Uso da ferramenta balanced scorecard para a gestão de uma empresa prestadora de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lora, Nayara Caroline de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22332
Resumo: O objetivo do presente trabalho consiste em demonstrar a estruturação de uma ferramenta para auxiliar o gestor na avaliação e melhorias nos processos, tendo como problema de pesquisa: Como estruturar um instrumento de avaliação de desempenho para realizar a gestão estratégica de uma empresa de serviços? Para resolver tal questão realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica de seleção de artigos, sendo que ao final, 19 artigos foram utilizados para desenvolvimento do referencial teórico, por conseguinte, realizou-se pesquisa exploratória com o gestor, funcionários e clientes da empresa, elaborando as diretrizes estratégicas e o mapa estratégico desta. A partir disso, analisou-se a situação atual da empresa, com base na ferramenta de avaliação de desempenho organizacional Balanced Scorecard, e os indicadores apresentados, desenvolvendo por fim, o plano de ações. A presente pesquisa apresentou fatores a serem trabalhados, sendo que para estes desenvolveu-se um plano de ação com as seguintes práticas: (i) realizar reuniões semanais nos Departamentos, (ii) melhorar limpeza e organização após a prestação dos serviços, (iii) desenvolver plano de cargos e salários, (iv) organizar treinamentos,(v) realizar pesquisa de satisfação periodicamente. Por fim, conclui-se que o modelo de avaliação de desempenho organizacional estruturado com base na ferramenta Balanced Scorecard, auxilia o gestor no processo de análise, desenvolvimento de ações e acompanhamento de resultados, de forma estruturada.
id UTFPR-12_6e5ea6b71c4ea180f96b4e1f1ef0cb02
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/22332
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-25T12:02:18Z2013-03-07LORA, Nayara Caroline de Almeida. Uso da ferramenta balanced scorecard para a gestão de uma empresa prestadora de serviços. 2013. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22332O objetivo do presente trabalho consiste em demonstrar a estruturação de uma ferramenta para auxiliar o gestor na avaliação e melhorias nos processos, tendo como problema de pesquisa: Como estruturar um instrumento de avaliação de desempenho para realizar a gestão estratégica de uma empresa de serviços? Para resolver tal questão realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica de seleção de artigos, sendo que ao final, 19 artigos foram utilizados para desenvolvimento do referencial teórico, por conseguinte, realizou-se pesquisa exploratória com o gestor, funcionários e clientes da empresa, elaborando as diretrizes estratégicas e o mapa estratégico desta. A partir disso, analisou-se a situação atual da empresa, com base na ferramenta de avaliação de desempenho organizacional Balanced Scorecard, e os indicadores apresentados, desenvolvendo por fim, o plano de ações. A presente pesquisa apresentou fatores a serem trabalhados, sendo que para estes desenvolveu-se um plano de ação com as seguintes práticas: (i) realizar reuniões semanais nos Departamentos, (ii) melhorar limpeza e organização após a prestação dos serviços, (iii) desenvolver plano de cargos e salários, (iv) organizar treinamentos,(v) realizar pesquisa de satisfação periodicamente. Por fim, conclui-se que o modelo de avaliação de desempenho organizacional estruturado com base na ferramenta Balanced Scorecard, auxilia o gestor no processo de análise, desenvolvimento de ações e acompanhamento de resultados, de forma estruturada.The objective of this study is to demonstrate the structure of a tool to assist the manager in the evaluation and process improvements, with the research problem: What performance indicators are needed to accomplish the strategic management of a service company? To resolve this issue took place initially a literature selection of articles, and at the end, 19 articles were used to develop the theoretical framework therefore held exploratory research with the manager, staff and clients of the company, developing strategic guidelines and this strategic map. From this, we analyzed the current situation of the company, based on the assessment tool organizational performance Balanced Scorecard, and the indicators presented, finally developing the action plan. This study showed factors to be worked, and for these we developed an action plan with the following practices: (i) conduct weekly meetings in the departments, (ii) improve after cleaning and organizing the services, (iii) develop plan for jobs and wages, (iv) organize trainings, (v) carry out satisfaction surveys periodically. Finally, it is concluded that the evaluation model of structured organizational performance based on Balanced Scorecard tool, assists the manager in the process of analysis, development and monitoring of actions results in a structured and clear.5000porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoGestão Contábil e FinanceiraDesenvolvimento organizacionalPlanejamento estratégicoOrganizational changeStrategic planningUso da ferramenta balanced scorecard para a gestão de uma empresa prestadora de serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoBortoluzzi, Sandro CésarLora, Nayara Caroline de Almeidareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILPB_EGCF_VIII_2013_16.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/22332/1/PB_EGCF_VIII_2013_16.pdf.jpgef767e5f0ad414b1e272c4822d6efcefMD51ORIGINALPB_EGCF_VIII_2013_16.pdfapplication/pdf305235http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/22332/2/PB_EGCF_VIII_2013_16.pdf8a86e7f82ccc1c1679b91cfe8f0672aaMD52LICENSElicense.txttext/plain1204http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/22332/3/license.txt734f3d11383bdc0e7f7a8df0c552e8c4MD53TEXTPB_EGCF_VIII_2013_16.pdf.txtExtracted texttext/plain69051http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/22332/4/PB_EGCF_VIII_2013_16.pdf.txtd065b0c13d7ea25ef88812f1a4ac9dc7MD541/223322020-11-25 10:02:18.808oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-25T12:02:18Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso da ferramenta balanced scorecard para a gestão de uma empresa prestadora de serviços
title Uso da ferramenta balanced scorecard para a gestão de uma empresa prestadora de serviços
spellingShingle Uso da ferramenta balanced scorecard para a gestão de uma empresa prestadora de serviços
Lora, Nayara Caroline de Almeida
Gestão Contábil e Financeira
Desenvolvimento organizacional
Planejamento estratégico
Organizational change
Strategic planning
title_short Uso da ferramenta balanced scorecard para a gestão de uma empresa prestadora de serviços
title_full Uso da ferramenta balanced scorecard para a gestão de uma empresa prestadora de serviços
title_fullStr Uso da ferramenta balanced scorecard para a gestão de uma empresa prestadora de serviços
title_full_unstemmed Uso da ferramenta balanced scorecard para a gestão de uma empresa prestadora de serviços
title_sort Uso da ferramenta balanced scorecard para a gestão de uma empresa prestadora de serviços
author Lora, Nayara Caroline de Almeida
author_facet Lora, Nayara Caroline de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bortoluzzi, Sandro César
dc.contributor.author.fl_str_mv Lora, Nayara Caroline de Almeida
contributor_str_mv Bortoluzzi, Sandro César
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Gestão Contábil e Financeira
topic Gestão Contábil e Financeira
Desenvolvimento organizacional
Planejamento estratégico
Organizational change
Strategic planning
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento organizacional
Planejamento estratégico
Organizational change
Strategic planning
description O objetivo do presente trabalho consiste em demonstrar a estruturação de uma ferramenta para auxiliar o gestor na avaliação e melhorias nos processos, tendo como problema de pesquisa: Como estruturar um instrumento de avaliação de desempenho para realizar a gestão estratégica de uma empresa de serviços? Para resolver tal questão realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica de seleção de artigos, sendo que ao final, 19 artigos foram utilizados para desenvolvimento do referencial teórico, por conseguinte, realizou-se pesquisa exploratória com o gestor, funcionários e clientes da empresa, elaborando as diretrizes estratégicas e o mapa estratégico desta. A partir disso, analisou-se a situação atual da empresa, com base na ferramenta de avaliação de desempenho organizacional Balanced Scorecard, e os indicadores apresentados, desenvolvendo por fim, o plano de ações. A presente pesquisa apresentou fatores a serem trabalhados, sendo que para estes desenvolveu-se um plano de ação com as seguintes práticas: (i) realizar reuniões semanais nos Departamentos, (ii) melhorar limpeza e organização após a prestação dos serviços, (iii) desenvolver plano de cargos e salários, (iv) organizar treinamentos,(v) realizar pesquisa de satisfação periodicamente. Por fim, conclui-se que o modelo de avaliação de desempenho organizacional estruturado com base na ferramenta Balanced Scorecard, auxilia o gestor no processo de análise, desenvolvimento de ações e acompanhamento de resultados, de forma estruturada.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-25T12:02:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LORA, Nayara Caroline de Almeida. Uso da ferramenta balanced scorecard para a gestão de uma empresa prestadora de serviços. 2013. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22332
identifier_str_mv LORA, Nayara Caroline de Almeida. Uso da ferramenta balanced scorecard para a gestão de uma empresa prestadora de serviços. 2013. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/22332/1/PB_EGCF_VIII_2013_16.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/22332/2/PB_EGCF_VIII_2013_16.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/22332/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/22332/4/PB_EGCF_VIII_2013_16.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ef767e5f0ad414b1e272c4822d6efcef
8a86e7f82ccc1c1679b91cfe8f0672aa
734f3d11383bdc0e7f7a8df0c552e8c4
d065b0c13d7ea25ef88812f1a4ac9dc7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923006210375680