Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Aislan Policarpo Barretos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bedin, Camila Squersato, Buch, Everson
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9471
Resumo: Este trabalho refere-se a proposta de implantação da Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa que comercializa e oferece suporte técnico a equipamentos de topografia e geodésia. O Centro de Serviços da empresa estudada não possui um Sistema de Gestão da Qualidade, nem mesmo procedimentos documentados ou mapeamento dos processos que influenciam diretamente na qualidade dos serviços prestados. A tendência do mercado revela a necessidade de adequar os procedimentos e estrutura da empresa para emissão do Certificado M, o qual apresenta valores dos ângulos, distâncias, seus respectivos erros e desvios padrão, medidos pelo equipamento, quando é realizada a manutenção. Para a emissão do Certificado M, é necessária a autorização da empresa representada pelo Centro de Serviços, a qual exige como pré-requisito a Certificação ISO 9001:2008. Para tanto será feito um estudo da norma com objetivo de adequar a Centro de Serviços no que diz respeito ao cumprimento dos requisitos aplicáveis, bem como estabelecer a documentação necessária. Com a implantação da norma pretende-se estabelecer um Sistema de Gestão da Qualidade que possa garantir a capacidade da empresa realizar serviços de qualidade e, com isso, conseguir autorização da empresa representada para a emissão do Certificado M exigido pelos seus clientes.
id UTFPR-12_321dc30fda315eca7e26089f6ef87ca5
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/9471
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-12T13:40:07Z2020-11-12T13:40:07Z2013-12-18VASCONCELOS, Aislan Policarpo Barretos; BEDIN, Camila Squersato; BUCH, Everson. Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos. 2014. 153 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9471Este trabalho refere-se a proposta de implantação da Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa que comercializa e oferece suporte técnico a equipamentos de topografia e geodésia. O Centro de Serviços da empresa estudada não possui um Sistema de Gestão da Qualidade, nem mesmo procedimentos documentados ou mapeamento dos processos que influenciam diretamente na qualidade dos serviços prestados. A tendência do mercado revela a necessidade de adequar os procedimentos e estrutura da empresa para emissão do Certificado M, o qual apresenta valores dos ângulos, distâncias, seus respectivos erros e desvios padrão, medidos pelo equipamento, quando é realizada a manutenção. Para a emissão do Certificado M, é necessária a autorização da empresa representada pelo Centro de Serviços, a qual exige como pré-requisito a Certificação ISO 9001:2008. Para tanto será feito um estudo da norma com objetivo de adequar a Centro de Serviços no que diz respeito ao cumprimento dos requisitos aplicáveis, bem como estabelecer a documentação necessária. Com a implantação da norma pretende-se estabelecer um Sistema de Gestão da Qualidade que possa garantir a capacidade da empresa realizar serviços de qualidade e, com isso, conseguir autorização da empresa representada para a emissão do Certificado M exigido pelos seus clientes.This work refers to the proposed implementation of ABNT NBR ISO 9001:2008 in central services of a company that sells and provides technical support for surveying and geodetic equipment. The Service Center studied company does not have a Quality Management System, documented procedures or even mapping of processes that directly influence the quality of services provided. The market trend shows the need to tailor the procedures and structure of the company to issue the Certificate M, which presents values of the angles, distances, their errors and standard deviations measured by the equipment when maintenance is performed. For the issuance of the Certificate M, the release of the company represented by the Service Center, which requires as a prerequisite the ISO 9001:2008 certification is required. For such a study of the standard in order to tailor the Service Center with respect to meeting the requirements will be done as well as providing the necessary documentation. With the implementation of the standard is intended to establish a Quality Management System that can ensure the ability of the company to make quality services and thereby achieve authorization from the company represented to the issuance of the Certificate M demanded by their customers.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de EletrotécnicaTecnologia em Mecatrônica IndustrialISO 9001Serviços ao clienteControle de qualidadeISO 9001 StandardCustomer servicesQuality controlProposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaPinto, Ubiradir MendesVasconcelos, Aislan Policarpo BarretosBedin, Camila SquersatoBuch, Eversonreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_COMET_2013_2_11.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1365http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9471/1/CT_COMET_2013_2_11.pdf.jpg9c77b9c7cccc2b6472f8e7c6ea007c9cMD51ORIGINALCT_COMET_2013_2_11.pdfapplication/pdf5815441http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9471/2/CT_COMET_2013_2_11.pdfc9065119950a8ecbc76b2a95c4edc03cMD52LICENSElicense.txttext/plain1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9471/3/license.txt009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483aMD53TEXTCT_COMET_2013_2_11.pdf.txtExtracted texttext/plain125720http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9471/4/CT_COMET_2013_2_11.pdf.txt0f8873611df612f13295dcf62513ad5bMD541/94712020-11-12 11:40:07.272oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T13:40:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos
title Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos
spellingShingle Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos
Vasconcelos, Aislan Policarpo Barretos
Tecnologia em Mecatrônica Industrial
ISO 9001
Serviços ao cliente
Controle de qualidade
ISO 9001 Standard
Customer services
Quality control
title_short Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos
title_full Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos
title_fullStr Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos
title_full_unstemmed Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos
title_sort Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos
author Vasconcelos, Aislan Policarpo Barretos
author_facet Vasconcelos, Aislan Policarpo Barretos
Bedin, Camila Squersato
Buch, Everson
author_role author
author2 Bedin, Camila Squersato
Buch, Everson
author2_role author
author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Ubiradir Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Aislan Policarpo Barretos
Bedin, Camila Squersato
Buch, Everson
contributor_str_mv Pinto, Ubiradir Mendes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Tecnologia em Mecatrônica Industrial
topic Tecnologia em Mecatrônica Industrial
ISO 9001
Serviços ao cliente
Controle de qualidade
ISO 9001 Standard
Customer services
Quality control
dc.subject.por.fl_str_mv ISO 9001
Serviços ao cliente
Controle de qualidade
ISO 9001 Standard
Customer services
Quality control
description Este trabalho refere-se a proposta de implantação da Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa que comercializa e oferece suporte técnico a equipamentos de topografia e geodésia. O Centro de Serviços da empresa estudada não possui um Sistema de Gestão da Qualidade, nem mesmo procedimentos documentados ou mapeamento dos processos que influenciam diretamente na qualidade dos serviços prestados. A tendência do mercado revela a necessidade de adequar os procedimentos e estrutura da empresa para emissão do Certificado M, o qual apresenta valores dos ângulos, distâncias, seus respectivos erros e desvios padrão, medidos pelo equipamento, quando é realizada a manutenção. Para a emissão do Certificado M, é necessária a autorização da empresa representada pelo Centro de Serviços, a qual exige como pré-requisito a Certificação ISO 9001:2008. Para tanto será feito um estudo da norma com objetivo de adequar a Centro de Serviços no que diz respeito ao cumprimento dos requisitos aplicáveis, bem como estabelecer a documentação necessária. Com a implantação da norma pretende-se estabelecer um Sistema de Gestão da Qualidade que possa garantir a capacidade da empresa realizar serviços de qualidade e, com isso, conseguir autorização da empresa representada para a emissão do Certificado M exigido pelos seus clientes.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-12T13:40:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-12T13:40:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VASCONCELOS, Aislan Policarpo Barretos; BEDIN, Camila Squersato; BUCH, Everson. Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos. 2014. 153 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9471
identifier_str_mv VASCONCELOS, Aislan Policarpo Barretos; BEDIN, Camila Squersato; BUCH, Everson. Proposta de implantação da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 no centro de serviços de uma empresa especializada em equipamentos topográficos. 2014. 153 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Eletrotécnica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9471/1/CT_COMET_2013_2_11.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9471/2/CT_COMET_2013_2_11.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9471/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9471/4/CT_COMET_2013_2_11.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c77b9c7cccc2b6472f8e7c6ea007c9c
c9065119950a8ecbc76b2a95c4edc03c
009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483a
0f8873611df612f13295dcf62513ad5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922922261381120