Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penczkoski, Rafael
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Penteado, Robson Jean
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23947
Resumo: Aplicar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para realizar uma análise de sentimento nas avaliações online de hotéis. A nota de uma avaliação não traz toda a expressividade da avaliação do usuário, com isso encontra-se a necessidade de aplicar uma análise nos textos das avaliações online para obter melhores parâmetros para uma análise da reputação online deste hotel. Buscar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para extrair os parâmetros de uma análise de sentimento nas avaliações. Espera-se que com a aplicação dessas ferramentas seja possível obter uma análise de sentimento nas avaliações de hotéis, assim sendo possível ter uma análise mais concisa da reputação online da empresa.
id UTFPR-12_ade73c2ca3691ab33f28b0426f937cfd
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23947
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-01-22T19:28:45Z2021-01-22T19:28:45Z2019-12-02PENCZKOSKI, Rafael; PENTEADO, Robson Jean. Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23947Aplicar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para realizar uma análise de sentimento nas avaliações online de hotéis. A nota de uma avaliação não traz toda a expressividade da avaliação do usuário, com isso encontra-se a necessidade de aplicar uma análise nos textos das avaliações online para obter melhores parâmetros para uma análise da reputação online deste hotel. Buscar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para extrair os parâmetros de uma análise de sentimento nas avaliações. Espera-se que com a aplicação dessas ferramentas seja possível obter uma análise de sentimento nas avaliações de hotéis, assim sendo possível ter uma análise mais concisa da reputação online da empresa.Apply natural language processing tools and Machine Learning tools to conduct a sentiment analysis in online hotel reviews. The score of a review does not convey all the expressiveness of the user's review, so there is a need to apply an analysis in the texts of the online reviews to obtain better parameters for the hotel's online reputation statistics. Search for natural language processing tools and Machine Learning tools to extract the parameters from a sentiment analysis in the reviews. It is expected with the application of these tools it will be possible to obtain a sentiment analysis in hotels reviews, thus making it possible to have a more concise analysis of the company's online reputation.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaTecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de InformáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOHotéis - AvaliaçãoSites da Web - Avaliação e classificaçãoServiços de informação onlineProcessamento de linguagem natural (Computação)Hotels - Rating ofWeb sites - Ratings and rankingsOnline information servicesNatural language processing (Computer science)Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéisComparison of natural language processing tools for sentiment analysis in portuguese: a case study in online hotel reviewsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaBorges, Helyane BronoskiBorges, Helyane BronoskiAlmeida, Simone deRanthum, GeraldoPenczkoski, RafaelPenteado, Robson Jeaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_COADS_2019_2_07.pdfPG_COADS_2019_2_07.pdfapplication/pdf1400305http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/1/PG_COADS_2019_2_07.pdf12c051dab3fe2faac06c26633bf63166MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_COADS_2019_2_07.pdf.txtPG_COADS_2019_2_07.pdf.txtExtracted texttext/plain93702http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/3/PG_COADS_2019_2_07.pdf.txt2cd0c70f4dc71415b017cb5955b5d185MD53THUMBNAILPG_COADS_2019_2_07.pdf.jpgPG_COADS_2019_2_07.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1403http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/4/PG_COADS_2019_2_07.pdf.jpg08df4a8f2348ec1c0d3f44f7b135182fMD541/239472021-01-23 04:10:01.292oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-01-23T06:10:01Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Comparison of natural language processing tools for sentiment analysis in portuguese: a case study in online hotel reviews
title Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis
spellingShingle Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis
Penczkoski, Rafael
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Hotéis - Avaliação
Sites da Web - Avaliação e classificação
Serviços de informação online
Processamento de linguagem natural (Computação)
Hotels - Rating of
Web sites - Ratings and rankings
Online information services
Natural language processing (Computer science)
title_short Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis
title_full Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis
title_fullStr Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis
title_full_unstemmed Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis
title_sort Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis
author Penczkoski, Rafael
author_facet Penczkoski, Rafael
Penteado, Robson Jean
author_role author
author2 Penteado, Robson Jean
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Helyane Bronoski
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Borges, Helyane Bronoski
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Almeida, Simone de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ranthum, Geraldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Penczkoski, Rafael
Penteado, Robson Jean
contributor_str_mv Borges, Helyane Bronoski
Borges, Helyane Bronoski
Almeida, Simone de
Ranthum, Geraldo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Hotéis - Avaliação
Sites da Web - Avaliação e classificação
Serviços de informação online
Processamento de linguagem natural (Computação)
Hotels - Rating of
Web sites - Ratings and rankings
Online information services
Natural language processing (Computer science)
dc.subject.por.fl_str_mv Hotéis - Avaliação
Sites da Web - Avaliação e classificação
Serviços de informação online
Processamento de linguagem natural (Computação)
Hotels - Rating of
Web sites - Ratings and rankings
Online information services
Natural language processing (Computer science)
description Aplicar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para realizar uma análise de sentimento nas avaliações online de hotéis. A nota de uma avaliação não traz toda a expressividade da avaliação do usuário, com isso encontra-se a necessidade de aplicar uma análise nos textos das avaliações online para obter melhores parâmetros para uma análise da reputação online deste hotel. Buscar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para extrair os parâmetros de uma análise de sentimento nas avaliações. Espera-se que com a aplicação dessas ferramentas seja possível obter uma análise de sentimento nas avaliações de hotéis, assim sendo possível ter uma análise mais concisa da reputação online da empresa.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-22T19:28:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-22T19:28:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PENCZKOSKI, Rafael; PENTEADO, Robson Jean. Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23947
identifier_str_mv PENCZKOSKI, Rafael; PENTEADO, Robson Jean. Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/1/PG_COADS_2019_2_07.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/3/PG_COADS_2019_2_07.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23947/4/PG_COADS_2019_2_07.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 12c051dab3fe2faac06c26633bf63166
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
2cd0c70f4dc71415b017cb5955b5d185
08df4a8f2348ec1c0d3f44f7b135182f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923147026792448