Projeto de um veículo autônomo capaz de cobrir uma área poligonal sem passar mais de uma vez pela mesma região

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bracht, Marcos Paulo Pettermann
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15825
Resumo: Este trabalho apresenta um projeto de algoritmos de geração e seguimento de trajetórias aplicado a robôs móveis de acionamento diferencial de modo a percorrer integralmente áreas predefinidas. O movimento é feito com velocidade constante e evitando-se que o robô passe mais de uma vez sobre a mesma região. Controladores proporcional e proporcional-derivativo são usados para ajuste da velocidade angular das rodas e do seguimento de trajetória do robô, respectivamente. Os códigos são testados por meio de um simulador.
id UTFPR-12_5521c12b9afa648c898cfb038aecbe91
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/15825
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-19T13:08:18Z2020-11-19T13:08:18Z2015-06-23BRACHT, Marcos Paulo Pettermann. Projeto de um veículo autônomo capaz de cobrir uma área poligonal sem passar mais de uma vez pela mesma região. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15825Este trabalho apresenta um projeto de algoritmos de geração e seguimento de trajetórias aplicado a robôs móveis de acionamento diferencial de modo a percorrer integralmente áreas predefinidas. O movimento é feito com velocidade constante e evitando-se que o robô passe mais de uma vez sobre a mesma região. Controladores proporcional e proporcional-derivativo são usados para ajuste da velocidade angular das rodas e do seguimento de trajetória do robô, respectivamente. Os códigos são testados por meio de um simulador.This work describes the design of trajectory generation and tracking algorithms applied to differential wheeled mobile robots which must fully cover predefined areas. The movement is done with constant speed and in a way of preventing the robot from going over the same region more than once. Proportional and proportional-derivative controllers are used for wheel speed control and trajectory tracking, respectively. The codes are tested through a simulator.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáToledoEngenharia EletrônicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIASIntegrais de trajetóriasRobôs - Sistemas de controleIntegrals, PathRobots - Control systemsProjeto de um veículo autônomo capaz de cobrir uma área poligonal sem passar mais de uma vez pela mesma regiãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisToledoAlves, Jorge Augusto VasconcelosCoutinho, Fábio RizentalDietrich, José Dolores VergaraAlves, Jorge Augusto VasconcelosBracht, Marcos Paulo Pettermanninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTTD_COELE_2015_1_018.pdf.txtExtracted texttext/plain93321http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15825/1/TD_COELE_2015_1_018.pdf.txtbe96f8b0d62732f6121123a40320fbeeMD51THUMBNAILTD_COELE_2015_1_018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1313http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15825/2/TD_COELE_2015_1_018.pdf.jpgd47b3ee70190047931f9e4ddc5d2c118MD52ORIGINALTD_COELE_2015_1_018.pdfapplication/pdf1374975http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15825/3/TD_COELE_2015_1_018.pdf8031dd3ef6b4015ca7b0418422250e92MD53LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15825/4/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD541/158252021-12-10 19:17:27.869oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-12-10T21:17:27Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto de um veículo autônomo capaz de cobrir uma área poligonal sem passar mais de uma vez pela mesma região
title Projeto de um veículo autônomo capaz de cobrir uma área poligonal sem passar mais de uma vez pela mesma região
spellingShingle Projeto de um veículo autônomo capaz de cobrir uma área poligonal sem passar mais de uma vez pela mesma região
Bracht, Marcos Paulo Pettermann
CNPQ::ENGENHARIAS
Integrais de trajetórias
Robôs - Sistemas de controle
Integrals, Path
Robots - Control systems
title_short Projeto de um veículo autônomo capaz de cobrir uma área poligonal sem passar mais de uma vez pela mesma região
title_full Projeto de um veículo autônomo capaz de cobrir uma área poligonal sem passar mais de uma vez pela mesma região
title_fullStr Projeto de um veículo autônomo capaz de cobrir uma área poligonal sem passar mais de uma vez pela mesma região
title_full_unstemmed Projeto de um veículo autônomo capaz de cobrir uma área poligonal sem passar mais de uma vez pela mesma região
title_sort Projeto de um veículo autônomo capaz de cobrir uma área poligonal sem passar mais de uma vez pela mesma região
author Bracht, Marcos Paulo Pettermann
author_facet Bracht, Marcos Paulo Pettermann
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Jorge Augusto Vasconcelos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Coutinho, Fábio Rizental
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dietrich, José Dolores Vergara
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Alves, Jorge Augusto Vasconcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Bracht, Marcos Paulo Pettermann
contributor_str_mv Alves, Jorge Augusto Vasconcelos
Coutinho, Fábio Rizental
Dietrich, José Dolores Vergara
Alves, Jorge Augusto Vasconcelos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Integrais de trajetórias
Robôs - Sistemas de controle
Integrals, Path
Robots - Control systems
dc.subject.por.fl_str_mv Integrais de trajetórias
Robôs - Sistemas de controle
Integrals, Path
Robots - Control systems
description Este trabalho apresenta um projeto de algoritmos de geração e seguimento de trajetórias aplicado a robôs móveis de acionamento diferencial de modo a percorrer integralmente áreas predefinidas. O movimento é feito com velocidade constante e evitando-se que o robô passe mais de uma vez sobre a mesma região. Controladores proporcional e proporcional-derivativo são usados para ajuste da velocidade angular das rodas e do seguimento de trajetória do robô, respectivamente. Os códigos são testados por meio de um simulador.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-19T13:08:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-19T13:08:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRACHT, Marcos Paulo Pettermann. Projeto de um veículo autônomo capaz de cobrir uma área poligonal sem passar mais de uma vez pela mesma região. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15825
identifier_str_mv BRACHT, Marcos Paulo Pettermann. Projeto de um veículo autônomo capaz de cobrir uma área poligonal sem passar mais de uma vez pela mesma região. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Toledo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Eletrônica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Toledo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15825/1/TD_COELE_2015_1_018.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15825/2/TD_COELE_2015_1_018.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15825/3/TD_COELE_2015_1_018.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/15825/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv be96f8b0d62732f6121123a40320fbee
d47b3ee70190047931f9e4ddc5d2c118
8031dd3ef6b4015ca7b0418422250e92
dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922952985706496