Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Dionathan Daniel Lopes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19479
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo propor um plano de melhorias na área de Operações de Serviços, para a empresa avaliada, com base no livro “Operações de Serviço” da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa do problema, predominantemente descritiva em relação aos objetivos, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica, experimental e documental. A partir do estudo feito, embasando-se no framework ITIL, foi possível propor um plano de melhorias a serem implementadas na empresa, com o intuito de agregar mais valor a suas entregas.
id UTFPR-12_a94631dec169a64632dc99f769003ec1
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19479
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-23T19:20:51Z2020-11-23T19:20:51Z2016-09-20PAULA, Dionathan Daniel Lopes de. Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19479Este estudo teve como principal objetivo propor um plano de melhorias na área de Operações de Serviços, para a empresa avaliada, com base no livro “Operações de Serviço” da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa do problema, predominantemente descritiva em relação aos objetivos, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica, experimental e documental. A partir do estudo feito, embasando-se no framework ITIL, foi possível propor um plano de melhorias a serem implementadas na empresa, com o intuito de agregar mais valor a suas entregas.This study had as its main objective delineating an improvements plan for the Service Operations department of a defined company, based on the book "Service Operations", which is part of ITIL (Information Technology Infrastructure Library). To achieve this goal, a research of an applied nature was developed with a qualitative approach to the problem, predominantly descriptive in relation to the objectives, using bibliographical, experimental and documentary research techniques. From this study, based on the ITIL framework, it was possible to propose an improvements plan to be implemented in the company, in order to increase value to their deliveries.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaCurso de Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOESTecnologia da informaçãoTecnologia - Serviços de informaçãoServiços de informaçãoValor adicionadoInformation technologyTechnology - Information servicesInformation servicesValue addedPlano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITILImprovements plan for service operations of a business group, based on ITIL frameworkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Tecnológica Federal do ParanáGestão de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoCuritibaMiziara, Alexandre JorgeMiziara, Alexandre JorgeCrocetti, SimoneMiziara, Alexandre JorgePaula, Dionathan Daniel Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_GETIC_V_2015_06.pdfapplication/pdf1032585http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/1/CT_GETIC_V_2015_06.pdfa8f2e7d96fd79c1630d39b39be9b2c3eMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_GETIC_V_2015_06.pdf.txtExtracted texttext/plain84883http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/3/CT_GETIC_V_2015_06.pdf.txt11843eec0d51c8e03a7ebbd5bd5e08daMD53THUMBNAILCT_GETIC_V_2015_06.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1339http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/4/CT_GETIC_V_2015_06.pdf.jpg7a7fa0bfbbc4f05f8aa708b9bc5a8858MD541/194792020-11-23 17:20:51.609oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T19:20:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Improvements plan for service operations of a business group, based on ITIL framework
title Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL
spellingShingle Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL
Paula, Dionathan Daniel Lopes de
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES
Tecnologia da informação
Tecnologia - Serviços de informação
Serviços de informação
Valor adicionado
Information technology
Technology - Information services
Information services
Value added
title_short Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL
title_full Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL
title_fullStr Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL
title_full_unstemmed Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL
title_sort Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL
author Paula, Dionathan Daniel Lopes de
author_facet Paula, Dionathan Daniel Lopes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Crocetti, Simone
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Dionathan Daniel Lopes de
contributor_str_mv Miziara, Alexandre Jorge
Miziara, Alexandre Jorge
Crocetti, Simone
Miziara, Alexandre Jorge
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES
Tecnologia da informação
Tecnologia - Serviços de informação
Serviços de informação
Valor adicionado
Information technology
Technology - Information services
Information services
Value added
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Tecnologia - Serviços de informação
Serviços de informação
Valor adicionado
Information technology
Technology - Information services
Information services
Value added
description Este estudo teve como principal objetivo propor um plano de melhorias na área de Operações de Serviços, para a empresa avaliada, com base no livro “Operações de Serviço” da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa do problema, predominantemente descritiva em relação aos objetivos, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica, experimental e documental. A partir do estudo feito, embasando-se no framework ITIL, foi possível propor um plano de melhorias a serem implementadas na empresa, com o intuito de agregar mais valor a suas entregas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-23T19:20:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-23T19:20:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAULA, Dionathan Daniel Lopes de. Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19479
identifier_str_mv PAULA, Dionathan Daniel Lopes de. Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Curso de Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/1/CT_GETIC_V_2015_06.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/3/CT_GETIC_V_2015_06.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19479/4/CT_GETIC_V_2015_06.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8f2e7d96fd79c1630d39b39be9b2c3e
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
11843eec0d51c8e03a7ebbd5bd5e08da
7a7fa0bfbbc4f05f8aa708b9bc5a8858
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923039849742336