O videogame como recurso para ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão Junior, Cleber Mena
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Eltz, Vanessa, De Stefani, Divaldo, Pires, Marilene Mieko Yamamoto, Royer, Marcia Regina
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20962
Resumo: As tecnologias na educação necessitam envolver algum tipo de objeto material, fazendo parte do processo de ensino-aprendizagem, podendo haver uma relação entre o professor e a tecnologia ou entre o aluno e a tecnologia. Nosso objetivo foi verificar a influência do videogame como recurso didático para o ensino-aprendizagem da educação física escolar. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. O público alvo foi composto por 21 alunos. Após o período das observações, realizou-se as intervenções com o uso do videogame xbox 360 kinect. Os dados coletados e a sua análise originaram-se em categorias. Percebemos como principais resultados, que as contribuições do uso do videogame vão muito além do aprendizado dos alunos, principalmente naqueles que se recusa a participar das atividades propostas em aula. No entanto, é necessário que as escolas abram espaço para outros meios de construção da aprendizagem, e o uso das tecnologias em salas de aula pode ser uma ferramenta capaz de proporcionar este aprendizado.
id UTFPR-12_57b9017e0b25bdfee4d70729b0263542
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/20962
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-24T14:41:52Z2020-11-24T14:41:52Z2015-10-16LEÃO JUNIOR, Cleber Mena; ELTZ, Vanessa; De STEFANI, Divaldo; PIRES; Marilene Mieko Yamamoto; ROYER; Marcia Regina. O videogame como recurso para ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20962As tecnologias na educação necessitam envolver algum tipo de objeto material, fazendo parte do processo de ensino-aprendizagem, podendo haver uma relação entre o professor e a tecnologia ou entre o aluno e a tecnologia. Nosso objetivo foi verificar a influência do videogame como recurso didático para o ensino-aprendizagem da educação física escolar. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. O público alvo foi composto por 21 alunos. Após o período das observações, realizou-se as intervenções com o uso do videogame xbox 360 kinect. Os dados coletados e a sua análise originaram-se em categorias. Percebemos como principais resultados, que as contribuições do uso do videogame vão muito além do aprendizado dos alunos, principalmente naqueles que se recusa a participar das atividades propostas em aula. No entanto, é necessário que as escolas abram espaço para outros meios de construção da aprendizagem, e o uso das tecnologias em salas de aula pode ser uma ferramenta capaz de proporcionar este aprendizado.The technology in education need to involve some kind of material object as part of the teaching-learning process, and there may be a relationship between the teacher and the technology or between the student and the technology. Our goal was to investigate the influence of video games as a teaching resource for the teaching and learning of physical education. This study is a qualitative, descriptive and interpretative research. The audience consisted of 21 students. After the period of the observations took place interventions using the xbox 360 kinect game. The collected data and its analysis originated in categories. Perceive as main results that the contributions of the game go far beyond the use of student learning, especially those who refuse to participate in activities proposed in class. However, it is necessary that schools make room for other construction means of learning, and the use of technology in classrooms can be a tool capable of providing this learning.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEducação: Métodos e Técnicas de EnsinoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOEstratégias de aprendizagemEstimulação cerebralEducação físicaLearning strategiesBrain stimulationPhysical education and trainingO videogame como recurso para ensino-aprendizagemVideogame as a resource for teaching-learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraLima, Ivone Teresinha CarlettoLima, Ivone Teresinha CarlettoLima, Ivone Teresinha CarlettoLima, Ivone Teresinha CarlettoLeão Junior, Cleber MenaEltz, VanessaDe Stefani, DivaldoPires, Marilene Mieko YamamotoRoyer, Marcia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALMD_EDUMTE_II_2014_28.pdfapplication/pdf373453http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/1/MD_EDUMTE_II_2014_28.pdf576fbb57359d8a147fdaef61e19fe3b2MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTMD_EDUMTE_II_2014_28.pdf.txtExtracted texttext/plain27180http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/3/MD_EDUMTE_II_2014_28.pdf.txtc47779005c32cf9ccf9f895a816d0ef5MD53THUMBNAILMD_EDUMTE_II_2014_28.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1830http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/4/MD_EDUMTE_II_2014_28.pdf.jpg965afdf2f88b9f54ca9fc54f5d329d84MD541/209622020-11-24 12:41:52.962oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/20962TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-24T14:41:52Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O videogame como recurso para ensino-aprendizagem
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Videogame as a resource for teaching-learning
title O videogame como recurso para ensino-aprendizagem
spellingShingle O videogame como recurso para ensino-aprendizagem
Leão Junior, Cleber Mena
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Estratégias de aprendizagem
Estimulação cerebral
Educação física
Learning strategies
Brain stimulation
Physical education and training
title_short O videogame como recurso para ensino-aprendizagem
title_full O videogame como recurso para ensino-aprendizagem
title_fullStr O videogame como recurso para ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed O videogame como recurso para ensino-aprendizagem
title_sort O videogame como recurso para ensino-aprendizagem
author Leão Junior, Cleber Mena
author_facet Leão Junior, Cleber Mena
Eltz, Vanessa
De Stefani, Divaldo
Pires, Marilene Mieko Yamamoto
Royer, Marcia Regina
author_role author
author2 Eltz, Vanessa
De Stefani, Divaldo
Pires, Marilene Mieko Yamamoto
Royer, Marcia Regina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão Junior, Cleber Mena
Eltz, Vanessa
De Stefani, Divaldo
Pires, Marilene Mieko Yamamoto
Royer, Marcia Regina
contributor_str_mv Lima, Ivone Teresinha Carletto
Lima, Ivone Teresinha Carletto
Lima, Ivone Teresinha Carletto
Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Estratégias de aprendizagem
Estimulação cerebral
Educação física
Learning strategies
Brain stimulation
Physical education and training
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
Estimulação cerebral
Educação física
Learning strategies
Brain stimulation
Physical education and training
description As tecnologias na educação necessitam envolver algum tipo de objeto material, fazendo parte do processo de ensino-aprendizagem, podendo haver uma relação entre o professor e a tecnologia ou entre o aluno e a tecnologia. Nosso objetivo foi verificar a influência do videogame como recurso didático para o ensino-aprendizagem da educação física escolar. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. O público alvo foi composto por 21 alunos. Após o período das observações, realizou-se as intervenções com o uso do videogame xbox 360 kinect. Os dados coletados e a sua análise originaram-se em categorias. Percebemos como principais resultados, que as contribuições do uso do videogame vão muito além do aprendizado dos alunos, principalmente naqueles que se recusa a participar das atividades propostas em aula. No entanto, é necessário que as escolas abram espaço para outros meios de construção da aprendizagem, e o uso das tecnologias em salas de aula pode ser uma ferramenta capaz de proporcionar este aprendizado.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-24T14:41:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-24T14:41:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEÃO JUNIOR, Cleber Mena; ELTZ, Vanessa; De STEFANI, Divaldo; PIRES; Marilene Mieko Yamamoto; ROYER; Marcia Regina. O videogame como recurso para ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20962
identifier_str_mv LEÃO JUNIOR, Cleber Mena; ELTZ, Vanessa; De STEFANI, Divaldo; PIRES; Marilene Mieko Yamamoto; ROYER; Marcia Regina. O videogame como recurso para ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/1/MD_EDUMTE_II_2014_28.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/3/MD_EDUMTE_II_2014_28.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20962/4/MD_EDUMTE_II_2014_28.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 576fbb57359d8a147fdaef61e19fe3b2
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
c47779005c32cf9ccf9f895a816d0ef5
965afdf2f88b9f54ca9fc54f5d329d84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922902975971328