Implementação de gamificação no aplicativo visibility

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Alan Rodrigo Patriarca
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30728
Resumo: Nos últimos anos, o aumento do número de pessoas com mobilidade reduzida reforçou a necessidade da identificação de locais acessíveis, que facilitam o deslocamento e evitam possíveis barreiras. Nesse sentido, através de uma aplicação baseada em mapas e crowdsourcing, a marcação colaborativa de locais é uma alternativa viável para maximizar a identificação de estabelecimentos e vias dotadas de recursos arquitetônicos. Essa é a premissa do aplicativo Visibility, que utiliza um sistema de mapas para marcar locais e vagas de estacionamento para pessoas em cadeiras de rodas. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de introdução de técnicas de gamificação, melhorando o engajamento e motivação dos usuários do Visibility para colaborar na marcação de locais. Aqui apresentamos as técnicas de gamificação escolhidas, as opções de implementação e os resultados obtidos.
id UTFPR-12_9d4f2d779c1071c7761ca5ad936957dd
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30728
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-03-06T20:18:49Z2023-03-06T20:18:49Z2022-06-15SANTANA, Alan Rodrigo Patriarca. Implementação de gamificação no aplicativo visibility. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30728Nos últimos anos, o aumento do número de pessoas com mobilidade reduzida reforçou a necessidade da identificação de locais acessíveis, que facilitam o deslocamento e evitam possíveis barreiras. Nesse sentido, através de uma aplicação baseada em mapas e crowdsourcing, a marcação colaborativa de locais é uma alternativa viável para maximizar a identificação de estabelecimentos e vias dotadas de recursos arquitetônicos. Essa é a premissa do aplicativo Visibility, que utiliza um sistema de mapas para marcar locais e vagas de estacionamento para pessoas em cadeiras de rodas. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de introdução de técnicas de gamificação, melhorando o engajamento e motivação dos usuários do Visibility para colaborar na marcação de locais. Aqui apresentamos as técnicas de gamificação escolhidas, as opções de implementação e os resultados obtidos.In recent years, the increase in the number of people with limited mobility has made identifying accessible places to facilitate displacement and avoid possible barriers a critical task. In this sense, through an application based on maps and crowdsourcing, collaborative marking of locations is a viable alternative to maximize the identification of establishments and roads endowed with architectural resources that favor access. That is the premise of the Visibility application, which uses a map system to mark accessible locations and parking spaces for people in wheelchairs. This work aims to report the process of introducing gamification techniques to improve the engagement and motivation of the Visibility users to collaborate in marking places. Here we present the gamification techniques chosen, the implementation choices, and the results obtained so far.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCampo MouraoCiência da ComputaçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Computaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOAplicativos móveisPessoas com deficiência - Orientação e mobilidadeInterfaces de usuário (Sistemas de computação)Mobile appsPeople with disabilities - Orientation and mobilityUser interfaces (Computer systems)Implementação de gamificação no aplicativo visibilityImplementing gamification in the visibility appinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCampo MourãoKawamoto, André Luiz SatoshiAlmeida, Marcos SilvanoRoberto, Rafael LiberatoKawamoto, André Luiz SatoshiSantana, Alan Rodrigo Patriarcareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALimplementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdfimplementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdfapplication/pdf2428833http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/1/implementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf3297f8ecdc498af92d51fef381169a9aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8908http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/2/license_rdf0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53TEXTimplementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.txtimplementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.txtExtracted texttext/plain54414http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/4/implementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.txt840095fc735e022c1fe680d790330d40MD54THUMBNAILimplementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.jpgimplementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/5/implementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.jpg8d55f3f3b9a5c35a0af012b85569fd69MD551/307282023-03-08 03:07:31.615oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-03-08T06:07:31Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implementação de gamificação no aplicativo visibility
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Implementing gamification in the visibility app
title Implementação de gamificação no aplicativo visibility
spellingShingle Implementação de gamificação no aplicativo visibility
Santana, Alan Rodrigo Patriarca
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Aplicativos móveis
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Mobile apps
People with disabilities - Orientation and mobility
User interfaces (Computer systems)
title_short Implementação de gamificação no aplicativo visibility
title_full Implementação de gamificação no aplicativo visibility
title_fullStr Implementação de gamificação no aplicativo visibility
title_full_unstemmed Implementação de gamificação no aplicativo visibility
title_sort Implementação de gamificação no aplicativo visibility
author Santana, Alan Rodrigo Patriarca
author_facet Santana, Alan Rodrigo Patriarca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kawamoto, André Luiz Satoshi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Almeida, Marcos Silvano
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Roberto, Rafael Liberato
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Kawamoto, André Luiz Satoshi
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Alan Rodrigo Patriarca
contributor_str_mv Kawamoto, André Luiz Satoshi
Almeida, Marcos Silvano
Roberto, Rafael Liberato
Kawamoto, André Luiz Satoshi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Aplicativos móveis
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Mobile apps
People with disabilities - Orientation and mobility
User interfaces (Computer systems)
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicativos móveis
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
Interfaces de usuário (Sistemas de computação)
Mobile apps
People with disabilities - Orientation and mobility
User interfaces (Computer systems)
description Nos últimos anos, o aumento do número de pessoas com mobilidade reduzida reforçou a necessidade da identificação de locais acessíveis, que facilitam o deslocamento e evitam possíveis barreiras. Nesse sentido, através de uma aplicação baseada em mapas e crowdsourcing, a marcação colaborativa de locais é uma alternativa viável para maximizar a identificação de estabelecimentos e vias dotadas de recursos arquitetônicos. Essa é a premissa do aplicativo Visibility, que utiliza um sistema de mapas para marcar locais e vagas de estacionamento para pessoas em cadeiras de rodas. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de introdução de técnicas de gamificação, melhorando o engajamento e motivação dos usuários do Visibility para colaborar na marcação de locais. Aqui apresentamos as técnicas de gamificação escolhidas, as opções de implementação e os resultados obtidos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-06T20:18:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-06T20:18:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, Alan Rodrigo Patriarca. Implementação de gamificação no aplicativo visibility. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30728
identifier_str_mv SANTANA, Alan Rodrigo Patriarca. Implementação de gamificação no aplicativo visibility. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciência da Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Computação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/1/implementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/4/implementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/5/implementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3297f8ecdc498af92d51fef381169a9a
0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
840095fc735e022c1fe680d790330d40
8d55f3f3b9a5c35a0af012b85569fd69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922930568200192