Análise das estratégias de marketing nas construções de edifícios no centro de Curitiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19082 |
Resumo: | A principal premissa foi a abordagem e consequente estudo das estratégias de marketing adotadas por incorporadores em edifícios que estão em construção no centro de Curitiba. A metodologia adotada compreendeu mapeamento da região e aplicação de questionários pontuais para funcionários das empresas identificadas com empreendimentos em construção na região estudada. Foi possível analisar e concatenar as informações obtidas com o pretexto de se observar as diferentes premissas dentro do planejamento de mercado das construtoras e quais as estratégias de marketing mais eficazes na venda de apartamentos residenciais. Essencialmente, um pleno gerenciamento de marketing, tomando-se como base o composto de marketing com seus 4 P´s, considera a avaliação de interferências na qualidade e desempenho das unidades residenciais entregues, a finalização de valores acatando licenças ambientais e perda de potencial construtivo em detrimento do aumento do preço final, a implantação no mercado geográfico que possibilite ao morador final acessar os espaços urbanos próximos com transporte público ou raio máximo para deslocamento a pé e o enaltecimento dos valores ecológicos e sustentáveis que medidas tomadas durante o projeto, a obra e a manutenção predial auxiliam no máximo desempenho dos edifícios. |
id |
UTFPR-12_3ad690c5d57632232842523de986016d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19082 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-23T14:06:06Z2013-07-06BUFFARA, Thiago Macaggi Behet. Análise das estratégias de marketing nas construções de edifícios no centro de Curitiba. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19082A principal premissa foi a abordagem e consequente estudo das estratégias de marketing adotadas por incorporadores em edifícios que estão em construção no centro de Curitiba. A metodologia adotada compreendeu mapeamento da região e aplicação de questionários pontuais para funcionários das empresas identificadas com empreendimentos em construção na região estudada. Foi possível analisar e concatenar as informações obtidas com o pretexto de se observar as diferentes premissas dentro do planejamento de mercado das construtoras e quais as estratégias de marketing mais eficazes na venda de apartamentos residenciais. Essencialmente, um pleno gerenciamento de marketing, tomando-se como base o composto de marketing com seus 4 P´s, considera a avaliação de interferências na qualidade e desempenho das unidades residenciais entregues, a finalização de valores acatando licenças ambientais e perda de potencial construtivo em detrimento do aumento do preço final, a implantação no mercado geográfico que possibilite ao morador final acessar os espaços urbanos próximos com transporte público ou raio máximo para deslocamento a pé e o enaltecimento dos valores ecológicos e sustentáveis que medidas tomadas durante o projeto, a obra e a manutenção predial auxiliam no máximo desempenho dos edifícios.The main premise was the approach and subsequent study of the marketing strategies adopted by developers in buildings that are under construction in downtown Curitiba. The methodology comprised mapping the region and apply questionnaires specific to employees of the companies identified with developments under construction in the region studied. Parse and concatenate the information obtained on the pretext of observing the different assumptions in the planning of the construction market and what the most effective marketing strategies in the sale of residential apartments. Essentially, a full marketing management taking as basis the marketing mix with its 4 P's considers evaluation of interference in the quality and performance of the residential units delivered, the finalization of values accepting environmental licenses and loss of potential constructive expense of increasing the final price, the geographic market deployment that enables the end resident access to nearby urban public transportation or maximum radius for going on foot and enhancement of the ecological and sustainable measures taken during the project, the work and maintenance assist in building maximum performance of buildings.5000porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Construção CivilGerenciamento de ObrasMarketingMarketing - PlanejamentoPlanejamento estratégicoConstrução civilMarketingMarketing - PlanningStrategic planningBuildingAnálise das estratégias de marketing nas construções de edifícios no centro de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaMagalhães, Ana Cristina MacedoBuffara, Thiago Macaggi Behetreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_GEOB_XVIII_2013_17.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19082/1/CT_GEOB_XVIII_2013_17.pdf.jpg8f51f3c3510d9150b36f67e67b4f18e8MD51ORIGINALCT_GEOB_XVIII_2013_17.pdfapplication/pdf3433297http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19082/2/CT_GEOB_XVIII_2013_17.pdfd1bf02155bcb4e9324d0e20280311266MD52LICENSElicense.txttext/plain1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19082/3/license.txt009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483aMD53TEXTCT_GEOB_XVIII_2013_17.pdf.txtExtracted texttext/plain44830http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19082/4/CT_GEOB_XVIII_2013_17.pdf.txt6f31459c55c300e04e783ac590609ec1MD541/190822020-11-23 12:06:07.453oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T14:06:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise das estratégias de marketing nas construções de edifícios no centro de Curitiba |
title |
Análise das estratégias de marketing nas construções de edifícios no centro de Curitiba |
spellingShingle |
Análise das estratégias de marketing nas construções de edifícios no centro de Curitiba Buffara, Thiago Macaggi Behet Gerenciamento de Obras Marketing Marketing - Planejamento Planejamento estratégico Construção civil Marketing Marketing - Planning Strategic planning Building |
title_short |
Análise das estratégias de marketing nas construções de edifícios no centro de Curitiba |
title_full |
Análise das estratégias de marketing nas construções de edifícios no centro de Curitiba |
title_fullStr |
Análise das estratégias de marketing nas construções de edifícios no centro de Curitiba |
title_full_unstemmed |
Análise das estratégias de marketing nas construções de edifícios no centro de Curitiba |
title_sort |
Análise das estratégias de marketing nas construções de edifícios no centro de Curitiba |
author |
Buffara, Thiago Macaggi Behet |
author_facet |
Buffara, Thiago Macaggi Behet |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Magalhães, Ana Cristina Macedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buffara, Thiago Macaggi Behet |
contributor_str_mv |
Magalhães, Ana Cristina Macedo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Gerenciamento de Obras |
topic |
Gerenciamento de Obras Marketing Marketing - Planejamento Planejamento estratégico Construção civil Marketing Marketing - Planning Strategic planning Building |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing - Planejamento Planejamento estratégico Construção civil Marketing Marketing - Planning Strategic planning Building |
description |
A principal premissa foi a abordagem e consequente estudo das estratégias de marketing adotadas por incorporadores em edifícios que estão em construção no centro de Curitiba. A metodologia adotada compreendeu mapeamento da região e aplicação de questionários pontuais para funcionários das empresas identificadas com empreendimentos em construção na região estudada. Foi possível analisar e concatenar as informações obtidas com o pretexto de se observar as diferentes premissas dentro do planejamento de mercado das construtoras e quais as estratégias de marketing mais eficazes na venda de apartamentos residenciais. Essencialmente, um pleno gerenciamento de marketing, tomando-se como base o composto de marketing com seus 4 P´s, considera a avaliação de interferências na qualidade e desempenho das unidades residenciais entregues, a finalização de valores acatando licenças ambientais e perda de potencial construtivo em detrimento do aumento do preço final, a implantação no mercado geográfico que possibilite ao morador final acessar os espaços urbanos próximos com transporte público ou raio máximo para deslocamento a pé e o enaltecimento dos valores ecológicos e sustentáveis que medidas tomadas durante o projeto, a obra e a manutenção predial auxiliam no máximo desempenho dos edifícios. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-23T14:06:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BUFFARA, Thiago Macaggi Behet. Análise das estratégias de marketing nas construções de edifícios no centro de Curitiba. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19082 |
identifier_str_mv |
BUFFARA, Thiago Macaggi Behet. Análise das estratégias de marketing nas construções de edifícios no centro de Curitiba. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Construção Civil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19082/1/CT_GEOB_XVIII_2013_17.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19082/2/CT_GEOB_XVIII_2013_17.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19082/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19082/4/CT_GEOB_XVIII_2013_17.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f51f3c3510d9150b36f67e67b4f18e8 d1bf02155bcb4e9324d0e20280311266 009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483a 6f31459c55c300e04e783ac590609ec1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923057580113920 |