Ordenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1553 |
Resumo: | Existem muitas decisões a serem tomadas no setor de transportes, tais como logística, custos de manutenção, satisfação do cliente e tempo de parada para manutenção, entre outros. Assim, mais pesquisas, estudos e modelos precisam ser desenvolvidos a fim de fornecer opções para o apoio a decisão para a redução desses problemas. Este estudo tem como objetivo apoiar a tomada de decisão em relação aos problemas na área de transporte público. Para os tomadores de decisão no setor de transportes, são necessárias alternativas de manutenção que podem ser potencialmente eficazes para resolver os problemas por ordem de prioridade.Com uma abordagem multicritério, é proposto um modelo que oferece uma classificação para essas alternativas em ordem de prioridade, para apoiar a tomada de decisão e com base no método ELECTRE II. Este modelo também considera os aspectos subjetivos e objetivos ao mesmo tempo, a fim de fornecer aos decisores uma visão mais clara e mais abrangente, onde as alternativas podem resolver os múltiplos objetivos definidos pelas empresas. Isso é realizado considerando-se as preferências dos decisores através de um enfoque sob os aspectos de sustentabilidade, econômicos e ambientais. Através deste modelo é possível reconhecer as ordens de prioridades para apoiar a gestão da manutenção, bem como as principais alternativas possíveis para resolver problemas relacionados com paradas de manutenção que afetam o setor de ônibus intermunicipais. Este estudo também apresenta os resultados de uma aplicação deste modelo dentro de uma empresa de transporte público no Brasil. |
id |
UTFPR-12_86062abab2e3d8ca06092201789f8523 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/1553 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-02-22T18:51:40Z2016-02-22T18:51:40Z2014-06-06DUSI, Francisco Emilio. Ordenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutenção. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1553Existem muitas decisões a serem tomadas no setor de transportes, tais como logística, custos de manutenção, satisfação do cliente e tempo de parada para manutenção, entre outros. Assim, mais pesquisas, estudos e modelos precisam ser desenvolvidos a fim de fornecer opções para o apoio a decisão para a redução desses problemas. Este estudo tem como objetivo apoiar a tomada de decisão em relação aos problemas na área de transporte público. Para os tomadores de decisão no setor de transportes, são necessárias alternativas de manutenção que podem ser potencialmente eficazes para resolver os problemas por ordem de prioridade.Com uma abordagem multicritério, é proposto um modelo que oferece uma classificação para essas alternativas em ordem de prioridade, para apoiar a tomada de decisão e com base no método ELECTRE II. Este modelo também considera os aspectos subjetivos e objetivos ao mesmo tempo, a fim de fornecer aos decisores uma visão mais clara e mais abrangente, onde as alternativas podem resolver os múltiplos objetivos definidos pelas empresas. Isso é realizado considerando-se as preferências dos decisores através de um enfoque sob os aspectos de sustentabilidade, econômicos e ambientais. Através deste modelo é possível reconhecer as ordens de prioridades para apoiar a gestão da manutenção, bem como as principais alternativas possíveis para resolver problemas relacionados com paradas de manutenção que afetam o setor de ônibus intermunicipais. Este estudo também apresenta os resultados de uma aplicação deste modelo dentro de uma empresa de transporte público no Brasil.There are many problems related to decision-making in the transportation sector, such as logistics, maintenance costs, customer satisfaction and downtime for maintenance, among others. Thus, more research, studies and models need to be developed in order to support decision-making to reduce such problems. This study aims to support decision-making in relation to problems that may arise in the area of public transportation. For decision-makers in the transportation sector, maintenance alternatives are required that can be potentially effective for solving problems in order of priority. In the multi-criteria approach, a model is proposed which offers a ranking for these alternatives in an order of priority through decision-making based on the ELECTRE II outranking method. This model also considers subjective and objective aspects simultaneously, in order to provide decision-makers with a clearer and more comprehensive view, in which the alternatives can address the multiple objectives set by companies. This is done by considering the preferences of decision-makers through focusing on sustainability and economic and environmental aspects. Through this model, it is possible to recognize the orders of priorities to support the management of maintenance, as well as the major potential alternatives to solve problems related to maintenance downtime that affect intercity buses. This study discusses the results of an application of this model within a public transportation company in Brazil.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoProcesso decisórioManutençãoTransportes - PlanejamentoDecision makingMaintenanceTransportation - PlanningOrdenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaMestradoTrojan, FlavioOliveira, Ivanir Luiz deDusi, Francisco Emilioreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILPG_PPGEP_M_Dusi, Francisco Emilio_2014.pdf.jpgPG_PPGEP_M_Dusi, Francisco Emilio_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1389http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1553/4/PG_PPGEP_M_Dusi%2c%20Francisco%20Emilio_2014.pdf.jpg3d04e58eae7c578651b4d0c174f30472MD54ORIGINALPG_PPGEP_M_Dusi, Francisco Emilio_2014.pdfPG_PPGEP_M_Dusi, Francisco Emilio_2014.pdfapplication/pdf1490592http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1553/1/PG_PPGEP_M_Dusi%2c%20Francisco%20Emilio_2014.pdf3bb5f6c3678ae92cfe833579d9cbef1dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1553/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_PPGEP_M_Dusi, Francisco Emilio_2014.pdf.txtPG_PPGEP_M_Dusi, Francisco Emilio_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain160621http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1553/3/PG_PPGEP_M_Dusi%2c%20Francisco%20Emilio_2014.pdf.txte4f76c3a4278208639515338e4e9e278MD531/15532017-09-05 10:33:26.063oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2017-09-05T13:33:26Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ordenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutenção |
title |
Ordenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutenção |
spellingShingle |
Ordenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutenção Dusi, Francisco Emilio Processo decisório Manutenção Transportes - Planejamento Decision making Maintenance Transportation - Planning |
title_short |
Ordenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutenção |
title_full |
Ordenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutenção |
title_fullStr |
Ordenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutenção |
title_full_unstemmed |
Ordenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutenção |
title_sort |
Ordenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutenção |
author |
Dusi, Francisco Emilio |
author_facet |
Dusi, Francisco Emilio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trojan, Flavio |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Oliveira, Ivanir Luiz de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dusi, Francisco Emilio |
contributor_str_mv |
Trojan, Flavio Oliveira, Ivanir Luiz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo decisório Manutenção Transportes - Planejamento Decision making Maintenance Transportation - Planning |
topic |
Processo decisório Manutenção Transportes - Planejamento Decision making Maintenance Transportation - Planning |
description |
Existem muitas decisões a serem tomadas no setor de transportes, tais como logística, custos de manutenção, satisfação do cliente e tempo de parada para manutenção, entre outros. Assim, mais pesquisas, estudos e modelos precisam ser desenvolvidos a fim de fornecer opções para o apoio a decisão para a redução desses problemas. Este estudo tem como objetivo apoiar a tomada de decisão em relação aos problemas na área de transporte público. Para os tomadores de decisão no setor de transportes, são necessárias alternativas de manutenção que podem ser potencialmente eficazes para resolver os problemas por ordem de prioridade.Com uma abordagem multicritério, é proposto um modelo que oferece uma classificação para essas alternativas em ordem de prioridade, para apoiar a tomada de decisão e com base no método ELECTRE II. Este modelo também considera os aspectos subjetivos e objetivos ao mesmo tempo, a fim de fornecer aos decisores uma visão mais clara e mais abrangente, onde as alternativas podem resolver os múltiplos objetivos definidos pelas empresas. Isso é realizado considerando-se as preferências dos decisores através de um enfoque sob os aspectos de sustentabilidade, econômicos e ambientais. Através deste modelo é possível reconhecer as ordens de prioridades para apoiar a gestão da manutenção, bem como as principais alternativas possíveis para resolver problemas relacionados com paradas de manutenção que afetam o setor de ônibus intermunicipais. Este estudo também apresenta os resultados de uma aplicação deste modelo dentro de uma empresa de transporte público no Brasil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-22T18:51:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-22T18:51:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DUSI, Francisco Emilio. Ordenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutenção. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1553 |
identifier_str_mv |
DUSI, Francisco Emilio. Ordenação de alternativas para suporte às decisões relativas ao transporte intermunicipal e para reduzir o tempo de parada para manutenção. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1553/4/PG_PPGEP_M_Dusi%2c%20Francisco%20Emilio_2014.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1553/1/PG_PPGEP_M_Dusi%2c%20Francisco%20Emilio_2014.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1553/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1553/3/PG_PPGEP_M_Dusi%2c%20Francisco%20Emilio_2014.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d04e58eae7c578651b4d0c174f30472 3bb5f6c3678ae92cfe833579d9cbef1d b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b e4f76c3a4278208639515338e4e9e278 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922925332660224 |