Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sevilha, Douglas Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25419
Resumo: O CAUQ é a mistura asfáltica de maior empregabilidade no Brasil, sendo a determinação de seu projeto fundamental para cumprir os quesitos técnicos e econômicos ao qual é dimensionado. A camada de rolamento das vias, camada composta pelo CAUQ, é a parte mais superficial da estrutura tendo contato direto com o tráfego, devendo oferecer conforto, comodidade e segurança ao trânsito, além de impermeabilidade e proteção do restante da estrutura de sustentação. A caracterização do tráfego é fator preponderante para a determinação da espessura da camada, que deve ser compatível com o traço obtido, sendo que a qualidade da mistura é dependente dos materiais empregados e do controle tecnológico aplicado, caracterizar os componentes é fundamental para garantir um trabalho satisfatório do revestimento, conhecer os materiais, classificar os agregados e definir o teor de ligante são essenciais e obrigatórios por normas para garantir os padrões de aplicabilidade da massa asfáltica. O presente trabalho realizou a determinação de um traço de CBUQ para vias de tráfego leve de veículos a ser executado com espessura de 2,0 centímetros, seguindo a especificação do DER/PR para a pavimentação com concreto betuminoso usinado a quente. O material agregado foi caracterizado quanto a sua granulometria, densidade, massa específica e equivalente de areia, utilizou-se do método de dosagem Marshall para a determinação do teor de projeto do ligante asfáltico. Os resultados obtidos no estudo seguiram as normativas que cercam o assunto e se mostraram dentro dos parâmetros determinados por normas, viabilizando a aplicabilidade técnica do projeto em questão.
id UTFPR-12_914742998a52f56de306e689b7e75fee
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25419
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-06-29T19:23:27Z2021-06-29T19:23:27Z2019-12-04SEVILHA, Douglas Rodrigues. Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25419O CAUQ é a mistura asfáltica de maior empregabilidade no Brasil, sendo a determinação de seu projeto fundamental para cumprir os quesitos técnicos e econômicos ao qual é dimensionado. A camada de rolamento das vias, camada composta pelo CAUQ, é a parte mais superficial da estrutura tendo contato direto com o tráfego, devendo oferecer conforto, comodidade e segurança ao trânsito, além de impermeabilidade e proteção do restante da estrutura de sustentação. A caracterização do tráfego é fator preponderante para a determinação da espessura da camada, que deve ser compatível com o traço obtido, sendo que a qualidade da mistura é dependente dos materiais empregados e do controle tecnológico aplicado, caracterizar os componentes é fundamental para garantir um trabalho satisfatório do revestimento, conhecer os materiais, classificar os agregados e definir o teor de ligante são essenciais e obrigatórios por normas para garantir os padrões de aplicabilidade da massa asfáltica. O presente trabalho realizou a determinação de um traço de CBUQ para vias de tráfego leve de veículos a ser executado com espessura de 2,0 centímetros, seguindo a especificação do DER/PR para a pavimentação com concreto betuminoso usinado a quente. O material agregado foi caracterizado quanto a sua granulometria, densidade, massa específica e equivalente de areia, utilizou-se do método de dosagem Marshall para a determinação do teor de projeto do ligante asfáltico. Os resultados obtidos no estudo seguiram as normativas que cercam o assunto e se mostraram dentro dos parâmetros determinados por normas, viabilizando a aplicabilidade técnica do projeto em questão.The hot-machined bituminous concrete is the most used asphalt mixture in Brazil, and the determination of its fundamental project is to meet the technical and economic requirements to which it is designed. The toppest layer, which is composed by the hot asphaltic mix, has direct contact with the traffic, and must provide comfort, convenience and safety to the traffic, as well as impermeability and protection to the rest of the structure. The type of traffic is a determining factor for establish the thickness of the layer that must be compatible with the trace obtained, and the quality of the mixture depends on the materials used and the technological control applied, characterizing the components is critical to ensure a satisfactory road, knowledge of the materials, classify aggregates and define the binder content are essential and mandatory by standards to ensure the asphalt mass applicability standards. The present work performed the determination of a trace of hot-machined bituminous concrete for light traffic highways of vehicles to be executed with a thickness of 2.0 centimeters, following the specification of the DER/PR for paving with hot-machined bituminous concrete. It characterized the aggregate material by its particle size, density, specific mass and equivalent of sand, and the Marshall dosage method was used to determine the design content of the asphalt binder. The results obtained in the study followed the regulations surrounding the subject and were compatible with the parameters determined by standards, enabling the technical applicability of the project in the case.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCampo MouraoEngenharia CivilUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Construção CivilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOSConcreto asfálticoPavimentos de asfaltoMateriais betuminososAgregados (Materiais de construção)Asphalt concretePavements, AsphaltBituminous materialsAggregates (Building materials)Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCampo MourãoOliveira, Adalberto Luiz Rodrigues deSurco, Douglas FukunagaYoshioka, Ana Raíza CiscotoOliveira, Adalberto Luiz Rodrigues deSevilha, Douglas Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALconcretoasfalticotrafegoleve.pdfconcretoasfalticotrafegoleve.pdfapplication/pdf1188419http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25419/1/concretoasfalticotrafegoleve.pdf5ea96a77cc973e47508ff6f16609f4aaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25419/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTconcretoasfalticotrafegoleve.pdf.txtconcretoasfalticotrafegoleve.pdf.txtExtracted texttext/plain81195http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25419/3/concretoasfalticotrafegoleve.pdf.txt06ca651986860edfaffa5a56a32a2e9cMD53THUMBNAILconcretoasfalticotrafegoleve.pdf.jpgconcretoasfalticotrafegoleve.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25419/4/concretoasfalticotrafegoleve.pdf.jpgeb011824e089480612cefe50ae318eadMD541/254192021-06-30 03:04:07.983oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-06-30T06:04:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículos
title Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículos
spellingShingle Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículos
Sevilha, Douglas Rodrigues
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOS
Concreto asfáltico
Pavimentos de asfalto
Materiais betuminosos
Agregados (Materiais de construção)
Asphalt concrete
Pavements, Asphalt
Bituminous materials
Aggregates (Building materials)
title_short Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículos
title_full Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículos
title_fullStr Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículos
title_full_unstemmed Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículos
title_sort Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículos
author Sevilha, Douglas Rodrigues
author_facet Sevilha, Douglas Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Surco, Douglas Fukunaga
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Yoshioka, Ana Raíza Ciscoto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sevilha, Douglas Rodrigues
contributor_str_mv Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de
Surco, Douglas Fukunaga
Yoshioka, Ana Raíza Ciscoto
Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOS
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOS
Concreto asfáltico
Pavimentos de asfalto
Materiais betuminosos
Agregados (Materiais de construção)
Asphalt concrete
Pavements, Asphalt
Bituminous materials
Aggregates (Building materials)
dc.subject.por.fl_str_mv Concreto asfáltico
Pavimentos de asfalto
Materiais betuminosos
Agregados (Materiais de construção)
Asphalt concrete
Pavements, Asphalt
Bituminous materials
Aggregates (Building materials)
description O CAUQ é a mistura asfáltica de maior empregabilidade no Brasil, sendo a determinação de seu projeto fundamental para cumprir os quesitos técnicos e econômicos ao qual é dimensionado. A camada de rolamento das vias, camada composta pelo CAUQ, é a parte mais superficial da estrutura tendo contato direto com o tráfego, devendo oferecer conforto, comodidade e segurança ao trânsito, além de impermeabilidade e proteção do restante da estrutura de sustentação. A caracterização do tráfego é fator preponderante para a determinação da espessura da camada, que deve ser compatível com o traço obtido, sendo que a qualidade da mistura é dependente dos materiais empregados e do controle tecnológico aplicado, caracterizar os componentes é fundamental para garantir um trabalho satisfatório do revestimento, conhecer os materiais, classificar os agregados e definir o teor de ligante são essenciais e obrigatórios por normas para garantir os padrões de aplicabilidade da massa asfáltica. O presente trabalho realizou a determinação de um traço de CBUQ para vias de tráfego leve de veículos a ser executado com espessura de 2,0 centímetros, seguindo a especificação do DER/PR para a pavimentação com concreto betuminoso usinado a quente. O material agregado foi caracterizado quanto a sua granulometria, densidade, massa específica e equivalente de areia, utilizou-se do método de dosagem Marshall para a determinação do teor de projeto do ligante asfáltico. Os resultados obtidos no estudo seguiram as normativas que cercam o assunto e se mostraram dentro dos parâmetros determinados por normas, viabilizando a aplicabilidade técnica do projeto em questão.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-29T19:23:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-29T19:23:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SEVILHA, Douglas Rodrigues. Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25419
identifier_str_mv SEVILHA, Douglas Rodrigues. Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Construção Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campo Mourao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25419/1/concretoasfalticotrafegoleve.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25419/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25419/3/concretoasfalticotrafegoleve.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25419/4/concretoasfalticotrafegoleve.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ea96a77cc973e47508ff6f16609f4aa
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
06ca651986860edfaffa5a56a32a2e9c
eb011824e089480612cefe50ae318ead
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923119061270528