Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aznar, Eduardo Manfio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bruni, Victor Hugo Spadotto Florencio
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29146
Resumo: No Brasil, nove a cada dez empresas são de micro ou pequeno porte. Dentre os principais desafios para sua sobrevivência estão fatores ligados ao planejamento e à organização. O marketing é um fator crucial para o bom desempenho das empresas. Muitos de seus conceitos clássicos ainda são extremamente relevantes nos dias atuais e auxiliam as empresas de todos os tamanhos a enfrentarem seus desafios. Uma das abordagens mais conhecidas do marketing se dá pelo conceito do marketing mix, onde é dividido em quatro grupos, que são: Produto; Preço; Praça; Promoção. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção de marketing dos micros e pequenos empresários na cidade de Londrina do ramo de vestuário. Através da elaboração de uma ferramenta de pesquisa e sua aplicação em grandes centros comerciais. Foram obtidas 37 percepções de proprietários e gestores responsáveis pelas lojas varejistas entrevistadas. Os resultados obtidos demonstram um alto grau de entendimento dos participantes sobre marketing, porém apresentam alguns pontos que podem ser aprimorados. Portanto, existem oportunidades para serem exploradas.
id UTFPR-12_7dd21c677570aec9c39e7e0137e9dacf
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29146
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-08-01T19:49:52Z2022-08-01T19:49:52Z2022-06-09AZNAR, Eduardo Manfio; BRUNI, Victor Hugo Spadotto Florencio. Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29146No Brasil, nove a cada dez empresas são de micro ou pequeno porte. Dentre os principais desafios para sua sobrevivência estão fatores ligados ao planejamento e à organização. O marketing é um fator crucial para o bom desempenho das empresas. Muitos de seus conceitos clássicos ainda são extremamente relevantes nos dias atuais e auxiliam as empresas de todos os tamanhos a enfrentarem seus desafios. Uma das abordagens mais conhecidas do marketing se dá pelo conceito do marketing mix, onde é dividido em quatro grupos, que são: Produto; Preço; Praça; Promoção. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção de marketing dos micros e pequenos empresários na cidade de Londrina do ramo de vestuário. Através da elaboração de uma ferramenta de pesquisa e sua aplicação em grandes centros comerciais. Foram obtidas 37 percepções de proprietários e gestores responsáveis pelas lojas varejistas entrevistadas. Os resultados obtidos demonstram um alto grau de entendimento dos participantes sobre marketing, porém apresentam alguns pontos que podem ser aprimorados. Portanto, existem oportunidades para serem exploradas.In Brazil, nine out of ten companies are micro or small. Among the main challenges for its survival are factors related to planning and organization. Marketing is a crucial factor for the good performance of companies. Many of its classic concepts are still extremely relevant today and help companies of all sizes to face their challenges. One of the best known approaches to marketing is given by the concept of the marketing mix, which is divided into four groups, which are: Product; Price; Place; Promotion. The objective of this work is to analyze the marketing perception of micro and small entrepreneurs in the city of Londrina in the clothing business. Through the development of a research tool and its application in large shopping centers. Thirty-seven perceptions interviewed were obtained from owners and managers responsible for the retail stores. The results obtained demonstrate a high degree of understanding of the participants about marketing, but they present some points that can be improved. So there are opportunities to be explored.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOPequenas e médias empresasVestuárioMarketingSmall businessClothing and dressPercepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketingPerception of small and micro entrepreneurs in the clothing industry of Londrina about marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLondrinaRibas, Carlos AlbertoRibas, Carlos AlbertoTravessini, RosanaGalao, Fabiano PalharesAznar, Eduardo ManfioBruni, Victor Hugo Spadotto Florencioreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALmarketingvestuariolondrina.pdfmarketingvestuariolondrina.pdfapplication/pdf835438http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/1/marketingvestuariolondrina.pdf148b4a0e7534d2c2345dea3349a27751MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/2/license_rdf4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347MD52TEXTmarketingvestuariolondrina.pdf.txtmarketingvestuariolondrina.pdf.txtExtracted texttext/plain70378http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/4/marketingvestuariolondrina.pdf.txtc97eb7aa99fae9f6fb4b9c67c7286513MD54THUMBNAILmarketingvestuariolondrina.pdf.jpgmarketingvestuariolondrina.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/5/marketingvestuariolondrina.pdf.jpg267bd7e031d5f39ff1d147cfd7611e09MD551/291462022-08-02 03:06:04.197oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-08-02T06:06:04Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Perception of small and micro entrepreneurs in the clothing industry of Londrina about marketing
title Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing
spellingShingle Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing
Aznar, Eduardo Manfio
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Pequenas e médias empresas
Vestuário
Marketing
Small business
Clothing and dress
title_short Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing
title_full Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing
title_fullStr Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing
title_full_unstemmed Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing
title_sort Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing
author Aznar, Eduardo Manfio
author_facet Aznar, Eduardo Manfio
Bruni, Victor Hugo Spadotto Florencio
author_role author
author2 Bruni, Victor Hugo Spadotto Florencio
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribas, Carlos Alberto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ribas, Carlos Alberto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Travessini, Rosana
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Galao, Fabiano Palhares
dc.contributor.author.fl_str_mv Aznar, Eduardo Manfio
Bruni, Victor Hugo Spadotto Florencio
contributor_str_mv Ribas, Carlos Alberto
Ribas, Carlos Alberto
Travessini, Rosana
Galao, Fabiano Palhares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Pequenas e médias empresas
Vestuário
Marketing
Small business
Clothing and dress
dc.subject.por.fl_str_mv Pequenas e médias empresas
Vestuário
Marketing
Small business
Clothing and dress
description No Brasil, nove a cada dez empresas são de micro ou pequeno porte. Dentre os principais desafios para sua sobrevivência estão fatores ligados ao planejamento e à organização. O marketing é um fator crucial para o bom desempenho das empresas. Muitos de seus conceitos clássicos ainda são extremamente relevantes nos dias atuais e auxiliam as empresas de todos os tamanhos a enfrentarem seus desafios. Uma das abordagens mais conhecidas do marketing se dá pelo conceito do marketing mix, onde é dividido em quatro grupos, que são: Produto; Preço; Praça; Promoção. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção de marketing dos micros e pequenos empresários na cidade de Londrina do ramo de vestuário. Através da elaboração de uma ferramenta de pesquisa e sua aplicação em grandes centros comerciais. Foram obtidas 37 percepções de proprietários e gestores responsáveis pelas lojas varejistas entrevistadas. Os resultados obtidos demonstram um alto grau de entendimento dos participantes sobre marketing, porém apresentam alguns pontos que podem ser aprimorados. Portanto, existem oportunidades para serem exploradas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-01T19:49:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-01T19:49:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZNAR, Eduardo Manfio; BRUNI, Victor Hugo Spadotto Florencio. Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29146
identifier_str_mv AZNAR, Eduardo Manfio; BRUNI, Victor Hugo Spadotto Florencio. Percepção dos pequenos e microempreendedores do ramo de vestuário de Londrina sobre marketing. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/1/marketingvestuariolondrina.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/4/marketingvestuariolondrina.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29146/5/marketingvestuariolondrina.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
148b4a0e7534d2c2345dea3349a27751
4460e5956bc1d1639be9ae6146a50347
c97eb7aa99fae9f6fb4b9c67c7286513
267bd7e031d5f39ff1d147cfd7611e09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923187420037120