Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19479 |
Resumo: | Este estudo teve como principal objetivo propor um plano de melhorias na área de Operações de Serviços, para a empresa avaliada, com base no livro “Operações de Serviço” da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa do problema, predominantemente descritiva em relação aos objetivos, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica, experimental e documental. A partir do estudo feito, embasando-se no framework ITIL, foi possível propor um plano de melhorias a serem implementadas na empresa, com o intuito de agregar mais valor a suas entregas. |
id |
UTFPR-12_a94631dec169a64632dc99f769003ec1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19479 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-23T19:20:51Z2020-11-23T19:20:51Z2016-09-20PAULA, Dionathan Daniel Lopes de. Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19479Este estudo teve como principal objetivo propor um plano de melhorias na área de Operações de Serviços, para a empresa avaliada, com base no livro “Operações de Serviço” da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa do problema, predominantemente descritiva em relação aos objetivos, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica, experimental e documental. A partir do estudo feito, embasando-se no framework ITIL, foi possível propor um plano de melhorias a serem implementadas na empresa, com o intuito de agregar mais valor a suas entregas.This study had as its main objective delineating an improvements plan for the Service Operations department of a defined company, based on the book "Service Operations", which is part of ITIL (Information Technology Infrastructure Library). To achieve this goal, a research of an applied nature was developed with a qualitative approach to the problem, predominantly descriptive in relation to the objectives, using bibliographical, experimental and documentary research techniques. From this study, based on the ITIL framework, it was possible to propose an improvements plan to be implemented in the company, in order to increase value to their deliveries.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaCurso de Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOESTecnologia da informaçãoTecnologia - Serviços de informaçãoServiços de informaçãoValor adicionadoInformation technologyTechnology - Information servicesInformation servicesValue addedPlano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITILImprovements plan for service operations of a business group, based on ITIL frameworkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Tecnológica Federal do ParanáGestão de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoCuritibaMiziara, Alexandre JorgeMiziara, Alexandre JorgeCrocetti, SimoneMiziara, Alexandre JorgePaula, Dionathan Daniel Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_GETIC_V_2015_06.pdfapplication/pdf1032585http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/1/CT_GETIC_V_2015_06.pdfa8f2e7d96fd79c1630d39b39be9b2c3eMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_GETIC_V_2015_06.pdf.txtExtracted texttext/plain84883http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/3/CT_GETIC_V_2015_06.pdf.txt11843eec0d51c8e03a7ebbd5bd5e08daMD53THUMBNAILCT_GETIC_V_2015_06.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1339http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/4/CT_GETIC_V_2015_06.pdf.jpg7a7fa0bfbbc4f05f8aa708b9bc5a8858MD541/194792020-11-23 17:20:51.609oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T19:20:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Improvements plan for service operations of a business group, based on ITIL framework |
title |
Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL |
spellingShingle |
Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL Paula, Dionathan Daniel Lopes de CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES Tecnologia da informação Tecnologia - Serviços de informação Serviços de informação Valor adicionado Information technology Technology - Information services Information services Value added |
title_short |
Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL |
title_full |
Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL |
title_fullStr |
Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL |
title_full_unstemmed |
Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL |
title_sort |
Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL |
author |
Paula, Dionathan Daniel Lopes de |
author_facet |
Paula, Dionathan Daniel Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Miziara, Alexandre Jorge |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Miziara, Alexandre Jorge |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Crocetti, Simone |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Miziara, Alexandre Jorge |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Dionathan Daniel Lopes de |
contributor_str_mv |
Miziara, Alexandre Jorge Miziara, Alexandre Jorge Crocetti, Simone Miziara, Alexandre Jorge |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES Tecnologia da informação Tecnologia - Serviços de informação Serviços de informação Valor adicionado Information technology Technology - Information services Information services Value added |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Tecnologia - Serviços de informação Serviços de informação Valor adicionado Information technology Technology - Information services Information services Value added |
description |
Este estudo teve como principal objetivo propor um plano de melhorias na área de Operações de Serviços, para a empresa avaliada, com base no livro “Operações de Serviço” da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa do problema, predominantemente descritiva em relação aos objetivos, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica, experimental e documental. A partir do estudo feito, embasando-se no framework ITIL, foi possível propor um plano de melhorias a serem implementadas na empresa, com o intuito de agregar mais valor a suas entregas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-23T19:20:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-23T19:20:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAULA, Dionathan Daniel Lopes de. Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19479 |
identifier_str_mv |
PAULA, Dionathan Daniel Lopes de. Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Curso de Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/1/CT_GETIC_V_2015_06.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/3/CT_GETIC_V_2015_06.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/4/CT_GETIC_V_2015_06.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8f2e7d96fd79c1630d39b39be9b2c3e b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 11843eec0d51c8e03a7ebbd5bd5e08da 7a7fa0bfbbc4f05f8aa708b9bc5a8858 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923039849742336 |