Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4979 |
Resumo: | Acompanha produção técnica: Site educacional: https://najelaujiie.wixsite.com/enfoquects |
id |
UTFPR-12_3d5bdf498af4e145ce028bdf938bb281 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4979 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-05-27T22:20:42Z2020-05-27T22:20:42Z2020-03-26UJIIE, Nájela Tavares. Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4979Acompanha produção técnica: Site educacional: https://najelaujiie.wixsite.com/enfoquectsAs pesquisas relacionadas ao ensino de ciências vêm aumentando na contemporaneidade, envolvendo as concepções, tendências, questionamentos, metodologias, aspectos formativos entre outros estudos direcionados a melhoria da qualidade dos processos de ensino-aprendizagem na área da ciência. Assim, ao longo desta tese, temos por objetivo promover uma formação continuada na Educação Infantil, visando à alfabetização científica e tecnológica por meio do enfoque CTS. O estudo tem ancoragem metodológica na pesquisa qualitativa, subsidiada pela pesquisa-ação formativa e educativa. Com afinco de cumprir sua finalidade, a pesquisa apresenta uma discussão teórica do enfoque ciência, tecnologia e sociedade e sua possível aplicabilidade junto a Educação Infantil, corroborando a formação de professores e a formação integral da criança da primeira infância. Em seu delineamento consolidou em três fases formativas e educativas, que totalizaram 100 horas: 1. Diagnóstico inicial e formação teórico-prática; 2. Elaboração teórico-prática; e, 3. Validação e documentação pedagógica. Em todas as fases foram respeitados os imperativos éticos da pesquisa e o estabelecimento de diálogo e colaboração entre os sujeitos implicados pelo contexto, em especial, o professor formador (Ensino Superior) e professores consolidados (Educação Básica). O percurso trilhado contou com a construção de um portfólio coletivo, amparado pela documentação pedagógica como fonte de acompanhamento, análise e avaliação, o qual se transmutou ao termino da pesquisa/formação, configurando o produto didático-pedagógico da tese: um site educacional. A efetivação da pesquisa demonstrou contribuição significativa para a formação permanente dos professores e seu desenvolvimento profissional e, para a seara do ensino de ciência num enfoque CTS. Além disso, fez emergir reflexões salutares ao contexto e promoveu satisfação profissional na concretização de autoria, o que proporcionou aos partícipes da pesquisa ser professores e cientistas da educação ao materializar a práxis pedagógica em seu cotidiano educativo.The researches related to the sciences teaching have been increasing in the contemporaneity, involving frames, tendencies, inquiring, methodologies, formative features in several studies directed to the quality improvement in teaching-learning processes at science area. Thus, throughout this thesis, a qualitative study supported by formative and educational action-research, through primary teachers continuous education context at CTS approach. The study has a methodological anchor in qualitative research, supported by formative and educational action research. In order to fulfill its purpose, the research presents a theoretical discussion of the science, technology and society approach also with possible applicability to Childhood Education, corroborating the training of teachers and comprehensive childhood education of the early child. In its design, it consolidated into three formative and educational phases, which totaled 100 hours: 1. Initial diagnosis and theoretical and practical training; 2. Planning and theoretical-practical elaboration; and, 3. Validation, pedagogical documentation and evaluation. In all phases, the ethical imperatives of research were respected and the establishment of dialogue and collaboration between the subjects involved in the context, in particular, the trainer teacher (Higher Education) and consolidated teachers (Basic Education). The route followed included the construction of a collective portfolio, supported by pedagogical documentation as a source of monitoring, analysis and evaluation, which was transmuted at the end of the research / training, configuring the didactic-pedagogical product of the thesis: an educational website. The research achievement has demonstrated a significant contribution to the continuing education for teachers and their professional development, and also to the field of science teaching at CTS approach. Furthermore, healthy reflections emerged in the context and promoted professional satisfaction in the realization of authorship, which enabled to people that take part of research to be teachers and education scientists when materializing the pedagogical praxis in their educational routine.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e TecnologiaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANASEngenharia/Tecnologia/GestãoProfessores - FormaçãoEducação permanenteEducação de criançasCiência - Estudo e ensinoCiência - Aspectos sociaisTecnologia - Aspectos sociaisAlfabetizaçãoTeachers, Training ofContinuing educationEarly childhood educationScience - Study and teachingScience - Social aspectsTechnology - Social aspectsLiteracyFormação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTSPrimary teacher’s continuous training at CTS approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPonta GrossaPinheiro, Nilcéia Aparecida Macielhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472http://lattes.cnpq.br/9560346396921728Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira dehttps://orcid.org/0000-0002-8619-7558http://lattes.cnpq.br/6507718848252634Lorenzetti, Leonirhttps://orcid.org/0000-0002-0208-2965http://lattes.cnpq.br/3543012935264915Frasson, Antonio Carloshttps://orcid.org/0000-0001-7485-0284http://lattes.cnpq.br/4888650601323596Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiattohttps://orcid.org/0000-0002-0432-5182http://lattes.cnpq.br/4964620822134669Pinheiro, Nilcéia Aparecida Macielhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472http://lattes.cnpq.br/9560346396921728https://orcid.org/0000-0003-3405-4894http://lattes.cnpq.br/1242945275956878Ujiie, Nájela Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALformacacontinuadaprofessoresenfoquects.pdfapplication/pdf7043294http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4979/1/formacacontinuadaprofessoresenfoquects.pdfaa1ffb1cdb29e0eaf30f0cc12ee28e54MD51formacacontinuadaprofessoresenfoquects_1.pdfapplication/pdf120487http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4979/2/formacacontinuadaprofessoresenfoquects_1.pdf75c385b435a0a91607730cd1370e3970MD52TEXTformacacontinuadaprofessoresenfoquects.pdf.txtformacacontinuadaprofessoresenfoquects.pdf.txtExtracted texttext/plain435968http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4979/3/formacacontinuadaprofessoresenfoquects.pdf.txtac77bd0212b6a8a03b50800bfa46d7abMD53formacacontinuadaprofessoresenfoquects_1.pdf.txtformacacontinuadaprofessoresenfoquects_1.pdf.txtExtracted texttext/plain99http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4979/5/formacacontinuadaprofessoresenfoquects_1.pdf.txt2814403d4edf81a8731f8cfd2fefa624MD55THUMBNAILformacacontinuadaprofessoresenfoquects.pdf.jpgformacacontinuadaprofessoresenfoquects.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4979/4/formacacontinuadaprofessoresenfoquects.pdf.jpge7849f462236ec5650498cb990d1aed8MD54formacacontinuadaprofessoresenfoquects_1.pdf.jpgformacacontinuadaprofessoresenfoquects_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1436http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4979/6/formacacontinuadaprofessoresenfoquects_1.pdf.jpg49e125d33750920c1cfa8c8fb753b266MD561/49792020-05-28 03:01:00.416oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4979Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-05-28T06:01Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Primary teacher’s continuous training at CTS approach |
title |
Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS |
spellingShingle |
Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS Ujiie, Nájela Tavares CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Professores - Formação Educação permanente Educação de crianças Ciência - Estudo e ensino Ciência - Aspectos sociais Tecnologia - Aspectos sociais Alfabetização Teachers, Training of Continuing education Early childhood education Science - Study and teaching Science - Social aspects Technology - Social aspects Literacy Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS |
title_full |
Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS |
title_fullStr |
Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS |
title_sort |
Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS |
author |
Ujiie, Nájela Tavares |
author_facet |
Ujiie, Nájela Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3313-1472 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9560346396921728 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8619-7558 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6507718848252634 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lorenzetti, Leonir |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0208-2965 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3543012935264915 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Frasson, Antonio Carlos |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7485-0284 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4888650601323596 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0432-5182 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4964620822134669 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3313-1472 |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9560346396921728 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3405-4894 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1242945275956878 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ujiie, Nájela Tavares |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de Lorenzetti, Leonir Frasson, Antonio Carlos Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Professores - Formação Educação permanente Educação de crianças Ciência - Estudo e ensino Ciência - Aspectos sociais Tecnologia - Aspectos sociais Alfabetização Teachers, Training of Continuing education Early childhood education Science - Study and teaching Science - Social aspects Technology - Social aspects Literacy Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação permanente Educação de crianças Ciência - Estudo e ensino Ciência - Aspectos sociais Tecnologia - Aspectos sociais Alfabetização Teachers, Training of Continuing education Early childhood education Science - Study and teaching Science - Social aspects Technology - Social aspects Literacy |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
Acompanha produção técnica: Site educacional: https://najelaujiie.wixsite.com/enfoquects |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-27T22:20:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-27T22:20:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
UJIIE, Nájela Tavares. Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4979 |
identifier_str_mv |
UJIIE, Nájela Tavares. Formação continuada de professores da educação infantil num enfoque CTS. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4979/1/formacacontinuadaprofessoresenfoquects.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4979/2/formacacontinuadaprofessoresenfoquects_1.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4979/3/formacacontinuadaprofessoresenfoquects.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4979/5/formacacontinuadaprofessoresenfoquects_1.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4979/4/formacacontinuadaprofessoresenfoquects.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4979/6/formacacontinuadaprofessoresenfoquects_1.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa1ffb1cdb29e0eaf30f0cc12ee28e54 75c385b435a0a91607730cd1370e3970 ac77bd0212b6a8a03b50800bfa46d7ab 2814403d4edf81a8731f8cfd2fefa624 e7849f462236ec5650498cb990d1aed8 49e125d33750920c1cfa8c8fb753b266 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923163283914752 |