Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carraro, Jefferson
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26116
Resumo: A busca por entender o processo de compreensão dos estudantes e os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular leva ao desafio de utilizar procedimentos didáticos que relacionem o cotidiano e os conceitos matemáticos, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem. O Número de Ouro e o fascínio que o cerca, representado neste trabalho por construções geométricas, pela sequência de Fibonacci, corpo humano, natureza e arte, pode ser um agente facilitador na absorção dos conteúdos por parte dos estudantes. Objetivou-se nesse trabalho, utilizando-se da Razão Áurea e sua constante presença na vida humana, apresentar duas sequências didáticas, que podem ser instrumentos extremamente relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, tornando o saber matemático, que por conta de sua exatidão é mistificado como complexo, mais atrativo e de fácil entendimento e fixação por parte dos educandos durante sua vivência escolar. Após utilização das sequências propostas, o aluno deve ser capaz de relacionar os conceitos matemáticos estudados com o cotidiano.
id UTFPR-12_1482d3affd66a600e18730a137a42850
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26116
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-10-06T15:37:49Z2021-10-06T15:37:49Z2021-08-30CARRARO, Jefferson. Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26116A busca por entender o processo de compreensão dos estudantes e os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular leva ao desafio de utilizar procedimentos didáticos que relacionem o cotidiano e os conceitos matemáticos, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem. O Número de Ouro e o fascínio que o cerca, representado neste trabalho por construções geométricas, pela sequência de Fibonacci, corpo humano, natureza e arte, pode ser um agente facilitador na absorção dos conteúdos por parte dos estudantes. Objetivou-se nesse trabalho, utilizando-se da Razão Áurea e sua constante presença na vida humana, apresentar duas sequências didáticas, que podem ser instrumentos extremamente relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, tornando o saber matemático, que por conta de sua exatidão é mistificado como complexo, mais atrativo e de fácil entendimento e fixação por parte dos educandos durante sua vivência escolar. Após utilização das sequências propostas, o aluno deve ser capaz de relacionar os conceitos matemáticos estudados com o cotidiano.The search for conceptualizing and understanding the students’ cognition process and the proposed objectives by Common Core National Standards (Base Nacional Comum Curricular – BNCC) leads to the challenge of using tools that relate the daily routine to mathematical concepts, thus, facilitating the teaching-learning process. The golden mean with the fascination which surrounds it, represented in this research by geometrical constructions, the Fibonacci sequence, the human body, the nature, and the art, can be a facilitator agent in the retention of contents by the students. This study which used the Golden Mean and its constant presence in the human life had as objective to present two didactic sequences that can be extremely relevant tools in the teaching-learning process, making the mathematical knowledge, which is mystified as complex due to its accuracy, more attractive through an easier understanding and better retention of the content by the students during their school lives. After using the proposed sequences, the student should be able to relate the mathematical concepts studied to everyday life.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEngenharia/Tecnologia/GestãoMatemática - Estudo e ensinoRazão e proporçãoDidáticaMathematics - Study and teachingRatio and proportionDidaticsRazão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagemGolden ratio as a facilitator in the teaching-learning processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoNascimento, Moisés Aparecido dohttps://orcid.org/0000-0002-8975-7821http://lattes.cnpq.br/8054908059721556Lima, José Luciano Santinhohttp://lattes.cnpq.br/5594125245180344Nascimento, Moisés Aparecido dohttps://orcid.org/0000-0002-8975-7821http://lattes.cnpq.br/8054908059721556Silva, Rômel da Rosa dahttps://orcid.org/0000-0003-3206-9320http://lattes.cnpq.br/3804309368611422https://orcid.org/0000-0002-3665-5864http://lattes.cnpq.br/7779419618958030Carraro, Jeffersoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALrazaoaureaensinoaprendizagem.pdfapplication/pdf3113348http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26116/1/razaoaureaensinoaprendizagem.pdff8c9def86505ef22bd517f26f7ad3b9aMD51TEXTrazaoaureaensinoaprendizagem.pdf.txtrazaoaureaensinoaprendizagem.pdf.txtExtracted texttext/plain93167http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26116/2/razaoaureaensinoaprendizagem.pdf.txt0b7838a7ed6a87a16a355b575ebe8622MD52THUMBNAILrazaoaureaensinoaprendizagem.pdf.jpgrazaoaureaensinoaprendizagem.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1293http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26116/3/razaoaureaensinoaprendizagem.pdf.jpg7c4ae34248d263269220fea50676635bMD531/261162021-10-07 03:05:46.057oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26116Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-10-07T06:05:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Golden ratio as a facilitator in the teaching-learning process
title Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem
Carraro, Jefferson
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática - Estudo e ensino
Razão e proporção
Didática
Mathematics - Study and teaching
Ratio and proportion
Didatics
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem
title_full Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem
title_sort Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem
author Carraro, Jefferson
author_facet Carraro, Jefferson
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Moisés Aparecido do
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8975-7821
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8054908059721556
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lima, José Luciano Santinho
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5594125245180344
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nascimento, Moisés Aparecido do
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8975-7821
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8054908059721556
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, Rômel da Rosa da
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3206-9320
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3804309368611422
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3665-5864
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7779419618958030
dc.contributor.author.fl_str_mv Carraro, Jefferson
contributor_str_mv Nascimento, Moisés Aparecido do
Lima, José Luciano Santinho
Nascimento, Moisés Aparecido do
Silva, Rômel da Rosa da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Matemática - Estudo e ensino
Razão e proporção
Didática
Mathematics - Study and teaching
Ratio and proportion
Didatics
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Razão e proporção
Didática
Mathematics - Study and teaching
Ratio and proportion
Didatics
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description A busca por entender o processo de compreensão dos estudantes e os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular leva ao desafio de utilizar procedimentos didáticos que relacionem o cotidiano e os conceitos matemáticos, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem. O Número de Ouro e o fascínio que o cerca, representado neste trabalho por construções geométricas, pela sequência de Fibonacci, corpo humano, natureza e arte, pode ser um agente facilitador na absorção dos conteúdos por parte dos estudantes. Objetivou-se nesse trabalho, utilizando-se da Razão Áurea e sua constante presença na vida humana, apresentar duas sequências didáticas, que podem ser instrumentos extremamente relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, tornando o saber matemático, que por conta de sua exatidão é mistificado como complexo, mais atrativo e de fácil entendimento e fixação por parte dos educandos durante sua vivência escolar. Após utilização das sequências propostas, o aluno deve ser capaz de relacionar os conceitos matemáticos estudados com o cotidiano.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-06T15:37:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-06T15:37:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARRARO, Jefferson. Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26116
identifier_str_mv CARRARO, Jefferson. Razão áurea como facilitador no processo de ensino-aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26116/1/razaoaureaensinoaprendizagem.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26116/2/razaoaureaensinoaprendizagem.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26116/3/razaoaureaensinoaprendizagem.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f8c9def86505ef22bd517f26f7ad3b9a
0b7838a7ed6a87a16a355b575ebe8622
7c4ae34248d263269220fea50676635b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923134688198656