Marketing mix para produtos de conectividade no Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19352 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual da questão do marketing mix para produtos de conectividade no Paraná, tendo por público-alvo as prefeituras do Estado. Apresenta a tecnologia empregada atualmente para formação de cidades digitais bem como um breve descritivo destas e as vantagens da aplicação deste modelo que vem cada vez mais ganhando espaço no meio público. Apresenta também o marketing mix como ferramenta a ser utilizada na promoção da empresa estudada e ainda como a administração municipal trabalha para adquirir produtos de conectividade de ponta. São abordados os 4P’s, que consistem em quatro variáveis como o produto, preço, praça e promoção. Além destes elementos, este estudo apresenta um descritivo das características do seu produto utilizado para promover a conectividade da administração municipal estadual. Complementado por algumas técnicas metodológicas como a observação participativa e também por um questionário de perguntas, destinados aos gerentes do departamento comercial, o estudo revela como estes enxergam as variáveis de marketing no seu contexto. Como resultado, é apresentada a forma que a empresa tem aplicado e utilizado marketing mix na comercialização de seus produtos junto aos órgãos da administração municipal do Estado e como as prefeituras tem se comportado na aquisição dos produtos de conectividade. |
id |
UTFPR-12_3d70da9e88fb18db8f9362d894c1a8dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19352 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-23T18:59:59Z2020-11-23T18:59:59Z2013-08-20SILVA, Oziel dos Santos. Marketing mix para produtos de conectividade no Paraná. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19352Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual da questão do marketing mix para produtos de conectividade no Paraná, tendo por público-alvo as prefeituras do Estado. Apresenta a tecnologia empregada atualmente para formação de cidades digitais bem como um breve descritivo destas e as vantagens da aplicação deste modelo que vem cada vez mais ganhando espaço no meio público. Apresenta também o marketing mix como ferramenta a ser utilizada na promoção da empresa estudada e ainda como a administração municipal trabalha para adquirir produtos de conectividade de ponta. São abordados os 4P’s, que consistem em quatro variáveis como o produto, preço, praça e promoção. Além destes elementos, este estudo apresenta um descritivo das características do seu produto utilizado para promover a conectividade da administração municipal estadual. Complementado por algumas técnicas metodológicas como a observação participativa e também por um questionário de perguntas, destinados aos gerentes do departamento comercial, o estudo revela como estes enxergam as variáveis de marketing no seu contexto. Como resultado, é apresentada a forma que a empresa tem aplicado e utilizado marketing mix na comercialização de seus produtos junto aos órgãos da administração municipal do Estado e como as prefeituras tem se comportado na aquisição dos produtos de conectividade.This study presents a theoretical and conceptual question of the marketing mix for connectivity products in Parana, with the audience the municipalities of the state.Presents the technology currently employed for the formation of digital cities as well as a brief description of these and the advantages of applying this model that is increasingly gaining ground in the public. It also presents the marketing mix as a tool to be used in promoting the company studied and yet how municipal government works to acquire cutting-edge connectivity products. It covers the 4P's, which consist of four variables such as product, price, place and promotion. Besides these elements, this study presents a description of the features of your product used to promote the connectivity state of the municipal administration. Complemented by some methodological techniques such as participant observation and also by a questionnaire of questions, aimed at managers of the commercial department, the study reveals how they see these variables in the marketing context. As a result, it is shown how the company has applied and used marketing mix in comercialiation their products to the organs of the state and municipal administration and local governments have behaved in the acquisition of connectivity products.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Gestão e EconomiaGestão de NegóciosMarketingSegmentação de mercadoInteligência competitiva (Administração)MarketingMarket segmentationBusiness intelligenceMarketing mix para produtos de conectividade no Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaMagalhães, Ana Cristina MacedoSilva, Oziel dos Santosreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_GN_VII_2012_1_12.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19352/1/CT_GN_VII_2012_1_12.pdf.jpged7364105e2cd0f5b4d6ae1f72f468cdMD51ORIGINALCT_GN_VII_2012_1_12.pdfapplication/pdf274604http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19352/2/CT_GN_VII_2012_1_12.pdffb4ed34f7dee0c11508a7928910bcbe0MD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19352/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTCT_GN_VII_2012_1_12.pdf.txtExtracted texttext/plain69711http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19352/4/CT_GN_VII_2012_1_12.pdf.txt09914cad2824c8fb6db84b81f4f0ced0MD541/193522020-11-23 16:59:59.365oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19352IE5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGF1dG9yaXpvIGEgVVRGUFIgYSB2ZWljdWxhciwgCmF0cmF2w6lzIGRvIFBvcnRhbCBkZSBJbmZvcm1hw6fDo28gZW0gQWNlc3NvIEFiZXJ0byAoUElBQSkgZSBkb3MgQ2F0w6Fsb2dvcyBkYXMgQmlibGlvdGVjYXMgCmRlc3RhIEluc3RpdHVpw6fDo28sIHNlbSByZXNzYXJjaW1lbnRvIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBhIExlaSBubyA5LjYxMC85OCwgCm8gdGV4dG8gZGVzdGEgb2JyYSwgb2JzZXJ2YW5kbyBhcyBjb25kacOnw7VlcyBkZSBkaXNwb25pYmlsaXphw6fDo28gcmVnaXN0cmFkYXMgbm8gaXRlbSA0IGRvIArigJxUZXJtbyBkZSBBdXRvcml6YcOnw6NvIHBhcmEgUHVibGljYcOnw6NvIGRlIFRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgCkVzcGVjaWFsaXphw6fDo28sIERpc3NlcnRhw6fDtWVzIGUgVGVzZXMgbm8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyAKU2lzdGVtYSBkZSBCaWJsaW90ZWNhcyBkYSBVVEZQUuKAnSwgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsIGltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCwgdmlzYW5kbyBhIApkaXZ1bGdhw6fDo28gZGEgcHJvZHXDp8OjbyBjaWVudMOtZmljYSBicmFzaWxlaXJhLgoKICBBcyB2aWFzIG9yaWdpbmFpcyBlIGFzc2luYWRhcyBwZWxvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBkbyDigJxUZXJtbyBkZSBBdXRvcml6YcOnw6NvIHBhcmEgUHVibGljYcOnw6NvIGRlIApUcmFiYWxob3MgZGUgQ29uY2x1c8OjbyBkZSBDdXJzbyBkZSBHcmFkdWHDp8OjbyBlIEVzcGVjaWFsaXphw6fDo28sIERpc3NlcnRhw6fDtWVzIGUgVGVzZXMgbm8gUG9ydGFsIApkZSBJbmZvcm1hw6fDo28gZSBub3MgQ2F0w6Fsb2dvcyBFbGV0csO0bmljb3MgZG8gU2lzdGVtYSBkZSBCaWJsaW90ZWNhcyBkYSBVVEZQUuKAnSBlIGRhIOKAnERlY2xhcmHDp8OjbyAKZGUgQXV0b3JpYeKAnSBlbmNvbnRyYW0tc2UgYXJxdWl2YWRhcyBuYSBCaWJsaW90ZWNhIGRvIEPDom1wdXMgbm8gcXVhbCBvIHRyYWJhbGhvIGZvaSBkZWZlbmRpZG8uIApObyBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2HDp8O1ZXMgZGUgYXV0b3JpYSBjb2xldGl2YSBlIG11bHRpY8OibXB1cywgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBmaWNhcsOjbyBzb2IgZ3VhcmRhIGRhIApCaWJsaW90ZWNhIGNvbSBhIHF1YWwgbyDigJxwcmltZWlybyBhdXRvcuKAnSBwb3NzdWEgdsOtbmN1bG8uCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T18:59:59Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing mix para produtos de conectividade no Paraná |
title |
Marketing mix para produtos de conectividade no Paraná |
spellingShingle |
Marketing mix para produtos de conectividade no Paraná Silva, Oziel dos Santos Gestão de Negócios Marketing Segmentação de mercado Inteligência competitiva (Administração) Marketing Market segmentation Business intelligence |
title_short |
Marketing mix para produtos de conectividade no Paraná |
title_full |
Marketing mix para produtos de conectividade no Paraná |
title_fullStr |
Marketing mix para produtos de conectividade no Paraná |
title_full_unstemmed |
Marketing mix para produtos de conectividade no Paraná |
title_sort |
Marketing mix para produtos de conectividade no Paraná |
author |
Silva, Oziel dos Santos |
author_facet |
Silva, Oziel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Magalhães, Ana Cristina Macedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Oziel dos Santos |
contributor_str_mv |
Magalhães, Ana Cristina Macedo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Gestão de Negócios |
topic |
Gestão de Negócios Marketing Segmentação de mercado Inteligência competitiva (Administração) Marketing Market segmentation Business intelligence |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Segmentação de mercado Inteligência competitiva (Administração) Marketing Market segmentation Business intelligence |
description |
Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual da questão do marketing mix para produtos de conectividade no Paraná, tendo por público-alvo as prefeituras do Estado. Apresenta a tecnologia empregada atualmente para formação de cidades digitais bem como um breve descritivo destas e as vantagens da aplicação deste modelo que vem cada vez mais ganhando espaço no meio público. Apresenta também o marketing mix como ferramenta a ser utilizada na promoção da empresa estudada e ainda como a administração municipal trabalha para adquirir produtos de conectividade de ponta. São abordados os 4P’s, que consistem em quatro variáveis como o produto, preço, praça e promoção. Além destes elementos, este estudo apresenta um descritivo das características do seu produto utilizado para promover a conectividade da administração municipal estadual. Complementado por algumas técnicas metodológicas como a observação participativa e também por um questionário de perguntas, destinados aos gerentes do departamento comercial, o estudo revela como estes enxergam as variáveis de marketing no seu contexto. Como resultado, é apresentada a forma que a empresa tem aplicado e utilizado marketing mix na comercialização de seus produtos junto aos órgãos da administração municipal do Estado e como as prefeituras tem se comportado na aquisição dos produtos de conectividade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-23T18:59:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-23T18:59:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Oziel dos Santos. Marketing mix para produtos de conectividade no Paraná. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19352 |
identifier_str_mv |
SILVA, Oziel dos Santos. Marketing mix para produtos de conectividade no Paraná. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Gestão e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19352/1/CT_GN_VII_2012_1_12.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19352/2/CT_GN_VII_2012_1_12.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19352/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19352/4/CT_GN_VII_2012_1_12.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed7364105e2cd0f5b4d6ae1f72f468cd fb4ed34f7dee0c11508a7928910bcbe0 dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809 09914cad2824c8fb6db84b81f4f0ced0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923084998279168 |