O videogame como recurso para ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20962 |
Resumo: | As tecnologias na educação necessitam envolver algum tipo de objeto material, fazendo parte do processo de ensino-aprendizagem, podendo haver uma relação entre o professor e a tecnologia ou entre o aluno e a tecnologia. Nosso objetivo foi verificar a influência do videogame como recurso didático para o ensino-aprendizagem da educação física escolar. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. O público alvo foi composto por 21 alunos. Após o período das observações, realizou-se as intervenções com o uso do videogame xbox 360 kinect. Os dados coletados e a sua análise originaram-se em categorias. Percebemos como principais resultados, que as contribuições do uso do videogame vão muito além do aprendizado dos alunos, principalmente naqueles que se recusa a participar das atividades propostas em aula. No entanto, é necessário que as escolas abram espaço para outros meios de construção da aprendizagem, e o uso das tecnologias em salas de aula pode ser uma ferramenta capaz de proporcionar este aprendizado. |
id |
UTFPR-12_57b9017e0b25bdfee4d70729b0263542 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/20962 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-24T14:41:52Z2020-11-24T14:41:52Z2015-10-16LEÃO JUNIOR, Cleber Mena; ELTZ, Vanessa; De STEFANI, Divaldo; PIRES; Marilene Mieko Yamamoto; ROYER; Marcia Regina. O videogame como recurso para ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20962As tecnologias na educação necessitam envolver algum tipo de objeto material, fazendo parte do processo de ensino-aprendizagem, podendo haver uma relação entre o professor e a tecnologia ou entre o aluno e a tecnologia. Nosso objetivo foi verificar a influência do videogame como recurso didático para o ensino-aprendizagem da educação física escolar. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. O público alvo foi composto por 21 alunos. Após o período das observações, realizou-se as intervenções com o uso do videogame xbox 360 kinect. Os dados coletados e a sua análise originaram-se em categorias. Percebemos como principais resultados, que as contribuições do uso do videogame vão muito além do aprendizado dos alunos, principalmente naqueles que se recusa a participar das atividades propostas em aula. No entanto, é necessário que as escolas abram espaço para outros meios de construção da aprendizagem, e o uso das tecnologias em salas de aula pode ser uma ferramenta capaz de proporcionar este aprendizado.The technology in education need to involve some kind of material object as part of the teaching-learning process, and there may be a relationship between the teacher and the technology or between the student and the technology. Our goal was to investigate the influence of video games as a teaching resource for the teaching and learning of physical education. This study is a qualitative, descriptive and interpretative research. The audience consisted of 21 students. After the period of the observations took place interventions using the xbox 360 kinect game. The collected data and its analysis originated in categories. Perceive as main results that the contributions of the game go far beyond the use of student learning, especially those who refuse to participate in activities proposed in class. However, it is necessary that schools make room for other construction means of learning, and the use of technology in classrooms can be a tool capable of providing this learning.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEducação: Métodos e Técnicas de EnsinoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOEstratégias de aprendizagemEstimulação cerebralEducação físicaLearning strategiesBrain stimulationPhysical education and trainingO videogame como recurso para ensino-aprendizagemVideogame as a resource for teaching-learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraLima, Ivone Teresinha CarlettoLima, Ivone Teresinha CarlettoLima, Ivone Teresinha CarlettoLima, Ivone Teresinha CarlettoLeão Junior, Cleber MenaEltz, VanessaDe Stefani, DivaldoPires, Marilene Mieko YamamotoRoyer, Marcia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALMD_EDUMTE_II_2014_28.pdfapplication/pdf373453http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/1/MD_EDUMTE_II_2014_28.pdf576fbb57359d8a147fdaef61e19fe3b2MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTMD_EDUMTE_II_2014_28.pdf.txtExtracted texttext/plain27180http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/3/MD_EDUMTE_II_2014_28.pdf.txtc47779005c32cf9ccf9f895a816d0ef5MD53THUMBNAILMD_EDUMTE_II_2014_28.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1830http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/4/MD_EDUMTE_II_2014_28.pdf.jpg965afdf2f88b9f54ca9fc54f5d329d84MD541/209622020-11-24 12:41:52.962oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-24T14:41:52Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O videogame como recurso para ensino-aprendizagem |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Videogame as a resource for teaching-learning |
title |
O videogame como recurso para ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
O videogame como recurso para ensino-aprendizagem Leão Junior, Cleber Mena CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Estratégias de aprendizagem Estimulação cerebral Educação física Learning strategies Brain stimulation Physical education and training |
title_short |
O videogame como recurso para ensino-aprendizagem |
title_full |
O videogame como recurso para ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
O videogame como recurso para ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O videogame como recurso para ensino-aprendizagem |
title_sort |
O videogame como recurso para ensino-aprendizagem |
author |
Leão Junior, Cleber Mena |
author_facet |
Leão Junior, Cleber Mena Eltz, Vanessa De Stefani, Divaldo Pires, Marilene Mieko Yamamoto Royer, Marcia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Eltz, Vanessa De Stefani, Divaldo Pires, Marilene Mieko Yamamoto Royer, Marcia Regina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Ivone Teresinha Carletto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lima, Ivone Teresinha Carletto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lima, Ivone Teresinha Carletto |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Lima, Ivone Teresinha Carletto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão Junior, Cleber Mena Eltz, Vanessa De Stefani, Divaldo Pires, Marilene Mieko Yamamoto Royer, Marcia Regina |
contributor_str_mv |
Lima, Ivone Teresinha Carletto Lima, Ivone Teresinha Carletto Lima, Ivone Teresinha Carletto Lima, Ivone Teresinha Carletto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Estratégias de aprendizagem Estimulação cerebral Educação física Learning strategies Brain stimulation Physical education and training |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem Estimulação cerebral Educação física Learning strategies Brain stimulation Physical education and training |
description |
As tecnologias na educação necessitam envolver algum tipo de objeto material, fazendo parte do processo de ensino-aprendizagem, podendo haver uma relação entre o professor e a tecnologia ou entre o aluno e a tecnologia. Nosso objetivo foi verificar a influência do videogame como recurso didático para o ensino-aprendizagem da educação física escolar. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. O público alvo foi composto por 21 alunos. Após o período das observações, realizou-se as intervenções com o uso do videogame xbox 360 kinect. Os dados coletados e a sua análise originaram-se em categorias. Percebemos como principais resultados, que as contribuições do uso do videogame vão muito além do aprendizado dos alunos, principalmente naqueles que se recusa a participar das atividades propostas em aula. No entanto, é necessário que as escolas abram espaço para outros meios de construção da aprendizagem, e o uso das tecnologias em salas de aula pode ser uma ferramenta capaz de proporcionar este aprendizado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-10-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-24T14:41:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-24T14:41:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEÃO JUNIOR, Cleber Mena; ELTZ, Vanessa; De STEFANI, Divaldo; PIRES; Marilene Mieko Yamamoto; ROYER; Marcia Regina. O videogame como recurso para ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20962 |
identifier_str_mv |
LEÃO JUNIOR, Cleber Mena; ELTZ, Vanessa; De STEFANI, Divaldo; PIRES; Marilene Mieko Yamamoto; ROYER; Marcia Regina. O videogame como recurso para ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/1/MD_EDUMTE_II_2014_28.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/3/MD_EDUMTE_II_2014_28.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/4/MD_EDUMTE_II_2014_28.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
576fbb57359d8a147fdaef61e19fe3b2 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b c47779005c32cf9ccf9f895a816d0ef5 965afdf2f88b9f54ca9fc54f5d329d84 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922902975971328 |