Análise de projeto de restauração com uso da técnica de reciclagem de pavimento flexível como base para revestimento de asfalto borracha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serraglio, Débora
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14441
Resumo: O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil, seja para o transporte de pessoas, produtos e serviços, afetando a economia do país, desta forma investimentos no setor de pavimentação tornam-se necessários, com novos produtos, novas técnicas e equipamentos, que garantam eficiência, economia e qualidade dos serviços executados. Para encontrar à melhor técnica, deve-se conhecer o pavimento antigo, o solo do subleito, fazer uma avaliação de cunho funcional (visão do usuário, conforto e segurança) e estrutural. Além de um dimensionamento adequado, para verificar a necessidade de reforço ou não, levando-se em conta o tráfego futuro. A restauração com o uso da técnica de reciclagem do pavimento flexível degradado proporciona vantagens tão procuradas para solucionar problemas dos serviços convencionais, como a valorização dos materiais existentes, em vez de gastar energia para a produção e transporte de novos materiais, ou a consequente colocação em depósito dos materiais não reutilizáveis. A reciclagem de pavimentos é uma técnica que consiste em reaproveitar os materiais nobres existentes, na construção de uma nova camada resistente ao tráfego futuro.
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spelling 2020-11-18T12:01:18Z2020-11-18T12:01:18Z2014-02-11SERRAGLIO, Débora. Análise de projeto de restauração com uso da técnica de reciclagem de pavimento flexível como base para revestimento de asfalto borracha. 2014. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14441O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil, seja para o transporte de pessoas, produtos e serviços, afetando a economia do país, desta forma investimentos no setor de pavimentação tornam-se necessários, com novos produtos, novas técnicas e equipamentos, que garantam eficiência, economia e qualidade dos serviços executados. Para encontrar à melhor técnica, deve-se conhecer o pavimento antigo, o solo do subleito, fazer uma avaliação de cunho funcional (visão do usuário, conforto e segurança) e estrutural. Além de um dimensionamento adequado, para verificar a necessidade de reforço ou não, levando-se em conta o tráfego futuro. A restauração com o uso da técnica de reciclagem do pavimento flexível degradado proporciona vantagens tão procuradas para solucionar problemas dos serviços convencionais, como a valorização dos materiais existentes, em vez de gastar energia para a produção e transporte de novos materiais, ou a consequente colocação em depósito dos materiais não reutilizáveis. A reciclagem de pavimentos é uma técnica que consiste em reaproveitar os materiais nobres existentes, na construção de uma nova camada resistente ao tráfego futuro.The road system is the most used in Brazil, both to transport people, products or services, affecting the country's economy, so the investment in the paving industry become necessary, with new products, new techniques and equipment to ensure efficiency, economy and quality of services performed. To find the best technique, is necessary to understand the old pavement, sub-base, make an assessment of functional imprint (the user view, comfort and safety) and structural, addition to an appropriate scaling, to verify the need the enhanced or not, observed the future traffic. Restoring using the recycling technique of degraded flexible pavement provides advantages sought solve problems of conventional services such the optimization of existing materials rather than expend energy to produce and transport new materials, or creating new deposits (send-outs) for the disposal of non-reusable materials. The pavement recycling is a technique that consists in reusing of the existing noble materials, in the construction of a new resistant layer future traffic.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia CivilPavimentos - Manutenção e reparosPavimentos de asfaltoConstrução civilPavements - Maintenance and repairPavements, AsphaltBuildingAnálise de projeto de restauração com uso da técnica de reciclagem de pavimento flexível como base para revestimento de asfalto borrachainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoTrombetta, JairoSerraglio, Déborareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILPB_COECI_2013_2_8.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1338http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14441/1/PB_COECI_2013_2_8.pdf.jpg5fe3f47282b2ba9ea5f4bcc291ca1b81MD51ORIGINALPB_COECI_2013_2_8.pdfapplication/pdf3772158http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14441/2/PB_COECI_2013_2_8.pdf6477c9a9e4bbbd851a3b4722b0b34a3eMD52LICENSElicense.txttext/plain1220http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14441/3/license.txt3cbdb04c3d289deb9dca129a3870a6e1MD53TEXTPB_COECI_2013_2_8.pdf.txtExtracted texttext/plain142971http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14441/4/PB_COECI_2013_2_8.pdf.txt3e20f8b76769013c3a25feb629f97c60MD541/144412020-11-18 10:01:18.784oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T12:01:18Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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