Uma dose de consumo para embalar identidades: representações de gênero na campanha Devassa by Playboy da marca Devassa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13727 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo tratar da publicidade para a venda de cerveja como uma estratégia discursiva na construção, na afirmação e na representação de identidades de gênero e sexualidade. Como amostra para esse estudo foram escolhidas seis itens extraídos da campanha de lançamento da cerveja Devassa By Playboy, da marca carioca Devassa no ano de 2013. Estes itens, produzidos exclusivamente para campanha, são compostos por três embalagens utilizadas para conter a cerveja; um pôster veiculado na edição de Fevereiro de 2013 da revista Playboy e um anúncio, também veiculado na revista no mesmo mês e ano. Através de uma abordagem semiótica, este trabalho pretende realizar a análise desses itens tratando-os como imagens publicitárias. |
id |
UTFPR-12_a1145f520cf20a7255d34b060d4d137c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/13727 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-16T19:21:06Z2020-11-16T19:21:06Z2014-12-04LEITE, Monica Marciano. Uma dose de consumo para embalar identidades: representações de gênero na campanha Devassa by Playboy da marca Devassa. 2014. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13727Esse trabalho tem como objetivo tratar da publicidade para a venda de cerveja como uma estratégia discursiva na construção, na afirmação e na representação de identidades de gênero e sexualidade. Como amostra para esse estudo foram escolhidas seis itens extraídos da campanha de lançamento da cerveja Devassa By Playboy, da marca carioca Devassa no ano de 2013. Estes itens, produzidos exclusivamente para campanha, são compostos por três embalagens utilizadas para conter a cerveja; um pôster veiculado na edição de Fevereiro de 2013 da revista Playboy e um anúncio, também veiculado na revista no mesmo mês e ano. Através de uma abordagem semiótica, este trabalho pretende realizar a análise desses itens tratando-os como imagens publicitárias.This work aims to treat the advertising for the sale of beer as a discursive strategy in construction, assertion and representation of gender identities and sexuality. As samples for this study were chosen six items extracted from the launch campaign of beer Devassa By Playboy, the Rio brand Devassa in 2013. These items produced exclusively for the campaign, consist of three packages used to contain the beer; a poster aired in February 2013 edition of Playboy magazine and an ad, also published by the magazine in the same month and year. Through a semiotic approach, this paper intends to perform the analysis of these items treating them as advertising images.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaTecnologia em Design GráficoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Desenho IndustrialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALCervejaAnúncios - CervejaIdentidade de gêneroBeerAdvertising - BeerGender identityUma dose de consumo para embalar identidades: representações de gênero na campanha Devassa by Playboy da marca DevassaA consumption's dose to pack gender identities: gender representations in the campaing: Devassa by Playboyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaRibeiro, MarinêsFrança, Maureen SchaeferQueluz, Marilda Lopes PinheiroSantos , Marinês Ribeiro dosRiva, Josiane LazarotoLeite, Monica Marcianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTCT_CODEG_2014_2_13.pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain138083http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13727/1/CT_CODEG_2014_2_13.pdf.pdf.txtb3a30eae2ceb2a3649e003bd403d11bdMD51THUMBNAILCT_CODEG_2014_2_13.pdf.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1278http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13727/2/CT_CODEG_2014_2_13.pdf.pdf.jpgef21d2c750e34d3a069e9610e7712f90MD52ORIGINALCT_CODEG_2014_2_13.pdf.pdfapplication/pdf1748792http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13727/3/CT_CODEG_2014_2_13.pdf.pdf0b7da31b66ec1193f56c72165ac40d29MD53LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13727/4/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD541/137272020-11-16 17:21:06.985oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T19:21:06Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma dose de consumo para embalar identidades: representações de gênero na campanha Devassa by Playboy da marca Devassa |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A consumption's dose to pack gender identities: gender representations in the campaing: Devassa by Playboy |
title |
Uma dose de consumo para embalar identidades: representações de gênero na campanha Devassa by Playboy da marca Devassa |
spellingShingle |
Uma dose de consumo para embalar identidades: representações de gênero na campanha Devassa by Playboy da marca Devassa Leite, Monica Marciano CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL Cerveja Anúncios - Cerveja Identidade de gênero Beer Advertising - Beer Gender identity |
title_short |
Uma dose de consumo para embalar identidades: representações de gênero na campanha Devassa by Playboy da marca Devassa |
title_full |
Uma dose de consumo para embalar identidades: representações de gênero na campanha Devassa by Playboy da marca Devassa |
title_fullStr |
Uma dose de consumo para embalar identidades: representações de gênero na campanha Devassa by Playboy da marca Devassa |
title_full_unstemmed |
Uma dose de consumo para embalar identidades: representações de gênero na campanha Devassa by Playboy da marca Devassa |
title_sort |
Uma dose de consumo para embalar identidades: representações de gênero na campanha Devassa by Playboy da marca Devassa |
author |
Leite, Monica Marciano |
author_facet |
Leite, Monica Marciano |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Marinês |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
França, Maureen Schaefer |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Queluz, Marilda Lopes Pinheiro |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Santos , Marinês Ribeiro dos |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Riva, Josiane Lazaroto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Monica Marciano |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Marinês França, Maureen Schaefer Queluz, Marilda Lopes Pinheiro Santos , Marinês Ribeiro dos Riva, Josiane Lazaroto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL Cerveja Anúncios - Cerveja Identidade de gênero Beer Advertising - Beer Gender identity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cerveja Anúncios - Cerveja Identidade de gênero Beer Advertising - Beer Gender identity |
description |
Esse trabalho tem como objetivo tratar da publicidade para a venda de cerveja como uma estratégia discursiva na construção, na afirmação e na representação de identidades de gênero e sexualidade. Como amostra para esse estudo foram escolhidas seis itens extraídos da campanha de lançamento da cerveja Devassa By Playboy, da marca carioca Devassa no ano de 2013. Estes itens, produzidos exclusivamente para campanha, são compostos por três embalagens utilizadas para conter a cerveja; um pôster veiculado na edição de Fevereiro de 2013 da revista Playboy e um anúncio, também veiculado na revista no mesmo mês e ano. Através de uma abordagem semiótica, este trabalho pretende realizar a análise desses itens tratando-os como imagens publicitárias. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-16T19:21:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-16T19:21:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEITE, Monica Marciano. Uma dose de consumo para embalar identidades: representações de gênero na campanha Devassa by Playboy da marca Devassa. 2014. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13727 |
identifier_str_mv |
LEITE, Monica Marciano. Uma dose de consumo para embalar identidades: representações de gênero na campanha Devassa by Playboy da marca Devassa. 2014. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Tecnologia em Design Gráfico |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Desenho Industrial |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13727/1/CT_CODEG_2014_2_13.pdf.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13727/2/CT_CODEG_2014_2_13.pdf.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13727/3/CT_CODEG_2014_2_13.pdf.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13727/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3a30eae2ceb2a3649e003bd403d11bd ef21d2c750e34d3a069e9610e7712f90 0b7da31b66ec1193f56c72165ac40d29 dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923189818130432 |