Efetividade do marketing digital direto
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19348 |
Resumo: | Em consequência do acelerado processo de globalização e as novas tendências tecnológicas e de consumo, as organizações tem buscado novas formas de comunicação com a sociedade e necessitam cada vez mais adaptar-se a estas mudanças, atraindo e fidelizando clientes com novos formatos de marketing. Com o advento da evolução da tecnologia da informação e comunicação, o Marketing direto que tem como base a informação, passou a ocupar novos espaços nas últimas décadas. Beneficiado pela facilidade do contato com o potencial público formado por grandes bancos de dados, as informações obtidas permitem segmentar clientes estratificados por grupos. O diferencial desta modalidade de marketing é o contato direto e instantâneo e até por vezes involuntário por parte dos futuros consumidores. A forma marketing digital atinge nomes de pessoas e contatos por canais de relacionamento tais como, e-mails, redes sociais e nos sites de modo geral. Nesta configuração as organizações devem ter o cuidado e a prudência ao se utilizar dos canais virtuais, pois poderão ser punidas e oneradas por custos de ações judiciais em conformidade com o código de regulamentação do marketing digital. Além de ter sua imagem comprometida por saturar seus contatos, apresentando ofertas que não são do interesse. O marketing digital direto pode ser um caminho para dar amplitude para as organizações e atingir um público maior e de visibilidade e credibilidade. A questão que se discute neste estudo é se este tipo de comunicação vem sendo efetiva e se provoca relacionamento com os clientes de forma continuada. A presente pesquisa é de caráter exploratório e se utilizou do instrumento de levantamento de dados por questionário com grupo de usuários da internet que recebem ou tem algum tipo de contato com este tipo de marketing. Os resultados obtidos apontam para uma população que utiliza diariamente a internet como parte de suas atividades cotidianas, seja para comprar, vender, distribuir, buscar informações, participar de redes sociais ou simplesmente para se entreter. Aponta ainda, certo desconforto com a forma invasiva com que estes espaços tem sido utilizados, seja para divulgação de produtos serviços ou simplesmente captura de informações que são colocadas aos consumidores potenciais, de maneira insistente quando estes acessam os sites. Ou seja, atualmente, ao acessar sites de propaganda os usuários são automaticamente incluídos neste cadastro e passam a ser alvo desta forma de publicidade. Desta forma, o problema em estudo que se pretende investigar é se o marketing virtual direto está entre as melhores estratégias de marketing para alavancar as vendas da empresa. |
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2020-11-23T18:59:54Z2020-11-23T18:59:54Z2013-08-16LIMA, Marcos Vinicius Alberton de. Efetividade do marketing digital direto. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19348porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Gestão e EconomiaGestão de NegóciosMarketingMarketing na InternetComércio eletrônicoMarketingInternet marketingElectronic commerceEfetividade do marketing digital diretoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEm consequência do acelerado processo de globalização e as novas tendências tecnológicas e de consumo, as organizações tem buscado novas formas de comunicação com a sociedade e necessitam cada vez mais adaptar-se a estas mudanças, atraindo e fidelizando clientes com novos formatos de marketing. Com o advento da evolução da tecnologia da informação e comunicação, o Marketing direto que tem como base a informação, passou a ocupar novos espaços nas últimas décadas. Beneficiado pela facilidade do contato com o potencial público formado por grandes bancos de dados, as informações obtidas permitem segmentar clientes estratificados por grupos. O diferencial desta modalidade de marketing é o contato direto e instantâneo e até por vezes involuntário por parte dos futuros consumidores. A forma marketing digital atinge nomes de pessoas e contatos por canais de relacionamento tais como, e-mails, redes sociais e nos sites de modo geral. Nesta configuração as organizações devem ter o cuidado e a prudência ao se utilizar dos canais virtuais, pois poderão ser punidas e oneradas por custos de ações judiciais em conformidade com o código de regulamentação do marketing digital. Além de ter sua imagem comprometida por saturar seus contatos, apresentando ofertas que não são do interesse. O marketing digital direto pode ser um caminho para dar amplitude para as organizações e atingir um público maior e de visibilidade e credibilidade. A questão que se discute neste estudo é se este tipo de comunicação vem sendo efetiva e se provoca relacionamento com os clientes de forma continuada. A presente pesquisa é de caráter exploratório e se utilizou do instrumento de levantamento de dados por questionário com grupo de usuários da internet que recebem ou tem algum tipo de contato com este tipo de marketing. Os resultados obtidos apontam para uma população que utiliza diariamente a internet como parte de suas atividades cotidianas, seja para comprar, vender, distribuir, buscar informações, participar de redes sociais ou simplesmente para se entreter. Aponta ainda, certo desconforto com a forma invasiva com que estes espaços tem sido utilizados, seja para divulgação de produtos serviços ou simplesmente captura de informações que são colocadas aos consumidores potenciais, de maneira insistente quando estes acessam os sites. Ou seja, atualmente, ao acessar sites de propaganda os usuários são automaticamente incluídos neste cadastro e passam a ser alvo desta forma de publicidade. Desta forma, o problema em estudo que se pretende investigar é se o marketing virtual direto está entre as melhores estratégias de marketing para alavancar as vendas da empresa.CuritibaRasoto, Vanessa IshikawaCarvalho, Hilda Alberton deLima, Marcos Vinícius Alberton dereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_GN_VII_2012_1_08.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1378http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19348/1/CT_GN_VII_2012_1_08.pdf.jpg83b1b155ef9e62b1102ad9e41a9d31f9MD51ORIGINALCT_GN_VII_2012_1_08.pdfapplication/pdf1027483http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19348/2/CT_GN_VII_2012_1_08.pdfd58e626f974e18b4b8d4d4a8e42a2936MD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19348/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTCT_GN_VII_2012_1_08.pdf.txtExtracted texttext/plain57494http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19348/4/CT_GN_VII_2012_1_08.pdf.txt388fccd6b972dffbada44c3239876104MD541/193482020-11-23 16:59:54.606oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T18:59:54Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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Em consequência do acelerado processo de globalização e as novas tendências tecnológicas e de consumo, as organizações tem buscado novas formas de comunicação com a sociedade e necessitam cada vez mais adaptar-se a estas mudanças, atraindo e fidelizando clientes com novos formatos de marketing. Com o advento da evolução da tecnologia da informação e comunicação, o Marketing direto que tem como base a informação, passou a ocupar novos espaços nas últimas décadas. Beneficiado pela facilidade do contato com o potencial público formado por grandes bancos de dados, as informações obtidas permitem segmentar clientes estratificados por grupos. O diferencial desta modalidade de marketing é o contato direto e instantâneo e até por vezes involuntário por parte dos futuros consumidores. A forma marketing digital atinge nomes de pessoas e contatos por canais de relacionamento tais como, e-mails, redes sociais e nos sites de modo geral. Nesta configuração as organizações devem ter o cuidado e a prudência ao se utilizar dos canais virtuais, pois poderão ser punidas e oneradas por custos de ações judiciais em conformidade com o código de regulamentação do marketing digital. Além de ter sua imagem comprometida por saturar seus contatos, apresentando ofertas que não são do interesse. O marketing digital direto pode ser um caminho para dar amplitude para as organizações e atingir um público maior e de visibilidade e credibilidade. A questão que se discute neste estudo é se este tipo de comunicação vem sendo efetiva e se provoca relacionamento com os clientes de forma continuada. A presente pesquisa é de caráter exploratório e se utilizou do instrumento de levantamento de dados por questionário com grupo de usuários da internet que recebem ou tem algum tipo de contato com este tipo de marketing. Os resultados obtidos apontam para uma população que utiliza diariamente a internet como parte de suas atividades cotidianas, seja para comprar, vender, distribuir, buscar informações, participar de redes sociais ou simplesmente para se entreter. Aponta ainda, certo desconforto com a forma invasiva com que estes espaços tem sido utilizados, seja para divulgação de produtos serviços ou simplesmente captura de informações que são colocadas aos consumidores potenciais, de maneira insistente quando estes acessam os sites. Ou seja, atualmente, ao acessar sites de propaganda os usuários são automaticamente incluídos neste cadastro e passam a ser alvo desta forma de publicidade. Desta forma, o problema em estudo que se pretende investigar é se o marketing virtual direto está entre as melhores estratégias de marketing para alavancar as vendas da empresa. |
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