticos que relacionem o cotidiano e os conceitos matemáticos, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem. O Número de Ouro e o fascínio que o cerca, representado neste trabalho por construções geométricas, pela sequência de Fibonacci, corpo humano, natureza e arte, pode ser um agente facilitador na absorção dos conteúdos por parte dos estudantes. Objetivou-se nesse trabalho, utilizando-se da Razão Áurea e sua constante presença na vida humana, apresentar duas sequências didáticas, que podem ser instrumentos extremamente relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, tornando o saber matemático, que por conta de sua exatidão é mistificado como complexo, mais atrativo e de fácil entendimento e fixação por parte dos educandos durante sua vivência escolar. Após utilização das sequências propostas, o aluno deve ser capaz de relacionar os conceitos matemáticos estudados com o cotidiano.The search for conceptualizing and understanding the students’ cognition process and the proposed objectives by Common Core National Standards (Base Nacional Comum Curricular – BNCC) leads to the challenge of using tools that relate the daily routine to mathematical concepts, thus, facilitating the teaching-learning process. The golden mean with the fascination which surrounds it, represented in this research by geometrical constructions, the Fibonacci sequence, the human body, the nature, and the art, can be a facilitator agent in the retention of contents by the students. This study which used the Golden Mean and its constant presence in the human life had as objective to present two didactic sequences that can be extremely relevant tools in the teaching-learning process, making the mathematical knowledge, which is mystified as complex due to its accuracy, more attractive through an easier understanding and better retention of the content by the students during their school lives. After using the proposed sequences, the student should be able to relate the mathematical concepts studied to everyday life.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEngenharia/Tecnologia/GestãoMatemática - Estudo e ensinoRazão e proporçãoDidáticaMathematics - Study and teachingRatio and proportionDidaticsRazão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagemGolden ratio as a facilitator in the teaching-learning processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoNascimento, Moisés Aparecido dohttps://orcid.org/0000-0002-8975-7821http://lattes.cnpq.br/8054908059721556Lima, José Luciano Santinhohttp://lattes.cnpq.br/5594125245180344Nascimento, Moisés Aparecido dohttps://orcid.org/0000-0002-8975-7821http://lattes.cnpq.br/8054908059721556Silva, Rômel da Rosa dahttps://orcid.org/0000-0003-3206-9320http://lattes.cnpq.br/3804309368611422https://orcid.org/0000-0002-3665-5864http://lattes.cnpq.br/7779419618958030Carraro, Jeffersoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALrazaoaureaensinoaprendizagem.pdfapplication/pdf3113348http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26116/1/razaoaureaensinoaprendizagem.pdff8c9def86505ef22bd517f26f7ad3b9aMD51TEXTrazaoaureaensinoaprendizagem.pdf.txtrazaoaureaensinoaprendizagem.pdf.txtExtracted texttext/plain93167http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26116/2/razaoaureaensinoaprendizagem.pdf.txt0b7838a7ed6a87a16a355b575ebe8622MD52THUMBNAILrazaoaureaensinoaprendizagem.pdf.jpgrazaoaureaensinoaprendizagem.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1293http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26116/3/razaoaureaensinoaprendizagem.pdf.jpg7c4ae34248d263269220fea50676635bMD531/261162021-10-07 03:05:46.057oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26116Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-10-07T06:05:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Golden ratio as a facilitator in the teaching-learning process |
title |
Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem Carraro, Jefferson CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática - Estudo e ensino Razão e proporção Didática Mathematics - Study and teaching Ratio and proportion Didatics Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Carraro, Jefferson |
author_facet |
Carraro, Jefferson |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, Moisés Aparecido do |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8975-7821 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8054908059721556 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lima, José Luciano Santinho |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5594125245180344 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nascimento, Moisés Aparecido do |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8975-7821 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8054908059721556 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Rômel da Rosa da |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3206-9320 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3804309368611422 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3665-5864 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7779419618958030 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carraro, Jefferson |
contributor_str_mv |
Nascimento, Moisés Aparecido do Lima, José Luciano Santinho Nascimento, Moisés Aparecido do Silva, Rômel da Rosa da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Matemática - Estudo e ensino Razão e proporção Didática Mathematics - Study and teaching Ratio and proportion Didatics Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Razão e proporção Didática Mathematics - Study and teaching Ratio and proportion Didatics |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
A busca por entender o processo de compreensão dos estudantes e os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular leva ao desafio de utilizar procedimentos didáticos que relacionem o cotidiano e os conceitos matemáticos, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem. O Número de Ouro e o fascínio que o cerca, representado neste trabalho por construções geométricas, pela sequência de Fibonacci, corpo humano, natureza e arte, pode ser um agente facilitador na absorção dos conteúdos por parte dos estudantes. Objetivou-se nesse trabalho, utilizando-se da Razão Áurea e sua constante presença na vida humana, apresentar duas sequências didáticas, que podem ser instrumentos extremamente relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, tornando o saber matemático, que por conta de sua exatidão é mistificado como complexo, mais atrativo e de fácil entendimento e fixação por parte dos educandos durante sua vivência escolar. Após utilização das sequências propostas, o aluno deve ser capaz de relacionar os conceitos matemáticos estudados com o cotidiano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-06T15:37:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-06T15:37:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARRARO, Jefferson. Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26116 |
identifier_str_mv |
CARRARO, Jefferson. Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26116/1/razaoaureaensinoaprendizagem.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26116/2/razaoaureaensinoaprendizagem.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26116/3/razaoaureaensinoaprendizagem.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f8c9def86505ef22bd517f26f7ad3b9a 0b7838a7ed6a87a16a355b575ebe8622 7c4ae34248d263269220fea50676635b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923134688198656 |