Implementação de gamificação no aplicativo visibility
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30728 |
Resumo: | Nos últimos anos, o aumento do número de pessoas com mobilidade reduzida reforçou a necessidade da identificação de locais acessíveis, que facilitam o deslocamento e evitam possíveis barreiras. Nesse sentido, através de uma aplicação baseada em mapas e crowdsourcing, a marcação colaborativa de locais é uma alternativa viável para maximizar a identificação de estabelecimentos e vias dotadas de recursos arquitetônicos. Essa é a premissa do aplicativo Visibility, que utiliza um sistema de mapas para marcar locais e vagas de estacionamento para pessoas em cadeiras de rodas. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de introdução de técnicas de gamificação, melhorando o engajamento e motivação dos usuários do Visibility para colaborar na marcação de locais. Aqui apresentamos as técnicas de gamificação escolhidas, as opções de implementação e os resultados obtidos. |
id |
UTFPR-12_9d4f2d779c1071c7761ca5ad936957dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30728 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-03-06T20:18:49Z2023-03-06T20:18:49Z2022-06-15SANTANA, Alan Rodrigo Patriarca. Implementação de gamificação no aplicativo visibility. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30728Nos últimos anos, o aumento do número de pessoas com mobilidade reduzida reforçou a necessidade da identificação de locais acessíveis, que facilitam o deslocamento e evitam possíveis barreiras. Nesse sentido, através de uma aplicação baseada em mapas e crowdsourcing, a marcação colaborativa de locais é uma alternativa viável para maximizar a identificação de estabelecimentos e vias dotadas de recursos arquitetônicos. Essa é a premissa do aplicativo Visibility, que utiliza um sistema de mapas para marcar locais e vagas de estacionamento para pessoas em cadeiras de rodas. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de introdução de técnicas de gamificação, melhorando o engajamento e motivação dos usuários do Visibility para colaborar na marcação de locais. Aqui apresentamos as técnicas de gamificação escolhidas, as opções de implementação e os resultados obtidos.In recent years, the increase in the number of people with limited mobility has made identifying accessible places to facilitate displacement and avoid possible barriers a critical task. In this sense, through an application based on maps and crowdsourcing, collaborative marking of locations is a viable alternative to maximize the identification of establishments and roads endowed with architectural resources that favor access. That is the premise of the Visibility application, which uses a map system to mark accessible locations and parking spaces for people in wheelchairs. This work aims to report the process of introducing gamification techniques to improve the engagement and motivation of the Visibility users to collaborate in marking places. Here we present the gamification techniques chosen, the implementation choices, and the results obtained so far.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCampo MouraoCiência da ComputaçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Computaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOAplicativos móveisPessoas com deficiência - Orientação e mobilidadeInterfaces de usuário (Sistemas de computação)Mobile appsPeople with disabilities - Orientation and mobilityUser interfaces (Computer systems)Implementação de gamificação no aplicativo visibilityImplementing gamification in the visibility appinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCampo MourãoKawamoto, André Luiz SatoshiAlmeida, Marcos SilvanoRoberto, Rafael LiberatoKawamoto, André Luiz SatoshiSantana, Alan Rodrigo Patriarcareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALimplementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdfimplementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdfapplication/pdf2428833http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/1/implementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf3297f8ecdc498af92d51fef381169a9aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8908http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/2/license_rdf0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53TEXTimplementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.txtimplementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.txtExtracted texttext/plain54414http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/4/implementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.txt840095fc735e022c1fe680d790330d40MD54THUMBNAILimplementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.jpgimplementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/5/implementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.jpg8d55f3f3b9a5c35a0af012b85569fd69MD551/307282023-03-08 03:07:31.615oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-03-08T06:07:31Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Implementação de gamificação no aplicativo visibility |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Implementing gamification in the visibility app |
title |
Implementação de gamificação no aplicativo visibility |
spellingShingle |
Implementação de gamificação no aplicativo visibility Santana, Alan Rodrigo Patriarca CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Aplicativos móveis Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade Interfaces de usuário (Sistemas de computação) Mobile apps People with disabilities - Orientation and mobility User interfaces (Computer systems) |
title_short |
Implementação de gamificação no aplicativo visibility |
title_full |
Implementação de gamificação no aplicativo visibility |
title_fullStr |
Implementação de gamificação no aplicativo visibility |
title_full_unstemmed |
Implementação de gamificação no aplicativo visibility |
title_sort |
Implementação de gamificação no aplicativo visibility |
author |
Santana, Alan Rodrigo Patriarca |
author_facet |
Santana, Alan Rodrigo Patriarca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kawamoto, André Luiz Satoshi |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Almeida, Marcos Silvano |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Roberto, Rafael Liberato |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Kawamoto, André Luiz Satoshi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Alan Rodrigo Patriarca |
contributor_str_mv |
Kawamoto, André Luiz Satoshi Almeida, Marcos Silvano Roberto, Rafael Liberato Kawamoto, André Luiz Satoshi |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Aplicativos móveis Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade Interfaces de usuário (Sistemas de computação) Mobile apps People with disabilities - Orientation and mobility User interfaces (Computer systems) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aplicativos móveis Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade Interfaces de usuário (Sistemas de computação) Mobile apps People with disabilities - Orientation and mobility User interfaces (Computer systems) |
description |
Nos últimos anos, o aumento do número de pessoas com mobilidade reduzida reforçou a necessidade da identificação de locais acessíveis, que facilitam o deslocamento e evitam possíveis barreiras. Nesse sentido, através de uma aplicação baseada em mapas e crowdsourcing, a marcação colaborativa de locais é uma alternativa viável para maximizar a identificação de estabelecimentos e vias dotadas de recursos arquitetônicos. Essa é a premissa do aplicativo Visibility, que utiliza um sistema de mapas para marcar locais e vagas de estacionamento para pessoas em cadeiras de rodas. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de introdução de técnicas de gamificação, melhorando o engajamento e motivação dos usuários do Visibility para colaborar na marcação de locais. Aqui apresentamos as técnicas de gamificação escolhidas, as opções de implementação e os resultados obtidos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-06T20:18:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-06T20:18:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTANA, Alan Rodrigo Patriarca. Implementação de gamificação no aplicativo visibility. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30728 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Alan Rodrigo Patriarca. Implementação de gamificação no aplicativo visibility. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Ciência da Computação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Computação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campo Mourao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/1/implementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/2/license_rdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/4/implementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30728/5/implementacaogamificacaoaplicativovisibility.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3297f8ecdc498af92d51fef381169a9a 0175ea4a2d4caec4bbcc37e300941108 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 840095fc735e022c1fe680d790330d40 8d55f3f3b9a5c35a0af012b85569fd69 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922930568200192 |