Sistema de diagnóstico de múltiplas falhas em veículos automotivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8262 |
Resumo: | Os sistemas veiculares atuais compreendem sistemas on-line de monitoramento e detecção de falhas. Quando uma falha é detectada, um código de falha particular é ativado e armazenado para posterior análise. Diagramas binários de decisão codificam testes a serem realizados para cada código de falha ativo. Entretanto, o diagnóstico desses sistemas tem se tornado cada vez mais complexo devido à crescente eletrônica embarcada. Vários códigos de falha podem ser ativados por uma mesma causa, o que dificulta o procedimento de rastreio da falha pelo especialista de manutenção. Esse trabalho tem por objetivo desenvolver uma ferramenta em software para combinar diagramas de decisão binários, propondo uma reordenação dos testes na presença de múltiplos códigos ativos, de forma a construir um diagrama único de testes com menor custo de diagnóstico. Nessa abordagem, o diagrama preferencia testes com baixo custo e alta probabilidade de falha. O software desenvolvido é um teste de conceito, no qual é possível experimentar a estratégia proposta em diversos cenários, de forma bem similar ao que ocorre nas ferramentas de diagnóstico guiado existentes. Resultados preliminares mostram uma redução significativa do custo de diagnóstico da estratégia combinada com relação à convencional. |
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2020-11-11T14:04:10Z2020-11-11T14:04:10Z2016-11-23OLIVEIRA, Markos Flavio Bock Gau de. Sistema de diagnóstico de múltiplas falhas em veículos automotivos. 99 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8262Os sistemas veiculares atuais compreendem sistemas on-line de monitoramento e detecção de falhas. Quando uma falha é detectada, um código de falha particular é ativado e armazenado para posterior análise. Diagramas binários de decisão codificam testes a serem realizados para cada código de falha ativo. Entretanto, o diagnóstico desses sistemas tem se tornado cada vez mais complexo devido à crescente eletrônica embarcada. Vários códigos de falha podem ser ativados por uma mesma causa, o que dificulta o procedimento de rastreio da falha pelo especialista de manutenção. Esse trabalho tem por objetivo desenvolver uma ferramenta em software para combinar diagramas de decisão binários, propondo uma reordenação dos testes na presença de múltiplos códigos ativos, de forma a construir um diagrama único de testes com menor custo de diagnóstico. Nessa abordagem, o diagrama preferencia testes com baixo custo e alta probabilidade de falha. O software desenvolvido é um teste de conceito, no qual é possível experimentar a estratégia proposta em diversos cenários, de forma bem similar ao que ocorre nas ferramentas de diagnóstico guiado existentes. Resultados preliminares mostram uma redução significativa do custo de diagnóstico da estratégia combinada com relação à convencional.On-line fault detection and monitoring systems are embedded in current automotive systems. In the presence of a fault, a particular diagnostic trouble code (DTC) is triggered and logged forfurther analysis. Binary decision diagrams encode tests to be performed for each logged code. However, due to increased automotive embedded electronics, several DTCs can be triggered by the same root cause, which makes the off-board diagnostic procedure a challenging task. This work aims to develop a software tool to combine individual binary decision diagrams in presence of multiple active DTCs, in order to build a single binary decision diagram with lower diagnostic cost. In this approach, the binary decision diagram prioritizes tests in components with lower cost and high fault probability. The developed software is a proof of concept, in which it’s possible to apply the proposed strategy in different scenarios, in a similar way it occurs in commercial diagnostic tools. Preliminary results show a significant reduction in the diagnostic cost of the combined strategy over the standard approach.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaCurso de Engenharia de Controle e AutomaçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAISLocalização de falhas (Engenharia)Confiabilidade (Engenharia)Software - ConfiabilidadeAutomóveisEngenharia elétricaFault location (Engineering)Reliability (Engineering)Computer software - ReliabilityAutomovilesElectric engineeringSistema de diagnóstico de múltiplas falhas em veículos automotivosAutomotive diagnostic system for multiple faultsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaLüders, RicardoPedroni, Ricardo UmbriaLüders, RicardoPedroni, Ricardo UmbriaFonseca, Keiko Verônica OnoOliveira, Markos Flavio Bock Gau deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8262/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALCT_COEAU_2016_2_05.pdfapplication/pdf2362385http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8262/2/CT_COEAU_2016_2_05.pdf091a59244e877235bca7c883b3db876cMD52TEXTCT_COEAU_2016_2_05.pdf.txtExtracted texttext/plain161963http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8262/3/CT_COEAU_2016_2_05.pdf.txt43fc5177b2c830e5a4eb0428158dda71MD53THUMBNAILCT_COEAU_2016_2_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8262/4/CT_COEAU_2016_2_05.pdf.jpga0012a60823f0ec3fbd91bb1945eaaa0MD541/82622020-11-11 12:04:11.008oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T14:04:11Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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