A personagem arquetípica femme fatale: a intertextualidade e a estética decadentista de Oscar Wilde e João do Rio
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24909 |
Resumo: | Nesta pesquisa são suscitados diferentes aspectos que se relacionam à personagem arquetípica femme fatale presente nas obras de Oscar Wilde e como ocorreu a transferência desse elemento para os textos de João do Rio. Com esse enfoque, acreditamos que a intertextualidade imagética do elemento estético indicado pode configurar-se como significativo fundamento para o pesquisador dos textos dramáticos wildeanos, devido à imensa importância do autor e de suas críticas no cenário inglês que perpassou para a belle époque brasileira através desse recurso, particularmente na obra do escritor Paulo Barreto (João do Rio). Sendo assim, selecionamos as peças teatrais A woman of no importance (1893) e An ideal husband (1895), de Oscar Wilde, para compará-las aos textos de João do Rio: A bela Madame Vargas (1912) e Eva (19-?). Dessa maneira, elencam-se os seguintes objetivos: explorar a fortuna crítica existente sobre as obras selecionadas e os autores; enfatizar a produção literária wildeana bem como o contexto de produção e recepção dos polissistemas fonte, incorporando uma leitura da estética decadentista e os primeiros registros do arquétipo da femme fatale no contexto de recepção da belle époque brasileira; elencar alguns dos os polissistemas fonte a fim de verificar quais as possíveis influências de estética literária decadentista e do meio social de Wilde, incidem na concepção de sua literatura; empreender investigação a respeito da obra de João do Rio, seu contexto de produção, e com especial ênfase no que tange aos textos elencados; apresentar uma análise comparatista entre as personagens arquetípicas wildeanas e as paulobarretianas presentes nas peças teatrais selecionadas, na intenção de verificar a manutenção da crítica wildeana por João do Rio, e a intertextualidade entre elas. A partir disso, a metodologia concentra-se em uma análise comparativa dos textos fonte de Oscar Wilde com os textos de João do Rio, na qual verificamos a transferência do elemento estilístico da femme fatale característica da estética decadentista para o polissistema literário brasileiro. Os resultados obtidos fornecem a base material de nosso estudo e sustentam nossa tese principal sobre a existência de uma intertextualidade imagética decorrente do trânsito da personagem arquetípica entre os diferentes polissistemas, por meio de transferência cultural e estética desse arquétipo feminino. Para isso, reunimos um arcabouço teórico pertencente aos Estudos da Tradução e da Literatura Comparada para embasar os assuntos relativos ao contexto dos autores, nos quais buscamos respaldo nos textos de Daniel Salvatore Schiffer (2010), Gentil Luiz de Faria (1988), Mirian Ruffini (2015) dentre outros. Com relação ao tratamento das questões de nível linguístico e tradutório, utilizamos as acepções apresentadas por André Lefevere (2007) e Itamar Even-Zohar (1990), com ênfase nas transferências estéticas e culturais existentes em diferentes polissistemas. Para as considerações sobre influência e intertextualidade, buscamos respaldo no texto de Sandra Nitrini (2015) e Gerard Genette (2010). Com relação ao nosso capítulo de análise comparada das personagens arquetípicas, utilizamos os textos de Chirley Domingues (1998) e Brenda Grazielle Silva Trindade (2019), além de outros teóricos que possam contribuir com nossas discussões que contataram a intertextualidade imagética da personagem femme fatale transitando nas obras dos autores selecionados. |
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2021-05-07T15:39:24Z2021-05-07T15:39:24Z2021-03-12MELO, Kelen da Silva. A personagem arquetípica femme fatale: a intertextualidade e a estética decadentista de Oscar Wilde e João do Rio. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24909Nesta pesquisa são suscitados diferentes aspectos que se relacionam à personagem arquetípica femme fatale presente nas obras de Oscar Wilde e como ocorreu a transferência desse elemento para os textos de João do Rio. Com esse enfoque, acreditamos que a intertextualidade imagética do elemento estético indicado pode configurar-se como significativo fundamento para o pesquisador dos textos dramáticos wildeanos, devido à imensa importância do autor e de suas críticas no cenário inglês que perpassou para a belle époque brasileira através desse recurso, particularmente na obra do escritor Paulo Barreto (João do Rio). Sendo assim, selecionamos as peças teatrais A woman of no importance (1893) e An ideal husband (1895), de Oscar Wilde, para compará-las aos textos de João do Rio: A bela Madame Vargas (1912) e Eva (19-?). Dessa maneira, elencam-se os seguintes objetivos: explorar a fortuna crítica existente sobre as obras selecionadas e os autores; enfatizar a produção literária wildeana bem como o contexto de produção e recepção dos polissistemas fonte, incorporando uma leitura da estética decadentista e os primeiros registros do arquétipo da femme fatale no contexto de recepção da belle époque brasileira; elencar alguns dos os polissistemas fonte a fim de verificar quais as possíveis influências de estética literária decadentista e do meio social de Wilde, incidem na concepção de sua literatura; empreender investigação a respeito da obra de João do Rio, seu contexto de produção, e com especial ênfase no que tange aos textos elencados; apresentar uma análise comparatista entre as personagens arquetípicas wildeanas e as paulobarretianas presentes nas peças teatrais selecionadas, na intenção de verificar a manutenção da crítica wildeana por João do Rio, e a intertextualidade entre elas. A partir disso, a metodologia concentra-se em uma análise comparativa dos textos fonte de Oscar Wilde com os textos de João do Rio, na qual verificamos a transferência do elemento estilístico da femme fatale característica da estética decadentista para o polissistema literário brasileiro. Os resultados obtidos fornecem a base material de nosso estudo e sustentam nossa tese principal sobre a existência de uma intertextualidade imagética decorrente do trânsito da personagem arquetípica entre os diferentes polissistemas, por meio de transferência cultural e estética desse arquétipo feminino. Para isso, reunimos um arcabouço teórico pertencente aos Estudos da Tradução e da Literatura Comparada para embasar os assuntos relativos ao contexto dos autores, nos quais buscamos respaldo nos textos de Daniel Salvatore Schiffer (2010), Gentil Luiz de Faria (1988), Mirian Ruffini (2015) dentre outros. Com relação ao tratamento das questões de nível linguístico e tradutório, utilizamos as acepções apresentadas por André Lefevere (2007) e Itamar Even-Zohar (1990), com ênfase nas transferências estéticas e culturais existentes em diferentes polissistemas. Para as considerações sobre influência e intertextualidade, buscamos respaldo no texto de Sandra Nitrini (2015) e Gerard Genette (2010). Com relação ao nosso capítulo de análise comparada das personagens arquetípicas, utilizamos os textos de Chirley Domingues (1998) e Brenda Grazielle Silva Trindade (2019), além de outros teóricos que possam contribuir com nossas discussões que contataram a intertextualidade imagética da personagem femme fatale transitando nas obras dos autores selecionados.In this research study, different aspects are raised that relate to the archetypal character femme fatale present in the works of Oscar Wilde and how this element was transferred to the texts of João do Rio. With this focus, we believe that the imagetic intertextuality of the indicated aesthetic element can configure it is a significant foundation for the researcher of wildeano dramatic texts, due to the immense importance of the author and his criticisms in the English scenery that passed through for the Brazilian belle époque through this resource, particularly in the work of the writer Paulo Barreto (João do Rio). Therefore, we selected the theater plays A woman of no importance (1893) and An ideal husband (1895), by Oscar Wilde, to compare them with the texts by João do Rio: A bela Madame Vargas (1912) and Eva (19- ?). In this way, the following objectives are listed: to explore the existing critical fortune about the selected works and the authors; emphasize Wildeana literary production as well as the context of production and reception of the source polysystems, incorporating a reading of the decadentist aesthetic and the first records of the femme fatale archetype in the context of the reception of the Brazilian belle époque; list some of the source polysystems in order to verify which are the possible influences of decadentist literary aesthetics and of Wilde's social environment, which affect the conception of his literature; undertake research on the work of João do Rio, its context of production, and with special emphasis on the texts listed; to present a comparative analysis between archetypal characters Wildeano and the paulobarretianos present in the selected plays, with the intention of verifying the maintenance of Wildeana criticism by João do Rio, and the intertextuality between them. Based on this, the methodology focuses on a comparative analysis of the source texts of Oscar Wilde with the texts of João do Rio, in which we verified the transfer of the stylistic element of the femme fatale characteristic of the decadentist aesthetic to the Brazilian literary polysystem. The results obtained provide the material basis for our study and support our main thesis on the existence of an imagetic intertextuality resulting from the transit of the archetypal character between the different polysystems, through the cultural and aesthetic transfer of this female archetype. For that, we gathered a theoretical framework pertaining to Translation Studies and Comparative Literature to support the subjects related to the context of the authors, in which we seek support in the texts of Daniel Salvatore Schiffer (2010), Gentil Luiz de Faria (1988), Mirian Ruffini (2015) among others. Regarding the treatment of linguistic and translation issues, we used the meanings presented by André Lefevere (2007) and Itamar Even-Zohar (1990), with an emphasis on aesthetic and cultural transfers existing in different polysystems. For considerations about influence and intertextuality, we seek support in the text by Sandra Nitrini (2015) and Gerard Genette (2010). Regarding our chapter of comparative analysis of archetypal characters, we used the texts of Chirley Domingues (1998) and Brenda Grazielle Silva Trindade (2019), in addition to other theorists who can contribute to our discussions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em LetrasUTFPRBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEngenharia/Tecnologia/GestãoLiteratura - ImagenLiteratura - AnáliseIntertextualidadeDecadentismo (Movimento literário)Literatura e históriaLiteratura comparadaArquétipo (Psicologia)Literature - ImagingLiterature - AnalysisIntertextualityDecadence (Literary movement)Literature and historyLiterature, ComparativeArchetype (Psychology)A personagem arquetípica femme fatale: a intertextualidade e a estética decadentista de Oscar Wilde e João do RioThe archetypal character femme fatale: intertextuality and the decadent aesthetic of Oscar Wilde and João do Rioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoRuffini, Mirianhttps://orcid.org/0000-0002-3222-2519http://lattes.cnpq.br/5463489037520178Camilotti, Camila Paulahttps://orcid.org/0000-0002-6935-4312http://lattes.cnpq.br/5635193603045624Winfield, Claudia Marchesehttps://orcid.org/0000-0002-3215-2506http://lattes.cnpq.br/6508465745136312Ribeiro, Ivan Marcoshttps://orcid.org/0000-0002-1800-5489http://lattes.cnpq.br/6091564611629240Ruffini, Mirianhttps://orcid.org/0000-0002-3222-2519http://lattes.cnpq.br/5463489037520178Fioruci, Wellington Ricardohttps://orcid.org/0000-0002-2338-7573http://lattes.cnpq.br/9190152138893605https://orcid.org/0000-0003-1075-9945http://lattes.cnpq.br/7512930560708582Melo, Kelen da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALintertextualidadefemmefataledecadentismo.pdfapplication/pdf1611876http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24909/1/intertextualidadefemmefataledecadentismo.pdf281c628544050446a159adadc479239eMD51TEXTintertextualidadefemmefataledecadentismo.pdf.txtintertextualidadefemmefataledecadentismo.pdf.txtExtracted texttext/plain307235http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24909/2/intertextualidadefemmefataledecadentismo.pdf.txtf3c1a6218eecd97f7b7a47b56e65c70eMD52THUMBNAILintertextualidadefemmefataledecadentismo.pdf.jpgintertextualidadefemmefataledecadentismo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24909/3/intertextualidadefemmefataledecadentismo.pdf.jpg1d3caba1f1de5fd2c75748e72e074d1fMD531/249092021-05-08 03:11:37.51oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24909Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-05-08T06:11:37Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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