Elaboração de um mapa acústico para a região central de Curitiba e principais vias de acesso ao centro da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Fernando Cunha de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/991
Resumo: O ruído urbano vem sendo cada vez mais uma grande preocupação para a sociedade moderna. Diante disto, este estudo de caso tem como objetivoelaborar um mapa acústico com os níveis de pressão sonora da região central de Curitiba e principais vias de acesso ao centro, a fim de se conhecer quais níveis de ruído estão expostos os cidadãos e trabalhadores e identificar áreas com valores sonoros acima dos permitidos pela legislação. A metodologia adotada para a confecção do mapa acústico desta pesquisa tem como referência a norma NBR 10151, a qual estabelece critérios para os medidores de pressão e para as condições de medição. Na primeira fase foram feitas medições dos níveis de ruído presentes em 416 pontos do centro da cidade e das principais vias de acesso ao mesmo. Posteriormente levantou-se a altura das edificações de toda a região mensurada para confecção do mapa acústico por meio do software CADNAA. Os resultados obtidos foram comparados com a Lei Municipal Ordinária de Curitiba nº 10625, de 19 de dezembro de 2002, a qual define que no período diurno (07h01min até 19h00min) o limite de pressão sonora é de 65dB(A) para a zona central, e mostraram que todos os pontos de medições estavam acima do limite permitido pela referida Lei. Concluiu-se que o mapa acústico é uma ferramenta visual muito interessante para visualização dos níveis de ruído em determinado local e que Curitiba precisa tentar se precaver, pois os valores de ruído encontrados superam o limite de sua Lei municipal. Desta forma recomendam-se ações simples e objetivas como a utilização de motores híbridos para frotas de ônibus e caminhões.
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Na primeira fase foram feitas medições dos níveis de ruído presentes em 416 pontos do centro da cidade e das principais vias de acesso ao mesmo. Posteriormente levantou-se a altura das edificações de toda a região mensurada para confecção do mapa acústico por meio do software CADNAA. Os resultados obtidos foram comparados com a Lei Municipal Ordinária de Curitiba nº 10625, de 19 de dezembro de 2002, a qual define que no período diurno (07h01min até 19h00min) o limite de pressão sonora é de 65dB(A) para a zona central, e mostraram que todos os pontos de medições estavam acima do limite permitido pela referida Lei. Concluiu-se que o mapa acústico é uma ferramenta visual muito interessante para visualização dos níveis de ruído em determinado local e que Curitiba precisa tentar se precaver, pois os valores de ruído encontrados superam o limite de sua Lei municipal. Desta forma recomendam-se ações simples e objetivas como a utilização de motores híbridos para frotas de ônibus e caminhões.The urban noise has been increasingly becoming a major concern for modern society. Given this, this case study aims to map the acoustic sound pressure levels in the central region of Curitiba and main access roads to the center in order to know what levels of noise exposed workers and citizens identify and areas with sound values above those allowed by law. The methodology adopted for the preparation of this research has acoustic map as a reference to NBR 10151, which establishes criteria for pressure gauges and measurement conditions. In the first phase measurements were made of the noise levels present in 416 points of the city center and the main access routes to it. Later raised the height of buildings across the region to prepare for the measured acoustic map through software CadnaA. The results were compared to Ordinary Curitiba Municipal Law No. 10,625, of December 19, 2002, which states that during the daytime (07h01min 19:00 until) limit sound pressure level is 65dB (A) for the central zone. In conclusion it was found that all points of measurement are above the limit allowed by local law. Thus actions are recommended simple and straight forward as using hybrid engines for trucks and bus fleets.Fundação AraucáriaporUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilRuído urbano - Medição - Curitiba (PR)Poluição sonoraControle de ruídoSoftware - DesenvolvimentoEngenharia civilCity noise - Measurement - Curitiba (PR)Noise pollutionNoise controlComputer software - DevelopmentCivil engineeringElaboração de um mapa acústico para a região central de Curitiba e principais vias de acesso ao centro da cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaMestradoCatai, Rodrigo EduardoAndrade, Fernando Cunha dereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_PPGEC_M_Andrade, Fernando Cunha de_2013.pdf.jpgCT_PPGEC_M_Andrade, Fernando Cunha de_2013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/991/4/CT_PPGEC_M_Andrade%2c%20Fernando%20Cunha%20de_2013.pdf.jpg7e2d2266fc2120009bbfa47f76ff2274MD54ORIGINALCT_PPGEC_M_Andrade, Fernando Cunha de_2013.pdfCT_PPGEC_M_Andrade, Fernando Cunha de_2013.pdfapplication/pdf4927635http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/991/1/CT_PPGEC_M_Andrade%2c%20Fernando%20Cunha%20de_2013.pdf1013b0bf9df15a7ddf8a23f52920b4a4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/991/2/license.txt009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483aMD52TEXTCT_PPGEC_M_Andrade, Fernando Cunha de_2013.pdf.txtCT_PPGEC_M_Andrade, Fernando Cunha de_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain169185http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/991/3/CT_PPGEC_M_Andrade%2c%20Fernando%20Cunha%20de_2013.pdf.txtae25ec5689813449c30c37886b2bb9f5MD531/9912015-03-07 03:18:15.754oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2015-03-07T06:18:15Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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