Aplicação do ciclo PDCA para redução de surplus em estoque da divisão de peças de reposição de uma indústria automotiva pesada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16323 |
Resumo: | Para se manter competitiva dentro do setor de distribuição de peças, as empresas devem sempre estar atentas à saúde do seu estoque com o mesmo afinco com que se atenta à qualidade de seu produto. Manter peças obsoletas e com baixo giro em estoque aumenta o valor total de peças armazenadas e diminuiu o espaço disponível nas prateleiras que poderiam acomodar peças novas e que representem mais receita para a empresa. Este trabalho apresenta a aplicação de uma ferramenta de melhoria continua chamada Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) para propor uma solução ao excesso de itens de baixo giro dentro do estoque de uma empresa de distribuição de autopeças. Ao final do estudo foram identificados os ganhos de espaço e financeiro promovidos pela implementação do projeto que representaram em torno de R$ 700.000 em economia e liberaram um espaço equivalente à cerca de 18 prateleiras no estoque. |
id |
UTFPR-12_476731e226c7c4c1e23c8d6f9b207dd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/16323 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-19T19:52:28Z2020-11-19T19:52:28Z2019-07-04BARBOZA, Matheus Malaquias. Aplicação do ciclo PDCA para redução de surplus em estoque da divisão de peças de reposição de uma indústria automotiva pesada. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16323Para se manter competitiva dentro do setor de distribuição de peças, as empresas devem sempre estar atentas à saúde do seu estoque com o mesmo afinco com que se atenta à qualidade de seu produto. Manter peças obsoletas e com baixo giro em estoque aumenta o valor total de peças armazenadas e diminuiu o espaço disponível nas prateleiras que poderiam acomodar peças novas e que representem mais receita para a empresa. Este trabalho apresenta a aplicação de uma ferramenta de melhoria continua chamada Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) para propor uma solução ao excesso de itens de baixo giro dentro do estoque de uma empresa de distribuição de autopeças. Ao final do estudo foram identificados os ganhos de espaço e financeiro promovidos pela implementação do projeto que representaram em torno de R$ 700.000 em economia e liberaram um espaço equivalente à cerca de 18 prateleiras no estoque.In order to remain competitive in the parts distribution sector, companies must always be attentive to their stock’s health with the same keen they look at the quality of their product. Keeping obsolete and low-cost parts in stock increases the total value of stored parts and decreases the space available on shelves for new products that could represent more revenue for the company. This paper presents an application of a continuous improvement tool called PDCA Cycle (Plan, Do, Check, and Act) to provide a surplus solution for the stock of an auto parts distribution company. At the end of the study, space and financial gains, achieved by the project’s implementation, were identified, those gains represent around R$ 700.000 on savings and clear around 18 shelves on stock space.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia MecânicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAControle de qualidadeControle de processoControle de estoqueAutomóveis - PeçasVeículos a motor - IndústriaQuality controlProcess controlInventory controlAutomobiles - PartsMotor vehicle industryAplicação do ciclo PDCA para redução de surplus em estoque da divisão de peças de reposição de uma indústria automotiva pesadaApplication of the PDCA cycle to reduce stock surplus from the spare parts division of a heavy automotive industryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaOliveira, Nelson Ari Canabarro deOliveira, Nelson Ari Canabarro deRegis Junior, OscarTramontin, Sandra Mara KaminskiBarboza, Matheus Malaquiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16323/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALPG_DAMEC_2019_1_13.pdfapplication/pdf1323684http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16323/2/PG_DAMEC_2019_1_13.pdfc48d5d5b165088efc8516401a7f9be29MD52TEXTPG_DAMEC_2019_1_13.pdf.txtExtracted texttext/plain69803http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16323/3/PG_DAMEC_2019_1_13.pdf.txt98058ca14afe986ab46bcc25d42a810aMD53THUMBNAILPG_DAMEC_2019_1_13.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1312http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16323/4/PG_DAMEC_2019_1_13.pdf.jpg5952a75120c57204e3be80d635908ab7MD541/163232020-11-19 17:52:28.598oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T19:52:28Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação do ciclo PDCA para redução de surplus em estoque da divisão de peças de reposição de uma indústria automotiva pesada |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Application of the PDCA cycle to reduce stock surplus from the spare parts division of a heavy automotive industry |
title |
Aplicação do ciclo PDCA para redução de surplus em estoque da divisão de peças de reposição de uma indústria automotiva pesada |
spellingShingle |
Aplicação do ciclo PDCA para redução de surplus em estoque da divisão de peças de reposição de uma indústria automotiva pesada Barboza, Matheus Malaquias CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Controle de qualidade Controle de processo Controle de estoque Automóveis - Peças Veículos a motor - Indústria Quality control Process control Inventory control Automobiles - Parts Motor vehicle industry |
title_short |
Aplicação do ciclo PDCA para redução de surplus em estoque da divisão de peças de reposição de uma indústria automotiva pesada |
title_full |
Aplicação do ciclo PDCA para redução de surplus em estoque da divisão de peças de reposição de uma indústria automotiva pesada |
title_fullStr |
Aplicação do ciclo PDCA para redução de surplus em estoque da divisão de peças de reposição de uma indústria automotiva pesada |
title_full_unstemmed |
Aplicação do ciclo PDCA para redução de surplus em estoque da divisão de peças de reposição de uma indústria automotiva pesada |
title_sort |
Aplicação do ciclo PDCA para redução de surplus em estoque da divisão de peças de reposição de uma indústria automotiva pesada |
author |
Barboza, Matheus Malaquias |
author_facet |
Barboza, Matheus Malaquias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Nelson Ari Canabarro de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Nelson Ari Canabarro de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Regis Junior, Oscar |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Tramontin, Sandra Mara Kaminski |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barboza, Matheus Malaquias |
contributor_str_mv |
Oliveira, Nelson Ari Canabarro de Oliveira, Nelson Ari Canabarro de Regis Junior, Oscar Tramontin, Sandra Mara Kaminski |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Controle de qualidade Controle de processo Controle de estoque Automóveis - Peças Veículos a motor - Indústria Quality control Process control Inventory control Automobiles - Parts Motor vehicle industry |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controle de qualidade Controle de processo Controle de estoque Automóveis - Peças Veículos a motor - Indústria Quality control Process control Inventory control Automobiles - Parts Motor vehicle industry |
description |
Para se manter competitiva dentro do setor de distribuição de peças, as empresas devem sempre estar atentas à saúde do seu estoque com o mesmo afinco com que se atenta à qualidade de seu produto. Manter peças obsoletas e com baixo giro em estoque aumenta o valor total de peças armazenadas e diminuiu o espaço disponível nas prateleiras que poderiam acomodar peças novas e que representem mais receita para a empresa. Este trabalho apresenta a aplicação de uma ferramenta de melhoria continua chamada Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) para propor uma solução ao excesso de itens de baixo giro dentro do estoque de uma empresa de distribuição de autopeças. Ao final do estudo foram identificados os ganhos de espaço e financeiro promovidos pela implementação do projeto que representaram em torno de R$ 700.000 em economia e liberaram um espaço equivalente à cerca de 18 prateleiras no estoque. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-19T19:52:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-19T19:52:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOZA, Matheus Malaquias. Aplicação do ciclo PDCA para redução de surplus em estoque da divisão de peças de reposição de uma indústria automotiva pesada. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16323 |
identifier_str_mv |
BARBOZA, Matheus Malaquias. Aplicação do ciclo PDCA para redução de surplus em estoque da divisão de peças de reposição de uma indústria automotiva pesada. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Mecânica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16323/1/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16323/2/PG_DAMEC_2019_1_13.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16323/3/PG_DAMEC_2019_1_13.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16323/4/PG_DAMEC_2019_1_13.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b c48d5d5b165088efc8516401a7f9be29 98058ca14afe986ab46bcc25d42a810a 5952a75120c57204e3be80d635908ab7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923159736582144 |