Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29146 |
Resumo: | No Brasil, nove a cada dez empresas são de micro ou pequeno porte. Dentre os principais desafios para sua sobrevivência estão fatores ligados ao planejamento e à organização. O marketing é um fator crucial para o bom desempenho das empresas. Muitos de seus conceitos clássicos ainda são extremamente relevantes nos dias atuais e auxiliam as empresas de todos os tamanhos a enfrentarem seus desafios. Uma das abordagens mais conhecidas do marketing se dá pelo conceito do marketing mix, onde é dividido em quatro grupos, que são: Produto; Preço; Praça; Promoção. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção de marketing dos micros e pequenos empresários na cidade de Londrina do ramo de vestuário. Através da elaboração de uma ferramenta de pesquisa e sua aplicação em grandes centros comerciais. Foram obtidas 37 percepções de proprietários e gestores responsáveis pelas lojas varejistas entrevistadas. Os resultados obtidos demonstram um alto grau de entendimento dos participantes sobre marketing, porém apresentam alguns pontos que podem ser aprimorados. Portanto, existem oportunidades para serem exploradas. |
id |
UTFPR-12_7dd21c677570aec9c39e7e0137e9dacf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29146 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-08-01T19:49:52Z2022-08-01T19:49:52Z2022-06-09AZNAR, Eduardo Manfio; BRUNI, Victor Hugo Spadotto Florencio. Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29146No Brasil, nove a cada dez empresas são de micro ou pequeno porte. Dentre os principais desafios para sua sobrevivência estão fatores ligados ao planejamento e à organização. O marketing é um fator crucial para o bom desempenho das empresas. Muitos de seus conceitos clássicos ainda são extremamente relevantes nos dias atuais e auxiliam as empresas de todos os tamanhos a enfrentarem seus desafios. Uma das abordagens mais conhecidas do marketing se dá pelo conceito do marketing mix, onde é dividido em quatro grupos, que são: Produto; Preço; Praça; Promoção. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção de marketing dos micros e pequenos empresários na cidade de Londrina do ramo de vestuário. Através da elaboração de uma ferramenta de pesquisa e sua aplicação em grandes centros comerciais. Foram obtidas 37 percepções de proprietários e gestores responsáveis pelas lojas varejistas entrevistadas. Os resultados obtidos demonstram um alto grau de entendimento dos participantes sobre marketing, porém apresentam alguns pontos que podem ser aprimorados. Portanto, existem oportunidades para serem exploradas.In Brazil, nine out of ten companies are micro or small. Among the main challenges for its survival are factors related to planning and organization. Marketing is a crucial factor for the good performance of companies. Many of its classic concepts are still extremely relevant today and help companies of all sizes to face their challenges. One of the best known approaches to marketing is given by the concept of the marketing mix, which is divided into four groups, which are: Product; Price; Place; Promotion. The objective of this work is to analyze the marketing perception of micro and small entrepreneurs in the city of Londrina in the clothing business. Through the development of a research tool and its application in large shopping centers. Thirty-seven perceptions interviewed were obtained from owners and managers responsible for the retail stores. The results obtained demonstrate a high degree of understanding of the participants about marketing, but they present some points that can be improved. So there are opportunities to be explored.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOPequenas e médias empresasVestuárioMarketingSmall businessClothing and dressPercepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketingPerception of small and micro entrepreneurs in the clothing industry of Londrina about marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLondrinaRibas, Carlos AlbertoRibas, Carlos AlbertoTravessini, RosanaGalao, Fabiano PalharesAznar, Eduardo ManfioBruni, Victor Hugo Spadotto Florencioreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALmarketingvestuariolondrina.pdfmarketingvestuariolondrina.pdfapplication/pdf835438http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/1/marketingvestuariolondrina.pdf148b4a0e7534d2c2345dea3349a27751MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/2/license_rdf4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347MD52TEXTmarketingvestuariolondrina.pdf.txtmarketingvestuariolondrina.pdf.txtExtracted texttext/plain70378http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/4/marketingvestuariolondrina.pdf.txtc97eb7aa99fae9f6fb4b9c67c7286513MD54THUMBNAILmarketingvestuariolondrina.pdf.jpgmarketingvestuariolondrina.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/5/marketingvestuariolondrina.pdf.jpg267bd7e031d5f39ff1d147cfd7611e09MD551/291462022-08-02 03:06:04.197oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-08-02T06:06:04Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Perception of small and micro entrepreneurs in the clothing industry of Londrina about marketing |
title |
Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing |
spellingShingle |
Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing Aznar, Eduardo Manfio CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Pequenas e médias empresas Vestuário Marketing Small business Clothing and dress |
title_short |
Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing |
title_full |
Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing |
title_fullStr |
Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing |
title_full_unstemmed |
Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing |
title_sort |
Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing |
author |
Aznar, Eduardo Manfio |
author_facet |
Aznar, Eduardo Manfio Bruni, Victor Hugo Spadotto Florencio |
author_role |
author |
author2 |
Bruni, Victor Hugo Spadotto Florencio |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribas, Carlos Alberto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ribas, Carlos Alberto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Travessini, Rosana |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Galao, Fabiano Palhares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aznar, Eduardo Manfio Bruni, Victor Hugo Spadotto Florencio |
contributor_str_mv |
Ribas, Carlos Alberto Ribas, Carlos Alberto Travessini, Rosana Galao, Fabiano Palhares |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Pequenas e médias empresas Vestuário Marketing Small business Clothing and dress |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pequenas e médias empresas Vestuário Marketing Small business Clothing and dress |
description |
No Brasil, nove a cada dez empresas são de micro ou pequeno porte. Dentre os principais desafios para sua sobrevivência estão fatores ligados ao planejamento e à organização. O marketing é um fator crucial para o bom desempenho das empresas. Muitos de seus conceitos clássicos ainda são extremamente relevantes nos dias atuais e auxiliam as empresas de todos os tamanhos a enfrentarem seus desafios. Uma das abordagens mais conhecidas do marketing se dá pelo conceito do marketing mix, onde é dividido em quatro grupos, que são: Produto; Preço; Praça; Promoção. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção de marketing dos micros e pequenos empresários na cidade de Londrina do ramo de vestuário. Através da elaboração de uma ferramenta de pesquisa e sua aplicação em grandes centros comerciais. Foram obtidas 37 percepções de proprietários e gestores responsáveis pelas lojas varejistas entrevistadas. Os resultados obtidos demonstram um alto grau de entendimento dos participantes sobre marketing, porém apresentam alguns pontos que podem ser aprimorados. Portanto, existem oportunidades para serem exploradas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-01T19:49:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-01T19:49:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AZNAR, Eduardo Manfio; BRUNI, Victor Hugo Spadotto Florencio. Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29146 |
identifier_str_mv |
AZNAR, Eduardo Manfio; BRUNI, Victor Hugo Spadotto Florencio. Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/1/marketingvestuariolondrina.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/2/license_rdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/4/marketingvestuariolondrina.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/5/marketingvestuariolondrina.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 148b4a0e7534d2c2345dea3349a27751 4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347 c97eb7aa99fae9f6fb4b9c67c7286513 267bd7e031d5f39ff1d147cfd7611e09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923187420037120 |