O uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso único
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19525 |
Resumo: | O primeiro evento oficial de disputa de velocidade extrema com veículos foi realizado nos Estados Unidos em 1914. Essa modalidade esportiva ficou restrita aos Estados Unidos por mais de 100 anos devido à necessidade de condições geográficas para a disputa. Em 2013 iniciou-se um projeto para inaugurar essa modalidade de esporte na América do Sul. Parceiros e patrocinadores foram essenciais para o desenvolvimento e sucesso do evento. O propósito desse trabalho é coletar e analisar as matérias geradas no período de 2013 a 2018 relacionadas ao evento com foco em uma metodologia de análise de Caso Único. A pesquisa foi feita na internet, entrevista e arquivos pessoais de André Rodrigues. O material coletado foi classificado segundo o país, forma de matéria e mídia de distribuição. Cento e vinte e seis matérias foram encontradas. As mídias foram na forma de vídeo, texto e áudio. As formas de divulgação encontradas foram internet, material impresso, TV aberta e rádio. Os resultados demonstraram artigos em seis países diferentes. A Bolívia, sede do evento, teve a maior quantidade de matérias seguida pelos Estados Unidos, Brasil e outros países. A internet foi a principal forma de divulgação com texto seguido de vídeos como as formas mais prevalentes de mídia. A promoção de disputas de velocidade extrema na América do Sul é uma realidade. Dois eventos foram realizados, um em 2016 e outro em 2017. O uso do formato jornalístico como notícias para promover o evento e reunir patrocinadores teve sucesso. Como estudo de Caso Único, devido a falta de casos semelhantes para comparação, demonstrou que o uso estratégico de mídia jornalística foi importante para a realização das primeiras edições de disputa de velocidade extrema na América do Sul. |
id |
UTFPR-12_abb52f38e04101b235aa2fb7e6b05120 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19525 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-23T19:50:37Z2020-11-23T19:50:37Z2019-04-04GIOSTRI, Caroline de França. O uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso único. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19525O primeiro evento oficial de disputa de velocidade extrema com veículos foi realizado nos Estados Unidos em 1914. Essa modalidade esportiva ficou restrita aos Estados Unidos por mais de 100 anos devido à necessidade de condições geográficas para a disputa. Em 2013 iniciou-se um projeto para inaugurar essa modalidade de esporte na América do Sul. Parceiros e patrocinadores foram essenciais para o desenvolvimento e sucesso do evento. O propósito desse trabalho é coletar e analisar as matérias geradas no período de 2013 a 2018 relacionadas ao evento com foco em uma metodologia de análise de Caso Único. A pesquisa foi feita na internet, entrevista e arquivos pessoais de André Rodrigues. O material coletado foi classificado segundo o país, forma de matéria e mídia de distribuição. Cento e vinte e seis matérias foram encontradas. As mídias foram na forma de vídeo, texto e áudio. As formas de divulgação encontradas foram internet, material impresso, TV aberta e rádio. Os resultados demonstraram artigos em seis países diferentes. A Bolívia, sede do evento, teve a maior quantidade de matérias seguida pelos Estados Unidos, Brasil e outros países. A internet foi a principal forma de divulgação com texto seguido de vídeos como as formas mais prevalentes de mídia. A promoção de disputas de velocidade extrema na América do Sul é uma realidade. Dois eventos foram realizados, um em 2016 e outro em 2017. O uso do formato jornalístico como notícias para promover o evento e reunir patrocinadores teve sucesso. Como estudo de Caso Único, devido a falta de casos semelhantes para comparação, demonstrou que o uso estratégico de mídia jornalística foi importante para a realização das primeiras edições de disputa de velocidade extrema na América do Sul.The first official land speed event trials for vehicles was in the United States in 1914. This modality of speed trials was limited to the US for over 100 years due to the need of geographic conditions for the trial. In 2013, a project to start this sports modality in South America began. Sponsor and partners were essential to development and success of the event. For that aim it was decided to use the news media. The purpose of this work is to collect and analyze the media generated in the period from 2013 until 2018 related to the event focusing in a Single Case study methodology analysis. The research was done in the internet, interview and personal archives of Andre Rodrigues. The material collected was categorized by country, form of media and distribution means. One hundred and twenty six media were found. The media were in video, text and audio and they were displayed in the internet, printed matter, open TV and radio. The results showed articles related to the event in 6 different countries. Bolivia as the host of the event showed the largest amount of media, followed by the US, Brazil and other countries. The most prevalent publications were in the internet in text followed by videos. The promotion of land speed trails in South America is a reality. Two events were done one in 2016 and the other in 2017. The use of the news format to promote the event and gather sponsors was successful. As a single case analysis due to the lack of similar cases to compare with demonstrates that the strategic use of news media was important to accomplish the first editions of land speed trials in South America.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Gestão EmpresarialUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASCorridas de automóveis - América do SulComunicação de massaMídia digitalPromoção de eventos especiaisMarketing na InternetAutomobile racing - América do SulMass mediaDigital mediaPromotion of special eventsInternet marketingO uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso únicoThe use of media as a tool to promote extreme speed events Uyuni 3600: single case analysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaCosta, Juliana Conceição Noschang daSousa, Paulo Daniel Batista deCosta, Juliana Conceição Noschang daSousa, Paulo Daniel Batista deHopfer, Katia ReginaGiostri, Caroline de Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19525/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALCT_MBAGE_XVII_2017_04.pdfapplication/pdf2406820http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19525/2/CT_MBAGE_XVII_2017_04.pdf16bed06a8b2976175d1ae8e99917450eMD52TEXTCT_MBAGE_XVII_2017_04.pdf.txtExtracted texttext/plain94263http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19525/3/CT_MBAGE_XVII_2017_04.pdf.txt17abd20f6121e7e4538dd75f33c16116MD53THUMBNAILCT_MBAGE_XVII_2017_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19525/4/CT_MBAGE_XVII_2017_04.pdf.jpg33a9b49d1e14d76e419f0beda47f0c3dMD541/195252020-11-23 17:50:37.978oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T19:50:37Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso único |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The use of media as a tool to promote extreme speed events Uyuni 3600: single case analysis |
title |
O uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso único |
spellingShingle |
O uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso único Giostri, Caroline de França CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS Corridas de automóveis - América do Sul Comunicação de massa Mídia digital Promoção de eventos especiais Marketing na Internet Automobile racing - América do Sul Mass media Digital media Promotion of special events Internet marketing |
title_short |
O uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso único |
title_full |
O uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso único |
title_fullStr |
O uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso único |
title_full_unstemmed |
O uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso único |
title_sort |
O uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso único |
author |
Giostri, Caroline de França |
author_facet |
Giostri, Caroline de França |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Juliana Conceição Noschang da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Sousa, Paulo Daniel Batista de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Costa, Juliana Conceição Noschang da |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sousa, Paulo Daniel Batista de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Hopfer, Katia Regina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giostri, Caroline de França |
contributor_str_mv |
Costa, Juliana Conceição Noschang da Sousa, Paulo Daniel Batista de Costa, Juliana Conceição Noschang da Sousa, Paulo Daniel Batista de Hopfer, Katia Regina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS Corridas de automóveis - América do Sul Comunicação de massa Mídia digital Promoção de eventos especiais Marketing na Internet Automobile racing - América do Sul Mass media Digital media Promotion of special events Internet marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corridas de automóveis - América do Sul Comunicação de massa Mídia digital Promoção de eventos especiais Marketing na Internet Automobile racing - América do Sul Mass media Digital media Promotion of special events Internet marketing |
description |
O primeiro evento oficial de disputa de velocidade extrema com veículos foi realizado nos Estados Unidos em 1914. Essa modalidade esportiva ficou restrita aos Estados Unidos por mais de 100 anos devido à necessidade de condições geográficas para a disputa. Em 2013 iniciou-se um projeto para inaugurar essa modalidade de esporte na América do Sul. Parceiros e patrocinadores foram essenciais para o desenvolvimento e sucesso do evento. O propósito desse trabalho é coletar e analisar as matérias geradas no período de 2013 a 2018 relacionadas ao evento com foco em uma metodologia de análise de Caso Único. A pesquisa foi feita na internet, entrevista e arquivos pessoais de André Rodrigues. O material coletado foi classificado segundo o país, forma de matéria e mídia de distribuição. Cento e vinte e seis matérias foram encontradas. As mídias foram na forma de vídeo, texto e áudio. As formas de divulgação encontradas foram internet, material impresso, TV aberta e rádio. Os resultados demonstraram artigos em seis países diferentes. A Bolívia, sede do evento, teve a maior quantidade de matérias seguida pelos Estados Unidos, Brasil e outros países. A internet foi a principal forma de divulgação com texto seguido de vídeos como as formas mais prevalentes de mídia. A promoção de disputas de velocidade extrema na América do Sul é uma realidade. Dois eventos foram realizados, um em 2016 e outro em 2017. O uso do formato jornalístico como notícias para promover o evento e reunir patrocinadores teve sucesso. Como estudo de Caso Único, devido a falta de casos semelhantes para comparação, demonstrou que o uso estratégico de mídia jornalística foi importante para a realização das primeiras edições de disputa de velocidade extrema na América do Sul. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-23T19:50:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-23T19:50:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GIOSTRI, Caroline de França. O uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso único. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19525 |
identifier_str_mv |
GIOSTRI, Caroline de França. O uso da mídia como ferramenta de promoção de evento de velocidade extrema Uyuni 3600: análise de caso único. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Gestão Empresarial |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19525/1/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19525/2/CT_MBAGE_XVII_2017_04.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19525/3/CT_MBAGE_XVII_2017_04.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19525/4/CT_MBAGE_XVII_2017_04.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 16bed06a8b2976175d1ae8e99917450e 17abd20f6121e7e4538dd75f33c16116 33a9b49d1e14d76e419f0beda47f0c3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923137505722368 |