Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Deivid Pastore
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Kauan Ramos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23968
Resumo: Um dos principais desafios das organizações é gestão eficiente da manutenção de seus ativos, selecionando as atividades de manutenção mais recomendadas para prevenção de falhas nos mais diversos sistemas. A operação ferroviária brasileira possui uma demanda crescente pela melhoria de suas atividades de manutenção, em um contexto de expansão operacional. Os motores Diesel de locomotiva, por sua vez, são um dos sistemas de locomotivas cuja manutenção desempenha papel importante, devido ao seu custo e sua importância para o funcionamento da locomotiva. Dentre as metodologias desenvolvidas para gestão de manutenção, a Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) vem ganhando popularidade e relevância, por se constituir de um processo estruturado de seleção de atividades de manutenção que preservem as funções desempenhadas pelos sistemas avaliados, utilizando critérios ambientais, de segurança, econômicos e operacionais. O objetivo deste trabalho é propor um plano de manutenção com ênfase em um subsistema, o conjunto de força, de um tipo de motor Diesel de locomotiva através da execução das sete etapas da metodologia MCC e da análise do histórico de falhas da frota de locomotivas de uma companhia ferroviária. A partir de uma análise preliminar do histórico de falhas, foi confirmada a relevância de analisar as falhas nos motores diesel e de enfatizar o subsistema escolhido no plano de manutenção. A partir da consulta a manuais, procedimentos e trabalhos nacionais e estrangeiros propostos para a operação ferroviária, em conjunto com a consulta aos especialistas da empresa analisada, foi proposto um plano de manutenção adequado às condições operacionais da empresa. O plano proposto enfatizou a realização de inspeções funcionais, a maioria visuais, mais frequentes (mensais), adequadas ao modelo de motor analisado e combinadas a outras tarefas corretivas. Foi demonstrado o cálculo um intervalo ótimo para a manutenção preventiva de um componente do subsistema analisado sob um modo de falha, a partir de análises de confiabilidade e custos de manutenção, cujos resultados foram ao encontro da politica de manutenção da empresa.
id UTFPR-12_7c7d43fc67f4f7b3144853ae9ee7a6c5
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23968
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-01-24T22:22:26Z2021-01-24T22:22:26Z2019-12BARBOSA, Deivid Pastore; MARTINS, Kauan Ramos. Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23968Um dos principais desafios das organizações é gestão eficiente da manutenção de seus ativos, selecionando as atividades de manutenção mais recomendadas para prevenção de falhas nos mais diversos sistemas. A operação ferroviária brasileira possui uma demanda crescente pela melhoria de suas atividades de manutenção, em um contexto de expansão operacional. Os motores Diesel de locomotiva, por sua vez, são um dos sistemas de locomotivas cuja manutenção desempenha papel importante, devido ao seu custo e sua importância para o funcionamento da locomotiva. Dentre as metodologias desenvolvidas para gestão de manutenção, a Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) vem ganhando popularidade e relevância, por se constituir de um processo estruturado de seleção de atividades de manutenção que preservem as funções desempenhadas pelos sistemas avaliados, utilizando critérios ambientais, de segurança, econômicos e operacionais. O objetivo deste trabalho é propor um plano de manutenção com ênfase em um subsistema, o conjunto de força, de um tipo de motor Diesel de locomotiva através da execução das sete etapas da metodologia MCC e da análise do histórico de falhas da frota de locomotivas de uma companhia ferroviária. A partir de uma análise preliminar do histórico de falhas, foi confirmada a relevância de analisar as falhas nos motores diesel e de enfatizar o subsistema escolhido no plano de manutenção. A partir da consulta a manuais, procedimentos e trabalhos nacionais e estrangeiros propostos para a operação ferroviária, em conjunto com a consulta aos especialistas da empresa analisada, foi proposto um plano de manutenção adequado às condições operacionais da empresa. O plano proposto enfatizou a realização de inspeções funcionais, a maioria visuais, mais frequentes (mensais), adequadas ao modelo de motor analisado e combinadas a outras tarefas corretivas. Foi demonstrado o cálculo um intervalo ótimo para a manutenção preventiva de um componente do subsistema analisado sob um modo de falha, a partir de análises de confiabilidade e custos de manutenção, cujos resultados foram ao encontro da politica de manutenção da empresa.Efficient equipment maintenance managemet remains one of the main challenges for organizations, which rely on selection of the most suitable tasks for failure rate control. Brazilian railway operation demand on adequate maintenance tasks increases as operational expansion is also expected. Locomotive diesel engines stand out for their role as main provider of the locomotive functions and, due to their high costs, their maintenance plays an important overall role. At such scenarios, the Reliability Centered Maintenance (RCM) methodology remains one of the most well-known and well-liked maintenance management options. It consists on an organized and structured process for selection of the best maintenance tasks which preserve the functions of systems under safety, environmental, economical and operational criteria. Therefore, this work focus on proposing a maintenance schedule emphasized for one subsystem, the power assembly, from one type of Diesel locomotive engine through execution of the seven steps of the RCM Methodology, combined with failure data analysis from a railway company. Preliminary results on failure data analysis confirm the recommendation for analysis on diesel engines and highlight subsystems more prone to deep evaluation and maintenance scheduling. Through analysis on manuals, procedures and dissertations from national and international railway companies, alongside with knowledge from local railway specialists, a maintenance plan adequate to operational conditions from the selected company was proposed. Failure finding inspections, most of them visual tasks, were recommended, to be done at a monthly interval, in agreement with the selected diesel engine characteristics, and in combination with other corrective maintenance tasks. The demonstration of calculation of optimal preventive replacement intervals under reliability analysis and maitenance costs evaluation was achieved for one component under one failure mode, whose results were in agreement with the company’s maintenance policies.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaBacharelado em Engenharia MecânicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAManutençãoConfiabilidade (Engenharia)Locomotivas dieselLocalização de falhas (Engenharia)Motores a dieselMaintenanceReliability (Engineering)Diesel locomotivesFault location (Engineering)Diesel motorProposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidadeLocomotive diesel engine maintenance plan proposal based onthe reability centered maintenance methodologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaRoso, João CarlosRoso, João CarlosMikos, Walter LuísRiechi, Jorge Luiz de SáBarbosa, Deivid PastoreMartins, Kauan Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23968/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52ORIGINALCT_DAMEC_2019_2s_33.pdfCT_DAMEC_2019_2s_33.pdfapplication/pdf4732935http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23968/1/CT_DAMEC_2019_2s_33.pdfddb3f8c57ccdbbd058a9e6a6beeee66dMD51TEXTCT_DAMEC_2019_2s_33.pdf.txtCT_DAMEC_2019_2s_33.pdf.txtExtracted texttext/plain166292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23968/3/CT_DAMEC_2019_2s_33.pdf.txt828f30181654925af1ee8a04214a45afMD53THUMBNAILCT_DAMEC_2019_2s_33.pdf.jpgCT_DAMEC_2019_2s_33.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1305http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23968/4/CT_DAMEC_2019_2s_33.pdf.jpg9923fd0d0dada9652958751bb58e41beMD541/239682021-01-25 04:10:33.428oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-01-25T06:10:33Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Locomotive diesel engine maintenance plan proposal based onthe reability centered maintenance methodology
title Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade
spellingShingle Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade
Barbosa, Deivid Pastore
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Manutenção
Confiabilidade (Engenharia)
Locomotivas diesel
Localização de falhas (Engenharia)
Motores a diesel
Maintenance
Reliability (Engineering)
Diesel locomotives
Fault location (Engineering)
Diesel motor
title_short Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade
title_full Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade
title_fullStr Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade
title_full_unstemmed Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade
title_sort Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade
author Barbosa, Deivid Pastore
author_facet Barbosa, Deivid Pastore
Martins, Kauan Ramos
author_role author
author2 Martins, Kauan Ramos
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roso, João Carlos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Roso, João Carlos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mikos, Walter Luís
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Riechi, Jorge Luiz de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Deivid Pastore
Martins, Kauan Ramos
contributor_str_mv Roso, João Carlos
Roso, João Carlos
Mikos, Walter Luís
Riechi, Jorge Luiz de Sá
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Manutenção
Confiabilidade (Engenharia)
Locomotivas diesel
Localização de falhas (Engenharia)
Motores a diesel
Maintenance
Reliability (Engineering)
Diesel locomotives
Fault location (Engineering)
Diesel motor
dc.subject.por.fl_str_mv Manutenção
Confiabilidade (Engenharia)
Locomotivas diesel
Localização de falhas (Engenharia)
Motores a diesel
Maintenance
Reliability (Engineering)
Diesel locomotives
Fault location (Engineering)
Diesel motor
description Um dos principais desafios das organizações é gestão eficiente da manutenção de seus ativos, selecionando as atividades de manutenção mais recomendadas para prevenção de falhas nos mais diversos sistemas. A operação ferroviária brasileira possui uma demanda crescente pela melhoria de suas atividades de manutenção, em um contexto de expansão operacional. Os motores Diesel de locomotiva, por sua vez, são um dos sistemas de locomotivas cuja manutenção desempenha papel importante, devido ao seu custo e sua importância para o funcionamento da locomotiva. Dentre as metodologias desenvolvidas para gestão de manutenção, a Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) vem ganhando popularidade e relevância, por se constituir de um processo estruturado de seleção de atividades de manutenção que preservem as funções desempenhadas pelos sistemas avaliados, utilizando critérios ambientais, de segurança, econômicos e operacionais. O objetivo deste trabalho é propor um plano de manutenção com ênfase em um subsistema, o conjunto de força, de um tipo de motor Diesel de locomotiva através da execução das sete etapas da metodologia MCC e da análise do histórico de falhas da frota de locomotivas de uma companhia ferroviária. A partir de uma análise preliminar do histórico de falhas, foi confirmada a relevância de analisar as falhas nos motores diesel e de enfatizar o subsistema escolhido no plano de manutenção. A partir da consulta a manuais, procedimentos e trabalhos nacionais e estrangeiros propostos para a operação ferroviária, em conjunto com a consulta aos especialistas da empresa analisada, foi proposto um plano de manutenção adequado às condições operacionais da empresa. O plano proposto enfatizou a realização de inspeções funcionais, a maioria visuais, mais frequentes (mensais), adequadas ao modelo de motor analisado e combinadas a outras tarefas corretivas. Foi demonstrado o cálculo um intervalo ótimo para a manutenção preventiva de um componente do subsistema analisado sob um modo de falha, a partir de análises de confiabilidade e custos de manutenção, cujos resultados foram ao encontro da politica de manutenção da empresa.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-24T22:22:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-24T22:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Deivid Pastore; MARTINS, Kauan Ramos. Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23968
identifier_str_mv BARBOSA, Deivid Pastore; MARTINS, Kauan Ramos. Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Bacharelado em Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23968/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23968/1/CT_DAMEC_2019_2s_33.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23968/3/CT_DAMEC_2019_2s_33.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23968/4/CT_DAMEC_2019_2s_33.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
ddb3f8c57ccdbbd058a9e6a6beeee66d
828f30181654925af1ee8a04214a45af
9923fd0d0dada9652958751bb58e41be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044066705211392