Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30343 |
Resumo: | Acompanha: Caderno de atividades (Des)dobrando a geometria: uma proposta de apoio para o ensino dos conceitos e desenvolvimento do pensamento geométrico, por meio da técnica do origami, segundo os níveis de pensamento geométrico de Van Hiele |
id |
UTFPR-12_6e5ad57a0a9a698a0326fb879d514292 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30343 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-12-22T17:43:30Z2022-12-22T17:43:30Z2022-12-13FULAN, Ligia Amaoka. Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30343Acompanha: Caderno de atividades (Des)dobrando a geometria: uma proposta de apoio para o ensino dos conceitos e desenvolvimento do pensamento geométrico, por meio da técnica do origami, segundo os níveis de pensamento geométrico de Van HieleO ensino e a aprendizagem de conceitos geométricos, por vezes, não se consolida de forma eficiente, ocasionando uma lacuna destes conhecimentos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições da utilização de origamis para o ensino de geometria segundo o pensamento geométrico de Van Hiele, a partir da constituição de um espaço de formação de professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi necessário desenvolver, aplicar e analisar uma proposta de atividades estruturadas, que apresentou os conceitos geométricos por meio da construção de Origamis, vinculadas aos Níveis de Pensamento Geométrico de Van Hiele, o que caracterizou o Produto Educacional, na forma de um caderno de atividades, intitulado: (Des)dobrando a Geometria. As atividades foram organizadas de forma instigadora e atrativa, em que a cada dobra realizada, um conceito geométrico era construído e o desenvolvimento do Pensamento Geométrico provocado. As atividades ocorreram em duas fases, com sujeitos distintos; a primeira, chamada Prototipagem, ocorreu com onze alunos do curso de licenciatura de Matemática de uma Universidade pública, com o objetivo de avaliar e melhorar o produto e também validar o instrumento de coleta de dados. A segunda fase, a Oficina para Professores, envolveu sete professoras atuantes da rede pública de ensino. Para a composição desta pesquisa, foram utilizados como referencial teórico três temas principais: Formação Continuada de Professores, Pensamento Geométrico de Van Hiele e Materiais Manipuláveis. Para tanto, realizou se uma revisão das concepções teóricas: Guimarães (2009), Nóvoa (2002), Imbernón (2011), Lorenzato (2015), Smole e Diniz (2016), Van Hiele (2016), Nasser e Sant’Anna (2010), dentre outros. A coleta de dados foi feita por meio de questionários estruturados no Google Forms, tendo em vista que a abordagem da pesquisa é qualitativa com procedimentos técnicos de pesquisa ação. A análise dos dados efetivou se utilizando a análise qualitativa analítica de Yin (2016), obedecendo as cinco fases deste processo: compilar, decompor, recompor, interpretar e concluir. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a proposta se mostrou relevante e satisfatória, dado que proporcionou um suporte ao professor na condução do ensino de Geometria, de forma palpável, estimulando e incentivando o desenvolvimento do Pensamento Geométrico de forma criativa e instigadora.The teaching and learning of geometric concepts, sometimes, is not consolidated efficiently, causing a gap in this knowledge. Therefore, it was necessary to develop, apply and analyze a proposal of structured activities, which presented the geometric concepts through the construction of Origami linked to Van Hiele's Levels of Geometric Thinking, which characterized the Educational Product, in the form of an activity book entitled: (Un)folding Geometry. The activities were organized in an instigating and attractive way, where with each fold performed, a geometric concept was built and the development of Geometric Thought provoked. The activities took place in two phases, with different subjects, the first, called Prototyping, took place with eleven students from the Mathematics degree course at a public university, with the aim of evaluating and improving the product and also validating the data collection instrument. and the second phase, the Workshop for Teachers, involved seven teachers working in the public school system. For the composition of this research, three main themes were used as theoretical reference: Continuing Teacher Education, Van Hiele’s Geometric Thought and Manipulating Materials, for that, a review of the theoretical concepts was carried out: Guimarães (2009), Nóvoa (2002), Imbernón (2011), Lorenzato (2015), Smole and Diniz (2016), Van Hiele (2016), Nasser and Sant'Anna (2010), among others. Data collection was done through structured questionnaires in Google Forms, bearing in mind that the research approach is qualitative with technical action research procedures. Data analysis was carried out using Yin's (2016) qualitative analytical analysis, following the five phases of this process: compiling, decomposing, recomposing, interpreting and concluding. The research results showed that the proposal proved to be relevant and satisfactory, since it provided support to the teacher in conducting the teaching of Geometry, in a palpable way, stimulating and encouraging the development of Geometric Thinking in a creative and instigating way.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoGeometria - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoPrática de ensinoOrigamiGeometry - Study and teachingTeachers, Training ofStudent teachingOrigami e os níveis do pensamento geométrico de Van HieleOrigami and the levels of Van Hiele's geometric thinkinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaSilva, Armando Paulo dahttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xhttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242Silva, Armando Paulo dahttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xhttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242Stanzani, Enio de Lorenahttps://orcid.org/0000-0002-1787-0534http://lattes.cnpq.br/8867370408957200Pereira, Patrícia Sandalohttps://orcid.org/0000-0002-7554-0058http://lattes.cnpq.br/9126213537245312https://orcid.org/0000-0003-1483-8894http://lattes.cnpq.br/8634006641100045Fulan, Ligia Amaokareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALorigamipensamentogeometricovanhielle.pdfapplication/pdf3418589http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30343/1/origamipensamentogeometricovanhielle.pdfbc32373b660fab11b68d16958b0607c3MD51origamipensamentogeometricovanhielle_produto.pdfapplication/pdf1624309http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30343/2/origamipensamentogeometricovanhielle_produto.pdfacaeeaeb5c23f20512076e56f2b13af4MD52TEXTorigamipensamentogeometricovanhielle.pdf.txtorigamipensamentogeometricovanhielle.pdf.txtExtracted texttext/plain203749http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30343/3/origamipensamentogeometricovanhielle.pdf.txt9dee82ba9e28c381c31be3abe0c583b8MD53origamipensamentogeometricovanhielle_produto.pdf.txtorigamipensamentogeometricovanhielle_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain67232http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30343/5/origamipensamentogeometricovanhielle_produto.pdf.txt33bf246108c9b11522291eee49106033MD55THUMBNAILorigamipensamentogeometricovanhielle.pdf.jpgorigamipensamentogeometricovanhielle.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30343/4/origamipensamentogeometricovanhielle.pdf.jpg6a4ef5d303b8c4ea2ea0f93ae9901403MD54origamipensamentogeometricovanhielle_produto.pdf.jpgorigamipensamentogeometricovanhielle_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1431http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30343/6/origamipensamentogeometricovanhielle_produto.pdf.jpge7999bfb23a933d93524322c610002f4MD561/303432022-12-23 04:07:04.96oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30343Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-12-23T06:07:04Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Origami and the levels of Van Hiele's geometric thinking |
title |
Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele |
spellingShingle |
Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele Fulan, Ligia Amaoka CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Geometria - Estudo e ensino Professores - Formação Prática de ensino Origami Geometry - Study and teaching Teachers, Training of Student teaching Ensino |
title_short |
Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele |
title_full |
Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele |
title_fullStr |
Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele |
title_full_unstemmed |
Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele |
title_sort |
Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele |
author |
Fulan, Ligia Amaoka |
author_facet |
Fulan, Ligia Amaoka |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Armando Paulo da |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8186-051X |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Armando Paulo da |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8186-051X |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6724994186659242 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Stanzani, Enio de Lorena |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-1787-0534 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8867370408957200 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Pereira, Patrícia Sandalo |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7554-0058 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9126213537245312 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1483-8894 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8634006641100045 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fulan, Ligia Amaoka |
contributor_str_mv |
Silva, Armando Paulo da Silva, Armando Paulo da Stanzani, Enio de Lorena Pereira, Patrícia Sandalo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Geometria - Estudo e ensino Professores - Formação Prática de ensino Origami Geometry - Study and teaching Teachers, Training of Student teaching Ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria - Estudo e ensino Professores - Formação Prática de ensino Origami Geometry - Study and teaching Teachers, Training of Student teaching |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino |
description |
Acompanha: Caderno de atividades (Des)dobrando a geometria: uma proposta de apoio para o ensino dos conceitos e desenvolvimento do pensamento geométrico, por meio da técnica do origami, segundo os níveis de pensamento geométrico de Van Hiele |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-22T17:43:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-22T17:43:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FULAN, Ligia Amaoka. Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30343 |
identifier_str_mv |
FULAN, Ligia Amaoka. Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30343/1/origamipensamentogeometricovanhielle.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30343/2/origamipensamentogeometricovanhielle_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30343/3/origamipensamentogeometricovanhielle.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30343/5/origamipensamentogeometricovanhielle_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30343/4/origamipensamentogeometricovanhielle.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30343/6/origamipensamentogeometricovanhielle_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bc32373b660fab11b68d16958b0607c3 acaeeaeb5c23f20512076e56f2b13af4 9dee82ba9e28c381c31be3abe0c583b8 33bf246108c9b11522291eee49106033 6a4ef5d303b8c4ea2ea0f93ae9901403 e7999bfb23a933d93524322c610002f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923148698222592 |