Avaliação Clínica Objetiva Estruturada (OSCE) com feedback efetivo e vídeo feedback: sua interface no ensino e na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmermann, Marlene Harger
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4169
Resumo: Acompanha produção técnica
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spelling 2019-07-17T13:56:59Z2019-07-17T13:56:59Z2019-06-04ZIMMERMANN, Marlene Harger. Avaliação Clínica Objetiva Estruturada (OSCE) com feedback efetivo e vídeo feedback: sua interface no ensino e na aprendizagem. 2019. 362 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4169Acompanha produção técnicaNo ensino médico as habilidades clínicas são essenciais para o exercício da profissão e necessitam ser avaliadas. A metodologia chamada Objective Structured Clinical Examination (OSCE) (Avaliação Clínica Objetiva Estruturada) avalia habilidades clínicas em que o aluno ‘mostra como faz’ e pode ser acrescido do feedback efetivo (FE) e do vídeo feedback (VF). O objetivo dessa pesquisa foi sistematizar e implantar o OSCE com associação do FE e do VF nos internatos do curso de Medicina para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. Abordagem metodológica; de natureza qualitativa, interpretativa, aplicada, permeada pela pesquisa-ação. Dividiuse em 3 fases; a 1ª Exploratória, a 2ª Formação Continuada (FC) (curso para execução do OSCE e VF + operacionalização do OSCE e FE) e a 3º Implantação do OSCE com VF+ autoscopia. A amostragem deu-se por conveniência e constituiu-se de: a 1ª fase com 42 participantes (20 alunos (A) e 22 docentes (D)). A 2ª fase com 94 (43 A e 51 D). A 3ª fase com 29 (23 A e 6 D) de três Internatos do curso de Medicina da UEPG. Na coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada individual, rodas de conversa, gravações áudio visuais, questionário com questões abertas e fotos. Gravou-se um momento avaliativo do aluno e sua autoscopia. Utilizou-se como técnica de tratamento do material, a análise de conteúdo temática. Na 1ª fase os docentes perceberam a necessidade de formação didático-pedagógica e na avaliação sugeriram padronização. Na 2ª fase a FC permitiu ao docente colocar-se no lugar do aluno em avaliação e no recebimento do FE. O OSCE foi considerado fundamental para melhorias do fazer docente e na avaliação do aluno. Na 3ª fase, o OSCE favoreceu a projeção do aluno à condição de médico na tomada de decisões. Aumentou sua segurança e autoconfiança, reafirmou o que sabe e o que precisa saber com vistas a melhorar seu desempenho. As alterações emocionais dos alunos ajudaram no autoconhecimento em aprender a lidar com as emoções. Permitiu ao docente conhecer como se dá o raciocínio clínico do aluno. O desempenho do aluno traduziu-se em uma projeção do fazer docente e das lacunas que mereciam ajustes. A objetividade, estruturação e padronização do OSCE contribuíram com a avaliação, o ensino e a aprendizagem pela presença do FE e do VF modificando a avaliação tradicional do docente. A autoscopia permitiu aos alunos refletir sobre seus erros e acertos, sedimentou os conhecimentos, potencializou a aprendizagem significativa, consolidou o raciocínio clínico e testou as habilidades clínicas em situações simuladas. Permitiu ao docente traçar estratégias cognitivas para melhorar sua forma de ensinagem e ampliação de seus conhecimentos pedagógicos consolidando-o como um instrumento tecnológico inovador no OSCE. Elaborou-se um site sobre como implantar e operacionalizar o OSCE com o FE, VF e a autoscopia. O desafio de ensinar e de avaliar permanece lançado e conta com a contribuição do olhar do professor e do aluno à construção da espiral do conhecimento no ensino médico.In high school the clinical skills are essential for the practice of the profession and need to be evaluated. The methodology called Objective Structured Clinical Examination (OSCE) assesses clinical skills in which the student 'shows how he does' and can be supplemented by effective feedback (FE) and video feedback (VF). The objective of this research was to systematize and implant the OSCE with an association of FE and VF in the boarding schools of Medicine to assist in the teaching and learning process. Methodological Approach; of a qualitative, interpretative, applied nature permeated by action research. It was divided into 3 phases; (OSCE and VF + operationalization of the OSCE and FE) and the 3rd OSCE deployment with VF + autoscopy. Sampling was for convenience and consisted of: the first phase with 42 participants (20 students (A) and 22 professors (D)). The second phase with 94 (43 A and 51 D). The 3rd phase with 29 (23 A and 6 D) of three Internships of the UEPG medical course. Data collection was done using the individual semi-structured interview, talk wheels, visual audio recordings, questionnaire with open questions and photos. An evaluation moment of the student and his autoscopy were recorded. Thematic content analysis was used as the material treatment technique. In the first phase the teachers realized the need for didactic-pedagogical training and in the evaluation, they suggested standardization. In the second phase the HR allowed the professor to put himself in the student's place in evaluation and in the receipt of the FE. The OSCE was considered fundamental for improvements in teacher making and student assessment. In the third phase, the OSCE favored the student´s projection as a doctor in decision-making. He increased his safety and self-confidence, reaffirmed what he knows and what he needs to know in order to improve his performance. Emotional changes of the students helped in the sef-knowledge in learning to deal with emotions. It allowed the teacher to know how the student's clinical reasoning takes place. The student's performance translated into a projection of professor making and the gaps that merited adjustments. The OSCE's objectivity, structuring and standardization contributed to evaluation and teaching and learning through the presence of the FE and the VF modifying traditional teacher assessment. The self-copy by VF allowed the students to reflect on their mistakes and correctness, sedimented the knowledge, potentiated the meaningful learning, consolidated the clinical reasoning and tested the clinical skills in simulated situations. It allowed teachers to draw cognitive strategies to improve their teaching form expand their pedagogical knowledge by consolidating it as an innovative technological tool in the OSCE. The VF was considered a technological instrument with evaluative and formative function. A website was developed with guidelines on implementing and operating the OSCE with FE, VF and autoscopy. The challenge of teaching and evaluating has been launched and has the contribution of the professor and student's perspective to the construction of the knowledge spiral in medical education.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e TecnologiaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANASEnsinoEnfermagem - Estudo e ensinoCuidados médicos - AvaliaçãoEducação sanitáriaAprendizagemVídeo interativoNursing - Study and teachingMedical care - EvaluationHealth educationLearningInteractive vídeoAvaliação Clínica Objetiva Estruturada (OSCE) com feedback efetivo e vídeo feedback: sua interface no ensino e na aprendizagemObjective Structured Clinical Examination (OSCE) with effective feedback and video feedback: its interface in teaching and learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPonta GrossaSilveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiattohttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669Gomes, Ricardo Zanettihttp://lattes.cnpq.br/8881832386198407Araujo-Jorge, Tania Cremonini deTeixeira, Gerlinde Agate Platais BrasilSilva, Sani de Carvalho Rutz daResende, Luis Mauricio Martins deSilveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiattohttp://lattes.cnpq.br/4161999481630319Zimmermann, Marlene Hargerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_PPGECT_D_Zimmermann, Marlene Harger_2019.pdfPG_PPGECT_D_Zimmermann, Marlene Harger_2019.pdfapplication/pdf4782557http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4169/1/PG_PPGECT_D_Zimmermann%2c%20Marlene%20Harger_2019.pdf560458b7f19cfb3dcb6bbadd16cf4cccMD51PG_PPGECT_D_Zimmermann, Marlene Harger_2019_1.pdfPG_PPGECT_D_Zimmermann, Marlene Harger_2019_1.pdfapplication/pdf104383http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4169/2/PG_PPGECT_D_Zimmermann%2c%20Marlene%20Harger_2019_1.pdf00a525d2b68ca583318f8efe4497b8caMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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