O valor percebido pelo cliente no mercado de telefonia móvel empresarial: o caso de uma operadora em Curitiba/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristian Bettoni
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19558
Resumo: A presente monografia teve como objetivo definir quais são os parâmetros e os fatores preponderantes envolvidos na escolha da operadora de telefonia móvel, levando em consideração as expectativas do consumidor e a realidade dos serviços ofertados. A pesquisa, teve como principal argumento o entendimento de valor agregado através dos critérios de decisão na escolha da empresa de telefonia móvel pelo usuário. Para isso, foi realizada, através da aplicação de dois questionários, um sobre a “Expectativa do cliente” e outro sobre a “Realidade do cliente”, com uma pesquisa em 100 diferentes empresas, que utilizam os serviços da operadora denominada “W”, situadas na cidade de Curitiba/PR,”. Como resultado, foi possível evidenciar os fatores determinantes na escolha e manutenção do serviço ofertado por uma operadora móvel. Identificou-se que a satisfação do cliente é primordial para a manutenção do mesmo. As empresas não podem convencer os clientes insatisfeitos para permanecer com eles. Então, pode-se concluir que provedores de serviços móveis precisam monitorar continuamente o mercado, a fim de garantir que as suas ofertas, taxas, cobertura de sinal e qualidade de serviços são melhores do que os dos seus concorrentes, fazendo com que seus clientes estejam com suas necessidades supridas e contentes com o provedor contratado.
id UTFPR-12_815af9d7789faa606510b832632354e1
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19558
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-23T19:51:27Z2020-11-23T19:51:27Z2018-12-15SANTOS, Cristian Bettoni. O valor percebido pelo cliente no mercado de telefonia móvel empresarial: o caso de uma operadora em Curitiba/PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19558A presente monografia teve como objetivo definir quais são os parâmetros e os fatores preponderantes envolvidos na escolha da operadora de telefonia móvel, levando em consideração as expectativas do consumidor e a realidade dos serviços ofertados. A pesquisa, teve como principal argumento o entendimento de valor agregado através dos critérios de decisão na escolha da empresa de telefonia móvel pelo usuário. Para isso, foi realizada, através da aplicação de dois questionários, um sobre a “Expectativa do cliente” e outro sobre a “Realidade do cliente”, com uma pesquisa em 100 diferentes empresas, que utilizam os serviços da operadora denominada “W”, situadas na cidade de Curitiba/PR,”. Como resultado, foi possível evidenciar os fatores determinantes na escolha e manutenção do serviço ofertado por uma operadora móvel. Identificou-se que a satisfação do cliente é primordial para a manutenção do mesmo. As empresas não podem convencer os clientes insatisfeitos para permanecer com eles. Então, pode-se concluir que provedores de serviços móveis precisam monitorar continuamente o mercado, a fim de garantir que as suas ofertas, taxas, cobertura de sinal e qualidade de serviços são melhores do que os dos seus concorrentes, fazendo com que seus clientes estejam com suas necessidades supridas e contentes com o provedor contratado.The objective of this monograph was to define which are the parameters and the preponderant factors involved in the choice of the mobile operator, taking into account the expectations of the consumer and the reality of the services offered. The research had as main argument the understanding of value added through the decision criteria in the choice of the mobile phone company by the user. In order to do só, two questionnaires were used: one on Customer Expectation and the other on “Customer Reality”, with a survey of 100 different companies using the services of the “W” operator, located in the city of Curitiba / PR, “. As a result, it was possible to highlight the determining factors in the choice and maintenance of the service offered by a mobile operator. It was identified that customer satisfaction is paramount for the maintenance of the same. The companies cannot convince unhappy customers to stay with them. Therefore, it can be concluded that, mobile service providers need to continually monitor the market in order to ensure that their offerings, rates, signal coverage and quality of services are better than those of their competitors, making their customers with their needs met and satisfied with the contracted provider.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Gestão EmpresarialUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASTelefonia móvelComportamento do consumidorClientes - FidelizaçãoMobile telephonyConsumer behaviorCustomer loyaltyO valor percebido pelo cliente no mercado de telefonia móvel empresarial: o caso de uma operadora em Curitiba/PRThe value perceived by the customer in the business mobile telephony market: the case of an operator in Curitiba / PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaNascimento, Thiago CavalcanteNascimento, Thiago CavalcanteSousa, Paulo Daniel Batista deTonon, LeonardoSantos, Cristian Bettoniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_MBAGE_XVII_2017_06.pdfapplication/pdf465364http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19558/1/CT_MBAGE_XVII_2017_06.pdfa8740640d8e613a90f023dc3b9efbdb2MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19558/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_MBAGE_XVII_2017_06.pdf.txtExtracted texttext/plain59448http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19558/3/CT_MBAGE_XVII_2017_06.pdf.txtb46088f95b444788fb6910edc14974b8MD53THUMBNAILCT_MBAGE_XVII_2017_06.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1317http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19558/4/CT_MBAGE_XVII_2017_06.pdf.jpg2b2b05105064107fe4970a28283b1484MD541/195582020-11-23 17:51:27.307oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T19:51:27Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O valor percebido pelo cliente no mercado de telefonia móvel empresarial: o caso de uma operadora em Curitiba/PR
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The value perceived by the customer in the business mobile telephony market: the case of an operator in Curitiba / PR
title O valor percebido pelo cliente no mercado de telefonia móvel empresarial: o caso de uma operadora em Curitiba/PR
spellingShingle O valor percebido pelo cliente no mercado de telefonia móvel empresarial: o caso de uma operadora em Curitiba/PR
Santos, Cristian Bettoni
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Telefonia móvel
Comportamento do consumidor
Clientes - Fidelização
Mobile telephony
Consumer behavior
Customer loyalty
title_short O valor percebido pelo cliente no mercado de telefonia móvel empresarial: o caso de uma operadora em Curitiba/PR
title_full O valor percebido pelo cliente no mercado de telefonia móvel empresarial: o caso de uma operadora em Curitiba/PR
title_fullStr O valor percebido pelo cliente no mercado de telefonia móvel empresarial: o caso de uma operadora em Curitiba/PR
title_full_unstemmed O valor percebido pelo cliente no mercado de telefonia móvel empresarial: o caso de uma operadora em Curitiba/PR
title_sort O valor percebido pelo cliente no mercado de telefonia móvel empresarial: o caso de uma operadora em Curitiba/PR
author Santos, Cristian Bettoni
author_facet Santos, Cristian Bettoni
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Thiago Cavalcante
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nascimento, Thiago Cavalcante
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sousa, Paulo Daniel Batista de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tonon, Leonardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristian Bettoni
contributor_str_mv Nascimento, Thiago Cavalcante
Nascimento, Thiago Cavalcante
Sousa, Paulo Daniel Batista de
Tonon, Leonardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Telefonia móvel
Comportamento do consumidor
Clientes - Fidelização
Mobile telephony
Consumer behavior
Customer loyalty
dc.subject.por.fl_str_mv Telefonia móvel
Comportamento do consumidor
Clientes - Fidelização
Mobile telephony
Consumer behavior
Customer loyalty
description A presente monografia teve como objetivo definir quais são os parâmetros e os fatores preponderantes envolvidos na escolha da operadora de telefonia móvel, levando em consideração as expectativas do consumidor e a realidade dos serviços ofertados. A pesquisa, teve como principal argumento o entendimento de valor agregado através dos critérios de decisão na escolha da empresa de telefonia móvel pelo usuário. Para isso, foi realizada, através da aplicação de dois questionários, um sobre a “Expectativa do cliente” e outro sobre a “Realidade do cliente”, com uma pesquisa em 100 diferentes empresas, que utilizam os serviços da operadora denominada “W”, situadas na cidade de Curitiba/PR,”. Como resultado, foi possível evidenciar os fatores determinantes na escolha e manutenção do serviço ofertado por uma operadora móvel. Identificou-se que a satisfação do cliente é primordial para a manutenção do mesmo. As empresas não podem convencer os clientes insatisfeitos para permanecer com eles. Então, pode-se concluir que provedores de serviços móveis precisam monitorar continuamente o mercado, a fim de garantir que as suas ofertas, taxas, cobertura de sinal e qualidade de serviços são melhores do que os dos seus concorrentes, fazendo com que seus clientes estejam com suas necessidades supridas e contentes com o provedor contratado.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-23T19:51:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-23T19:51:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Cristian Bettoni. O valor percebido pelo cliente no mercado de telefonia móvel empresarial: o caso de uma operadora em Curitiba/PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19558
identifier_str_mv SANTOS, Cristian Bettoni. O valor percebido pelo cliente no mercado de telefonia móvel empresarial: o caso de uma operadora em Curitiba/PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Gestão Empresarial
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19558/1/CT_MBAGE_XVII_2017_06.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19558/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19558/3/CT_MBAGE_XVII_2017_06.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19558/4/CT_MBAGE_XVII_2017_06.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8740640d8e613a90f023dc3b9efbdb2
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
b46088f95b444788fb6910edc14974b8
2b2b05105064107fe4970a28283b1484
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923255700160512