Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliseu
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19436
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é apresentar uma abordagem teórico-conceitual da questão da transformação digital bancária, com foco nos principais bancos brasileiros. Contextualizado sobre: os conceitos relacionados ao mercado financeiro, bem como os principais bancos que o compõem; a tecnologia bancária, seu processo evolutivo e as contribuições trazidas por ela no processo bancário; a chegada do modelo de negócio bancário contemporâneo: os bancos digitais; as Tecnologias utilizadas que agregam valor ao negócio bancário e provocam a Transformação Digital. O procedimento metodológico aplicado a este estudo foi a pesquisa bibliográfica embasada em materiais já existentes. A partir deste levantamento teórico chegou-se aos seguintes resultados. Pode-se dizer que a Transformação Digital teve início com a internet banking que teve seu processo acelerado pelo uso do Móbile Banking em smartphones, com aplicativos que fazem com que as pessoas não precisem mais sair de casa para resolver seus problemas financeiros, elas preferem resolver na palma das mãos mesmo apenas com toques que irão solucionar problemas e tirar dúvidas rapidamente. Foi verificado também que para ser digital o banco precisa implementar as tecnologias que mais vem sendo utilizadas e escolhidas pelo cliente, e potencializar sua aplicação nos processos, produtos e serviços, para que entregue valor ao cliente e gere resultados sustentáveis para a organização. A tendência das organizações é de se aperfeiçoarem cada vez mais, focando sempre a satisfação dos clientes que são a chave para o sucesso destas. A literatura aponta que elas estão buscando este aperfeiçoamento, estão investimento cada vez mais em inovações que fazem com que cada uma passe a frente da outra oferecendo novos produtos que cativem cada vez mais o consumidor. É relevante observar que esta pesquisa nos ensinou que os esforços de desenvolvimento e aplicação de tais tecnologias podem ser feitos de forma compartilhada e, deve também considerar as necessidades dos clientes internos e externos da organização e de seus colaboradores.
id UTFPR-12_1f604ddd05944a11346e16f8c64dc546
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19436
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-23T19:19:01Z2020-11-23T19:19:01Z2018-11-22SILVA, Eliseu da. Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19436O objetivo da presente pesquisa é apresentar uma abordagem teórico-conceitual da questão da transformação digital bancária, com foco nos principais bancos brasileiros. Contextualizado sobre: os conceitos relacionados ao mercado financeiro, bem como os principais bancos que o compõem; a tecnologia bancária, seu processo evolutivo e as contribuições trazidas por ela no processo bancário; a chegada do modelo de negócio bancário contemporâneo: os bancos digitais; as Tecnologias utilizadas que agregam valor ao negócio bancário e provocam a Transformação Digital. O procedimento metodológico aplicado a este estudo foi a pesquisa bibliográfica embasada em materiais já existentes. A partir deste levantamento teórico chegou-se aos seguintes resultados. Pode-se dizer que a Transformação Digital teve início com a internet banking que teve seu processo acelerado pelo uso do Móbile Banking em smartphones, com aplicativos que fazem com que as pessoas não precisem mais sair de casa para resolver seus problemas financeiros, elas preferem resolver na palma das mãos mesmo apenas com toques que irão solucionar problemas e tirar dúvidas rapidamente. Foi verificado também que para ser digital o banco precisa implementar as tecnologias que mais vem sendo utilizadas e escolhidas pelo cliente, e potencializar sua aplicação nos processos, produtos e serviços, para que entregue valor ao cliente e gere resultados sustentáveis para a organização. A tendência das organizações é de se aperfeiçoarem cada vez mais, focando sempre a satisfação dos clientes que são a chave para o sucesso destas. A literatura aponta que elas estão buscando este aperfeiçoamento, estão investimento cada vez mais em inovações que fazem com que cada uma passe a frente da outra oferecendo novos produtos que cativem cada vez mais o consumidor. É relevante observar que esta pesquisa nos ensinou que os esforços de desenvolvimento e aplicação de tais tecnologias podem ser feitos de forma compartilhada e, deve também considerar as necessidades dos clientes internos e externos da organização e de seus colaboradores.The objective of this research is to present a theoretical-conceptual approach to the question of digital banking transformation, focusing on the main Brazilian banks. Contextualized on: the concepts related to the financial market, as well as the main banks that compose it, the banking technology, its evolutionary process and the contributions brought by it in the banking process, the arrival of the contemporary banking business model: digital banks; the Technologies used that add value to the banking business and provoke the Digital Transformation. The methodological procedure applied to this study was the bibliographical research based on already existing materials. From this theoretical survey the following results were obtained. One can say that the Digital Transformation started with internet banking that had its process accelerated by the use of Mobile Banking in smartphones, with applications that make people no longer need to leave the house to solve their financial problems, they prefer to solve in the palm of the hand even with touches that will solve problems and quickly clear doubts. It was also verified that to be digital the bank needs to implement the technologies that are being used and chosen by the customer, and to enhance its application in processes, products and services, so that it delivers value to the client and generate sustainable results for the organization. The tendency of organizations is to improve more and more, always focusing on the satisfaction of the clients that are the key to their success. The literature indicates that they are seeking this improvement, are investing more and more in innovations that make each one pass the front of the other offering new products that increasingly attract the consumer. It is relevant to note that this research has taught us that efforts to develop and apply such technologies can be done in a shared way, and should also consider the needs of internal and external customers of the organization and its employees.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Gestão da Tecnologia da Informação e ComunicaçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOMercado financeiroTecnologia da informaçãoComunicaçãoBancos - AutomaçãoBancos - Serviços ao clienteRedes digitais de serviços integradosMoney marketInformation technologyCommunicationBanks and banking - AutomationBanks and banking - Customer servicesIntegrated services digital networksTransformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Tecnológica Federal do ParanáGestão de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoCuritibaPinheiro Junior, LuizMiziara, Alexandre JorgePinheiro Junior, Luiz.Silva, Eliseuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_GETIC_VII_2018_04.pdfapplication/pdf945534http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19436/1/CT_GETIC_VII_2018_04.pdf8237d5d9de6c6ea41f8668be69f426c4MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19436/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_GETIC_VII_2018_04.pdf.txtExtracted texttext/plain157726http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19436/3/CT_GETIC_VII_2018_04.pdf.txtb34cc6a22d3a330b689720f5a140c7b5MD53THUMBNAILCT_GETIC_VII_2018_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19436/4/CT_GETIC_VII_2018_04.pdf.jpga8c9e60a95b38826a777b644ec2be568MD541/194362020-11-23 17:19:01.749oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T19:19:01Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros
title Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros
spellingShingle Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros
Silva, Eliseu
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Mercado financeiro
Tecnologia da informação
Comunicação
Bancos - Automação
Bancos - Serviços ao cliente
Redes digitais de serviços integrados
Money market
Information technology
Communication
Banks and banking - Automation
Banks and banking - Customer services
Integrated services digital networks
title_short Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros
title_full Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros
title_fullStr Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros
title_full_unstemmed Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros
title_sort Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros
author Silva, Eliseu
author_facet Silva, Eliseu
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro Junior, Luiz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pinheiro Junior, Luiz
dc.contributor.referee3.fl_str_mv .
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliseu
contributor_str_mv Pinheiro Junior, Luiz
Miziara, Alexandre Jorge
Pinheiro Junior, Luiz
.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Mercado financeiro
Tecnologia da informação
Comunicação
Bancos - Automação
Bancos - Serviços ao cliente
Redes digitais de serviços integrados
Money market
Information technology
Communication
Banks and banking - Automation
Banks and banking - Customer services
Integrated services digital networks
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado financeiro
Tecnologia da informação
Comunicação
Bancos - Automação
Bancos - Serviços ao cliente
Redes digitais de serviços integrados
Money market
Information technology
Communication
Banks and banking - Automation
Banks and banking - Customer services
Integrated services digital networks
description O objetivo da presente pesquisa é apresentar uma abordagem teórico-conceitual da questão da transformação digital bancária, com foco nos principais bancos brasileiros. Contextualizado sobre: os conceitos relacionados ao mercado financeiro, bem como os principais bancos que o compõem; a tecnologia bancária, seu processo evolutivo e as contribuições trazidas por ela no processo bancário; a chegada do modelo de negócio bancário contemporâneo: os bancos digitais; as Tecnologias utilizadas que agregam valor ao negócio bancário e provocam a Transformação Digital. O procedimento metodológico aplicado a este estudo foi a pesquisa bibliográfica embasada em materiais já existentes. A partir deste levantamento teórico chegou-se aos seguintes resultados. Pode-se dizer que a Transformação Digital teve início com a internet banking que teve seu processo acelerado pelo uso do Móbile Banking em smartphones, com aplicativos que fazem com que as pessoas não precisem mais sair de casa para resolver seus problemas financeiros, elas preferem resolver na palma das mãos mesmo apenas com toques que irão solucionar problemas e tirar dúvidas rapidamente. Foi verificado também que para ser digital o banco precisa implementar as tecnologias que mais vem sendo utilizadas e escolhidas pelo cliente, e potencializar sua aplicação nos processos, produtos e serviços, para que entregue valor ao cliente e gere resultados sustentáveis para a organização. A tendência das organizações é de se aperfeiçoarem cada vez mais, focando sempre a satisfação dos clientes que são a chave para o sucesso destas. A literatura aponta que elas estão buscando este aperfeiçoamento, estão investimento cada vez mais em inovações que fazem com que cada uma passe a frente da outra oferecendo novos produtos que cativem cada vez mais o consumidor. É relevante observar que esta pesquisa nos ensinou que os esforços de desenvolvimento e aplicação de tais tecnologias podem ser feitos de forma compartilhada e, deve também considerar as necessidades dos clientes internos e externos da organização e de seus colaboradores.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-23T19:19:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-23T19:19:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Eliseu da. Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19436
identifier_str_mv SILVA, Eliseu da. Transformação digital bancária: uma análise dos principais bancos brasileiros. 2018. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19436/1/CT_GETIC_VII_2018_04.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19436/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19436/3/CT_GETIC_VII_2018_04.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19436/4/CT_GETIC_VII_2018_04.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8237d5d9de6c6ea41f8668be69f426c4
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
b34cc6a22d3a330b689720f5a140c7b5
a8c9e60a95b38826a777b644ec2be568
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923038589353984