Inbound marketing como estratégia de posicionamento e comunicação: o caso La Belle Dance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Amanda Mariana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7557
Resumo: O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que busca, por meio da produção de conteúdo relevante e interessante, atrair mais visitantes e clientes em potencial para as páginas na internet em que é aplicado. Em um mundo repleto de inovações tecnológicas, o comportamento dos consumidores mudou e as ferramentas tradicionais do marketing não os atingem com a mesma eficiência de antes. O marketing precisou se adaptar e procurar novas formas de atrair esse público, sendo o inbound uma delas. Visto que as técnicas de inbound marketing não necessariamente requerem o investimento de grande valor monetário, essa estratégia se torna interessante para micro e pequenas empresas que desejam investir em comunicação com o cliente, mas não têm muita verba disponível. Para esta análise, abordaram-se os conceitos de marketing digital, marketing de conteúdo, marketing de permissão e inbound marketing, de modo a compreender as diferenças entre cada estratégia e como se dá sua atuação junto aos clientes em potencial. Posteriormente foi realizada uma pesquisa-ação com a aplicação do inbound marketing na comunicação de uma escola de dança e com a mensuração de seus resultados.
id UTFPR-12_7c2fe161aed3d41e78d0e99d7494893d
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7557
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-11T11:28:14Z2020-11-11T11:28:14Z2018-11-14RAMOS, Amanda Mariana. Inbound marketing como estratégia de posicionamento e comunicação: o caso La Belle Dance. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7557O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que busca, por meio da produção de conteúdo relevante e interessante, atrair mais visitantes e clientes em potencial para as páginas na internet em que é aplicado. Em um mundo repleto de inovações tecnológicas, o comportamento dos consumidores mudou e as ferramentas tradicionais do marketing não os atingem com a mesma eficiência de antes. O marketing precisou se adaptar e procurar novas formas de atrair esse público, sendo o inbound uma delas. Visto que as técnicas de inbound marketing não necessariamente requerem o investimento de grande valor monetário, essa estratégia se torna interessante para micro e pequenas empresas que desejam investir em comunicação com o cliente, mas não têm muita verba disponível. Para esta análise, abordaram-se os conceitos de marketing digital, marketing de conteúdo, marketing de permissão e inbound marketing, de modo a compreender as diferenças entre cada estratégia e como se dá sua atuação junto aos clientes em potencial. Posteriormente foi realizada uma pesquisa-ação com a aplicação do inbound marketing na comunicação de uma escola de dança e com a mensuração de seus resultados.Inbound Marketing is a category of digital marketing strategy that aspires, through relevant and pertinent content production, draw more visitors and potential clients to webpages in which it is applied. Along with Technology Innovations that happened in the past decade, consumers behavior has also changed, making the traditional process of marketing not as effective as it once was. Thus, marketing itself was required to adapt to find new and improved approaches to captivate the audience, which is the case of the inbound technique. Taking in consideration that Inbound Marketing does not requires an expensive monetary investment, this technique becomes more compelling to micro and small enterprises that have an interest to engage in communications, although they do not have an abundant budge available. To this analysis, was approached the concepts of Digital Marketing, Content Marketing, Permission Marketing and inbound Marketing, as a method to comprehend the different strategies between each tactic and how they perform alongside potential clients. Subsequently, was implemented an action research applied to inbound marketing in a dance school, measuring, later, the results of its final data.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaBacharelado em AdministraçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIAMarketing na InternetRedes sociaisMarketing - AdministraçãoPequenas e médias empresasInternet marketingSocial networksMarketing - ManagementSmall businessInbound marketing como estratégia de posicionamento e comunicação: o caso La Belle DanceInbound marketing as positioning and communication strategy: La Belle Dance’s caseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaCosta, Juliana Conceição Noschang daCosta, Juliana Conceição Noschang daTonon, LeonardoCamargo, Shirlei MirandaRamos, Amanda Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COADM_2018_2_08.pdfapplication/pdf2293389http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7557/1/CT_COADM_2018_2_08.pdf132aa2fad060d3cbf7c2bf409045d388MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7557/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COADM_2018_2_08.pdf.txtExtracted texttext/plain150248http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7557/3/CT_COADM_2018_2_08.pdf.txtac5984c62167d76ee0d9a6b7abfeb605MD53THUMBNAILCT_COADM_2018_2_08.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7557/4/CT_COADM_2018_2_08.pdf.jpg72018f76f8edd511a7a8e5353966c5a1MD541/75572020-11-11 09:28:14.471oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T11:28:14Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inbound marketing como estratégia de posicionamento e comunicação: o caso La Belle Dance
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Inbound marketing as positioning and communication strategy: La Belle Dance’s case
title Inbound marketing como estratégia de posicionamento e comunicação: o caso La Belle Dance
spellingShingle Inbound marketing como estratégia de posicionamento e comunicação: o caso La Belle Dance
Ramos, Amanda Mariana
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Marketing na Internet
Redes sociais
Marketing - Administração
Pequenas e médias empresas
Internet marketing
Social networks
Marketing - Management
Small business
title_short Inbound marketing como estratégia de posicionamento e comunicação: o caso La Belle Dance
title_full Inbound marketing como estratégia de posicionamento e comunicação: o caso La Belle Dance
title_fullStr Inbound marketing como estratégia de posicionamento e comunicação: o caso La Belle Dance
title_full_unstemmed Inbound marketing como estratégia de posicionamento e comunicação: o caso La Belle Dance
title_sort Inbound marketing como estratégia de posicionamento e comunicação: o caso La Belle Dance
author Ramos, Amanda Mariana
author_facet Ramos, Amanda Mariana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Juliana Conceição Noschang da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Costa, Juliana Conceição Noschang da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tonon, Leonardo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Camargo, Shirlei Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Amanda Mariana
contributor_str_mv Costa, Juliana Conceição Noschang da
Costa, Juliana Conceição Noschang da
Tonon, Leonardo
Camargo, Shirlei Miranda
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Marketing na Internet
Redes sociais
Marketing - Administração
Pequenas e médias empresas
Internet marketing
Social networks
Marketing - Management
Small business
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing na Internet
Redes sociais
Marketing - Administração
Pequenas e médias empresas
Internet marketing
Social networks
Marketing - Management
Small business
description O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que busca, por meio da produção de conteúdo relevante e interessante, atrair mais visitantes e clientes em potencial para as páginas na internet em que é aplicado. Em um mundo repleto de inovações tecnológicas, o comportamento dos consumidores mudou e as ferramentas tradicionais do marketing não os atingem com a mesma eficiência de antes. O marketing precisou se adaptar e procurar novas formas de atrair esse público, sendo o inbound uma delas. Visto que as técnicas de inbound marketing não necessariamente requerem o investimento de grande valor monetário, essa estratégia se torna interessante para micro e pequenas empresas que desejam investir em comunicação com o cliente, mas não têm muita verba disponível. Para esta análise, abordaram-se os conceitos de marketing digital, marketing de conteúdo, marketing de permissão e inbound marketing, de modo a compreender as diferenças entre cada estratégia e como se dá sua atuação junto aos clientes em potencial. Posteriormente foi realizada uma pesquisa-ação com a aplicação do inbound marketing na comunicação de uma escola de dança e com a mensuração de seus resultados.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-11T11:28:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-11T11:28:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMOS, Amanda Mariana. Inbound marketing como estratégia de posicionamento e comunicação: o caso La Belle Dance. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7557
identifier_str_mv RAMOS, Amanda Mariana. Inbound marketing como estratégia de posicionamento e comunicação: o caso La Belle Dance. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Bacharelado em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7557/1/CT_COADM_2018_2_08.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7557/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7557/3/CT_COADM_2018_2_08.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7557/4/CT_COADM_2018_2_08.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 132aa2fad060d3cbf7c2bf409045d388
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
ac5984c62167d76ee0d9a6b7abfeb605
72018f76f8edd511a7a8e5353966c5a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922940167913472