Estudo da viabilidade de soluções em concreto para recuperação do pavimento asfáltico de um trecho da rodovia BR-467 entre Cascavel e Toledo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24106 |
Resumo: | As rodovias brasileiras necessitam de pavimentação de alta durabilidade e baixo custo de manutenção, uma vez que o modal de transporte rodoviário é ainda o principal e mais utilizado sistema logístico do Brasil e contribui significativamente com o desenvolvimento econômico do país. Entretanto, estudos apontam que a malha rodoviária brasileira ainda apresenta diversos trechos com precariedade. A escolha de estudar o pavimento da terceira faixa do trecho da rodovia BR-467 entre o km 80,0 e o km 84,0 no sentido Toledo-Cascavel se justifica pelo fato deste trecho receber constantes manutenções, no entanto, continuar a apresentar o surgimento de patologias em períodos relativamente curtos. Com o intuito de propor uma solução de restauração em concreto de cimento Portland que seja aplicável a atual situação do pavimento asfáltico, realizou-se o reconhecimento e acompanhamento das patologias existentes, uma pesquisa de tráfego e uma revisão bibliográfica acerca das técnicas de restauração e de estudos de casos de rodovias brasileiras que passaram por intervenção bem-sucedida com tecnologias de concreto de cimento Portland. |
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2021-02-05T13:26:21Z2021-02-05T13:26:21Z2018-11-07BUZANELO, Luís Gustavo Valentini. Estudo da viabilidade de soluções em concreto para recuperação do pavimento asfáltico de um trecho da rodovia BR-467 entre Cascavel e Toledo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24106As rodovias brasileiras necessitam de pavimentação de alta durabilidade e baixo custo de manutenção, uma vez que o modal de transporte rodoviário é ainda o principal e mais utilizado sistema logístico do Brasil e contribui significativamente com o desenvolvimento econômico do país. Entretanto, estudos apontam que a malha rodoviária brasileira ainda apresenta diversos trechos com precariedade. A escolha de estudar o pavimento da terceira faixa do trecho da rodovia BR-467 entre o km 80,0 e o km 84,0 no sentido Toledo-Cascavel se justifica pelo fato deste trecho receber constantes manutenções, no entanto, continuar a apresentar o surgimento de patologias em períodos relativamente curtos. Com o intuito de propor uma solução de restauração em concreto de cimento Portland que seja aplicável a atual situação do pavimento asfáltico, realizou-se o reconhecimento e acompanhamento das patologias existentes, uma pesquisa de tráfego e uma revisão bibliográfica acerca das técnicas de restauração e de estudos de casos de rodovias brasileiras que passaram por intervenção bem-sucedida com tecnologias de concreto de cimento Portland.In general, Brazilian highways require high durability and low maintenance cost pavements since road transportation is still the main and most used type of transport in Brazil and contributes to the country’s economic development. However, studies point out that Brazilian road network has still a lot of issues. The additional lane of the segment of the highway BR-467 between km 80.0 and km 84.0 from the city of Toledo towards the city of Cascavel was chosen to be subject of this paper due to the fact that this stretch of pavement is constantly repaired but defects and failures keep showing up in a relatively short period of time. In order to propose a pavement rehabilitation technique using concrete of Portland cement that is applicable to the current situation of the existing asphalt pavement, it was necessary to recognize and monitor the existing defects of the pavement, measure traffic flow and classify vehicle types. Also, it was necessary a literature review about pavement restoration techniques and case studies of Brazilian highways that were successfully repaired with concrete technologies.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáToledoEngenharia CivilUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILPavimentos - Manutenção e reparosCimento PortlandPavimentos flexíveisPavements - Maintenance and repairPortland cementPavements, FlexibleEstudo da viabilidade de soluções em concreto para recuperação do pavimento asfáltico de um trecho da rodovia BR-467 entre Cascavel e ToledoFeasibility study of solutions in concrete for pavement rehabilitation of a segment of the highway BR-467 between Cascavel and Toledoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisToledoSilva, Elmagno Catarino SantosAndrade, Maurício do Espirito SantoSteffen, Patrícia CristinaSilva, Elmagno Catarino SantosBuzanelo, Luís Gustavo Valentiniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALconcretorecuperacaopavimentoasfaltico.pdfconcretorecuperacaopavimentoasfaltico.pdfapplication/pdf3962094http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24106/1/concretorecuperacaopavimentoasfaltico.pdf502c3cb4fb0b57942ed9c67c06c632a4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24106/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTconcretorecuperacaopavimentoasfaltico.pdf.txtconcretorecuperacaopavimentoasfaltico.pdf.txtExtracted texttext/plain75167http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24106/3/concretorecuperacaopavimentoasfaltico.pdf.txtb085c9f15f1354ef39e2fc1ef5219350MD53THUMBNAILconcretorecuperacaopavimentoasfaltico.pdf.jpgconcretorecuperacaopavimentoasfaltico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1269http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24106/4/concretorecuperacaopavimentoasfaltico.pdf.jpgfb6cc4f579555bd8069b8087f5b60eb6MD541/241062021-02-06 04:10:42.508oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-02-06T06:10:42Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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