Uso de inteligência coletiva para mapeamento de caminhos acessíveis na cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Valmir Luiz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3853
Resumo: As novas tecnologias de informação de comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, especialmente a partir da comoditização do smartphone. Elas afetam diversos aspectos do cotidiano, dentre os quais a mobilidade urbana. Há aplicativos que ajudam a evitar o trânsito pesado, melhorando o deslocamento de carro, aplicativos para encontrar o melhor horário ou a melhor linha de transporte público, aplicativos dedicados aos ciclistas, para encontrar ciclovias e pontos de aluguel de bicicletas etc. Muitos desses serviços se beneficiam da inteligência coletiva (IC) dos próprios usuários para se manterem atualizados e se aprimorarem. Mas quantas destas tecnologias são pensadas e foram projetadas para ajudar na mobilidade urbana de pessoas com algum tipo de deficiência motora ou visual, para quem se deslocar pelas calçadas de nossas cidades já representa um grande desafio? Estimulada pela necessidade de resgatar a cidadania plena destes cidadãos, a pesquisa apresentada nesta dissertação teve por objetivo avaliar a utilização da IC como forma de se incrementar um sistema de mapeamento de rotas acessíveis na cidade para o deslocamento de pessoas portadoras de necessidades especiais. A partir de funcionalidades necessárias identificadas com base em duas revisões sistemáticas da literatura realizadas, foi desenvolvido um aplicativo, posteriormente validado com potenciais usuários, por meio de um questionário online. O aplicativo utilizou técnicas de IC para proporcionar a constante atualização de informações de acessibilidade vinculadas ao mapa da cidade, a partir das quais é capaz de sugerir a melhor rota. Um grupo de usuários com necessidades especiais testou o artefato com relação à sua eficácia, possibilitando indicação de ajustes necessários e eventuais melhorias futuras. Por fim, um balanço foi feito da capacidade de geração de inteligência coletiva em torno da aplicação, também com o intuito de se planejar aprimoramentos futuros.
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Mas quantas destas tecnologias são pensadas e foram projetadas para ajudar na mobilidade urbana de pessoas com algum tipo de deficiência motora ou visual, para quem se deslocar pelas calçadas de nossas cidades já representa um grande desafio? Estimulada pela necessidade de resgatar a cidadania plena destes cidadãos, a pesquisa apresentada nesta dissertação teve por objetivo avaliar a utilização da IC como forma de se incrementar um sistema de mapeamento de rotas acessíveis na cidade para o deslocamento de pessoas portadoras de necessidades especiais. A partir de funcionalidades necessárias identificadas com base em duas revisões sistemáticas da literatura realizadas, foi desenvolvido um aplicativo, posteriormente validado com potenciais usuários, por meio de um questionário online. O aplicativo utilizou técnicas de IC para proporcionar a constante atualização de informações de acessibilidade vinculadas ao mapa da cidade, a partir das quais é capaz de sugerir a melhor rota. Um grupo de usuários com necessidades especiais testou o artefato com relação à sua eficácia, possibilitando indicação de ajustes necessários e eventuais melhorias futuras. Por fim, um balanço foi feito da capacidade de geração de inteligência coletiva em torno da aplicação, também com o intuito de se planejar aprimoramentos futuros.The new information and communication technologies (ICTs), aided by the smartphone commoditization, are increasingly present in the life of citizens and are supporting our urban mobility. Car route enhancing apps that help avoid heavy traffic, apps to find the best public transport schedule or the best bus; train line, apps dedicated to cyclists, helping them to find bike paths and rental points, are examples of software developed to support mobility in the city. In the vast majority, they are supported by the collective intelligence (CI) of their users. But how many of these technologies are designed to assist in the urban mobility of physically or visually impaired citizens, whose most basic need is to be able to move around the sidewalks of our cities? Encouraged by the need to rescue full citizenship of these citizens, the research presented in this dissertation aims to assess the use of CI as a way to feed a mapping system of accessible routes in the city for the daily journeys of people with special needs. The required features were identified on the basis of two systematic literature reviews, and the implemented artifact was validated with potential users through an online survey. The computational artifact was developed using IC techniques to provide the constant update of related accessibility information to the city map. The app is able to suggest the best route based on the information made available by its users and supporters. The app was tested by a group of disabled users regarding its effectiveness, in order to correct problems and plan for future developments. At last, a balance was made of the generation of collective intelligence by the application, also with the intention of planning future improvements.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Computação AplicadaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOCiência da ComputaçãoInteligência coletivaMobilidade residencialAplicativos móveis - DesenvolvimentoPessoas com deficiência - Orientação e mobilidadeMapas para deficientes visuaisTecnologia da informaçãoIntegração socialInterface de usuário baseada na WebSwarm intelligenceResidential mobilityMobile apps - DevelopmentPeople with disabilities - Orientation and mobilityMaps for people with visual disabilitiesInformation technologySocial integrationWeb-based user interfacesUso de inteligência coletiva para mapeamento de caminhos acessíveis na cidadeCollective intelligence and the mapping of the acessible paths in the cityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaGraeml, Alexandre Reishttp://lattes.cnpq.br/4974122990012680Graeml, Alexandre ReisSilva, Thiago HenriqueBerardi, Rita Cristina GalarragaBalbinot, Zandrahttp://lattes.cnpq.br/4112548337073110Marques, Valmir Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGCA_M_Marques, Valmir Luiz_2018.pdfCT_PPGCA_M_Marques, Valmir Luiz_2018.pdfapplication/pdf17049283http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3853/1/CT_PPGCA_M_Marques%2c%20Valmir%20Luiz_2018.pdf8d1f01c3d0483965efef14ef15a83d62MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3853/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_PPGCA_M_Marques, Valmir Luiz_2018.pdf.txtCT_PPGCA_M_Marques, Valmir Luiz_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain354362http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3853/3/CT_PPGCA_M_Marques%2c%20Valmir%20Luiz_2018.pdf.txt2fd248046287ff27a54fdd4a5884bacfMD53THUMBNAILCT_PPGCA_M_Marques, Valmir Luiz_2018.pdf.jpgCT_PPGCA_M_Marques, Valmir Luiz_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1392http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3853/4/CT_PPGCA_M_Marques%2c%20Valmir%20Luiz_2018.pdf.jpgb8265eeb4786b6379fb2e3573a30dc1aMD541/38532021-02-23 10:48:54.053oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-02-23T13:48:54Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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