Proposta de uma metodologia para a classificação de alternativas de abertura da inovação em pequenas e médias empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Clérito Kaveski
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2286
Resumo: Este estudo teve como objetivo propor uma metodologia para a classificação de alternativas de abertura da inovação em Pequenas e Médias Empresas (PMEs). A estruturação da metodologia passou por duas etapas, a primeira relacionada à base teórica e a segunda à base matemática. Na base teórica foi elaborado um portfólio bibliográfico sobre o tema que forneceu base às análises bibliométricas e sistemática. Os resultados da análise bibliométrica revelaram que a literatura sobre o tema Inovação Aberta (IA) em PMEs, apesar de crescente, ainda não está consolidada. Por meio da análise sistemática do conteúdo dos artigos foram identificadas 18 alternativas e 29 variáveis, que foram agrupadas em 4 critérios, relacionados ao processo de abertura de inovação nas PMEs. Na base matemática, segunda etapa, foi estruturada a metodologia por meio das etapas previstas pelo método ELECTRE TRI. A metodologia conta com oito etapas que possibilitam uma classificação das alternativas de forma estruturada, de acordo com as classes pré-definidas. Posteriormente, a metodologia foi implementada, para teste, em 3 empresas de diferentes setores da economia. Os resultados apontaram diferentes níveis de desempenho nos critérios relacionados às capacidades de cada empresa, sendo: 2,57; 2,37 e; 1,74 para as empresas 1; 2 e; 3, respectivamente, em uma escala de 0 a 4. O resultado da classificação das alternativas de abertura da inovação alocou na classe “A”, considerada a classe mais favorável às empresas, 50% das alternativas para a Empresa 1, 28% para a Empresa 2 e 11% para a Empresa 3. Ao se considerar um cenário de melhoria, foi implementado um aumento de 10% no peso do critério crítico de cada empresa. Com esta variação foram alocadas 72% das alternativas na classe “A” para a Empresa 1, e 22% para a Empresa 3. Para a Empresa 2 não houve reclassificação. Com estes resultados, pôde-se verificar que o aumento no nível de capacidade das empresas pode levar a um aumento significativo de alternativas realocadas em classes superiores.
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spelling 2017-08-14T15:09:52Z2017-08-14T15:09:52Z2017-02-13PERES, Clérito Kaveski. Proposta de uma metodologia para a classificação de alternativas de abertura da inovação em pequenas e médias empresas. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2286Este estudo teve como objetivo propor uma metodologia para a classificação de alternativas de abertura da inovação em Pequenas e Médias Empresas (PMEs). A estruturação da metodologia passou por duas etapas, a primeira relacionada à base teórica e a segunda à base matemática. Na base teórica foi elaborado um portfólio bibliográfico sobre o tema que forneceu base às análises bibliométricas e sistemática. Os resultados da análise bibliométrica revelaram que a literatura sobre o tema Inovação Aberta (IA) em PMEs, apesar de crescente, ainda não está consolidada. Por meio da análise sistemática do conteúdo dos artigos foram identificadas 18 alternativas e 29 variáveis, que foram agrupadas em 4 critérios, relacionados ao processo de abertura de inovação nas PMEs. Na base matemática, segunda etapa, foi estruturada a metodologia por meio das etapas previstas pelo método ELECTRE TRI. A metodologia conta com oito etapas que possibilitam uma classificação das alternativas de forma estruturada, de acordo com as classes pré-definidas. Posteriormente, a metodologia foi implementada, para teste, em 3 empresas de diferentes setores da economia. Os resultados apontaram diferentes níveis de desempenho nos critérios relacionados às capacidades de cada empresa, sendo: 2,57; 2,37 e; 1,74 para as empresas 1; 2 e; 3, respectivamente, em uma escala de 0 a 4. O resultado da classificação das alternativas de abertura da inovação alocou na classe “A”, considerada a classe mais favorável às empresas, 50% das alternativas para a Empresa 1, 28% para a Empresa 2 e 11% para a Empresa 3. Ao se considerar um cenário de melhoria, foi implementado um aumento de 10% no peso do critério crítico de cada empresa. Com esta variação foram alocadas 72% das alternativas na classe “A” para a Empresa 1, e 22% para a Empresa 3. Para a Empresa 2 não houve reclassificação. Com estes resultados, pôde-se verificar que o aumento no nível de capacidade das empresas pode levar a um aumento significativo de alternativas realocadas em classes superiores.This study aimed to propose a methodology for the classification of alternatives for opening innovation in Small and Medium Enterprises (SMEs). The structuring of the methodology went through two phases, a first relation to the theoretical basis and a second mathematical basis. On the theoretical basis a bibliographic portfolio was elaborated on the subject that serves as the basis for bibliometric and systematic analyzes. The results of the bibliographic analysis reveal that the literature on topic AI in SMEs, although increasing, is not yet consolidated. Through the systematic analysis of the content of the identified articles 18 alternatives and 29 variables were grouped into 4 criteria related to the process of opening innovation in SMEs. In the mathematical base, second stage, a methodology was structured through the ELECTRE TRI method steps. The methodology has the steps that allow a classification of the alternatives in a structured way, according to the predefined classes. Subsequently, the methodology was implemented, for testing, in 3 companies from different sectors of the economy. The results indicate the different levels of performance in the following criteria: 2.57; 2.37 e; 1.74 for enterprises 1; 2 e; 3, respectively, on a scale of 0 to 4. The result of the classification of alternatives to open innovation in class "A", considered a class more favorable to the company, 50% of the alternatives for the company 1, 28% for the Company 2 and 11% for Company 3. When considering a scenario of improvement, a 10% increase in the weight of the companies' critical criteria was implemented. With this variation 72% of the alternatives for class "A" were adopted for company 1, and 22% for company 3. With this, it can be verified that the increase there is no level of capacity of the companies can lead to an increase Significant reallocated alternatives in upper classes.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEngenharia de ProduçãoPequenas e médias empresas - Inovações tecnológicasSistemas de suporte de decisãoEngenharia de produçãoSmall business - Technological innovationsDecision support systemsProduction engineeringProposta de uma metodologia para a classificação de alternativas de abertura da inovação em pequenas e médias empresasProposal of a methodology for the classification of alternatives to open innovation in small and medium enterprisesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaSola, Antonio Vanderley Herrerohttp://lattes.cnpq.br/9453418924213269Pontes, Joseanehttp://lattes.cnpq.br/0023133185335184Silva, Vanina Macowski DurskiPiekarski, Cassiano MoroResende, Luis Mauricio de MartinsSola, Antonio Vanderley Herrerohttp://lattes.cnpq.br/6100153103738613Peres, Clérito Kaveskiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTPG_PPGEP_M_Peres, Clérito Kaveski_2017.pdf.txtPG_PPGEP_M_Peres, Clérito Kaveski_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain212880http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2286/3/PG_PPGEP_M_Peres%2c%20Cl%c3%a9rito%20Kaveski_2017.pdf.txtfea17e14a2880db4340d4e8366a3d10eMD53THUMBNAILPG_PPGEP_M_Peres, Clérito Kaveski_2017.pdf.jpgPG_PPGEP_M_Peres, Clérito Kaveski_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1328http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2286/4/PG_PPGEP_M_Peres%2c%20Cl%c3%a9rito%20Kaveski_2017.pdf.jpgb1d4a511294bf00d8cf15ae87ad9cadfMD54ORIGINALPG_PPGEP_M_Peres, Clérito Kaveski_2017.pdfPG_PPGEP_M_Peres, Clérito Kaveski_2017.pdfapplication/pdf1788776http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2286/1/PG_PPGEP_M_Peres%2c%20Cl%c3%a9rito%20Kaveski_2017.pdf8211ccd6e243cb4ee3af24838eabd9bbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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