O uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedreira, Karina Depeder
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21145
Resumo: Na presente pesquisa, procura-se mobilizar os conhecimentos matemáticos sobre o plano cartesiano e tratamento de suas informações associados a concepção de espaços comunicativos e construtivos do jogo digital MineCraft nos âmbitos da Educação Básica. Considerado um jogo muito eficiente para a compreensão de conceitos de plano, volume, área e forma, além da aprendizagem da matemática básica, o MineCraft, feito de cubos, mas com criações que podem tomar outras formas, compreende-se o jogo MineCraft enquanto um viabilizador de espaços comunicativos e construtivos, com base em suas potencialidades de oportunização de discussões e problematizações, permitindo o desenvolvimento de construções feitas em 3D conjuntas e Jogar no modo Super Plano que se tornou mais uma das modalidades mais executadas em modo sobrevivência. Os resultados obtidos com o projeto indicam que os jogos eletrônicos utilizados de forma dirigida e consciente são uma ferramenta motivacional em que os alunos trocam experiências, a aprendizagem é constante, motivadora e eficaz. O entendimento sobre o tratamento das informações sobre o plano cartesiano, tornou-se real em contato com o jogo e definiu a possibilidade de aproximar os conteúdos escolares da realidade dos jovens. O delineamento da pesquisa insere-se no contexto da Investigação-ação, proporcionando um espaço de formação que viabilize a ação-reflexão coletiva.
id UTFPR-12_467c13dad1d6bf3ca5bd66b0211bb523
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/21145
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-24T15:21:08Z2020-11-24T15:21:08Z2018-06-23PEDREIRA, Karina Depeder. O uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21145Na presente pesquisa, procura-se mobilizar os conhecimentos matemáticos sobre o plano cartesiano e tratamento de suas informações associados a concepção de espaços comunicativos e construtivos do jogo digital MineCraft nos âmbitos da Educação Básica. Considerado um jogo muito eficiente para a compreensão de conceitos de plano, volume, área e forma, além da aprendizagem da matemática básica, o MineCraft, feito de cubos, mas com criações que podem tomar outras formas, compreende-se o jogo MineCraft enquanto um viabilizador de espaços comunicativos e construtivos, com base em suas potencialidades de oportunização de discussões e problematizações, permitindo o desenvolvimento de construções feitas em 3D conjuntas e Jogar no modo Super Plano que se tornou mais uma das modalidades mais executadas em modo sobrevivência. Os resultados obtidos com o projeto indicam que os jogos eletrônicos utilizados de forma dirigida e consciente são uma ferramenta motivacional em que os alunos trocam experiências, a aprendizagem é constante, motivadora e eficaz. O entendimento sobre o tratamento das informações sobre o plano cartesiano, tornou-se real em contato com o jogo e definiu a possibilidade de aproximar os conteúdos escolares da realidade dos jovens. O delineamento da pesquisa insere-se no contexto da Investigação-ação, proporcionando um espaço de formação que viabilize a ação-reflexão coletiva.In the present he/she researches, it tries to mobilize the mathematical knowledge on the Cartesian plan and treatment of their information associated the conception of communicative and constructive spaces of the digital game MineCraft in the extents of the Basic Education. Recent studies point countless advantages in the children’s development when it happens the driven use of the electronic games. The objective of this they were adjusted to the world of “MineCraft”, done of cubes, but with creations that can take other forms, aiding in the understanding of plan concepts, volume, area and form, besides the learning of the basic mathematics. Being like this, the game MineCraft is understood while a viabilizador of communicative and constructive spaces, with base in their potentialities of oportunização of discussions and problematizações, allowing the development of constructions done in 3D united. The results obtained with the project indicate that the used electronic games in a driven way and conscious they are a tool motivacional in that the students change experiences, the learning is constant, motivadora and effective. The understanding on the treatment of the information on the Cartesian plan, became real in contact with the game and it defined the possibility to approximate the school contents of the youths’ reality. The delineamento of the research interferes in the context of the Investigation-action, providing a formation space to make possible the collective action-reflection.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEducação: Métodos e Técnicas de EnsinoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOJogos eletrônicosEstratégias de aprendizagemAtividades criativas na sala de aulaElectronic gamesLearning strategiesCreative activities and seat workO uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informaçõesJogo minecraft’s use in the cellular as tool of ensino aprendizagem of the cartesian plan and the treatment of their informationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraScherpinski, Neusa IdickScherpinski, Neusa IdickNicodem, Maria Fatima MenegazzoSantos, Ricardo dosPedreira, Karina Depederinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALjogominecraftferramentaensino.pdfapplication/pdf1178545http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21145/1/jogominecraftferramentaensino.pdfc8a93bd37d7ef10b54db8d919c1b8334MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21145/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTjogominecraftferramentaensino.pdf.txtExtracted texttext/plain59810http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21145/3/jogominecraftferramentaensino.pdf.txt6b6541622742b1ab55a6e14d3d9b1018MD53THUMBNAILjogominecraftferramentaensino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1381http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21145/4/jogominecraftferramentaensino.pdf.jpge8d63d59825d6c85b3e0079844a5e7cbMD541/211452020-11-24 13:21:09.793oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-24T15:21:09Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Jogo minecraft’s use in the cellular as tool of ensino aprendizagem of the cartesian plan and the treatment of their information
title O uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações
spellingShingle O uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações
Pedreira, Karina Depeder
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Jogos eletrônicos
Estratégias de aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula
Electronic games
Learning strategies
Creative activities and seat work
title_short O uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações
title_full O uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações
title_fullStr O uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações
title_full_unstemmed O uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações
title_sort O uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações
author Pedreira, Karina Depeder
author_facet Pedreira, Karina Depeder
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scherpinski, Neusa Idick
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Scherpinski, Neusa Idick
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Santos, Ricardo dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedreira, Karina Depeder
contributor_str_mv Scherpinski, Neusa Idick
Scherpinski, Neusa Idick
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Santos, Ricardo dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Jogos eletrônicos
Estratégias de aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula
Electronic games
Learning strategies
Creative activities and seat work
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Estratégias de aprendizagem
Atividades criativas na sala de aula
Electronic games
Learning strategies
Creative activities and seat work
description Na presente pesquisa, procura-se mobilizar os conhecimentos matemáticos sobre o plano cartesiano e tratamento de suas informações associados a concepção de espaços comunicativos e construtivos do jogo digital MineCraft nos âmbitos da Educação Básica. Considerado um jogo muito eficiente para a compreensão de conceitos de plano, volume, área e forma, além da aprendizagem da matemática básica, o MineCraft, feito de cubos, mas com criações que podem tomar outras formas, compreende-se o jogo MineCraft enquanto um viabilizador de espaços comunicativos e construtivos, com base em suas potencialidades de oportunização de discussões e problematizações, permitindo o desenvolvimento de construções feitas em 3D conjuntas e Jogar no modo Super Plano que se tornou mais uma das modalidades mais executadas em modo sobrevivência. Os resultados obtidos com o projeto indicam que os jogos eletrônicos utilizados de forma dirigida e consciente são uma ferramenta motivacional em que os alunos trocam experiências, a aprendizagem é constante, motivadora e eficaz. O entendimento sobre o tratamento das informações sobre o plano cartesiano, tornou-se real em contato com o jogo e definiu a possibilidade de aproximar os conteúdos escolares da realidade dos jovens. O delineamento da pesquisa insere-se no contexto da Investigação-ação, proporcionando um espaço de formação que viabilize a ação-reflexão coletiva.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-24T15:21:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-24T15:21:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEDREIRA, Karina Depeder. O uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21145
identifier_str_mv PEDREIRA, Karina Depeder. O uso do jogo minecraft no celular como ferramenta de ensino aprendizagem do plano cartesiano e o tratamento de suas informações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21145/1/jogominecraftferramentaensino.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21145/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21145/3/jogominecraftferramentaensino.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/21145/4/jogominecraftferramentaensino.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8a93bd37d7ef10b54db8d919c1b8334
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
6b6541622742b1ab55a6e14d3d9b1018
e8d63d59825d6c85b3e0079844a5e7cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923008772046848