Perfil emocional e de consumo: influência de diferentes estilos de cerveja no comportamento de consumidores e não consumidores da região sul do país
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30028 |
Resumo: | A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo, por isso há grande interesse científico acerca desse produto e de seus correlatos, com destaque para o segmento artesanal. O estilo artesanal é diferenciado em termos de processo, de características sensoriais e também de consumidor, o qual possui maior envolvimento com o produto, o que leva a um interesse nas repostas emocionais evocadas pelo produto. A partir do exposto, o presente estudo buscou estabelecer o perfil do consumidor e sua relação emocional com a cerveja artesanal comparada a versão tradicional, e também entender os não consumidores do produto. Os dados foram obtidos através de questionário online, com 550 consumidores e não consumidores da Região Sul do Brasil. Os consumidores de estilo artesanal possuem maior grau de escolaridade e renda que os consumidores de cerveja tradicional, à medida que estes parâmetros aumentam a chance de consumir cerveja tradicional cai 27 % e 23 % respectivamente. Não foi observada diferença significativa entre os gêneros para a chance de consumir cervejas de diferentes estilos. As atitudes dos consumidores e os atributos relevantes na escolha da cerveja tem diferença significativa entre o estilo consumido e o gênero do consumidor. Os consumidores de artesanal demostram preferência por cervejas mais amargas, exóticas, com sabor forte e encorpado, buscam alta qualidade e autenticidade, levando em consideração economia local, o local de origem da cerveja, a segurança e sobretudo o sabor no momento da escolha. Os consumidores de cerveja tradicional, por outro lado, buscam cervejas conhecidas e fáceis de beber, levando em conta a facilidade de encontrar e preço. se detêm a conveniência e disponibilidade do produto no momento da escolha. O alto preço, juntamente com o sabor mais forte e por vezes exótico, são os principais motivos desse grupo consumir pouco ou mesmo não consumir a cerveja artesanal. Os não consumidores de nenhum estilo de cerveja também relatam o sabor do produto como barreira de consumo, e em geral não apresentam interesse em consumir cerveja sem álcool, por outro lado demostram interesse no consumo de vinho como bebida alternativa. As associações emocionais aos produtos em geral são positivas, principalmente em relação a cerveja artesanal, com exceção ao grupo de não consumidores que apresentam uma relação negativa com a cerveja tradicional. Essas informações podem contribuir para o segmento cervejeiro realizar adequações em seus produtos e formas de se relacionar com o consumidor para maximizar a experiência de consumo. |
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2022-10-27T20:49:56Z2022-10-27T20:49:56Z2022-09-09STEINBACH, Juliana. Perfil emocional e de consumo: influência de diferentes estilos de cerveja no comportamento de consumidores e não consumidores da região sul do país. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30028A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo, por isso há grande interesse científico acerca desse produto e de seus correlatos, com destaque para o segmento artesanal. O estilo artesanal é diferenciado em termos de processo, de características sensoriais e também de consumidor, o qual possui maior envolvimento com o produto, o que leva a um interesse nas repostas emocionais evocadas pelo produto. A partir do exposto, o presente estudo buscou estabelecer o perfil do consumidor e sua relação emocional com a cerveja artesanal comparada a versão tradicional, e também entender os não consumidores do produto. Os dados foram obtidos através de questionário online, com 550 consumidores e não consumidores da Região Sul do Brasil. Os consumidores de estilo artesanal possuem maior grau de escolaridade e renda que os consumidores de cerveja tradicional, à medida que estes parâmetros aumentam a chance de consumir cerveja tradicional cai 27 % e 23 % respectivamente. Não foi observada diferença significativa entre os gêneros para a chance de consumir cervejas de diferentes estilos. As atitudes dos consumidores e os atributos relevantes na escolha da cerveja tem diferença significativa entre o estilo consumido e o gênero do consumidor. Os consumidores de artesanal demostram preferência por cervejas mais amargas, exóticas, com sabor forte e encorpado, buscam alta qualidade e autenticidade, levando em consideração economia local, o local de origem da cerveja, a segurança e sobretudo o sabor no momento da escolha. Os consumidores de cerveja tradicional, por outro lado, buscam cervejas conhecidas e fáceis de beber, levando em conta a facilidade de encontrar e preço. se detêm a conveniência e disponibilidade do produto no momento da escolha. O alto preço, juntamente com o sabor mais forte e por vezes exótico, são os principais motivos desse grupo consumir pouco ou mesmo não consumir a cerveja artesanal. Os não consumidores de nenhum estilo de cerveja também relatam o sabor do produto como barreira de consumo, e em geral não apresentam interesse em consumir cerveja sem álcool, por outro lado demostram interesse no consumo de vinho como bebida alternativa. As associações emocionais aos produtos em geral são positivas, principalmente em relação a cerveja artesanal, com exceção ao grupo de não consumidores que apresentam uma relação negativa com a cerveja tradicional. Essas informações podem contribuir para o segmento cervejeiro realizar adequações em seus produtos e formas de se relacionar com o consumidor para maximizar a experiência de consumo.Beer is the most consumed alcoholic beverage in the world, so there is great scientific interest about this product and its correlates, with emphasis on the artisanal segment. The craft style is differentiated in terms of process, sensory characteristics and also the consumer, who has greater involvement with the product, which leads to an interest in the emotional responses evoked by the product. From the above, the present study sought to establish the profile of the consumer and their emotional relationship with craft beer compared to the traditional version, and also to understand the non-consumers of the product. Data were obtained through an online questionnaire, with 550 consumers and non-consumers in the Southern Region of Brazil. Craft-style consumers have a higher level of education and income than traditional beer consumers, as these parameters increase the chance of consuming traditional beer drops by 27% and 23% respectively. There was no significant difference between genders for the chance of consuming beers of different styles. Consumer attitudes and relevant attributes in beer choice have a significant difference between the style consumed and the consumer's gender. Craft consumers show a preference for more bitter, exotic beers, with a strong and full-bodied flavor, seeking high quality and authenticity, taking into account the local economy, the place of origin of the beer, safety and, above all, the flavor at the time of choice. Traditional beer drinkers, on the other hand, are looking for familiar, easy-drinking beers, given their ease of finding and price. detain the convenience and availability of the product at the time of choice. The high price, together with the stronger and sometimes exotic flavor, are the main reasons for this group to consume little or even not consume craft beer. Non-consumers of any style of beer also report the taste of the product as a barrier to consumption, and in general they are not interested in consuming non-alcoholic beer, on the other hand, they show interest in the consumption of wine as an alternative beverage. Emotional associations to products are generally positive, especially in relation to craft beer, with the exception of the group of non-consumers who have a negative relationship with traditional beer. This information can help the brewing segment to make adjustments to its products and ways to relate to the consumer to maximize the consumption experience.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia de AlimentosUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::TECNOLOGIA DE ALIMENTOSTecnologia de AlimentosCervejaComportamento do consumidorConsumidores - PreferênciaSegmentação de mercadoBeerConsumer behaviorConsumers' preferencesMarket segmentationPerfil emocional e de consumo: influência de diferentes estilos de cerveja no comportamento de consumidores e não consumidores da região sul do paísEmotional and consumption profile: influence of different beer styles on the behavior of consumers and non-consumers in the southern region of the countryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaMachado-Lunkes, Alessandrahttps://orcid.org/0000-0002-7258-9905http://lattes.cnpq.br/9970617360931344Burgardt, Vânia de Cássia da Fonsecahttps://orcid.org/0000-0002-2029-9914http://lattes.cnpq.br/2915855053093649Bona, Evandrohttps://orcid.org/0000-0001-8557-7527http://lattes.cnpq.br/5489832361560996Godoy, Rossana Catie Bueno dehttps://orcid.org/0000-0002-1097-4445http://lattes.cnpq.br/6364884465474852Burgardt, Vânia de Cássia da Fonsecahttps://orcid.org/0000-0002-2029-9914http://lattes.cnpq.br/2915855053093649https://orcid.org/0000-0002-0126-5700http://lattes.cnpq.br/8382959355549498Steinbach, Julianareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30028/3/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30028/4/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD54ORIGINALconsumidorescervejaperfil.pdfapplication/pdf3212716http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30028/2/consumidorescervejaperfil.pdfdf62341f78729cb74607380c1f49b27bMD52TEXTconsumidorescervejaperfil.pdf.txtconsumidorescervejaperfil.pdf.txtExtracted texttext/plain217297http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30028/5/consumidorescervejaperfil.pdf.txte9c22d9bae0a830fe5b3f1a2b691bb22MD55THUMBNAILconsumidorescervejaperfil.pdf.jpgconsumidorescervejaperfil.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30028/6/consumidorescervejaperfil.pdf.jpg97eb3da8c612075f751f00ff8b537742MD561/300282022-10-28 03:06:51.62oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-10-28T06:06:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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