A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3310 |
Resumo: | O objetivo dessa dissertação é avaliar a contribuição da Inteligência Coletiva para a inovação empreendedora de pequenos negócios baseados na Internet, considerando a relevância das pequenas empresas no atual contexto do desenvolvimento capitalista informacional. Para viabilizar o objetivo, a pesquisa pautou-se por: i) CARACTERIZAR e JUSTIFICAR o objeto de estudo, ii) OBSERVAR os elementos de inteligência coletiva a partir das interações ocorridas na comunidade escolhida, iii) ASSOCIAR os elementos percebidos na pesquisa indutiva a teorias que pudessem explicar a relação entre eles e as inovações percebidas e iv) ANALISAR a efetividade dos fatores antecedentes de inovação identificados na obtenção da inovação. O objeto de estudo foi um empreendimento baseado em uma comunidade virtual de artesanato com predominância feminina. A estratégia de pesquisa escolhida é de natureza qualitativa, com delineamento por estudo de caso com propósito exploratório e de orientação interpretativa, baseada em diferentes unidades de análise em um único caso, portanto avaliada no nível meso. A pesquisa é baseada em dados primários que foram coletados a partir do método netnográfico e etnográfico de observação participante e analisados a partir das notas de campo e da análise de conteúdo estrutural, com interposição de análise linguística. Os resultados viabilizaram a proposição de um modelo de inteligência coletiva, no qual a formação de comunidades virtuais, o estabelecimento de confiança e o fomento a colaboração emergem como antecedentes para inovação em uma pequena empresa baseada na Internet. Além disso, a orientação para o mercado configurou-se como a principal estratégia de inovação para o caso avaliado com este modelo de negócio. Os resultados obtidos podem auxiliar aqueles que desejem desenvolver um pequeno negócio baseado em uma comunidade/rede pela Internet. |
id |
UTFPR-12_463c67a8b47df2600f601f11953d8b3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/3310 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2018-08-03T18:56:57Z2018-08-03T18:56:57Z2018-05-03ARDIGÓ, Rafaela Mota. A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3310O objetivo dessa dissertação é avaliar a contribuição da Inteligência Coletiva para a inovação empreendedora de pequenos negócios baseados na Internet, considerando a relevância das pequenas empresas no atual contexto do desenvolvimento capitalista informacional. Para viabilizar o objetivo, a pesquisa pautou-se por: i) CARACTERIZAR e JUSTIFICAR o objeto de estudo, ii) OBSERVAR os elementos de inteligência coletiva a partir das interações ocorridas na comunidade escolhida, iii) ASSOCIAR os elementos percebidos na pesquisa indutiva a teorias que pudessem explicar a relação entre eles e as inovações percebidas e iv) ANALISAR a efetividade dos fatores antecedentes de inovação identificados na obtenção da inovação. O objeto de estudo foi um empreendimento baseado em uma comunidade virtual de artesanato com predominância feminina. A estratégia de pesquisa escolhida é de natureza qualitativa, com delineamento por estudo de caso com propósito exploratório e de orientação interpretativa, baseada em diferentes unidades de análise em um único caso, portanto avaliada no nível meso. A pesquisa é baseada em dados primários que foram coletados a partir do método netnográfico e etnográfico de observação participante e analisados a partir das notas de campo e da análise de conteúdo estrutural, com interposição de análise linguística. Os resultados viabilizaram a proposição de um modelo de inteligência coletiva, no qual a formação de comunidades virtuais, o estabelecimento de confiança e o fomento a colaboração emergem como antecedentes para inovação em uma pequena empresa baseada na Internet. Além disso, a orientação para o mercado configurou-se como a principal estratégia de inovação para o caso avaliado com este modelo de negócio. Os resultados obtidos podem auxiliar aqueles que desejem desenvolver um pequeno negócio baseado em uma comunidade/rede pela Internet.Our effort in this research aims evaluate the contribution of Collective Intelligence to innovation in small enterprises based on Internet. To facilitate achieve the objective, the research adopted the following criteria: i) TYPIFY and JUSTIFY the subject of analysis, ii) OBSERVE the collective intelligence aspects from the interactions carried out among the members of the subject of analysis, iii) ASSOCIATE the perceived aspects to theories which can explain the relation between collective intelligence and perceived innovations and, iv) ANALIZE the effectiveness of the perceived collective intelligence aspects with innovation. The subject of study embraced a virtual community enterprise of craftswomen. The research strategy follows a qualitative nature, under a single case study with different units of analysis and, with exploratory purpose and interpretative orientation, so, guided by an analysis perspective of level meso. The research is based on primary data, retrieved from nethnographic and ethnographic method, with the approach of participatory observation and analyzed by researcher from field notes and content structural analysis, with the interposition of linguistic analysis. With the results, a model of Collective Intelligence as antecedent for innovation in small business based on Internet was proposed. The developed model argues that formation of virtual communities, establishment of confidence and, stimulation of collaboration, are the aspects of collective intelligence that promote innovation. Besides, the market orientation came out as the key innovation strategy to the case that adopted this business model. The results obtained can help those who wish to develop a small community/network-based Internet business.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaMestrado em AdministraçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAdministraçãoInteligência coletivaPequenas e médias empresas - Inovações tecnológicasArtesãs - Recursos de rede de computador - Estudo de casosEmpresas domiciliares - AdministraçãoEfetividadeEmpreendedorismoAdministraçãoSwarm intelligenceSmall business - Technological innovationsWomen artisans - Computer network resources - Case studiesHome-based businessesAdministrationEffectivenessEntrepreneurshipAdministrationA inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaGraeml, Alexandre Reishttp://lattes.cnpq.br/4974122990012680Graeml, Alexandre ReisBalbinot, ZandraNascimento, Thiago CavalcanteEngelbert, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/2013409746406578Ardigó, Rafaela Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGA_M_Ardigó, Rafaela Mota_2018.pdfCT_PPGA_M_Ardigó, Rafaela Mota_2018.pdfapplication/pdf1701855http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3310/1/CT_PPGA_M_Ardig%c3%b3%2c%20Rafaela%20Mota_2018.pdfbc5fdbafa2786bc4d630b12e6999bf17MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3310/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTCT_PPGA_M_Ardigó, Rafaela Mota_2018.pdf.txtCT_PPGA_M_Ardigó, Rafaela Mota_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain253267http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3310/3/CT_PPGA_M_Ardig%c3%b3%2c%20Rafaela%20Mota_2018.pdf.txt38783bde9cf244c3782bac676ff27f57MD53THUMBNAILCT_PPGA_M_Ardigó, Rafaela Mota_2018.pdf.jpgCT_PPGA_M_Ardigó, Rafaela Mota_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1412http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3310/4/CT_PPGA_M_Ardig%c3%b3%2c%20Rafaela%20Mota_2018.pdf.jpgff8e368f7df95082d3bc9f50e0eeb4adMD541/33102018-08-03 15:56:57.626oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-08-03T18:56:57Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs |
title |
A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs |
spellingShingle |
A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs Ardigó, Rafaela Mota CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Inteligência coletiva Pequenas e médias empresas - Inovações tecnológicas Artesãs - Recursos de rede de computador - Estudo de casos Empresas domiciliares - Administração Efetividade Empreendedorismo Administração Swarm intelligence Small business - Technological innovations Women artisans - Computer network resources - Case studies Home-based businessesAdministration Effectiveness Entrepreneurship Administration Administração |
title_short |
A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs |
title_full |
A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs |
title_fullStr |
A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs |
title_full_unstemmed |
A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs |
title_sort |
A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs |
author |
Ardigó, Rafaela Mota |
author_facet |
Ardigó, Rafaela Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Graeml, Alexandre Reis |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4974122990012680 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Graeml, Alexandre Reis |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Balbinot, Zandra |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Nascimento, Thiago Cavalcante |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Engelbert, Ricardo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2013409746406578 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ardigó, Rafaela Mota |
contributor_str_mv |
Graeml, Alexandre Reis Graeml, Alexandre Reis Balbinot, Zandra Nascimento, Thiago Cavalcante Engelbert, Ricardo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Inteligência coletiva Pequenas e médias empresas - Inovações tecnológicas Artesãs - Recursos de rede de computador - Estudo de casos Empresas domiciliares - Administração Efetividade Empreendedorismo Administração Swarm intelligence Small business - Technological innovations Women artisans - Computer network resources - Case studies Home-based businessesAdministration Effectiveness Entrepreneurship Administration Administração |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência coletiva Pequenas e médias empresas - Inovações tecnológicas Artesãs - Recursos de rede de computador - Estudo de casos Empresas domiciliares - Administração Efetividade Empreendedorismo Administração Swarm intelligence Small business - Technological innovations Women artisans - Computer network resources - Case studies Home-based businessesAdministration Effectiveness Entrepreneurship Administration |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Administração |
description |
O objetivo dessa dissertação é avaliar a contribuição da Inteligência Coletiva para a inovação empreendedora de pequenos negócios baseados na Internet, considerando a relevância das pequenas empresas no atual contexto do desenvolvimento capitalista informacional. Para viabilizar o objetivo, a pesquisa pautou-se por: i) CARACTERIZAR e JUSTIFICAR o objeto de estudo, ii) OBSERVAR os elementos de inteligência coletiva a partir das interações ocorridas na comunidade escolhida, iii) ASSOCIAR os elementos percebidos na pesquisa indutiva a teorias que pudessem explicar a relação entre eles e as inovações percebidas e iv) ANALISAR a efetividade dos fatores antecedentes de inovação identificados na obtenção da inovação. O objeto de estudo foi um empreendimento baseado em uma comunidade virtual de artesanato com predominância feminina. A estratégia de pesquisa escolhida é de natureza qualitativa, com delineamento por estudo de caso com propósito exploratório e de orientação interpretativa, baseada em diferentes unidades de análise em um único caso, portanto avaliada no nível meso. A pesquisa é baseada em dados primários que foram coletados a partir do método netnográfico e etnográfico de observação participante e analisados a partir das notas de campo e da análise de conteúdo estrutural, com interposição de análise linguística. Os resultados viabilizaram a proposição de um modelo de inteligência coletiva, no qual a formação de comunidades virtuais, o estabelecimento de confiança e o fomento a colaboração emergem como antecedentes para inovação em uma pequena empresa baseada na Internet. Além disso, a orientação para o mercado configurou-se como a principal estratégia de inovação para o caso avaliado com este modelo de negócio. Os resultados obtidos podem auxiliar aqueles que desejem desenvolver um pequeno negócio baseado em uma comunidade/rede pela Internet. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-03T18:56:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-03T18:56:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-05-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARDIGÓ, Rafaela Mota. A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3310 |
identifier_str_mv |
ARDIGÓ, Rafaela Mota. A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3310/1/CT_PPGA_M_Ardig%c3%b3%2c%20Rafaela%20Mota_2018.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3310/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3310/3/CT_PPGA_M_Ardig%c3%b3%2c%20Rafaela%20Mota_2018.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3310/4/CT_PPGA_M_Ardig%c3%b3%2c%20Rafaela%20Mota_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc5fdbafa2786bc4d630b12e6999bf17 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 38783bde9cf244c3782bac676ff27f57 ff8e368f7df95082d3bc9f50e0eeb4ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923206731661312 |