Implantação de trens logísticos em linhas de montagem de motores elétricos
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18787 |
Resumo: | No cenário atual as empresas que buscam destacar-se mundialmente necessitam diminuir ao máximo os desperdícios em seus processos produtivos. Buscando diminuir um destes desperdícios, o tempo de fabricação, a empresa WEG vem desenvolvendo um estudo sobre a implementação de trens logísticos (Mizusumashi) em suas unidades montadoras. O presente trabalho tem como objetivo principal identificar as mudanças ocorridas com a implementação do Mizusumashi em uma unidade montadora de motores elétricos da empresa WEG e como objetivos específicos tem-se abordar as diferenças entre os sistemas de produção conhecidos, apresentar a metodologia de trabalho utilizada pela Toyota para a implementação do Mizusumashi e quais as principais melhorias esperadas com isto. A implementação do trem logístico na linha de montagem de motores da Fábrica III iniciou com a coleta de dados, realizada com o de históricos fornecidos pelo PCP da fábrica e posteriormente avaliação de diferentes cenários possíveis. Com os históricos foram definidos os tempos de processo, takt. Foi definido qual seria a composição de cada trem logístico para linha de montagem e quais os percursos a serem feitos. Após a definição da composição foram realizados testes cronometrados para definir os tempos necessários para abastecimento dos trens nos mercados e nas bordas de linhas dados estes que foram utilizados para a determinação da quantidade de trens necessários para cada linha. Ao término da implantação do Mizusumashi concluiu-se que o ritmo de trabalho tornou-se mais equilibrado, o tempo disponível para a fabricação dos motores teve um melhor aproveitamento já que atividades que antes não agregavam valor ao produto final foram cortadas. Os gastos com empilhadeiras e o número delas trabalhando dentro da fábrica foram diminuídos, passaram de 7 para apenas 4 empilhadeiras. O controle de estoque tornou-se mais fácil e simples. A implementação do Mizusumashi na Fábrica III mostrou-se de grande valor para toda a empresa WEG e serviu de laboratório de testes que posteriormente foram utilizados para a criação de documentos com normas e diretrizes para a implementação do processo de Mizusumashi em outras unidades fabris o que valida o objetivo principal do presente trabalho. Com toda certeza este é apenas o início de uma longa caminhada de pequenas conquistas e melhorias diárias que no futuro trarão grandes resultados. |
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2020-11-23T12:59:40Z2020-11-23T12:59:40Z2017-03-04PARIS, Jean Cacio de. Implantação de trens logísticos em linhas de montagem de motores elétricos. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18787No cenário atual as empresas que buscam destacar-se mundialmente necessitam diminuir ao máximo os desperdícios em seus processos produtivos. Buscando diminuir um destes desperdícios, o tempo de fabricação, a empresa WEG vem desenvolvendo um estudo sobre a implementação de trens logísticos (Mizusumashi) em suas unidades montadoras. O presente trabalho tem como objetivo principal identificar as mudanças ocorridas com a implementação do Mizusumashi em uma unidade montadora de motores elétricos da empresa WEG e como objetivos específicos tem-se abordar as diferenças entre os sistemas de produção conhecidos, apresentar a metodologia de trabalho utilizada pela Toyota para a implementação do Mizusumashi e quais as principais melhorias esperadas com isto. A implementação do trem logístico na linha de montagem de motores da Fábrica III iniciou com a coleta de dados, realizada com o de históricos fornecidos pelo PCP da fábrica e posteriormente avaliação de diferentes cenários possíveis. Com os históricos foram definidos os tempos de processo, takt. Foi definido qual seria a composição de cada trem logístico para linha de montagem e quais os percursos a serem feitos. Após a definição da composição foram realizados testes cronometrados para definir os tempos necessários para abastecimento dos trens nos mercados e nas bordas de linhas dados estes que foram utilizados para a determinação da quantidade de trens necessários para cada linha. Ao término da implantação do Mizusumashi concluiu-se que o ritmo de trabalho tornou-se mais equilibrado, o tempo disponível para a fabricação dos motores teve um melhor aproveitamento já que atividades que antes não agregavam valor ao produto final foram cortadas. Os gastos com empilhadeiras e o número delas trabalhando dentro da fábrica foram diminuídos, passaram de 7 para apenas 4 empilhadeiras. O controle de estoque tornou-se mais fácil e simples. A implementação do Mizusumashi na Fábrica III mostrou-se de grande valor para toda a empresa WEG e serviu de laboratório de testes que posteriormente foram utilizados para a criação de documentos com normas e diretrizes para a implementação do processo de Mizusumashi em outras unidades fabris o que valida o objetivo principal do presente trabalho. Com toda certeza este é apenas o início de uma longa caminhada de pequenas conquistas e melhorias diárias que no futuro trarão grandes resultados.In the current scenario as companies that seek to excel in the world, they need to minimize the waste in their production processes. Seeking to reduce one of these wastes, the manufacturing time, a WEG company has been developing a study on an implementation of logistic trains (Mizusumashi) in its assembly plants. The main objective of this work is to identify how changes occurred with an implementation of Mizusumashi in an electric motors production unit of the company WEG and as specific objectives have been approached as the differences between the known production systems, present a methodology of work Toyota for an implementation of Mizusumashi and which ones as main preferences with this one. The implementation of the logistics train in the factory assembly line of engines began with a data collection, carried out with the data provided by the factory PCP and subsequent evaluation of different possible scenarios. With the histories were fixed in times of process, were obtained qualified for each of the logistic elements for the assembly line and which are routes to be made. After defining the chronometric tests formulation to define the time needed to supply the trains in the markets and the edges of data lines, which were used to determine the number of trains needed for each line. At the end of the implementation of Mizusumashi it was concluded that The pace of work became more balanced, the time available for an engine manufacturing had a better use than companies that previously did not add value to the final product were cut. The expenses with forklifts and the number of them working inside the factory were reduced, going from 7 to only 4 forklifts. Stock control has become easier and simpler. The implementation of Mizusumashi in Plant III proved to be of great value for the entire WEG company and served as a testing laboratory that was subsequently used to create documents with standards and guidelines for an implementation of the Mizusumashi process in other manufacturing plants. Validity or main objective of the present work. For sure this is just the beginning of a long walk of small conquests and better diaries that will not future bring great results.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Engenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOLogísticaProcessos de fabricaçãoMotores elétricos - IndústriasProdução enxutaInstalações industriais - LayoutLogisticsManufacturing processesElectric motors - IndustriesLean manufacturingPlant layoutImplantação de trens logísticos em linhas de montagem de motores elétricosImplementation of logistics trains in electric motor assembly linesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaWeller, Tiago RodriguesWeller, Tiago RodriguesMarçal, Rui Francisco MartinsTonon, LeonardoParis, Jean Cacio deinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CEEP_I_2017_17.pdfapplication/pdf2136228http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18787/1/CT_CEEP_I_2017_17.pdf360628ccaeda55c2d876d9da523a4d05MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18787/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CEEP_I_2017_17.pdf.txtExtracted texttext/plain65022http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18787/3/CT_CEEP_I_2017_17.pdf.txt169b1d1a7d7b8ee0522fa58cb5343b84MD53THUMBNAILCT_CEEP_I_2017_17.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18787/4/CT_CEEP_I_2017_17.pdf.jpg90cbe1612e345cee4e04c93bf0d113d3MD541/187872020-11-23 10:59:40.176oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T12:59:40Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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