Benchmarking de motores de jogos 2D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Mateus Tomoo Yonemoto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26107
Resumo: Os motores gratuitos para desenvolvimento de jogos têm sido um elemento chave para a popularização e crescimento do mercado de jogos, uma vez que agilizam o processo de produção, reduzindo complexidade e tempo de implementação. A escolha do motor a ser utilizado em um novo projeto é geralmente apoiada em dois critérios: o conjunto de recursos que oferece e a performance que é possível alcançar no jogo resultante. Construir testes de desempenho que possam aferir a performance de diferentes motores e, dessa forma, ajudar nessa decisão pode ser tornar um problema para os desenvolvedores, pois há um considerável custo de tempo envolvido. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi construir aplicativos de benchmarking (avaliação comparativa) que permitam a realização de perfilamento de performance e testes de estresse sobre recursos de diferentes motores de dois motores open source 2D: Phaser e LÖVE. Para tanto, foram implementados três testes de estresse em sistemas diferentes (Windows, Linux e Android), que permitiram a coleta de dados para uma avaliação comparativa entre os motores. Com base na análise dos resultados, observou-se que o motor LÖVE obteve melhores resultados sobre os critérios de performance estabelecidos. Espera-se que os resultados deste trabalho possam auxiliar desenvolvedores a selecionar o motor mais adequado às suas necessidades.
id UTFPR-12_301c60c9f23db4bb4218ecd8e9127dbe
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26107
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-10-04T18:56:32Z2021-10-04T18:56:32Z2020-11-30PEIXOTO, Mateus Tomoo Yonemoto. Benchmarking de motores de jogos 2D. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26107Os motores gratuitos para desenvolvimento de jogos têm sido um elemento chave para a popularização e crescimento do mercado de jogos, uma vez que agilizam o processo de produção, reduzindo complexidade e tempo de implementação. A escolha do motor a ser utilizado em um novo projeto é geralmente apoiada em dois critérios: o conjunto de recursos que oferece e a performance que é possível alcançar no jogo resultante. Construir testes de desempenho que possam aferir a performance de diferentes motores e, dessa forma, ajudar nessa decisão pode ser tornar um problema para os desenvolvedores, pois há um considerável custo de tempo envolvido. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi construir aplicativos de benchmarking (avaliação comparativa) que permitam a realização de perfilamento de performance e testes de estresse sobre recursos de diferentes motores de dois motores open source 2D: Phaser e LÖVE. Para tanto, foram implementados três testes de estresse em sistemas diferentes (Windows, Linux e Android), que permitiram a coleta de dados para uma avaliação comparativa entre os motores. Com base na análise dos resultados, observou-se que o motor LÖVE obteve melhores resultados sobre os critérios de performance estabelecidos. Espera-se que os resultados deste trabalho possam auxiliar desenvolvedores a selecionar o motor mais adequado às suas necessidades.The free engines for game development have been a key element for the popularization and growth of the games market, since they speed up the production process, reducing complexity and time of implementation. The selection of the engine to be used in a new project is generally supported by two criteria: the set of features it offers and the performance that can be achieved in the resulting game. Building performance tests that can measure the performance of different engines and, thus, help in this decision can be a problem for developers, as there is a considerable cost of time involved. In this context, the objective of this project was to build benchmarking applications (comparative evaluation) that allow the performance profiling and stress tests on resources of different engines of two open source 2D engines: Phaser and LÖVE. To this end, three stress tests were implemented on different systems (Windows, Linux and Android), which allowed data collection for a comparative assessment between the engines. Based on the analysis of the results, it was observed that the LÖVE engine obtained better results on the established performance criteria. It is hoped that the results of this project can assist developers in selecting the most suitable engine for their needs.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCampo MouraoCiência da ComputaçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de ComputaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOJogos eletrônicosSoftware - DesenvolvimentoComputaçãoElectronic gamesComputer software - DevelopmentComputer scienceBenchmarking de motores de jogos 2D2D game engine benchmarkinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCampo MourãoAlmeida, Marcos SilvanoAlmeida, Marcos SilvanoFoleiss, Juliano HenriqueValentin, Lucio GeronimoPeixoto, Mateus Tomoo Yonemotoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALbenchmarkingmotoresjogos.pdfbenchmarkingmotoresjogos.pdfapplication/pdf2753228http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26107/6/benchmarkingmotoresjogos.pdffa412f7b479328a9db15e3d51cc6fabcMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26107/7/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD57TEXTbenchmarkingmotoresjogos.pdf.txtbenchmarkingmotoresjogos.pdf.txtExtracted texttext/plain94402http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26107/8/benchmarkingmotoresjogos.pdf.txt4d49c3ab813c769012c7bbff6cd81512MD58THUMBNAILbenchmarkingmotoresjogos.pdf.jpgbenchmarkingmotoresjogos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26107/9/benchmarkingmotoresjogos.pdf.jpgd61f5686d6a637f9be77054a91184a0fMD591/261072021-10-05 03:05:46.53oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-10-05T06:05:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Benchmarking de motores de jogos 2D
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv 2D game engine benchmarking
title Benchmarking de motores de jogos 2D
spellingShingle Benchmarking de motores de jogos 2D
Peixoto, Mateus Tomoo Yonemoto
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Jogos eletrônicos
Software - Desenvolvimento
Computação
Electronic games
Computer software - Development
Computer science
title_short Benchmarking de motores de jogos 2D
title_full Benchmarking de motores de jogos 2D
title_fullStr Benchmarking de motores de jogos 2D
title_full_unstemmed Benchmarking de motores de jogos 2D
title_sort Benchmarking de motores de jogos 2D
author Peixoto, Mateus Tomoo Yonemoto
author_facet Peixoto, Mateus Tomoo Yonemoto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Marcos Silvano
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, Marcos Silvano
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Foleiss, Juliano Henrique
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Valentin, Lucio Geronimo
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Mateus Tomoo Yonemoto
contributor_str_mv Almeida, Marcos Silvano
Almeida, Marcos Silvano
Foleiss, Juliano Henrique
Valentin, Lucio Geronimo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Jogos eletrônicos
Software - Desenvolvimento
Computação
Electronic games
Computer software - Development
Computer science
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Software - Desenvolvimento
Computação
Electronic games
Computer software - Development
Computer science
description Os motores gratuitos para desenvolvimento de jogos têm sido um elemento chave para a popularização e crescimento do mercado de jogos, uma vez que agilizam o processo de produção, reduzindo complexidade e tempo de implementação. A escolha do motor a ser utilizado em um novo projeto é geralmente apoiada em dois critérios: o conjunto de recursos que oferece e a performance que é possível alcançar no jogo resultante. Construir testes de desempenho que possam aferir a performance de diferentes motores e, dessa forma, ajudar nessa decisão pode ser tornar um problema para os desenvolvedores, pois há um considerável custo de tempo envolvido. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi construir aplicativos de benchmarking (avaliação comparativa) que permitam a realização de perfilamento de performance e testes de estresse sobre recursos de diferentes motores de dois motores open source 2D: Phaser e LÖVE. Para tanto, foram implementados três testes de estresse em sistemas diferentes (Windows, Linux e Android), que permitiram a coleta de dados para uma avaliação comparativa entre os motores. Com base na análise dos resultados, observou-se que o motor LÖVE obteve melhores resultados sobre os critérios de performance estabelecidos. Espera-se que os resultados deste trabalho possam auxiliar desenvolvedores a selecionar o motor mais adequado às suas necessidades.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-04T18:56:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-04T18:56:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEIXOTO, Mateus Tomoo Yonemoto. Benchmarking de motores de jogos 2D. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26107
identifier_str_mv PEIXOTO, Mateus Tomoo Yonemoto. Benchmarking de motores de jogos 2D. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciência da Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Computação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26107/6/benchmarkingmotoresjogos.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26107/7/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26107/8/benchmarkingmotoresjogos.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26107/9/benchmarkingmotoresjogos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fa412f7b479328a9db15e3d51cc6fabc
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
4d49c3ab813c769012c7bbff6cd81512
d61f5686d6a637f9be77054a91184a0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922939462221824