Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18726 |
Resumo: | O objetivo principal dessa pesquisa é identificar a principal causa de impacto na disponibilidade do ativo (locomotiva). Para isso é de fundamental importância entender as causas de impacto na disponibilidade do ativo, em função do grande impacto que gera para parada de trens e o consequente impacto na produção. Foi utilizado o método de FEMEA para identificação e tratativa dos problemas, através das ferramentas de qualidade de “Diagrama de Pareto”, “Matriz de GUT”, “Brainstorming”, “Diagrama de Ishikawa”, “Técnica dos 5 Por que”. O resultado desse trabalho é propor ações que visem reduzir a quantidade de avarias relacionadas a falhas. |
id |
UTFPR-12_b9511452b581428919302226fe5e7f4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/18726 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-23T12:02:35Z2020-11-23T12:02:35Z2019-11-04LEITE, Tiago Vicente. Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18726O objetivo principal dessa pesquisa é identificar a principal causa de impacto na disponibilidade do ativo (locomotiva). Para isso é de fundamental importância entender as causas de impacto na disponibilidade do ativo, em função do grande impacto que gera para parada de trens e o consequente impacto na produção. Foi utilizado o método de FEMEA para identificação e tratativa dos problemas, através das ferramentas de qualidade de “Diagrama de Pareto”, “Matriz de GUT”, “Brainstorming”, “Diagrama de Ishikawa”, “Técnica dos 5 Por que”. O resultado desse trabalho é propor ações que visem reduzir a quantidade de avarias relacionadas a falhas.The main objective of this research is to identify the main cause of impact on asset availability. It is of fundamental importance to understand the causes of impact on asset availability, due to the great impact that it generates to stop trains and the consequent impact on production. The FEMEA method was used to identify and deal with the problems through the quality tools of “Pareto Diagram”, “GUT matrix”, “Brainstorming”, “Ishikawa diagram”, “5 Why technique”.The result of this work is to propose actions to reduce the number of faults related to failures.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Engenharia da ConfiabilidadeUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOLocomotivas dieselLocalização de falhas (Engenharia) - AnálisesConfiabilidade (Engenharia)Motores a dieselDiesel locomotivesFault location (Engineering) - AnalysisReliability (Engineering)Diesel motorAnálise de causas raízes aplicada a uma locomotivaRoot cause analysis applied to a locomotiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaRodrigues, MarceloRodrigues, MarceloRigoni, EmersonParis, Wanderson StaelLeite, Tiago Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CEEC_VII_2019_18.pdfapplication/pdf2409797http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18726/1/CT_CEEC_VII_2019_18.pdf90aad659f87979819e9d9f788f973ae9MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18726/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CEEC_VII_2019_18.pdf.txtExtracted texttext/plain80560http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18726/3/CT_CEEC_VII_2019_18.pdf.txt6abea4376c97292ff6598fbc905c1c17MD53THUMBNAILCT_CEEC_VII_2019_18.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18726/4/CT_CEEC_VII_2019_18.pdf.jpg6e488f075ee97aff7771664b02236a5bMD541/187262020-11-23 10:02:35.928oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T12:02:35Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Root cause analysis applied to a locomotive |
title |
Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva |
spellingShingle |
Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva Leite, Tiago Vicente CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Locomotivas diesel Localização de falhas (Engenharia) - Análises Confiabilidade (Engenharia) Motores a diesel Diesel locomotives Fault location (Engineering) - Analysis Reliability (Engineering) Diesel motor |
title_short |
Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva |
title_full |
Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva |
title_fullStr |
Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva |
title_full_unstemmed |
Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva |
title_sort |
Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva |
author |
Leite, Tiago Vicente |
author_facet |
Leite, Tiago Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Marcelo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rodrigues, Marcelo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rigoni, Emerson |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Paris, Wanderson Stael |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Tiago Vicente |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Marcelo Rodrigues, Marcelo Rigoni, Emerson Paris, Wanderson Stael |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Locomotivas diesel Localização de falhas (Engenharia) - Análises Confiabilidade (Engenharia) Motores a diesel Diesel locomotives Fault location (Engineering) - Analysis Reliability (Engineering) Diesel motor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Locomotivas diesel Localização de falhas (Engenharia) - Análises Confiabilidade (Engenharia) Motores a diesel Diesel locomotives Fault location (Engineering) - Analysis Reliability (Engineering) Diesel motor |
description |
O objetivo principal dessa pesquisa é identificar a principal causa de impacto na disponibilidade do ativo (locomotiva). Para isso é de fundamental importância entender as causas de impacto na disponibilidade do ativo, em função do grande impacto que gera para parada de trens e o consequente impacto na produção. Foi utilizado o método de FEMEA para identificação e tratativa dos problemas, através das ferramentas de qualidade de “Diagrama de Pareto”, “Matriz de GUT”, “Brainstorming”, “Diagrama de Ishikawa”, “Técnica dos 5 Por que”. O resultado desse trabalho é propor ações que visem reduzir a quantidade de avarias relacionadas a falhas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-23T12:02:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-23T12:02:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEITE, Tiago Vicente. Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18726 |
identifier_str_mv |
LEITE, Tiago Vicente. Análise de causas raízes aplicada a uma locomotiva. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Engenharia da Confiabilidade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18726/1/CT_CEEC_VII_2019_18.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18726/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18726/3/CT_CEEC_VII_2019_18.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18726/4/CT_CEEC_VII_2019_18.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90aad659f87979819e9d9f788f973ae9 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 6abea4376c97292ff6598fbc905c1c17 6e488f075ee97aff7771664b02236a5b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797043878983892992 |