Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4655 |
Resumo: | A Educação do Campo surgiu dos movimentos sociais e da necessidade de se adotar um ensino que valorizasse os anseios, as necessidades e a cultura da população campesina, aspectos que não eram considerados no modelo de educação rural existente anteriormente. A Educação Rural por muitos anos enfatizou a formação de mão de obra e a geração de lucros advindos da terra, além de ser tratada sem nenhuma prioridade pelo poder público, então o estudo proposto tem como objetivos promover reflexões acerca desse histórico, bem como valorizar a cultura camponesa através das práticas de letramentos e multiletramentos, aliadas aos estudos dos gêneros textuais. O método de pesquisa-ação utilizado deu origem a um material de estudo dos gêneros textuais intitulado “Eu, minha Cultura e a Terra”, o qual foi aplicado em uma escola do campo e relatado como parte desta pesquisa. Na fase final, no que tange aos resultados, comprovei que um estudo contextualizado nas aulas de Língua Portuguesa foi capaz de promover a cultura e provocar um maior interesse nos alunos, que se sentiram valorizados pelo fato de estudarem gêneros textuais e temas condizentes às suas práticas sociais. |
id |
UTFPR-12_898ee7ce0923ecd3a8581cf2e36cb2d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4655 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-01-23T19:50:56Z2020-01-23T19:50:56Z2019-11-26MARTINS, Daiane Aparecida. Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4655A Educação do Campo surgiu dos movimentos sociais e da necessidade de se adotar um ensino que valorizasse os anseios, as necessidades e a cultura da população campesina, aspectos que não eram considerados no modelo de educação rural existente anteriormente. A Educação Rural por muitos anos enfatizou a formação de mão de obra e a geração de lucros advindos da terra, além de ser tratada sem nenhuma prioridade pelo poder público, então o estudo proposto tem como objetivos promover reflexões acerca desse histórico, bem como valorizar a cultura camponesa através das práticas de letramentos e multiletramentos, aliadas aos estudos dos gêneros textuais. O método de pesquisa-ação utilizado deu origem a um material de estudo dos gêneros textuais intitulado “Eu, minha Cultura e a Terra”, o qual foi aplicado em uma escola do campo e relatado como parte desta pesquisa. Na fase final, no que tange aos resultados, comprovei que um estudo contextualizado nas aulas de Língua Portuguesa foi capaz de promover a cultura e provocar um maior interesse nos alunos, que se sentiram valorizados pelo fato de estudarem gêneros textuais e temas condizentes às suas práticas sociais.Field education arose from social movements and the need to adopt a teaching that valued the yearnings, needs and culture of the peasant population, aspects that were not considered in the existing rural education model. Rural education for many years emphasized the formation of labor and the generation of profits from the land, besides being treated without any priority by the public power, so the proposed study aims to promote reflections on this history, as well as to value the peasant culture through literacy and multiliteracies practices, allied to the study of textual genres. The action research method used gave rise to a textual genre study material entitled “I, My Culture and the land,” which was applied in a rural school and reported as part of this research. In the final phase, regarding the results, I found that a contextualized study in Portuguese language classes was able to promote culture and cause a greater interest in the students, who felt valued for studying textual genres and themes consistent with their social practices.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoEducação ruralCulturaLetramentoLinguagem e línguasEducation, RuralCultureLiteracyLanguage and languagesEscolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramentoField schools: a cultural appreciation proposal through literacy practicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaSantos, Givan José Ferreira doshttp://lattes.cnpq.br/8879315784200835Santos, Givan José Ferreira doshttp://lattes.cnpq.br/8879315784200835Dutra, Alessandrahttp://lattes.cnpq.br/6750951618583167Cordeiro, Isabel Cristinahttp://lattes.cnpq.br/9893461756658986http://lattes.cnpq.br/7373699405958904Martins, Daiane Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019.pdfapplication/pdf2847437http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/1/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019.pdf5f448c0cff2f1fb139cdaf6827c68500MD51LD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019_1.pdfapplication/pdf1797498http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/2/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019_1.pdfbe2152a9e9ef7fc8801fbaf22029a357MD52TEXTLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019.pdf.txtLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain189532http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/3/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019.pdf.txt83c0799f379efb0a15038fe11f83aedfMD53LD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.txtLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.txtExtracted texttext/plain47694http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/5/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.txt89844f8a4f06db34b6b6e31131cac161MD55THUMBNAILLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019.pdf.jpgLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1420http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/4/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019.pdf.jpg5d4a2852d262561812dbfcd422d052c7MD54LD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.jpgLD_PPGEN_M_Martins,_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2220http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/6/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.jpg739624834e46887e52793dc14ab5de7cMD561/46552020-01-24 04:00:57.843oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4655Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-01-24T06:00:57Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Field schools: a cultural appreciation proposal through literacy practices |
title |
Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento |
spellingShingle |
Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento Martins, Daiane Aparecida CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Educação rural Cultura Letramento Linguagem e línguas Education, Rural Culture Literacy Language and languages Ensino |
title_short |
Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento |
title_full |
Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento |
title_fullStr |
Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento |
title_full_unstemmed |
Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento |
title_sort |
Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento |
author |
Martins, Daiane Aparecida |
author_facet |
Martins, Daiane Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Givan José Ferreira dos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8879315784200835 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Givan José Ferreira dos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8879315784200835 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Dutra, Alessandra |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6750951618583167 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Cordeiro, Isabel Cristina |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9893461756658986 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7373699405958904 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Daiane Aparecida |
contributor_str_mv |
Santos, Givan José Ferreira dos Santos, Givan José Ferreira dos Dutra, Alessandra Cordeiro, Isabel Cristina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Educação rural Cultura Letramento Linguagem e línguas Education, Rural Culture Literacy Language and languages Ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação rural Cultura Letramento Linguagem e línguas Education, Rural Culture Literacy Language and languages |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino |
description |
A Educação do Campo surgiu dos movimentos sociais e da necessidade de se adotar um ensino que valorizasse os anseios, as necessidades e a cultura da população campesina, aspectos que não eram considerados no modelo de educação rural existente anteriormente. A Educação Rural por muitos anos enfatizou a formação de mão de obra e a geração de lucros advindos da terra, além de ser tratada sem nenhuma prioridade pelo poder público, então o estudo proposto tem como objetivos promover reflexões acerca desse histórico, bem como valorizar a cultura camponesa através das práticas de letramentos e multiletramentos, aliadas aos estudos dos gêneros textuais. O método de pesquisa-ação utilizado deu origem a um material de estudo dos gêneros textuais intitulado “Eu, minha Cultura e a Terra”, o qual foi aplicado em uma escola do campo e relatado como parte desta pesquisa. Na fase final, no que tange aos resultados, comprovei que um estudo contextualizado nas aulas de Língua Portuguesa foi capaz de promover a cultura e provocar um maior interesse nos alunos, que se sentiram valorizados pelo fato de estudarem gêneros textuais e temas condizentes às suas práticas sociais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-23T19:50:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-23T19:50:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Daiane Aparecida. Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4655 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Daiane Aparecida. Escolas do campo: uma proposta de valorização cultural por meio das práticas de letramento. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/1/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/2/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/3/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/5/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/4/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4655/6/LD_PPGEN_M_Martins%2c_Daiane_Aparecida_2019_1.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f448c0cff2f1fb139cdaf6827c68500 be2152a9e9ef7fc8801fbaf22029a357 83c0799f379efb0a15038fe11f83aedf 89844f8a4f06db34b6b6e31131cac161 5d4a2852d262561812dbfcd422d052c7 739624834e46887e52793dc14ab5de7c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922936058544128 |