A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Eliane Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4738
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo compreender a mediação como processo de ensino aprendizagem no curso de licenciatura em física da UTFPR com aproximações entre THC e CTS a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa. De natureza qualitativa e exploratória um estudo de caso foi realizado no âmbito da disciplina Física Elementar I ministrada no 1º período da licenciatura em física. O procedimento metodológico que considera o caráter construtivo-interpretativo do conhecimento e a legitimidade do singular definiu os instrumentos de coleta de dados, que consistiram em: questionário sondagem; registros em diário de campo durante 07 atividades práticas de mediação, e por fim entrevistas com 10 estudantes e a docente da disciplina. As análises dos dados partiram da utilização da análise de conteúdo e observou-se como resultados que a mediação é fundamental não só no processo de ensino aprendizagem dos conceitos, como nas relações e interações que ocorrem dentro de sala de aula. O papel do professor e do estudante no decorrer da trajetória do conhecimento perpassa as inter-relações de aprendizagens entre os conceitos espontâneos e os científicos. Isso é possível, desde que, haja um compromisso dos educadores em considerar também o papel do estudante como ativo no processo de conhecimento, ou seja, considerar as suas percepções e a visão de mundo durante o processo de aprendizagem. Posto que somente de sua situação social de aprendizagem consegue estabelecer as relações com que está sendo ensinado em sala de aula. Desta forma, a mediação, quando trazida para o contexto das práticas educativas, pode permitir interações entre pelo menos dois mundos culturais distintos: o do estudante e da docente, estabelecendo relações importantes para a construção coletiva do conhecimento.
id UTFPR-12_6ab4434cdbf579849cb7e6ae9f60ea69
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4738
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-03-02T17:15:49Z2020-03-02T17:15:49Z2019-12-10BRAGA, Eliane Martins. A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa. . 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4738A presente pesquisa teve por objetivo compreender a mediação como processo de ensino aprendizagem no curso de licenciatura em física da UTFPR com aproximações entre THC e CTS a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa. De natureza qualitativa e exploratória um estudo de caso foi realizado no âmbito da disciplina Física Elementar I ministrada no 1º período da licenciatura em física. O procedimento metodológico que considera o caráter construtivo-interpretativo do conhecimento e a legitimidade do singular definiu os instrumentos de coleta de dados, que consistiram em: questionário sondagem; registros em diário de campo durante 07 atividades práticas de mediação, e por fim entrevistas com 10 estudantes e a docente da disciplina. As análises dos dados partiram da utilização da análise de conteúdo e observou-se como resultados que a mediação é fundamental não só no processo de ensino aprendizagem dos conceitos, como nas relações e interações que ocorrem dentro de sala de aula. O papel do professor e do estudante no decorrer da trajetória do conhecimento perpassa as inter-relações de aprendizagens entre os conceitos espontâneos e os científicos. Isso é possível, desde que, haja um compromisso dos educadores em considerar também o papel do estudante como ativo no processo de conhecimento, ou seja, considerar as suas percepções e a visão de mundo durante o processo de aprendizagem. Posto que somente de sua situação social de aprendizagem consegue estabelecer as relações com que está sendo ensinado em sala de aula. Desta forma, a mediação, quando trazida para o contexto das práticas educativas, pode permitir interações entre pelo menos dois mundos culturais distintos: o do estudante e da docente, estabelecendo relações importantes para a construção coletiva do conhecimento.This research aimed to understand mediation as a teaching-learning process in the physics degree of UTFPR course with approximations between THC and CTS from the assumptions of qualitative epistemology. A case study was carried out a as a qualitative and exploratory research within the scope of the Elementary Physics I provided in the 1st period of degree in physics. The methodological procedure that considers the constructive-interpretative character of knowledge and the legitimacy of the singular defined the data collection instruments, which consisted of: survey questionnaire; field diary records during 07 practical mediation activities, and finally interviews with 10 students and the discipline's teacher. Data analysis started from the use of content analysis and it was observed as a result that mediation is fundamental not only in the teaching process of learning concepts, but also in the classroom relationships and interactions. The role of the teacher and the student along the knowledge trajectory runs through the learning interrelationships between spontaneous and scientific concepts. This is possible, since a commitment by educators occur in looking at the student's role as active in the knowledge process, that is, to consider their perceptions and the worldview during the learning process. Since only from his social learning situation can be establish the relationships with which is being taught in the classroom. In this way, mediation, in the context of educational practices, can allow interactions between at least two distinct cultural worlds: that of the student and the teacher, establishing important relationships for the collective construction of knowledge.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaMestrado em Tecnologia e SociedadeUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOSociais e HumanidadesFísica - Estudo e ensino (Superior)Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ensino - Crítica e interpretaçãoFormação profissionaAmbiente de sala de aulaProfessores e alunos - Curitiba (PR)Physics - Study and teaching (Higher)Tecnológica Federal do Paraná - Teaching - Criticism and interpretationOccupational trainingClassroom environmentTeacher-student relationshipsA mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaDias, Maria Sara de Limahttp://lattes.cnpq.br/4807954398668607Roehrig, Silmara Alessi Gueburhttps://orcid.org/0000-0003-3296-7024http://lattes.cnpq.br/7947655435067442Martins, Alisson Antoniohttps://orcid.org/0000-0002-4431-2247http://lattes.cnpq.br/6957222191806198Camargo, Denise dehttps://orcid.org/0000-0001-9092-9988http://lattes.cnpq.br/3663183908142820Dias, Maria Sara de Limahttps://orcid.org/0000-0001-7296-6400http://lattes.cnpq.br/4807954398668607Deina, Wanderley Josehttp://lattes.cnpq.br/9939082398957513http://lattes.cnpq.br/0221313931622557Braga, Eliane Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGTE_M_BRAGA,_ELIANE_MARTINS_BRAGA_2019.pdfapplication/pdf1694528http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4738/1/CT_PPGTE_M_BRAGA%2c_ELIANE_MARTINS_BRAGA_2019.pdf048e54da91e3bee98e958b2f8b99785dMD51TEXTCT_PPGTE_M_BRAGA,_ELIANE_MARTINS_BRAGA_2019.pdf.txtCT_PPGTE_M_BRAGA,_ELIANE_MARTINS_BRAGA_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain394746http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4738/2/CT_PPGTE_M_BRAGA%2c_ELIANE_MARTINS_BRAGA_2019.pdf.txt8c406943296280ee3dee1e1ab901d0a8MD52THUMBNAILCT_PPGTE_M_BRAGA,_ELIANE_MARTINS_BRAGA_2019.pdf.jpgCT_PPGTE_M_BRAGA,_ELIANE_MARTINS_BRAGA_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4738/3/CT_PPGTE_M_BRAGA%2c_ELIANE_MARTINS_BRAGA_2019.pdf.jpg77b9021fc5d9dd5bcae43f09c10e8352MD531/47382020-03-03 03:01:05.358oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4738Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-03-03T06:01:05Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa.
title A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa.
spellingShingle A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa.
Braga, Eliane Martins
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Física - Estudo e ensino (Superior)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ensino - Crítica e interpretação
Formação profissiona
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos - Curitiba (PR)
Physics - Study and teaching (Higher)
Tecnológica Federal do Paraná - Teaching - Criticism and interpretation
Occupational training
Classroom environment
Teacher-student relationships
Sociais e Humanidades
title_short A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa.
title_full A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa.
title_fullStr A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa.
title_full_unstemmed A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa.
title_sort A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa.
author Braga, Eliane Martins
author_facet Braga, Eliane Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Maria Sara de Lima
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4807954398668607
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Roehrig, Silmara Alessi Guebur
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3296-7024
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7947655435067442
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Martins, Alisson Antonio
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4431-2247
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6957222191806198
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Camargo, Denise de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9092-9988
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3663183908142820
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Dias, Maria Sara de Lima
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7296-6400
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4807954398668607
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Deina, Wanderley Jose
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9939082398957513
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0221313931622557
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Eliane Martins
contributor_str_mv Dias, Maria Sara de Lima
Roehrig, Silmara Alessi Guebur
Martins, Alisson Antonio
Camargo, Denise de
Dias, Maria Sara de Lima
Deina, Wanderley Jose
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Física - Estudo e ensino (Superior)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ensino - Crítica e interpretação
Formação profissiona
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos - Curitiba (PR)
Physics - Study and teaching (Higher)
Tecnológica Federal do Paraná - Teaching - Criticism and interpretation
Occupational training
Classroom environment
Teacher-student relationships
Sociais e Humanidades
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino (Superior)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ensino - Crítica e interpretação
Formação profissiona
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos - Curitiba (PR)
Physics - Study and teaching (Higher)
Tecnológica Federal do Paraná - Teaching - Criticism and interpretation
Occupational training
Classroom environment
Teacher-student relationships
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Sociais e Humanidades
description A presente pesquisa teve por objetivo compreender a mediação como processo de ensino aprendizagem no curso de licenciatura em física da UTFPR com aproximações entre THC e CTS a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa. De natureza qualitativa e exploratória um estudo de caso foi realizado no âmbito da disciplina Física Elementar I ministrada no 1º período da licenciatura em física. O procedimento metodológico que considera o caráter construtivo-interpretativo do conhecimento e a legitimidade do singular definiu os instrumentos de coleta de dados, que consistiram em: questionário sondagem; registros em diário de campo durante 07 atividades práticas de mediação, e por fim entrevistas com 10 estudantes e a docente da disciplina. As análises dos dados partiram da utilização da análise de conteúdo e observou-se como resultados que a mediação é fundamental não só no processo de ensino aprendizagem dos conceitos, como nas relações e interações que ocorrem dentro de sala de aula. O papel do professor e do estudante no decorrer da trajetória do conhecimento perpassa as inter-relações de aprendizagens entre os conceitos espontâneos e os científicos. Isso é possível, desde que, haja um compromisso dos educadores em considerar também o papel do estudante como ativo no processo de conhecimento, ou seja, considerar as suas percepções e a visão de mundo durante o processo de aprendizagem. Posto que somente de sua situação social de aprendizagem consegue estabelecer as relações com que está sendo ensinado em sala de aula. Desta forma, a mediação, quando trazida para o contexto das práticas educativas, pode permitir interações entre pelo menos dois mundos culturais distintos: o do estudante e da docente, estabelecendo relações importantes para a construção coletiva do conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-02T17:15:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-02T17:15:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRAGA, Eliane Martins. A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa. . 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4738
identifier_str_mv BRAGA, Eliane Martins. A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa. . 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Tecnologia e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4738/1/CT_PPGTE_M_BRAGA%2c_ELIANE_MARTINS_BRAGA_2019.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4738/2/CT_PPGTE_M_BRAGA%2c_ELIANE_MARTINS_BRAGA_2019.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4738/3/CT_PPGTE_M_BRAGA%2c_ELIANE_MARTINS_BRAGA_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 048e54da91e3bee98e958b2f8b99785d
8c406943296280ee3dee1e1ab901d0a8
77b9021fc5d9dd5bcae43f09c10e8352
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922993736515584