Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23947 |
Resumo: | Aplicar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para realizar uma análise de sentimento nas avaliações online de hotéis. A nota de uma avaliação não traz toda a expressividade da avaliação do usuário, com isso encontra-se a necessidade de aplicar uma análise nos textos das avaliações online para obter melhores parâmetros para uma análise da reputação online deste hotel. Buscar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para extrair os parâmetros de uma análise de sentimento nas avaliações. Espera-se que com a aplicação dessas ferramentas seja possível obter uma análise de sentimento nas avaliações de hotéis, assim sendo possível ter uma análise mais concisa da reputação online da empresa. |
id |
UTFPR-12_ade73c2ca3691ab33f28b0426f937cfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23947 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-01-22T19:28:45Z2021-01-22T19:28:45Z2019-12-02PENCZKOSKI, Rafael; PENTEADO, Robson Jean. Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23947Aplicar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para realizar uma análise de sentimento nas avaliações online de hotéis. A nota de uma avaliação não traz toda a expressividade da avaliação do usuário, com isso encontra-se a necessidade de aplicar uma análise nos textos das avaliações online para obter melhores parâmetros para uma análise da reputação online deste hotel. Buscar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para extrair os parâmetros de uma análise de sentimento nas avaliações. Espera-se que com a aplicação dessas ferramentas seja possível obter uma análise de sentimento nas avaliações de hotéis, assim sendo possível ter uma análise mais concisa da reputação online da empresa.Apply natural language processing tools and Machine Learning tools to conduct a sentiment analysis in online hotel reviews. The score of a review does not convey all the expressiveness of the user's review, so there is a need to apply an analysis in the texts of the online reviews to obtain better parameters for the hotel's online reputation statistics. Search for natural language processing tools and Machine Learning tools to extract the parameters from a sentiment analysis in the reviews. It is expected with the application of these tools it will be possible to obtain a sentiment analysis in hotels reviews, thus making it possible to have a more concise analysis of the company's online reputation.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaTecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de InformáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOHotéis - AvaliaçãoSites da Web - Avaliação e classificaçãoServiços de informação onlineProcessamento de linguagem natural (Computação)Hotels - Rating ofWeb sites - Ratings and rankingsOnline information servicesNatural language processing (Computer science)Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéisComparison of natural language processing tools for sentiment analysis in portuguese: a case study in online hotel reviewsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaBorges, Helyane BronoskiBorges, Helyane BronoskiAlmeida, Simone deRanthum, GeraldoPenczkoski, RafaelPenteado, Robson Jeaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_COADS_2019_2_07.pdfPG_COADS_2019_2_07.pdfapplication/pdf1400305http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/1/PG_COADS_2019_2_07.pdf12c051dab3fe2faac06c26633bf63166MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_COADS_2019_2_07.pdf.txtPG_COADS_2019_2_07.pdf.txtExtracted texttext/plain93702http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/3/PG_COADS_2019_2_07.pdf.txt2cd0c70f4dc71415b017cb5955b5d185MD53THUMBNAILPG_COADS_2019_2_07.pdf.jpgPG_COADS_2019_2_07.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1403http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/4/PG_COADS_2019_2_07.pdf.jpg08df4a8f2348ec1c0d3f44f7b135182fMD541/239472021-01-23 04:10:01.292oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-01-23T06:10:01Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Comparison of natural language processing tools for sentiment analysis in portuguese: a case study in online hotel reviews |
title |
Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis |
spellingShingle |
Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis Penczkoski, Rafael CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Hotéis - Avaliação Sites da Web - Avaliação e classificação Serviços de informação online Processamento de linguagem natural (Computação) Hotels - Rating of Web sites - Ratings and rankings Online information services Natural language processing (Computer science) |
title_short |
Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis |
title_full |
Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis |
title_fullStr |
Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis |
title_full_unstemmed |
Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis |
title_sort |
Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis |
author |
Penczkoski, Rafael |
author_facet |
Penczkoski, Rafael Penteado, Robson Jean |
author_role |
author |
author2 |
Penteado, Robson Jean |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borges, Helyane Bronoski |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Borges, Helyane Bronoski |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Almeida, Simone de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ranthum, Geraldo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penczkoski, Rafael Penteado, Robson Jean |
contributor_str_mv |
Borges, Helyane Bronoski Borges, Helyane Bronoski Almeida, Simone de Ranthum, Geraldo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Hotéis - Avaliação Sites da Web - Avaliação e classificação Serviços de informação online Processamento de linguagem natural (Computação) Hotels - Rating of Web sites - Ratings and rankings Online information services Natural language processing (Computer science) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotéis - Avaliação Sites da Web - Avaliação e classificação Serviços de informação online Processamento de linguagem natural (Computação) Hotels - Rating of Web sites - Ratings and rankings Online information services Natural language processing (Computer science) |
description |
Aplicar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para realizar uma análise de sentimento nas avaliações online de hotéis. A nota de uma avaliação não traz toda a expressividade da avaliação do usuário, com isso encontra-se a necessidade de aplicar uma análise nos textos das avaliações online para obter melhores parâmetros para uma análise da reputação online deste hotel. Buscar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para extrair os parâmetros de uma análise de sentimento nas avaliações. Espera-se que com a aplicação dessas ferramentas seja possível obter uma análise de sentimento nas avaliações de hotéis, assim sendo possível ter uma análise mais concisa da reputação online da empresa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-22T19:28:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-22T19:28:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PENCZKOSKI, Rafael; PENTEADO, Robson Jean. Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23947 |
identifier_str_mv |
PENCZKOSKI, Rafael; PENTEADO, Robson Jean. Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Informática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/1/PG_COADS_2019_2_07.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/3/PG_COADS_2019_2_07.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/4/PG_COADS_2019_2_07.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12c051dab3fe2faac06c26633bf63166 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 2cd0c70f4dc71415b017cb5955b5d185 08df4a8f2348ec1c0d3f44f7b135182f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923147026792448 |