Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picolotto, Elena Adriana Dietrich
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28590
Resumo: Uma vez que apropriação do sistema de escrita alfabético e os processos de leitura estão em relação com o desenvolvimento da Consciência Fonêmica, o trabalho com a Consciência Fonológica, por envolver a manipulação destas unidades menores da língua, é de suma relevância no desenvolvimento da Leitura e da Escrita por crianças em fase de Alfabetização e Letramento. Frente a isso, o tema desta pesquisa compreende uma investigação do que os professores que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental 1 conhecem sobre o trabalho com a Consciência Fonológica e, se, e como desenvolvem atividades que envolvam estas habilidades em sua sala de aula. A amostra da pesquisa contou com um grupo de professores que trabalham na fase inicial da alfabetização, que compreende as turmas de Pré escola, 1º ano, 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental I. Estes professores foram consultados por meio de questionário, via Google forms, com questões que buscaram conhecer sobre: (a) se conhecem e trabalham com Consciência Fonológica; (b) o que pensam sobre como a Consciência Fonológica contribui no processo de ensino e aprendizagem; além disso, (c) como os fonemas, sílabas e rimas são trabalhados nas suas aulas. Os resultados obtidos mostram que a maioria das professoras alfabetizadoras entrevistadas possui conhecimento sobre o que é e o que envolve o trabalho com a Consciência Fonológica, bem como concordam com a sua contribuição para o dedesenvolvimento da leitura e da escrita. Na prática, não obstante, estes professores, em maioria, revelam ainda dar preferência aos métodos de alfabetização silábico e alfabético, até mesmo por serem estes mais conhecidos e estarem presentes no material que usam. Avaliase, com isso, a necessidade de um preparo do professor para o trabalho com as habilidades que envolvam a Consciência Fonológica.
id UTFPR-12_5cfac9772e31a187239bb1f4fd884ae7
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28590
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-05-19T12:41:26Z2022-05-19T12:41:26Z2022-03-22PICOLOTTO, Elena Adriana Dietrich. Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28590Uma vez que apropriação do sistema de escrita alfabético e os processos de leitura estão em relação com o desenvolvimento da Consciência Fonêmica, o trabalho com a Consciência Fonológica, por envolver a manipulação destas unidades menores da língua, é de suma relevância no desenvolvimento da Leitura e da Escrita por crianças em fase de Alfabetização e Letramento. Frente a isso, o tema desta pesquisa compreende uma investigação do que os professores que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental 1 conhecem sobre o trabalho com a Consciência Fonológica e, se, e como desenvolvem atividades que envolvam estas habilidades em sua sala de aula. A amostra da pesquisa contou com um grupo de professores que trabalham na fase inicial da alfabetização, que compreende as turmas de Pré escola, 1º ano, 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental I. Estes professores foram consultados por meio de questionário, via Google forms, com questões que buscaram conhecer sobre: (a) se conhecem e trabalham com Consciência Fonológica; (b) o que pensam sobre como a Consciência Fonológica contribui no processo de ensino e aprendizagem; além disso, (c) como os fonemas, sílabas e rimas são trabalhados nas suas aulas. Os resultados obtidos mostram que a maioria das professoras alfabetizadoras entrevistadas possui conhecimento sobre o que é e o que envolve o trabalho com a Consciência Fonológica, bem como concordam com a sua contribuição para o dedesenvolvimento da leitura e da escrita. Na prática, não obstante, estes professores, em maioria, revelam ainda dar preferência aos métodos de alfabetização silábico e alfabético, até mesmo por serem estes mais conhecidos e estarem presentes no material que usam. Avaliase, com isso, a necessidade de um preparo do professor para o trabalho com as habilidades que envolvam a Consciência Fonológica.Once the appropriation of the alphabetic writing system and the reading processes are related to the development of Phonemic Awareness, the work with Phonological Awareness, as it involves the manipulation of these smaller units of the language, is of great importance in the development of Reading and Writing by children in the Literacy and Literacy phase. Given that, the theme of this research includes an investigation into what teachers who work in the early years of Elementary School 1 know about working with Phonological Awareness and if they do, how they develop activities that involve these skills in their classroom. The research sample included a group of teachers who work in the initial phase of literacy, which comprises the classes of Preschool, 1st year, 2nd year and 3rd year of Elementary School I. These teachers were consulted through a questionnaire, via Google Forms, with questions that sought to know: (a) if they know and work with Phonological Awareness; (b) how they think the Phonological Awareness contributes to the teaching and learning process; in addition, (c) how phonemes, syllables and rhymes are used in their classes. The obtained results show that most of the literacy teachers that were interviewed have knowledge about what it is and what it involves to work with Phonological Awareness, as well as they agree with its contribution to the development of reading and writing. In practice, however, these teachers, in their majority, still show preference for syllabic and alphabetic literacy methods, also because they are better known for being present in the material they use. Therefore, the need for preparing the teacher to work with skills that involve Phonological Awareness is evaluated.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em LetrasUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEngenharia/Tecnologia/GestãoSuperstiçãoFonologiaAlfabetizaçãoLeituraSuperstitionPhonologyLiteracyReadingCrenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramentoTeachers' beliefs and attitudes regarding working with phono logical awareness in literacy and literacy processesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoSilva, Susiele Machry dahttps://orcid.org/0000-0002-7125-947Xhttp://lattes.cnpq.br/5389305649634357Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreirahttps://orcid.org/0000-0003-4904-607Xhttp://lattes.cnpq.br/8520264000160507Rigatti-Scherer, Ana Paulahttps://orcid.org/0000-0003-2171-0952http://lattes.cnpq.br/9151861650830746Winfield, Claudia Marchesehttps://orcid.org/0000-0002-3215-2506http://lattes.cnpq.br/6508465745136312Silva, Susiele Machry dahttps://orcid.org/0000-0002-7125-947Xhttp://lattes.cnpq.br/5389305649634357https://orcid.org/0000-0002-5250-920Xhttp://lattes.cnpq.br/5887948537514156Picolotto, Elena Adriana Dietrichreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALconscienciafonologica.pdfapplication/pdf1821433http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28590/1/conscienciafonologica.pdf88b1cf4117d6254714326015d3bf4bb7MD51TEXTconscienciafonologica.pdf.txtconscienciafonologica.pdf.txtExtracted texttext/plain261778http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28590/2/conscienciafonologica.pdf.txtc54693b87542d2425968e811a9963813MD52THUMBNAILconscienciafonologica.pdf.jpgconscienciafonologica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1308http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28590/3/conscienciafonologica.pdf.jpg061ce51fb636732761a75d37b7915d77MD531/285902022-05-20 03:08:27.023oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28590Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-05-20T06:08:27Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Teachers' beliefs and attitudes regarding working with phono logical awareness in literacy and literacy processes
title Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
spellingShingle Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
Picolotto, Elena Adriana Dietrich
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Superstição
Fonologia
Alfabetização
Leitura
Superstition
Phonology
Literacy
Reading
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
title_full Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
title_fullStr Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
title_full_unstemmed Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
title_sort Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento
author Picolotto, Elena Adriana Dietrich
author_facet Picolotto, Elena Adriana Dietrich
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Susiele Machry da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7125-947X
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5389305649634357
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4904-607X
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8520264000160507
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rigatti-Scherer, Ana Paula
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2171-0952
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9151861650830746
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Winfield, Claudia Marchese
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3215-2506
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6508465745136312
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Silva, Susiele Machry da
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7125-947X
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5389305649634357
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5250-920X
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5887948537514156
dc.contributor.author.fl_str_mv Picolotto, Elena Adriana Dietrich
contributor_str_mv Silva, Susiele Machry da
Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira
Rigatti-Scherer, Ana Paula
Winfield, Claudia Marchese
Silva, Susiele Machry da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Superstição
Fonologia
Alfabetização
Leitura
Superstition
Phonology
Literacy
Reading
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Superstição
Fonologia
Alfabetização
Leitura
Superstition
Phonology
Literacy
Reading
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Uma vez que apropriação do sistema de escrita alfabético e os processos de leitura estão em relação com o desenvolvimento da Consciência Fonêmica, o trabalho com a Consciência Fonológica, por envolver a manipulação destas unidades menores da língua, é de suma relevância no desenvolvimento da Leitura e da Escrita por crianças em fase de Alfabetização e Letramento. Frente a isso, o tema desta pesquisa compreende uma investigação do que os professores que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental 1 conhecem sobre o trabalho com a Consciência Fonológica e, se, e como desenvolvem atividades que envolvam estas habilidades em sua sala de aula. A amostra da pesquisa contou com um grupo de professores que trabalham na fase inicial da alfabetização, que compreende as turmas de Pré escola, 1º ano, 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental I. Estes professores foram consultados por meio de questionário, via Google forms, com questões que buscaram conhecer sobre: (a) se conhecem e trabalham com Consciência Fonológica; (b) o que pensam sobre como a Consciência Fonológica contribui no processo de ensino e aprendizagem; além disso, (c) como os fonemas, sílabas e rimas são trabalhados nas suas aulas. Os resultados obtidos mostram que a maioria das professoras alfabetizadoras entrevistadas possui conhecimento sobre o que é e o que envolve o trabalho com a Consciência Fonológica, bem como concordam com a sua contribuição para o dedesenvolvimento da leitura e da escrita. Na prática, não obstante, estes professores, em maioria, revelam ainda dar preferência aos métodos de alfabetização silábico e alfabético, até mesmo por serem estes mais conhecidos e estarem presentes no material que usam. Avaliase, com isso, a necessidade de um preparo do professor para o trabalho com as habilidades que envolvam a Consciência Fonológica.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-19T12:41:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-19T12:41:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PICOLOTTO, Elena Adriana Dietrich. Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28590
identifier_str_mv PICOLOTTO, Elena Adriana Dietrich. Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28590/1/conscienciafonologica.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28590/2/conscienciafonologica.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28590/3/conscienciafonologica.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 88b1cf4117d6254714326015d3bf4bb7
c54693b87542d2425968e811a9963813
061ce51fb636732761a75d37b7915d77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922998832594944